Segue aqui minha humilde contribuição.
Jornada
Eu, até 2021, não tinha tido nenhum contato com inglês, a não ser as aulas da escola(pública), onde não aprendi quase nada, e jogos online. Eu não sabia literalmente nada de inglês, e em 2021, já tinha na cabeça o objetivo de um dia trabalhar internacionalmente como programador, então eu simplesmente comecei, primeiramente no duolingo, usando diariamente(para iniciantes ele ajuda e muito), depois disso, tive a oportunidade de conseguir desconto em um curso local de inglês, de 1 ano e meio, com 3 horas de aula por semana, onde evolui escrita, leitura, e conversação. Depois disso, parei com inglês, mas me surpreendi ao ver que, mesmo estando meses sem estudar inglês, eu ainda entendia muita coisa quando precisava, é como andar de bicicleta.
Uma coisa que eu fiz durante esse processo, e que eu julgo ter sido um extremamente positivo foi, simplesmente me expor. Pegar tudo que eu tinha e jogar pra inglês, celular, computador, livros que lia, vídeos que assistia, filmes, começar a colocar tudo pra inglês, aí você pode pensar "mas não vou entender nada". E no começo não vai mesmo, e aí que está a mágica, o desafio. A 'água batendo na bunda', é um motivador muito forte, obviamente vai precisar de um pouco de disciplina para se manter nisso, pois no começo realmente é meio frustrante, mas com a mentalidade correta, te garanto que é muito recompensador!
Outras dicas:
- Não tem problema usar o google tradutor, mas tente o mais breve possível, começar a trocar esse hábito por procurar no dicionário(em inglês), isso vai te ajudar a pensar em inglês e o fará montar frases com mais facilidade.
- Se não tiver dinheiro pra investir, não tem problema, sempre tem conteúdo grátis na internet, eu mesmo não tive e não tenho dinheiro pra fazer o Cambly por exemplo, então achei servidores grátis no discord, onde posso treinar conversação com outras pessoas que também estão aprendendo.
- Tente se expor fazendo o que você gosta, ouvindo músicas que gosta, assistindo novamente seres que você gostou muito, mas agora em inglês(isso ajuda a focar no inglês e não somente no enredo da série), lendo livros em inglês(se tiver condições, o kindle me ajudou muito, pois ele te permite pesquisar palavras que não entende no dicionário/wiki ou traduzi-las), mas você também sempre pode fazer isso na mão.
Pra mim o que funcionou foi isso, sempre me colocar em situações desafiadoras e me expor o maior tempo possível ao inglês, já que o intercâmbio não foi uma opção(112 horas de inglês por semana X minhas 3 horas de aula), o melhor a se fazer foi tentar me aproximar o máximo possível disso, dentro das minhas limitações. Só tome muito cuidado para entrar nesses desafios com a mentalidade correta, sabendo que você está aprendendo, para não gerar estresse desnecessário.
Concluindo:
Com isso, em menos de 2 anos de inglês, consegui entrar em um processo seletivo para uma vaga internacional, onde infelizmente não passei(não por causa do inglês, mas sim currículo técnico) e fiquei muito feliz de ver que o inglês não foi uma barreira. Não sou fluente, nem mesmo avançado em inglês, mas o básico + prática que tirei da exposição, me permite conseguir conversar na maioria dos casos. Lembrando do princípio de Pareto, esse gás inicial, esse 20% que você vai precisar aprender de inglês, vai te possibilitar fazer 80% das conversas, e pode acreditar, isso é gratificante :) !