Executando verificação de segurança...
9

Como eu uso o pomodoro para estudar programação e qualquer outra coisa.

Fala ai programadores, sou um estudante de programação aos seus 29 anos, que ja começou esse estudo anos atrás e parou por muitas vezes... Ter um ambiente como o TabNews é realmente algo do tipo "Isso é tão empolgante".

Senkun muito empolgado com o TabNews
(Senkun do anime Dr. Stone gostou disso. Pra quem não entendeu, esse personagem sempre diz a frase "isso é tão empolgante" quando se vê diante de algo "mais massa" como o TabNews)

Mas e aí, você conhece o método pomodoro?
Muitos de nós, seja em qual campo for, passa pelo desconforto e o mal da procrastinação.
Procrastinar o deixa com menos tempo de realizar a tarefa >> que leva a não fazer a tarefa (porque já não tem mais tempo) ou o leva a considerar ter as condições ideias para executar o que quer que seja. E sabemos muito bem que as condições ideais não existem, você nunca vai se sentir completamente pronto.

Não vou entrar na história sobre origem dessa "técnica", mas vou resumir:
basicamente é um modo de "fatiar" as suas tarefas em pequenas partes de tempo, operando sua mente entre ativo e passivo.
Ou, no conceito de uma grande referência mundial em aprendizagem, a Barbara Oakley, o método pomodoro permite que você navegue entre o modo FOCADO e DIFUSO.

No MODO FOCADO você se concentra atentamente em algo que você está tentando aprender ou compreender...

No MODO DIFUSO você está em um estado de descanso ou repouso, um estado de relaxamento... que o leva a orbitar e desenvolver seu lado criativo, é bem útil na resolução de problemas que requer uma nova abordagem.

Segundo neurocientistas, nós sempre estamos OU em estado focado OU em estado difuso. Não estamos nos dois estados ao mesmo tempo.

Tá, e aonde entra o pomodoro nisso ai?
fazer um pomodoro, no seu conceito original, consiste em realizar blocos de estudo com esses tempos aqui:

  • 25 minutos de estudo;
  • 5 minutos de descanso;
  • após 4 pomodoros fazer 15 minutos de descanso.

Lembrando que você pode alterar esse padrão, tá? você pode fazer, tbm:

  • 50 minutos de estudo;
  • 10 minutos de descanso;
  • após 4 pomodoros fazer 30 minutos de descanso.

E é ai que ta o pulo do gato: fazer 25 minutos de uma tarefa, te coloca no MODO FOCADO,
enquanto, se permitir 5 minutos de intervalo, te coloca no MODO DIFUSO...

E quando estiver na sua pauSa, levante-se da cadeira, isso ajuda com a sua ergonomia e saúde, E principalmente BEBA ÁGUA.

Outra dica para modular seu ambiente é o uso do vídeos estilo "study with me" muito comum pela ásia... como desse tipo aqui, aonde ja vem prontinho o pomodoro pra você e com músicas de fundo, como som da chuva, lofi, fogueira queimando...
como exemplo esse aqui:
Aqui um study with me bacanudo pra você

outro modelo que utilizo é esse site. Da uma lida nele que ele explica como funciona esse método...
Aqui um site bacanudo pra você monitorar seus pomodoros

Depois de um tempo com essa prática você vai começar a dizer coisas do tipo: "Eu só preciso de dois pomodoros nessa tarefa..."

E lembre-se, é com constância que se constrói conhecimentos sólidos. É a repetição de um comportamento que o leva a ter excelência nessa habilidade.
É muito mais inteligente você estudar pouco, mas estudar todo dia.

Carregando publicação patrocinada...
2
1
1

Realmente é muito bom o Pomodoro, estou usando para estudar e estou achando bem melhor, eu estudava direto sem pausa e acabava ficando meio chato, com tédio e depois do Pomodoro até me sinto bem melhor, pra mim comecei com 3 pomodoros 6 no total diferente do que indica, depois com o tempo quando tiver bem acostumado vou aumentar aos poucos como o tempo e a quantidade de pomodoros

2

é isso ai, a parte essencial do pomodoro é colocar a pessoa no fluxo do "fazer", executar.
e se aliado com o conceito do princípio de pareto que diz que 20% do seu esforço gera pelo menos 80% do seus resultados, é uma dupla dinâmica.
Afinal, você não precisa estudar muito em um único dia, você precisa estudar com constância e o pomodoro é bom pra isso.
Estudar muito acontece quando entramos em um estado de fluxo e profunda imersão no conteúdo, quando esse estado acontece é muito bom, e a gente esquece até de se levantar e comer...

1

Pomodoro é uma técnica interessante que, no meu ponto de vista, falha em falar sobre rigidez de tempo. Para a maioria esmagadora das pessoas, ter hábitos de tempo calculado é simplesmente impossível. Isso por que, a rotina das pessoas sempre tem um grau de imprevisibilidade.

Pra mim, o Pomodoro funciona melhor assim: "Quando estiver no modo FOCADO, esteja FOCADO. Quando estiver no modo DIFUSO, esteja difuso."

Procrastinar é não separar tempo pra fazer o que deve ser feito. Não importa se a tarefa vai levar 10 minutos ou 10 dias. Se o prazo for 10 minutos, faça em dez minutos. Se for 10 dias divida, da forma que achar melhor, o tempo de descanso e o tempo de trabalho. Mas tenha obrigatóriamente um tempo de FOCO e um tempo de RELAXAMENTO."

2

uma coisa que percebi, é que para pessoas que tem dificuldade em começar uma atividade e a adia por "preguiça" ou por achar que tem muito tempo disponível e pode fazer depois, ele serve como um ótimo aliado, porque uma vez que você começa a fazer, acaba fluindo quase naturalmente. E afinal de contas, "são só 25 minutos", quebrando aquela ideia de que você precisa ficar uma ou duas horas sentado sem parar... então, esse modelo pode ser adaptado para cada tipo de pessoa, você pode prolongar o tempo e ir adaptando ao seu comportamento.
Mas é interessante ter algo externo, como um suporte ou monitoramento, e nesse ponto, achei o método muito bom.

1

O que me pega no pomodoro eh que as vezes no meio do processo eu entro em um superfoco inspirado e quando lembro de ver o relogio ja se passaram tipo 3 horas, ai eu vou comer tomar um banho, mas quando eu volto infelizmente o superfoco foi embora e so me resta a concentracao comum.

2

Ghizzi,

Entendo o seu pensamento, para isso tem a variante do 50 intenso / 10 descanso, mais do que isso vai te esgotar e se continuar muito tempo, você vai deixar de render.

Então é interessante ter o cronômetro ou algo pra avisar.

2

Se você consegue ficar focado 3 horas por dia, já esta muito bom, normal se sentir cansado depois, pomodoro é mais para quem está iniciando nos estudos diários, que não consegue nem focar por meia hora, se você consegue focar e estudar por conta própria, não precisa da ajuda do pomodoro mais.

1
1

Atualmente venho trabalhando em um app de pomodoro em ncurses C com animações em ascii e suporte para linux e osx!

Tomato.C
🍅 Tomato.C!

Se pareceu interessante dê uma olhada! Deixe um issue caso tenha qualquer problema e uma estrela caso goste ;)

1
1
1
1

Estou na terceira semana desse curso da Barbara Oakley, é MUITO BOM, super recomendo para quem quer aprender a aprender, quem tem dificuldade em focar nos estudos, esta em inglês más o site tem uma legenda interativa que acompanha o áudio, é bom para treinar o inglÊs também.

1
1
1
1
1

A técnica é realmente sensacional. Sem dúvidas melhorei consideravelmente meu foco em alguns aspectos após a utilização dela. Depois de um tempo, e do costume com os períodos de intervalo fica até mesmo natural as pausas. Não conhecia os vídeos de modelo "study with me", obrigado por isso! Quando iniciei a utilização da técnica, criei um WebApp que me ajudava nessa disciplina de pausas e foco durante a execução das tarefas. Irei deixar abaixo o link dele, para quem desejar utilizar e também o repositório caso queira contribuir.

Link para o App: PomoTimer
Repositório: @ErnaneJ/PomoTimer

Ótimo post, otimo tópico! valeu.

1
1
1
2
1
2