BITCOIN não é descentralizado e nunca será
Para ter valor, você precisa que as criptos estejam atrelada a algo, como o Dólar. Ou seja, são dependentes as moedas atuais. E se algo é dependente de moedas atuais, não é descentralizado de fato né?
Além de como foi dito no post. As forma de se obter Bitcoin, através de mineração ou compra, é muito centralizado em pessoas que tem acesso a altas quantias de dinheiro e capacidade computacional.
Você está falando de um outro conceito de ser descentralizado. Pelo seu conceito, qualquer moeda ou ouro, ações, estão centralizadas, pois maioria está na mão de alguns ricos, enquanto a maioria das pessoas possui uma pequena parte desses ativos.
Centralização em cripto é:
-
A mineração ou staking é centralizada em poucos países ou em poucos mineradores? Se sim, a moeda estará sujeita a ataques ou simplesmente ser fechada por um governo (A China baniu a mineração de criptomoedas), pois controlando a maioria dos mineradores, é possível aprovar ou desaprovar transações e modificar o histórico das transações. Se a mineração estiver espalhada pelo mundo, é muito difícil "fechar" uma criptomoeda.
-
Quem controla a criptomoeda? Se uma moeda é controlada por um indivíduo ou empresa, eles podem literalmente fazer qualquer coisa, como criar novas regras que prejudiquem os usuários, ser sujeito à sanções legais por um governo ou falir/desaparecer do dia para a noite.
-
Centralização de serviços: Se você precisar enviar dinheiro para o exterior ou pagar alguém que está em outro estado, você precisa necessariamente abrir conta em um dos poucos banco disponíveis no Brasil e eles podem explorar essas cobranças de maneira abusiva. Antigamente fazer um TED ou DOC era bem caro e ainda tinha limitações de dias e horários, apesar de não custar praticamente nada para o banco. Com uma criptomoeda é possível transferir qualquer quantia para qualquer lugar do mundo com taxas mínimas.
Por esses critérios é que se fala que Bitcoin é o mais descentralizado das criptomoedas.
O bitcoin não é inerentemente dependente de uma moeda. É a mesma coisa dizer que uma casa é dependente do R$, pois atualmente ela é avaliada em X reais. Se cair uma bomba atômica no Banco Central e o real desaparecer, a casa continua tendo utilidade, pois é possível morar nela, se proteger da chuva e do frio. O mesmo vale para uma cripto, se o real desaparecer, mas as pessoas continuarem vendo valor de uso em bitcoin, ela continuará tendo valor. O fato dela ser avaliada em dólares, euros ou reais não constitui uma dependência.