Muito interessante o conteúdo do seu comentário, como alguém já comentou. Seria ótimo ver isso em uma publicação!
uma economia baseada nessa moeda dá poder total e central as pessoas que já possuem trazendo o problema eminente para aceitabilidade geral, entre outros. Para aceitabilidade, temos que pensar na sociedade em que vivemos, para isso eu me pergunto: Por que (e como) sua tia usaria bitcoin no supermercado?
Cara, é literalmente sobre isso!
Eu comentei no outro post de Bitcoin falando sobre como ainda é muito imatura a conversa sobre o assunto, e que as pessoas se baseam sempre em defender vantagens que só beneficiam gente milionária/bilionária e que centraliza pra eles algo que teoricamente seria descentralizado.
Vejo poucas pessoas falando ou comentando sobre como de fato podemos usar tecnologias como Blockchain para ser algo viável e de fácil acesso a pessoas. O que mais chega perto disso, é os estudos do Banco Central com Open Finance. Onde até anunciaram uma moeda digital para o brasileiro usar.
Por mais que as pessoas critiquem, me parece ter um potencial muito maior esse "real digital", do que outras tecnologias como Bitcoin. Já que no Banco Central, são pessoas especialista no assunto, tanto que o Pix ta aí pra provar, uma tecnologia criada por eles e que mudou a forma de lidarmos com finanças.
Levando em conta que no sistema capitalista, a moeda pode ser considerado seu maior bem, o Bitcoin já esta em sua esmagadora maioria já está distribuido e para obter o resto é incrivelmente mais dificil do que foi para obter o que ja se tem
Outro ponto interessante! Infelizmente, a galera que mais fala sobre esse assunto de criptomoedas, parece nunca ter aberto um livro de sociologia para entender o sistema social e econômico que vivemos.
E digo uma outra coisa
BITCOIN não é descentralizado e nunca será
Para ter valor, você precisa que as criptos estejam atrelada a algo, como o Dólar. Ou seja, são dependentes as moedas atuais. E se algo é dependente de moedas atuais, não é descentralizado de fato né?
Além de como foi dito no post. As forma de se obter Bitcoin, através de mineração ou compra, é muito centralizado em pessoas que tem acesso a altas quantias de dinheiro e capacidade computacional.
Me parece que tem alguns fã de cripto que acham que realmente é possível substituir moedas fiduciárias e "derrubar o sistema bancário". No máximo, o sistema bancário vai se adaptar para permitir o uso das criptos como algo complementar a moedas fiduciárias.
Estou aberto ao debate (como deveria ser normal nessa plataforma)