Executando verificação de segurança...
1

Por que é tão dificil encontrar desenvolvedores full cycle?

Tenho duas startups consolidadas e, agora, estou estruturando algo semelhante a um Y Combinator. Uma das startups que criei começou apenas com um desenvolvedor full cycle, e isso mudou minha visão completamente. Hoje, conto com investimentos, ideias e networking para explorar diversos problemas, graças ao sucesso das empresas que construí.

No entanto, meu maior desafio ainda são os desenvolvedores. Um exemplo marcante foi aquele desenvolvedor com determinação e conhecimento – mesmo com menos de 4 anos de experiência em programação, ele conseguiu criar um SaaS completo e complexo. Isso me leva a refletir: como e onde encontrar desenvolvedores com esse perfil?

Nossa aceleradora tem como objetivo conectar investidores, boas ideias e desenvolvedores, criando oportunidades para formar sociedades que beneficiem todos os envolvidos. Tenho certeza de que isso é algo muito valorizado pelos desenvolvedores.

Mas a pergunta que me faço é: como identificar esses talentos? Onde eles estão?

Eu realmente quero aprender a achar eles, foruns, comunidades do discord?

Carregando publicação patrocinada...
8

Existem sim muitos profissionais com essas habilidades, porém o mercado não paga o equivalente. Ou seja, pagam um salário de dev backend mas espera que ele cuide de servidores, bancos de dados, deploy, arquitetura da aplicação, gerência de projeto, prototipação...

Quando os salários oferecidos forem satisfatórios, as pessoas com essas habilidades irão se candidatar. Caso contrário, se é para receber salário de backend é melhor continuar sendo backend.

O mercado, não apenas na TI, tem evoluído dessa forma: pagar o mínimo possível e esperar o máximo possível. Porém, algumas categorias multidisciplinares como a nossa ainda podem se dar ao luxo de pensar: não vou me sujeitar a toda essa responsabilidade por esse salário, se é para ganhar pouco, prefiro ficar nessa responsabilidade menor e focada.

A consequência é empresas se queixando de não encontrar profissionais qualificados, e "reportagens patrocinadas" do tipo: "existe X mil vagas em aberto e não há pessoas para preenchê-las". Os profissionais existem, o que não existe são empresas dispostas a pagar o preço por eles, e a propaganda é para forçar a criação de um exército de reserva e tentar inundar o mercado por profissionais se humilhando por vagas arrombadas.


Mas a pergunta que me faço é: como identificar esses talentos? Onde eles estão?
Eu realmente quero aprender a achar eles, foruns, comunidades do discord?

Profissionais quando chegam nesse nível que você quer, precisam de algumas coisas:

  • salário compatível com a responsabilidade;
  • plano de carreira bem definido;
  • boas condições de trabalho e ambiente;

Em caso de dúvidas, poste o link de alguma dessas vagas que vamos ajudar a identificar o problema das pessoas não se candidatarem.

0

Fico sempre instigado com respostas como essa, onde basicamente os devs resumem seu trabalho e esforço ao salário que vão receber. Isso, para mim, não faz sentido. Na minha visão, um bom dev deveria estar buscando equity e uma boa estrutura, e não apenas um salário compatível, porque o restante vem como consequência.

Ter 15% de uma empresa que participa de rodadas de investimento, tem networking e um direcionamento sólido deveria ser muito mais valioso do que o "salário dos sonhos". Isso me leva a pensar que muitos desenvolvedores não enxergam o real valor do seu trabalho. Literalmente, um dev pode criar uma SaaS que venha a faturar 20M/ano, mas ainda assim se preocupar mais com o fato de o salário estar alinhado com o que aparece no Glassdoor.

6

Isso, para mim, não faz sentido.

Para sobreviver em um sistema capitalista é necessário compensação financeira pelo valor entregue, essa compensação deve ser boa para todos os envolvidos. Você pode até não concordar, mas não pode dizer que não faz sentido.

Na minha visão, um bom dev deveria estar buscando equity e uma boa estrutura, e não apenas um salário compatível.

Uma coisa não anula a outra, é claro que existem compensações além do salário, mas o salário/remuneração é o mais importante. Você precisa garantir sua existência saudável hoje e não ano quem vem, não existe futuro próspero sem um presente estável.

Você precisa garantir para si e para sua família segurança financeira, não adianta entregar a alma, trabalhar finais de semana, ser reponsável da concepção do design da aplicação até o deploy e manutenção dos servidores. E no final do mês não conseguir manter o aluguel e escola das crianças.

Além do fato você ser responsável por tudo isso, e a qualquer momento levar um pé na bunda pela empresa.

Ter 15% de uma empresa que participa de rodadas de investimento, tem networking e um direcionamento sólido deveria ser muito mais valioso do que o "salário dos sonhos".

15% do que não vale quase nada, também é quase nada. Apenas aposta em sonho quem está tranquilo o suficiente em poder sair perdendo sem grandes prejuízos, isso vale tanto para investidores como para quem está embarcando como funcionário ou sócio.

Além disso, cuidado com o "salário dos sonhos". O meu comentário foi sobre compensação adequada, querer pagar salário de um para uma pessoa que tem responsabilidades de quatro pessoas e depois de perceber que ninguém aceita essa situação colocar a culpa nos profissionais chega a ser ridículo. Nem você trabalharia por quatro para ganhar salário de um ou dois, se você aceita trabalhar assim então diga que eu te contrato e mando os que eu tenho aqui embora, vou sair no lucro e você no prejuízo.

Outra coisa que você leva em consideração, que todo dev gostaria de ser sócio de alguma coisa. E na verdade boa parte só quer seguir na carreira técnica sendo o melhor dev que ele pode ser, e não ser sócio e ter que parar de programar em algum momento para lidar com questões de gestão.

Isso me leva a pensar que muitos desenvolvedores não enxergam o real valor do seu trabalho.

Sim, são os que enxergam isso que não vão entregar mais do que é remunerado.

Compare com um produto qualquer, por exemplo iPhone 16, 16 Plus, 16 Pro e 16 Pro Max. Todos são iPhone, mas alguns entregam mais do que outros e portanto eles custam mais, por que um dev que entrega mais deveria receber o mesmo dos que entregam menos?

E nesse mesmo exemplo, alguns modelos são "capados" propositalmente para justificar a compra de um modelo superior. Ou seja, o iPhone 16 poderia entregar praticamente a mesma coisa que o Plus pelo mesmo preço ou muito próximo, mas foi "capado" pois quem paga menos não tem direito a ter mais do que paga.

Quer um dev "full-cycle" pagando o mesmo que um backend sênior, isso só é bom para a empresa.

Literalmente, um dev pode criar uma SaaS que venha a faturar 20M/ano, mas ainda assim se preocupar mais com o fato de o salário estar alinhado com o que aparece no Glassdoor.

Pode mesmo? A partir do momento que ele cria algo com esse potencial, se ele quiser continuar seguindo nesse caminho ele vai ter que deixar de ser dev e não existe outra alternativa.

1

Estava lendo seu comentario com calma ate voce dizer isso.

15% do que não vale quase nada, também é quase nada. Apenas aposta em sonho quem está tranquilo o suficiente em poder sair perdendo sem grandes prejuízos, isso vale tanto para investidores como para quem está embarcando como funcionário ou sócio.

Demonstra que você nunca entrou em um projeto relevante de verdade para dizer que 15% não vale ou não é quase nada. Eu faço rodadas pre-seed onde 15% representam 600 mil reais.

Temos opiniões divergentes, e isso está tranquilo. Estou apenas tentando entender como pessoas como você pensam, para poder identificar o perfil que estou ou não buscando.

Sinto pelo seu pensamento mais pessimista sobre as coisas. Deve ter passado por experiências que nem imagino. Mas, às vezes, vale a pena sair da bolha e entender que pessoas que não compartilham do mesmo pensamento que você tiveram bastante sucesso. Considerar outras opiniões pode valer a pena.

4

Concordo 100% com o user1. E o fato é que 99% das startups que vão faturar 20 milhões, vão quebrar antes do lançamento, ou antes do segundo ano de vida.
É simples assim, esse é o número. Você está iludido, meu amigo. E os devs full-cycle feras que você procura não estão.

Eles estão trabalhando para as empresas já estabelecidas (ou já que já receberam uma rodada de seed bem gorda) e ganhando um bom dinheiro. Você encontra eles oferecendo um salário competitivo. Muito simples. Sua outra opção é buscar um jovem talento, recém saído ou ainda na faculdade, que seja muito bom e esteja iludido também.

Também, para mais contexto, já tive uma empresa de desenvolvimento de software e toda vez chega um cliente achando que sua ideia é a melhor do mundo e oferece equity em vez de pagamento.

Agora pense o seguinte: imagine que, em vez de software, você venda itens esportivos ou instrumentos musicais. Então, sempre chega alguém e fala: "Me dá a sua chuteira ou violão de graça porque serei um jogador/músico de sucesso e te dou parte do que eu receber". Por mais tosco que isso pareça, é exatamente isso que você está propondo.

2

Exatamente, todo dev com um tempinho de carreira já se deparou com alguém oferecendo X% de uma empresa que até então não existe, fatura R$ 0,00 com um total de 0 clientes.

Prefiro minha parte em dinheiro, depois disso eu invisto esse dinheiro em algo que acredito e pode ser até que seja na própria empresa, isso eu decido depois.

2

@Alright entendo muito bem o que motiva o @user1. Hoje o mercado de programação está inundado de vendedores de cursos que prometem salários absurdos com pouco estudo. Com isso surgiram muitas pequenas "startups" lideradas por "ideias que vão revolucionar o mundo".

Muitos programadores com pouca experiência em sociedades entraram nessa ideia e acabaram se frustrando com uma empresa que faliu.

Eu mesmo fiquei em um projeto por quase 2 anos, recebendo metade do que custeava minhas contas básicas, com a promessa de uma empresa que após o lançamento a empresa chegaria aos milhões de faturamento.

Eu acreditei muito na ideia que acabou dando errado por conta do mercado mudar muito na pandemia e fiquei um bom tempo frustrado com qualque promessa revolucionaria e por anos foquei no meu salário atual que no futuro.

1

Isso sim foi um comentário justo. Obrigado, @Pilati. Também já falhei com uma empresa que tive, e isso é normal e importante para construir as próximas, como fiz. O conselho que eu daria é avaliar se o produto é realmente bom e entender os riscos envolvidos, mas não tem muito para onde fugir — sempre haverá risco.

Obrigado pelo seu comentário, deu para entender melhor de onde vêm os comentários que parecem que a galera está toda escaldada e pessimista. Entendi melhor o fundamento.

1

@Alright Entendi perfeitamente sua frustracao e tambem ja sofri com isso qdo quis contratar e esperava mais. Somente para expressar minha opiniao sobre os comentarios, já fui desenvolvedor full e em meu ponto de vista vou resumir em 2 visoes, CLT/PJ e empreendedor, ja vesti a camisa por empresa, ja quebrei a cara algumas vezes, recomecei do zero algumas tbem, a diferenca é se vc quer ser somente um DEV ou vc quer evoluir, crescer com a empresa, entendo que muita gente ja foi iludida eu tbem ja fui um deles (iludido), mas ser empreendedor e isso, acreditar na ideia, vestir a camisa e lutar para dar certo, vestindo a camisa realmente, pode dar certo, se vc quer certeza e continuar sendo CLT/PJ se o negocio estourar vc continuara sendo a mesma coisa, senao vc arranja outro emprego e bola pra frente. Claro que todos temos contas a pagar, familia para sustentar, mas é ponto de vista, uns preferem a estabilidade outros arriscar. Eu sempre fui dos que arriscam, atualmente tenho minhas empresas entao acredito que para mim deu certo e valeu a pena o risco.

0
3

Na moral, vale mesmo a pena um profissional full cycle? Sou iniciante e minha pergunta é na ignorância mesmo.

Os "por quês" da minha dúvida:

1º: A empresa não ficaria "refém" de um único funcionário no sentido de ter muitas funções importantes passando por um mesmo profissional?

2º: Alguém que tenha essas qualidades não seria também valorizado e procurado por outras empresas, o que elevaria os custos pra manter alguém com essas qualidades na sua? Afinal, se a procura por esse profissional é grande e a demanda pequena, então outras empresas também vão estar dispostas a pagar mais pra ter um profissional desses

3º: Ao atribuir tantas responsabilidades pra esse mesmo funcionário, não se cria um problema quando esse profissional está incapacitado de exercer suas funções? (férias ou doença, por exemplo)

4º: Levando tudo isso em consideração, não acaba sendo mais viável contratar profissionais que não conhecem tantas áreas pelo fato de distribuir funções, ser mais fáceis de reter (ou substituir) e pagar um salário mais baixo, dado que a oferta por desenvolvedores "medianos" é grande?

Mais uma vez, pergunto na ignorância mesmo. Pra alguém que está iniciando, são dúvidas que surgem.

Aguardo resposta pra gente trocar uma idéia

3

Baita questionamentos:

Pergunta 1: Quando vou construir uma empresa, já tenho em mente que o desenvolvedor precisa ser sócio. Assim, o negócio deixa de ficar refém dessa dependência. A intenção não é ter um dev como funcionário, e sim como sócio.

Pergunta 2: Na minha experiência, devs full cycle não são tão valorizados em outras empresas porque acabam exercendo apenas uma função, seja como back-end, front-end ou algo do tipo. Para empresas grandes, não vale a pena ter um full cycle. É mais fácil separar em equipes de front e back.

Pergunta 3: Sim, é um desafio, mas, ao optar por esse modelo, já assumimos o risco de esperar o dev aprender novas coisas, ajustando o roadmap para isso.

Pergunta 4: Não é mais viável porque é muito caro para uma empresa pre-seed ter uma equipe. O modelo que funcionou para mim foi ter um bom desenvolvedor, rodar a ideia, faturar, e aí sim formar uma equipe.

1

Cara, sobre suas perguntas,

Pergunta 1 -> Se o dev entra com a intenção de ser sócio, então o papo é diferente, porque na minha (limitada) visão, o dev entraria com percentual de lucro e não salário, seria isso?

Pergunta 2 -> Exatamente pelo fato de separar em equipes que pra quem é dev não vale muito a pena investir muito tempo em "aprender pouco" de cada coisa. Pensa assim: o cara que é full cycle sabe de tudo mas "não é bom em nada", no sentido que um full cycle dificilmente vai ser tão bom no back/front/qualquer outra área como qualquer profissional especializado naquilo, então se a maioria esmagadora do mercado vai contratar alguém, quer o melhor daquela área (que preencha a necessidade que ele precisa) pagando o mínimo possível. Na visão de quem está estudando (como eu), parece ser mais viável focar no que a maior parte dos recrutadores buscam. Acredito que esse seja um dos motivos que levem a escassez dos full cycle.

Pergunta 4 -> Se a ideia é rodar uma ideia e ver se consegue faturar legal com ela, acho mais viável (se possível) usar low-code/no-code. Tenho pouco conhecimento sobre mas, em teoria, deve ser mais barato que um dev que consiga montar tudo do zero. Uma vez com a ideia rondando, aí sim montar uma equipe pra suprir as necessidades.

Eu pouco entendo de empreender, então se algo do que disse parecer meio absurdo, desconsidere. Meu ponto de vista é de quem está entrando na área e pretende trabalhar na área. Bem provavelmente seu ponto de vista vai ser mais completo pela experiência de empreender e ver tudo rodando na prática.

Boa sorte!

2

Real: O que a gente chama de fullcycle hoje, é o serjão, analista, de antigamente. Então, o que realmente aconteceu foi o mercado segmentar mais o nicho de trabalho e reduzir drasticamente os salários. Daí, quando as pessoas precisam dos serjões, eles já não estão mais no mercado, ou estão 'caros' (entre aspas porque caro mesmo é bug em prod) para o orçamento das empresas.

2

Acredito que o primeiro fator de dificuldade na busca por este profissional sejam os valores oferecidos, não é toda a empresa que vá oferecer uma cadeira de sócio para o desenvolvedor para poder segurá-lo lá, logo, os valores oferecidos podem não ser tão atraentes para o desenvolvimento destes porfissionais em larga escala. O que acarreta no fator abaixo.

Também creio que o mercado hoje em dia, até pela falta destes profissionais e pelo grande número e diversidades de ferramentas, linguagens, frameworks, etc... existentes, não estão optando por profissionais generalistas, mas sim por especialistas em uma determinada ferramenta, conhecimento ou área em específico. Só ver o número de vagas para um Analista espeficamente focado na cloud da AWS.

Acho que seja mais ou menos aquele negócio:

Um pato anda, nada e voa, só que não faz nenhuma destas atividades muito bem!

1

Entendo sua visão, mas eu te aconselharia a não se apegar tanto nessa ideia do pato, haha. Não podemos acreditar que um full cycle não pode ser bom em tudo, apesar de entender que não é exatamente isso que você quer dizer.

Mas aí vai do propósito e do que você quer. Você quer ser o melhor front-end do mundo, trabalhando para o Google e mudando a posição de um botão sem quebrar a aplicação? Ou prefere ser um dev que desenvolve uma solução completa e agrega valor com isso?

2

Bom dando meus 2 cents no assunto eu diria que me enquadro nesse perfil eu trabalho em desenvolvimento de sistemas a 18 anos. No meu caso eu comecei a trabalhar com suporte e infraestrutura num provedor de internet discada e rádio. Ao longo da minha carreira acabou sendo uma habilidade bem útil.
Quem faz isso é um tipo muito especificio de programador na minha opinião, pessoas que gostam de criar coisas e aprendem todo o ciclo do desenvolvimento, tendo em vista isso é normal que essas pessoas acabem indo para bons trabalhos o que leva ou a trabalhar pra uma empresa americana remotamente ou em algum mercado que dê mais dinheiro, conheci muitos bons devs que conseguiam trabalhar com isso e hoje moram fora (eu inclusive moro fora também).
Outro ponto para ressaltar quando fala em "full-cycle" não da pra dizer que a pessoa domina tudo, eu por exemplo além de ter conhecimentos em design e front eles são bem básicos, um front-end expecializado nisso vai ter um repertório muito melhor que o meu. Agora falando em achar não existe um caminho claro eu acho, cada pessoa ta na sua bolha é algo de se garimpar e conseguir atrair esse perfil.

2

Concordo com todos os comentários, eu mesmo tenho os conhecimentos necessários para ser considerado Full Cycle, mas dificilmente encontro vagas compatíveis, na verdade quase toda semana recebo ofertas de vagas que pedem ou front ou back sênior, mas querem pagar menos do que recebo atualmente, tenho conversado com alguns amigos da área, e todos me dizem o mesmo, as vagas pedem profissionais muito bons, e querem pagar pouco por isso.

2

Você aparentemente deu a "sorte" de pegar uma pessoa diferenciada. Mas é um perfil escaço. Muitos com esse perfil almejam se tornar CTO ou fundar a própria startup. Os que estão felizes "só" desenvolvendo vão receber propostas altas que muitas vezes uma startup não consegue cobrir.

Minha sugestão é, quando achar outro desse, oferecer equity.

Sobre a dificuldade de achar esse perfil, é que é um perfil que trabalha por gosto mesmo. Como é um currículo multi-disciplinar a pessoa tem que ter muita motivação para aprender todas as disciplinas. Quem está na profissão apenas pela profissão/dinheiro/modismo, não a vejo caindo de cabeça em tantos temas.

Geralmente esse perfil trabalha o dia todo criando algo, e depois, para descançar, vai desenvolver outra coisa a noite e final de semana, montar um arduíno, estudar banco de dados ou criar um bot de I.A. para testar...

Aqui no TabNews vc deve achar muita gente assim. Pq é isso que a gente faz, quando não está trabalhando está aqui aprendendo tecnologia.

1

Cleyton seu comentario foi extremamente util, sempre vou oferecer equity, aprendi isso no Y Combinator, como voce disse

Quem está na profissão apenas pela profissão/dinheiro/modismo, não a vejo caindo de cabeça em tantos temas.

Praticamente todas as respostas que recebi aqui são de devs reclamando do salário, dizendo que preferem trabalhar de maneira mais simples, haha. Isso me deixa assustado. Dev é uma das profissões mais valiosas, e vê-los se enxergarem desse jeito realmente me preocupa.

oque voce acha que faz o cara ser assim como voce disse

Geralmente esse perfil trabalha o dia todo criando algo, e depois, para descançar, vai desenvolver outra coisa a noite e final de semana, montar um arduíno, estudar banco de dados ou criar um bot de I.A. para testar...

é algo 100% pessoal ou tem haver com alguma coisa relacionada ao começo da carreira?

1

Praticamente todas as respostas que recebi aqui são de devs reclamando do salário, dizendo que preferem trabalhar de maneira mais simples

o ponto é: trabalhar mais simples para terceiros? ou na sua profissão de modo geral, seja para terceiros ou para ele próprio? Acho que vamos achar pessoas nos 2 grupos. O equity resolve esse problema no primeiro grupo. Pois com equity a sensação de estar junto, ser sócio, é mais empolgante.

oque voce acha que faz o cara ser assim como voce disse

Boa pergunta! Mas observe que durante a pandemia a profissão de DEV ficou muito em evidência. Meio que foi o novo "vou ser médico pra ficar tranquilo" de antigamente. Ou seja, muitos não entraram pq já estavam envolvidos com a área, mas sim a escolheram por questão financeira antes de mais nada.

Obviamente que nesse processo alguns podem ter se apaixonado pela área, mas não acredito que tenha ocorrido com a maioria.

é algo 100% pessoal ou tem haver com alguma coisa relacionada ao começo da carreira?

acredito que seja algo pessoal, alinhado com o meu comentário anterior.

Fora isso, com exceção do equity, que é um consenso, o restante aqui é basicamente minha opinião ao observar esse mercado por vários anos (mais do lado dev empreendedor). Ou seja, pode ser uma visão enviesada minha.

Vou deixar aqui uma dica:
já vi ao menos 2 pessoas resolvendo problemas como o seu indo até professores em faculdade e falando mais ou menos o seguinte: "tenho um projeto assim/assado. queria uma pessoa muito boa para me ajudar. você teria um excelente aluno para me indicar, que esteja se destacando e que possa estar em busca de uma oportunidade?"
Se ela te indicar nominalmente (e não apenas oferecer para colocar no mural ou anunciar com a turma), acho que vc terá boas chances de achar uma pessoa boa (ao menos tecnicamente).

2

Fullcycle é uma invenção de uma empresa.

Que divulgou sua invenção para poder ter profissionais de mercado para ela.

Serve bem pra ela. Sim toda vez que uma empresa divulga demais uma estratégia de como organiza seus programadores é pra reservar mercado.

Ou pior ainda, nem elas realmente usam a estratégia.
Só divulgam para ter alguma coisa diferente na área.
Só marketing mesmo

Virou hype e virou alvo de vendedores de curso.

Startupeiro no geral não entende de muita coisa pega hype e quer replicar na startup dele.

Pegar estratégia de grande empresas e tentar replicar numa menor sem pagar o mesmo ou mais é besteira, erro estratégico de iniciante

2

Fala, irmão! Engraçado como você está se sentindo com isso. Não sou startupeiro, haha. Tenho empresas sólidas — algumas que você até conhece. Mas gosto de ver como funciona aqui no anonimato. O termo full cycle usei só para exemplificar um profissional que entrega uma ferramenta do começo ao fim. Que bom que você estudou a história do termo, parabéns! Pesquisou no Google?

Enfim, como disse, minha intenção é que os desenvolvedores tenham equity, porque já criei empresas tanto com essa estratégia quanto sem, e sempre deu certo. Só estou buscando quem realmente quer fazer acontecer, e não quem fica questionando o termo ou replicando o que algum influenciador digital falou.

1

É comum no mercado empresas divulgares seus jeitos de fazerem as coisas, nós fazemos X e temos y de vantagens. Nosso N faz as coisas serem P mais rápidas!

Vivo nisso desde 2007.

Isso é uma estratégia comum bastante antiga das empresas.
Primeiro as empresas divulgam seus "métodos" que fazem maravilhas!
Depois entram os vendedores de curso... Aprenda X da empresa y e seja um desenvolvedor de verdade kkkkk

Isso acaba inundando o mercado e o povo usa.

Esse profissional antes era o famoso webmaster(quando comecei era o completo)
Ai passou para o FullStack, depois o fullclycle. Mudando uma coisa ou outra mas no fim é a mesma coisa kkkk.

Hoje em dia, um profissional desses custa alto. E quase todos não se interessam por participações!

"Só estou buscando quem realmente quer fazer acontecer"

Esse tipo de frase não pega em profissional experiente ainda mais um profissional completo!

O que pega um profissinal assim são essas frases:

"Pagamos bem, pagamos mais que vagas em dolares, 100% remoto"
"Você nunca vai precisar pisar na empresa"

Eu te garanto, anuncie vagas pagando bem e remoto.
Vai chover profissionais completos, vai poder escolher os melhores desse país!
Participação pode ser um diferencial(mas nunca parte do salario)

Vaga de PJ que o pessoal tem preferido ultimamente(mas isso pode ser negociado claro)

No mais abraço e boa sorte na sua procura!

2

Meus 2 cents:

Fico me perguntando o quanto voce pagava para o "desenvolvedor com determinacao e conhecimento" e o que ele esta fazendo agora...

Se talvez ele tenha percebido que no final das contas quem tem 2 startups consolidadas eh voce e ele apenas ganhava salario.

Enfim, nao entenda isso como uma critica chamando voce de malvado capitalista - se serve de consolo tambem ja tive startup incubada e graduada, eh apenas um comentario.

Continuando - vejo muitos oferecendo cursos de full-cycle caros para dedeu - ai cria um efeito tostines: quem compra, quer um salario que justifique, e o mercado nao tem bala na agulha para absorver. Todo mundo quer um super-profissional (eu tambem) - mas ter faturamento que suporte de verdade eh bem complicado.

Software house eh um problemao - nao escala muito bem devido a questoes de m.o.

1

Fala, irmão, esqueci de citar, mas ele é sócio da empresa. Não sou o malvadão da história, pelo contrário, sei exatamente que isso não funciona, porque já falhei por conta disso.

2

De boa, nem pensei em voce ser o vilao da historia, (re)lendo agora percebi que acabei sendo indelicado - desculpe.

Meu ponto foi: escalar trabalho empresa de servicos que dependam intensivamente de m.o. (qualificada) eh bem complicado.

2

E porque na maioria das vezes buscam um dev pra fazer web, mobile e desktop e querem pagar 5k. Aí o pessoal prefere utilizar o tempo para ser especialista em uma área e cobrar mais, do que ficar estudando um monte em áreas diferentes para ganhar quase nada a mais. Nessa de fullcycle é bem capaz de pedirem um devops tbm.

2

Acredito que esses desenvolvedores mais apaixonados são os que estão no "início de carreira" ou estão inseridos em startups.
Sou dev senior a pouco menos que 7 anos, e sinto que hoje não tenho tanto aquele "tesão" como tinha, ou vontade de desenvolver tudo o mais rápido possível.

Lógico, quando tenho algum projeto que seja hobby meu ou algo do tipo, acabo sendo esse cara que você descreveu.
Acredito que o ponto é esse, o dev senior não tem mais essa TARA por correr, aprender,fazer "hacktown", virar a noite, muita das vezes pois já está ganhando bem onde esta inserido (ou também já passou por vários projetos que prometiam o mundo,virando noites para concluir e uma das partes deu para trás...Faz parte).

Acho que é isso, eles estão por ai, mas não querem ser encontrados rsrs.
Se realmente quer lapidar um, procure um "junin" , esse cara sim está com o sangue nos olhos para mostrar o que sabe e aprender ainda mais

5

Idem.
Eu tenho mais de 25 anos de experiência. Domino o fluxo inteiro de desenvolvimento mas não tenho mais interesse nisso. É loucura. Trabalho pra caramba e falta de reconhecimento. O cara faz o trabalho de 20 pessoas e ganha por 1. Melhor fazer o trabalho de 1 mesmo.

2

Seu comentário aparentemente retrata o que grande parte do pessoal pensa. Com 25 anos de experiência, você deve ter começado no início da era da internet como a conhecemos hoje. Você nunca recebeu uma oportunidade de equity ou tentou criar algo relevante? Só pensou no quanto de salário receberia mensalmente, e é isso? Ótimos feedbacks, estou entendendo basicamente o que o ecossistema que estou criando precisa.

2

Cara, obrigado pela sua resposta. Talvez seja um pouco disso mesmo: os caras tecnicamente preparados, como você, não estejam buscando uma nova aventura, e talvez por isso eu não os encontre. Mas o que te faria, por exemplo, voltar a ter o tesão do início de carreira? Um bom salário, um bom projeto com equity ou algo que mexa com o seu propósito?

1

No minha visão, o que falta é propósito e "bons frutos".
Ganho bem onde estou, e acredito que dinheiro não é o problema mas quando paro para pensar, existem startups que gosto bastante e vejo muito potencial e sei que se tivesse uma oportunidade de trampar junto, talvez aceitasse ganhar até um pouco menos, só para fazer parte daquilo (Pois confio no futuro da empresa).
Somente idéia boa não acho que seja a resposta, mas todo o contexto da ideia, pessoas que fazem parte e de fato ver que as pessoas envolvidas estão "fazendo acontecer"

1

Cara vou ser bem breve, não faz sentido isso de dev fullcycle, eu sou Dev, mas estou fora do mercado, fui pra área de infra, paga bem, e você tem responsabilidades bem clara, se eu cuido do backbone, é backbone, se cuido dos clusters, É CLUSTERS, se é sobre política de antivírus/firewall é POLÍTICA DE ANTIVÍRUS/FIREWALL.
Esse negócio de dev FullCycle é a maior roubada que ja inventaram no mercado, você não sabe oque é, isso foi inventado para empresa ter mais pagando menos, só que T.I pagar menos pra ter mais NÃO EXISTE, isso pode dar uma grande dor de cabeça pra você, um cara que sabe tudo, sabe nada, nada contra esses profissionais mas tenho minhas dúvidas sobre isso, já acho fullstack uma sacanagem imagina fullcycle.

1
1
1

Amigo, sou desenvolvedor web full stack, a minha stack é angular e spring e nao tenho problemas algum em aprender outras stacks, desenvolvo soluções desde a criação de Api's restful, figma e front, ate a solução pronta com os ambientes de dev, homo e prod, sou habil tecnicamente mas tambem sou muito bem sociável e gosto dos meu colegas de profissao, ganho 2k pq trabalho em uma prefeitura e preciso ganhar mais um pouco, se quiser testar minhas habilidades sejam elas de soft e hardskills, estou disponivel para mostrar o que sei, construo uma aplicação mvp de controle se estoque em 30 dias porém não sou devOps mas tenho total interesse em aprender.
meu contato: 84 9 9905 1326 - WhatsApp

1

Na verdade, eu vejo pelo meu exemplo
Eu era um desenvolvedor disputado pelas empresas ano passado. Fiz uma pausa na carreira e desde então (desempregado) elas nem olham meu currículo.

O fato é que nós estamos por aí. Com uma lista de projetos do backend, ao frontend, passando por devops e multiplataformas.

Só não aceitamos menos de 20K de salário. FUI!

1

Achei interessante a sua ideia. Recentemente procurei algo do tipo mas não encontrei muitas opções. Tem algum canal em que a gente possa acompanhar?

1

Acredito que um bom local de encontrar e justamente por aqui mesmo.
Tenho um pouco mais de 7 Anos de experiencia, apesar que o foco pende mais pra backEnd e desktop, na empresa que estou faço um pouco de tudo.

Se quiser conversar:
Linkedin

1

Iai @Alright blz? cara, vamos conversar?
[email protected]

Sou dev à 6 anos e por ter ficado 8 anos no setor contabil eu ja comecei minha carreira de dev empreendendo e criando meu próprio SaaS que já está em produção à 5 anos. Hoje atendo cerca de 15 empresas da minha região (Não alavanco ele por falta de tempo e por ser muito complexo - sistema que lida diretamente com impostos kkk).

1

Por que é tão dificil encontrar desenvolvedores full cycle?

Isso se vale à qualquer profissional de qualquer área. Podemos transitar em outras áreas e ver perguntas como:

- Porque é tão difícil encontrar bons vendedores?
-                            ... bons copyriters?
-                            ... bons designers?
-                            ... bons contadores?

Encontrar bons profissionais é realmente difícil. O mercado está inundado de pessoas medianas.

Caso queira um profissional FullStack com capacidade de desenvolver, monitorar e gerenciar um projeto do início ao fim entre em contato comigo: https://pilati.dev/

0

PNC de quem quer dev full cycle
só querem alguém que faça o serviço de 6 pessoas sem pagar o salário de 6 pessoas
os devs sabem bem todos os problemas que enfrentam quando estão nesse tipo de empresa