Executando verificação de segurança...
4

Olha, pela experiência que eu tenho com conteúdos compartilhados na internet... Competição e "atenção" nunca é uma coisa boa, sempre diminui a qualidade do conteúdo.

É só ver "influenciadores" no LinkedIn, Twitter, Instagram, YouTube etc. que produzem conteúdo com a finalidade de ganhar "likes" e visualizações. A qualidade é sempre baixa, sempre é um conteúdo raso que pouco ou nada agrega.

Mas ganha bastante like, o pessoal adora. Porque por mais que seja um conteúdo tecnicamente ruim, é um conteúdo bem produzido e que chama a atenção da galera. Esse pessoal não aprimora a qualidade técnica, aprimora a "apresentação" para que agrade e atraia mais pessoas.

Por isso os conteúdos mais "fodas" geralmente são conteúdos que quase ninguém ouviu falar. É um vídeo no YouTube com 15 likes, é um artigo com 80 visualizações, é um repositório no GitHub com 1 estrela. Porque os que produzem os melhores conteúdos são os que estão preocupados com a qualidade técnica, não com a "apresentação".

Então por mais que eu entenda seu intuito com essa leaderboard, eu acho que é só mais um incentivo para diminuir a qualidade do conteúdo produzido nesta plataforma.

Carregando publicação patrocinada...
2

Concordo que as pessoas abusam. Algumas pessoas já fizeram críticas a isso aqui. Até usavam a expressão de "postagens com emoji" e que o assunto preferido parece ser Github.

Mas vi em outros lugares. Eu lembro que uma pessoa postava uma coisas bem legais, em formato quase e poesia, e semrpe era o mais votado, mas não tinha conteúdo legal, apesar de não ter erros, até porque quem postava programa bem.

E obviamewnte que eu até falo em causa própria, porque sempre fui péssimo de aprensentação, até meu texto básico não é bom, porque sou puramente de exatas. Além disso boa parte do que posto não é conteúdo mesmo, é "conversa", mais ou menos como este aqui.

Discordo parcialmente da parte que diz que isso incentiva postar algo com qualidade ruim porque as pessoas que postam algo ruim, mas bem apresentado, faz por outros motivos, não para aparecer em ranking, embora possa incentivar alguém.

1

Digo que incentiva porque muita gente é movida pelo ego e fazem de tudo para ganhar atenção, e aparecer na leaderboard é uma ótima maneira de ganhar atenção dos coleguinhas.

Nem todos produzem conteúdo meia boca para vender curso ou ganhar dinheiro de outra forma, alguns são apenas movidos pelo ego mesmo. Igual por exemplo já vi no LinkedIn um carinha produzindo posts sobre binary exploitation que foi produzido pelo ChatGPT. Acho que eu não preciso dizer que o conteúdo era raso e tecnicamente incorreto.

Esse cara não vendia curso nem nada, ele só queria fingir que entendia de binary exploitation porque é um tema tecnicamente complexo e o maluco queria bancar "o fodão".

E para não perder a oportunidade, tá aqui um meme sobre o tema hehe: https://www.instagram.com/reel/CyBu2q0AxO2/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=ZTcxMWMzOWQ1OA==

1

Sim, mas tenho a impressão que essas pessoas somem rápido. Pela experiência que tenho em diversas comunidades, é difícil ter motivação quando não há altruísmo ou recompensa financeira. O ego força a pessoa sempre querer mais.

O exemplo dado realmente parece uma desgraça para a humanidade :D

1

Cara o intuito é exatamente o oposto, um incentivo para melhorar a qualidade do conteúdo produzido aqui. A inspiração para este leaderboard são as funcionalidades semelhantes que eram muito populares nos bulletin boards, e não as redes sociais, que sequer uso.

Sua visão é um pouco simplista demais, não é porque algo é popular que ruim e vice-versa.

4

Eu sei qual é o intuito, mas só porque a gente tem o intuito de alcançar um objetivo X não significa que tudo o que fazemos terá resultados favoráveis para isso.

Sua visão é um pouco simplista demais, não é porque algo é popular que ruim e vice-versa.

Eu não disse isso, leia com mais atenção. Veja:

É só ver "influenciadores" no LinkedIn, Twitter, Instagram, YouTube etc. --->que produzem conteúdo com a finalidade de ganhar "likes" e visualizações<---.

O incentivo e a finalidade de alguém está diretamente relacionado a qualidade do conteúdo que ela vai produzir, e essa não é uma observação exclusivamente minha.

Uma leaderboard é um incentivo, ela incentiva com atenção. Quem produz conteúdo para ganhar atenção, por via de regra, vai produzir conteúdo ruim. Pode até começar com qualidade aceitável, mas obrigatoriamente a qualidade vai caindo ao longo do tempo.

Porque a pessoa vai aprendendo a ganhar mais likes e atenção, ela vai ficando melhor nisso.

Ela vai notando que conteúdo tecnicamente profundo tende a chamar pouca atenção (porque pouca gente se interessa por profundidade). Daí ela começa a produzir conteúdo cada vez mais raso.

Ela percebe que conteúdos mais longos e mais bem elaborados são pouco lidos, porque a galera têm preguiça de ler. Daí começa a produzir conteúdos cada vez mais curtos.

Ela percebe que conteúdos que exigem muito conhecimento prévio só chama atenção de uma galera nichada, e se toca que conteúdo mais "introdutório" e "fácil" atrai mais pessoas. Daí ela começa a produzir conteúdo cada vez mais "fácil", que por via de regra "mais fácil" significa de menor valor. Porque se é fácil significa que tem 1 milhão de conteúdos sobre aquele assunto e ninguém precisa de mais um.

E o resultado é sempre o mesmo: conteúdo raso e de baixa qualidade.


Quem produz conteúdo de qualidade tem outras motivações. Quem é movido pela motivação da atenção ou dinheiro, vai obrigatoriamente diminuir a qualidade do conteúdo que produz ao longo do tempo. Porque isso dá mais atenção e/ou mais dinheiro.

3

Tá aí música que não deixa mentir. E o cinema. E a televisão. E os livros. E a comida. Além das postagens de internet, o que mais?

Quem gosta da qualidade sabe que vai atingir nicho, e quem sabe, "morrer de fome".

Sempre tem exceções, mas o popular costuma ser ruim. Cada vez mais. Estamos sendo empurrados para isso. Eu sei que é saudosismo, mas a impressão que tenho é que nasci em um época privilegiada, onde tinha facilidades para não ser tão ruim por falta de tecnologia, dinheiro, acesso (pelo menos nas primeiras décadas) e não tão ruim porque isso foi provido em tanta abundância, que perdeu o sentido.

Poderia desenvolver mais, mas está fugindo do foco.

-1

diga o que eu falei nesse comentário que você respondeu daquela forma:
"conteúdo cada vez mais "fácil", que por via de regra "mais fácil" significa de menor valor"

Sua observação sobre o valor dos conteúdos acessíveis é o ponto crucial.

Este mesmo post por exemplo:

O código SQL, sem muita explicação é difícil para alguém não familiarizado e tem pouco valor. Por outro lado, uma apresentação desse mesmo código, explicada de maneira simples e clara, torna o conteúdo muito mais fácil e portanto, mais acessível e valioso para um público maior.

Um conteúdo fácil não perde valor automaticamente. Pelo contrário, amplia seu alcance e impacto. A habilidade de tornar conceitos, complexos e extensos: fácies e compreensíveis em poucas palavras é uma grande arte e uma contribuição extremamente significante para o avanço do conhecimento.

Concordo com você que conteúdos criados apenas para chamar atenção são lixo. No entanto, isso não significa que os conteúdos mais populares sejam sempre superficiais. Existem muitos exemplos de conteúdos que são tanto populares quanto ricos em informações valiosas.

Quanto ao Leaderboard, compreendo sua preocupação de que ele possa atrair aqueles que buscam atenção. No entanto, como já dito o objetivo é destacar e valorizar contribuições que realmente enriqueçam a comunidade, sejam elas populares ou não.

Acredito firmemente que podemos usar o Leaderboard de maneira que incentive contribuições de qualidade e relevantes, independentemente de sua pronfundidade ou popularidade.

Essa discussão foi valiosa e agradeço novamente pela sua participação ativa e pelas coloborações valiosas.

Um abraço e até a próxima!

1

Você tirou do contexto novamente o que eu falei sobre "mais fácil", cara. Você entendeu errado o que eu falei novamente mesmo após eu já ter feito a correção. Você apagar o comentário não muda que eu já corrigi o erro que você está repetindo neste comentário.

Tá vendo porque eu estou tendo um nível de dificuldade ENORME de acreditar que você realmente tá interpretando errado? Cara, tá difícil. Eu estou me esforçando muito para tentar presumir boa fé, mas você não ajuda...

Leia aqui, não vou repetir o que eu já falei: https://www.tabnews.com.br/Silva97/e922c97f-5f67-44c4-85a7-cbab831c4244

E o print do comentário para quem não quiser clicar no link:

print-1


print-2