Com todo o respeito mas você não sabe do que tá falando, e a ciência não funciona assim (explico abaixo). Conteúdo profundo vai ser nichado sim, mas não significa que "ninguém viu". Só porque 300 pessoas é pouco comparado à 300 mil que o conteúdo raso alcança, não significa que 300 pessoas é "ninguém".
Olha por exemplo a H2HC que é simplesmente o melhor evento de hacking da America Latina, com conteúdos extraornariamente fodas. Agora olha o número de pessoas que assistem as palestras lá, não é muito né? Mas são pessoas que vão absorver esse conteúdo e que vai fazer diferença na vida delas.
E por cadeia essas pessoas vão produzir conteúdo que faz a diferença também. Vão contribuir com pesquisas e a pesquisa delas por mais que não seja lida por mais de 300 pessoas, vai mudar a vida de milhões ou até bilhões de pessoas porque houve de fato uma contribuição.
Isso é valor de verdade. E não um conteúdo que um monte de gente ler mas que não muda nada para ninguém porque é conteúdo repetido que tem outros 1 milhão idênticos.
Para pra pensar assim: se o conteúdo raso do Fulano não existisse NÃO MUDARIA ABSOLUTAMENTE NADA. Porque se não vissem o conteúdo do Fulano veriam o conteúdo idêntico de outro. Não muda nada, não faz falta.
Quem produz conteúdo raso gosta de acreditar que faz diferença, mas não faz. É só um jeito raso de pensar que se não vissem o conteúdo dele não veriam de ninguém. Isso não é verdade.
E sobre ciência: você distorceu e muito a verdade para fingir que é favorável às suas crenças. Para começo de conversa quantas pessoas leem papers científicos?
Pouquíssimas, é algo nichado assim como o conteúdo de valor que eu falei. Aliás, paper científico é um ótimo exemplo do que EU estou falando.
Então você fingir que falar de ciência é coerente com a sua crença chega a ser bizarro, porque isso é completamente desprovido de lógica. Brother, isso é um argumento contra você e não a favor.
Inclusive pode perguntar para qualquer cientista do planeta se ele concorda contigo em relação a isso. Eu aposto minha vida que tu nunca vai encontrar um cientista que concorde contigo.