Cara, sobre suas perguntas,
Pergunta 1 -> Se o dev entra com a intenção de ser sócio, então o papo é diferente, porque na minha (limitada) visão, o dev entraria com percentual de lucro e não salário, seria isso?
Pergunta 2 -> Exatamente pelo fato de separar em equipes que pra quem é dev não vale muito a pena investir muito tempo em "aprender pouco" de cada coisa. Pensa assim: o cara que é full cycle sabe de tudo mas "não é bom em nada", no sentido que um full cycle dificilmente vai ser tão bom no back/front/qualquer outra área como qualquer profissional especializado naquilo, então se a maioria esmagadora do mercado vai contratar alguém, quer o melhor daquela área (que preencha a necessidade que ele precisa) pagando o mínimo possível. Na visão de quem está estudando (como eu), parece ser mais viável focar no que a maior parte dos recrutadores buscam. Acredito que esse seja um dos motivos que levem a escassez dos full cycle.
Pergunta 4 -> Se a ideia é rodar uma ideia e ver se consegue faturar legal com ela, acho mais viável (se possível) usar low-code/no-code. Tenho pouco conhecimento sobre mas, em teoria, deve ser mais barato que um dev que consiga montar tudo do zero. Uma vez com a ideia rondando, aí sim montar uma equipe pra suprir as necessidades.
Eu pouco entendo de empreender, então se algo do que disse parecer meio absurdo, desconsidere. Meu ponto de vista é de quem está entrando na área e pretende trabalhar na área. Bem provavelmente seu ponto de vista vai ser mais completo pela experiência de empreender e ver tudo rodando na prática.
Boa sorte!