Sim, mas é exatamente isso que acontece no nosso mundo atual. E isso não difere de criptomoedas.
E para quem não sabia dessa, da uma pesquisada no que é Desigualdade Social.
Centralização de uma criptomoeda define o quanto ela é segura e o quanto podemos confiar que ela continuará mantendo suas qualidades no futuro. Não tem nenhuma relação com a desigualdade social.
Desculpa, não sei se compreendi bem. Você citou 3 pontos que falam como criptomoedas são centralizadas. De certa forma, só adicionando mais argumentos ao que disse anteriormente, era esse o objetivo?
Centralização de uma criptomoeda são tons de cinza, algumas são pouco centralizadas e outras são completamente centralizadas e outras ficam no meio do caminho. O ideal é que elas sejam o mais descentralizadas possível, mas existem moedas criadas por bancos ou especuladores que são completamente centralizadas, pois é mais fácil de mudar o curso e também porque existem interesses financeiros por aqueles que as criaram.
E interessante que no ponto 3, você contradiz o que disse logo abaixo sobre o bitcoin não estar dependente da moeda, mas para fazer uma transação para outro país, tens que abrir uma conta naquele país para que possa receber o valor em dolar ou outra moeda. Ou se sujeita a estar se centralizando em bancos. E outra coisa, as taxas de transação de cripto por acaso são mais baratas que um simples pix? Se não, é meio inútil usar criptomoeda pra isso.
Fazer uma transferência de Bitcoin não precisa de nenhum banco, é só colocar o endereço e a quantia. As taxas podem ser de quase zero a alguns dólares, dependendo da quantidade de transações, mas elas são as mesmas para transferir milhões de dólares ou para o exterior.
Não, não é assim que funciona. Porque se funcionasse desse jeito, você não acha que as criptos desde o início teriam seu valor próprio sem precisar verificar quanto custam em uma moeda tal?
Se não é assim que funciona, qual o valor próprio de um apartamento novo de 100m2? Qual o valor próprio de um carro elétrico novo com autonomia de 500km? Qual o valor próprio de um remédio que pode salvar sua vida? Se o dinheiro sumisse de um dia para outro, essas coisas ainda teriam um valor intrínseco, que é diferente da precificação desses objetos.
Voltando aquele ponto 3 que mencionasse, porque você faria uma transação em criptomoedas com "taxas mínimas", se isso que tais transferindo não seria dinheiro? Já que não vale nada. Porque só dizer que "Acredita" que vale um preço, não vais fazer valer de fato.
Antigamente um dólar significava que o detentor da nota tinha direito a uma certa quantidade em ouro. Nos anos 70 essa limitação foi derrubada. Durante a Covid os EUA criaram com alguns cliques 13 trilhões de dólares, quase 1/5 de toda a quantidade de dólares disponível até então. E sim, alguns cliques, pois quase todo esse dinheiro existe na forma de dígitos em algum banco de dados, esse dinheiro todo não existe na forma de notas ou moedas.
Mas por quê o dólar não sofreu uma depreciação monstra com todo esse dinheiro a mais circulando? A resposta é que as pessoas do mundo todo confiam na moeda, pois é a moeda da principal economia do mundo e a fortaleza para onde correr em momentos de incerteza. A diferença de uma criptomoeda para o dólar é o quanto as pessoas confiam nela. Você confia mais em notas e desconfia mais de criptos, então o valor delas para você é mais baixo.
A diferença entre criptomoedas e moedas tradicionais não é tão grande quanto você pensa.