Eu sei qual é o intuito, mas só porque a gente tem o intuito de alcançar um objetivo X não significa que tudo o que fazemos terá resultados favoráveis para isso.
Sua visão é um pouco simplista demais, não é porque algo é popular que ruim e vice-versa.
Eu não disse isso, leia com mais atenção. Veja:
É só ver "influenciadores" no LinkedIn, Twitter, Instagram, YouTube etc. --->que produzem conteúdo com a finalidade de ganhar "likes" e visualizações<---.
O incentivo e a finalidade de alguém está diretamente relacionado a qualidade do conteúdo que ela vai produzir, e essa não é uma observação exclusivamente minha.
Uma leaderboard é um incentivo, ela incentiva com atenção. Quem produz conteúdo para ganhar atenção, por via de regra, vai produzir conteúdo ruim. Pode até começar com qualidade aceitável, mas obrigatoriamente a qualidade vai caindo ao longo do tempo.
Porque a pessoa vai aprendendo a ganhar mais likes e atenção, ela vai ficando melhor nisso.
Ela vai notando que conteúdo tecnicamente profundo tende a chamar pouca atenção (porque pouca gente se interessa por profundidade). Daí ela começa a produzir conteúdo cada vez mais raso.
Ela percebe que conteúdos mais longos e mais bem elaborados são pouco lidos, porque a galera têm preguiça de ler. Daí começa a produzir conteúdos cada vez mais curtos.
Ela percebe que conteúdos que exigem muito conhecimento prévio só chama atenção de uma galera nichada, e se toca que conteúdo mais "introdutório" e "fácil" atrai mais pessoas. Daí ela começa a produzir conteúdo cada vez mais "fácil", que por via de regra "mais fácil" significa de menor valor. Porque se é fácil significa que tem 1 milhão de conteúdos sobre aquele assunto e ninguém precisa de mais um.
E o resultado é sempre o mesmo: conteúdo raso e de baixa qualidade.
Quem produz conteúdo de qualidade tem outras motivações. Quem é movido pela motivação da atenção ou dinheiro, vai obrigatoriamente diminuir a qualidade do conteúdo que produz ao longo do tempo. Porque isso dá mais atenção e/ou mais dinheiro.