O BITCOIN Não é Tudo Isso Que Você Pensa!
Privacidade
Quando falamos de criptomoedas, todos nós pensamos em Bitcoin e privacidade, mas será mesmo? Não podemos dizer que o Bitcoin realmente tem privacidade, pois todas as transações estão expostas em sua Blockchain. Qualquer pessoa no mundo pode ter acesso a qualquer transação - valores, endereço da carteira, hora, data, quem enviou e recebeu.
Problema 1 - Você não está invisível!
Você pode argumentar que hoje nós temos carteiras como a Electrum que usam o sistema de multiplos endereços para que cada transação recebida tenha um endereço diferente. Ainda assim, é possível rastrear qualquer transação. Vejamos o exemplo:
Para entendermos melhor o exemplo iremos usar três carteiras diferentes, sendo elas A, B e C. E cada uma delas tem multiplos endereços, que irei especificá-los da seguinte maneira: A1, A2. O número significa um endereço público diferente, mas que pertence à carteira indicada pela letra.
Na carteira A eu tenho 1 BTC, e eu quero enviá-lo para outra carteira mas de forma "privada" para que ninguém saiba que enviei para uma carteira só. Então eu envio 0.5 BTC para a carteira B1 e o resto, para B2.
Depois de transferir 1 BTC da carteira A para os endereços B1 e B2, agora eu transfiro o saldo da carteira B para a C. Todo esse processo está documentado; da carteira A para os endereços B1 e B2, depois para a C. Qualquer cientista da blockchain conseguirá te rastrear facilmente.
Você pode até manter a estratégia de enviar o 1 BTC para vários endereços da mesma carteira, mas isso faz com que entremos no problema das taxas. Em certos momentos as taxas de transferência podem ficar extremamente caras, impossibilitando qualquer transação - a não ser que você multimilionário e não ligue pra isso (coisa que a maioria dos usuários não é, inclusive eu).
"Ah, mas nós temos os mixers onde os endereços são misturados e fica quase impossível de rastrear."
Problema 2 - Mixers
Os mixers são, sim, uma ótima tecnologia para ter um pouco mais de privacidade. Mas aqui temos algumas coisas que devemos análisar antes de tentar fazer algum tipo de defesa aos mixers. Um, você acha que, pelo menos, 20% dos usuários de criptomoedas têm conhecimento dessa tecnologia e sabe usá-la corretamente e mantendo a privacidade não só de seu dinheiro, mas de seus próprios dados, uma vez que esses serviços não são facilmente encontrados na web convencional?
Dois, não seria mais fácil e mais barato utilizar uma moeda que já tem essa tecnologia de forma nativa e que os custos de transação são mais baratos como a Monero?
Problema 3 - Taxas
Hoje, um dos problemas que enfrentamos com o Bitcoin são suas taxas de transações que, em certos períodos, principalmente quando há um enorme volume de transações na rede, é que as taxas ficam absurdamente altas, impossibilitando a transferência de quantias menores.
"Ah, mas nós temos a lightning network!"
Okay, okay. Entendi, mas, qual você acha que será o incentivo que os mineradores terão para continuar investindo milhões uma vez que a recompensa é menor, pois a recompensa diminuiu bruscamente?
Isso pode ser facilmente contornado com a Monero, pois suas taxas de transferência são bem menores.
Todos nós sabemos que a escassez e a deflação do Bitcoin são uma vantagem que valorizam muito a moeda. Mas convenhamos, a cada nova "solução" que encontramos pro Bitcoin, outro grande problema é encontrado.
Problema 4 - Moeda descentralizada, mineração centralizada
Hoje, temos grandes empresas que investem milhões de dólares na mineração de Bitcoin. Isso dá a elas um grande poder de centralização da rede. Obviamente que temos a competitividade em relação a quem minera mais Bitcoins, mas isso torna a mineração cada vez mais dificil e precisando de cada vez mais poder computacional. Com isso, a mineração para o usuário comum se torna muito cara. Quando o usuário comum já não consegue minerar Bitcoin porque grandes empresas tornaram tudo muito caro, é aí que temos o problema da centralização da rede, embora a moeda seja descentralizada.
A Monero é uma moeda cuja mineração é descentralizada e possível para o usuário comum. Seu sistema torna dificil a centralização do poder de mineração, pois não usa as mesmas máquinas requeridas para o Bitconi, os ASICs.
Conclusão
Embora o Bitcoin esteja cheio de problemas, ainda sim é uma boa moeda. Lembremos: o Bitcoin, em princípio, não foi criado com o intuito de ganhar dinheiro, mesmo isso sendo possível, ele foi criado para derrubar o sistema bancário que dita como devemos usar o nosso dinheiro e que mantém o monopólio monetário do mundo.
Como forma de fugir do sistema monetário tradicional, o Bitcoin é uma ótima saída, mas devemos levar em conta que existem uma constelação inteira de outras boas moedas e que servem para corrigir os erros do Bitcoin. Neste artigo citei a Monero, pois ela tem um sistema sólido e não é mais uma shitcoin.
Creio ser importante diversificarmos nossas posições em criptomoedas e não sermos clubistas de moedas. Temos que ter a mente aberta para escutar os vários pontos de vista sobre as coisas. Sendo assim, gostaria de pedir honestamente que você deixe aqui nos comentários o seu ponto de vista sobre esse artigo. Vou adorar lê-lo e trocar algumas ideias com você.
Meu nome é Levi e esse foi mais um artigo meu! Se gostou, considere doar dois satoshinhos para me incentivar a produzir mais conteúdos como esse que agregam valor às outras pessoas.
Bitcoin: bc1q2acu9ymvwmd6g8738nc8r0vcts5u2untnq29kq
Monero: 89rFMKfCC4FgNbRbA8pFckTTjaWSpKaBFVcitfP9SbEcC4Fp8McAHJTQ3VVYizBuq2eAk9qxW6cWNJcCPAp2pB3U3C7hFAE
Muito obrigado por chegar até aqui. Até mais!