Isso, para mim, não faz sentido.
Para sobreviver em um sistema capitalista é necessário compensação financeira pelo valor entregue, essa compensação deve ser boa para todos os envolvidos. Você pode até não concordar, mas não pode dizer que não faz sentido.
Na minha visão, um bom dev deveria estar buscando equity e uma boa estrutura, e não apenas um salário compatível.
Uma coisa não anula a outra, é claro que existem compensações além do salário, mas o salário/remuneração é o mais importante. Você precisa garantir sua existência saudável hoje e não ano quem vem, não existe futuro próspero sem um presente estável.
Você precisa garantir para si e para sua família segurança financeira, não adianta entregar a alma, trabalhar finais de semana, ser reponsável da concepção do design da aplicação até o deploy e manutenção dos servidores. E no final do mês não conseguir manter o aluguel e escola das crianças.
Além do fato você ser responsável por tudo isso, e a qualquer momento levar um pé na bunda pela empresa.
Ter 15% de uma empresa que participa de rodadas de investimento, tem networking e um direcionamento sólido deveria ser muito mais valioso do que o "salário dos sonhos".
15% do que não vale quase nada, também é quase nada. Apenas aposta em sonho quem está tranquilo o suficiente em poder sair perdendo sem grandes prejuízos, isso vale tanto para investidores como para quem está embarcando como funcionário ou sócio.
Além disso, cuidado com o "salário dos sonhos". O meu comentário foi sobre compensação adequada, querer pagar salário de um para uma pessoa que tem responsabilidades de quatro pessoas e depois de perceber que ninguém aceita essa situação colocar a culpa nos profissionais chega a ser ridículo. Nem você trabalharia por quatro para ganhar salário de um ou dois, se você aceita trabalhar assim então diga que eu te contrato e mando os que eu tenho aqui embora, vou sair no lucro e você no prejuízo.
Outra coisa que você leva em consideração, que todo dev gostaria de ser sócio de alguma coisa. E na verdade boa parte só quer seguir na carreira técnica sendo o melhor dev que ele pode ser, e não ser sócio e ter que parar de programar em algum momento para lidar com questões de gestão.
Isso me leva a pensar que muitos desenvolvedores não enxergam o real valor do seu trabalho.
Sim, são os que enxergam isso que não vão entregar mais do que é remunerado.
Compare com um produto qualquer, por exemplo iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max. Todos são iPhone, mas alguns entregam mais do que outros e portanto eles custam mais, por que um dev que entrega mais deveria receber o mesmo dos que entregam menos?
E nesse mesmo exemplo, alguns modelos são "capados" propositalmente para justificar a compra de um modelo superior. Ou seja, o iPhone 16 poderia entregar praticamente a mesma coisa que o Plus pelo mesmo preço ou muito próximo, mas foi "capado" pois quem paga menos não tem direito a ter mais do que paga.
Quer um dev "full-cycle" pagando o mesmo que um backend sênior, isso só é bom para a empresa.
Literalmente, um dev pode criar uma SaaS que venha a faturar 20M/ano, mas ainda assim se preocupar mais com o fato de o salário estar alinhado com o que aparece no Glassdoor.
Pode mesmo? A partir do momento que ele cria algo com esse potencial, se ele quiser continuar seguindo nesse caminho ele vai ter que deixar de ser dev e não existe outra alternativa.