Executando verificação de segurança...
1

Não tenho mais ânimo.

Quando comecei

Quando eu tinha 12 anos (2019) comecei a programar e amava isso, poderia passar horas facilmente descobrindo ferramentas e aprendendo linguagens e algoritmos.

O problema inicial

Em 2022, quando entrei no ensino médio, comecei a enfrentar algumas dificuldades relacionadas a organização de tempo. Na minha escola o ensino médio possui duas provas por semana (toda terça e quinta), além de duas provas bimestrais com todas as matérias (uma com 180 questões, de dois dias, e outra com 80 questões) e de trabalhos que não acabam mais. No começo eu já sabia que ia ser difícil me organizar e me acostumar com esse ritmo, mas não sabia que ia demorar tanto, já que consegui definir uma forma de estudo apenas no meio de 2021.

No tempo em que consegui me organizar até hoje, são poucos os projetos pessoais que consegui iniciar e concluir, sinto que o ensino médio está me incapacitando de coisas que fazia tranquilamente antes disso.

Hoje em dia

Hoje em dia estou pior. Estou no segundo ano do ensino médio e tenho notas boas na escola e consigo realizar todos os trabalhos escolares, mas não consigo mais desenvolver minhas habilidades extracurriculares.

Estou cansado de todas as formas possíveis. Quando chego da escola não consigo fazer outra coisa além de me jogar na cama e dormir até umas 15:00 (as vezes estou tão cansado que perco o horário). Depois de acordar tenho que estudar ou fazer trabalho (geralmente termino por volta das 19:30). Mesmo terminando este horário eu ainda fico um tempo no computador, mas ao invés de desenvolver algum projeto pessoal, eu acabo ficando no youtube por horas eu jogando algum jogo.

Falta de vontade

Quando termino de estudar ou de fazer um trabalho eu não tenho mais vontade de programar. Perdi a empolgação que tinha quando pensava em uma ideia nova e já queria sair criando códigos. Eu amo programação, mas quando penso em algo novo, o máximo que faço é uma documentação básica e já me canso da ideia, geralmente gastando as 3 horas diárias que tenho disponíveis no instagram, no youtube ou em alguma outra coisa.

Enfim, fiz essa publicação pra ver se mais alguém passou por isso, porque é muito frustrante conversar com alguém que conheço e ouvir coisas como "você tem que focar na escola" ou "não queira pular as etapas". Eu já perdi muito conhecimento nesse tempo que fiquei "inativo", e não considero a ideia de esperar terminar a escola para conseguir enfim estudar isso que eu tanto amo.

Essa é minha primeira publicação aqui na plataforma e agradeço por ter lido até aqui <3

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que você deveria se dar um descanso sim, afinal ainda está no ensino médio e você não está cansado demais, essa rotina é cansativa mesmo e não tem nada de errado no cansaço que sente, seja gentil consigo mesmo e paciente com os ciclos da vida.
Mas importante ressaltar em prestar atenção no que disse, "Não tenho mais ânimo.", não ter mais ânimo seria apatia, anedonia ou não ter energia?
Podemos descartar a apatia visto que você está preocupado com isso tudo mas de qualquer forma deveria procurar uma profissional de saúde mental, uma terapeuta e não psiquiatra num primeiro momento, apenas para se entender melhor e ter clareza no que realmente te incomoda e ao mesmo tempo alguém para te ajudar a trazer as expectativas e cobranças sobre si para um nível saudável.

1

Sobre a pergunta "não ter mais ânimo seria apatia, anedonia ou não ter energia?" eu acho que, pela definição do Google, a que mais se encaixa é anedonia, já que era algo que eu gostava antes e que eventualmente perdi o prazer nisso. Sobre dar um descanso a mim mesmo, tenho medo de duas coisas: em relação à escola, posso acabar perdendo nota e me complicar, e em relação à programação, tenho medo de acabar "ficando para trás" ou acabar abandonando de vez a programação.

Mas a ideia de ir a um terapeuta realmente pode ajudar a colocar minha cabeça no lugar e fazer com que eu consiga realizar tudo com controle e organização (é algo que pretendo correr atrás em breve).

Agradeço pelo seu comentário! =)

1
  1. Sobre dar descanso a si mesmo: Não necessariamente significa diminuir o ritmo da escola, pode ser só você conseguir chegar da escola, dormir, comer e jogar videogame sem se sentir culpado quando acordar porque não fez um projetinho novo de programação.
  2. Sobre anedonia: Anedonia é um tipo de depressão mas alhinhada a mecânismos de deflexão, você remove seu sentimento das coisas para evitar as emoções negativas mas como consequência também desligamos as emoções positivas relacionadas a isso, eu estou tratando a anedonia e começou a partir de ter de lidar com muito trabalho e estudo e zero prazer, fazia muitas horas extras e não tinha um final de semana fazendo coisas que gostava.

Então quanto antes procurar um terapêuta melhor e além disso se permita descansar sem se sentir culpado, não precisa diminuir o ritmo a ponto de afetar suas notas, só o dormir e acordar sem ficar com diálogo interno depressiativo e julgador contra si mesmo já ajuda.

1
1

programar não é uma atividade fácil...

quanto mais energia você coloca nisso, mais energia você precisa para ir para o próximo nivel... por isso, ser programador exige muita disciplina e se fato gasta muita energia para poucos resultados, e isso pode ser um problema quando você espera resultado a curto prazo...

no seu caso, você ainda é novo, e seu momento de vida é um turbilhao de ideias e coisas diferentes na cabeça. inclusive mudanças no corpo.

é natural você não sentir o mesmo gás de algum tempo atrás, e seria hipocrita falar apenas para persistir pois o cortex pre frontal do adolescente ainda nao esta 100% desenvolvido para que tenha qualquer tipo de disciplina.

atividades com maior recompensa momentanea, como por exemplo, ficar no youtube vao com toda certeza do mundo ser mais recompensadoras para seu sistema dopaminergico do que programacao que precisa de horas, ate mesmo semanas para ter um resultado....

se eu fosse voce, tentaria, na programacao mesmo, procurar formas de recompensar seu cerebro com steps curtos de "entregas"...

tipo, nao ser a entrega final de um ecommerce, mas construcao de um modulo X, pequeno, e que seja factivel em pouco tempo. ou ate mesmo estes sites de logica tipo https://codesignal.com/. faz um por dia, e dê uma recompensa para seu cerebro disso...

e se ajudar se algo, procure sobre como funciona o cerebro do adolescente/jovem em relacao a dopamina, tipo este video do eslen delanogare (https://youtu.be/mMl6VzpHhuo)

ps: eu queria que alguem tivesse me falado iaao que eu falei quando era adolescente... kkk
valeu!

1

Obrigado, mano!
Essa ideia de pequenas recompensas ao decorrer de um projeto é ótima, e com certeza vou aplicar nos meus projetos!

1

Nós como animais pensantes temos uma quantidade finita de energia e de "esforço" que podemos utilizar durante o dia. A medida que realizamos alguma ação, mesmo as mais simples, como por exemplo, escolher um filme no streaming, uma fração desta energia é drenada, ora mais ou menos conforme a complexidade.

Além disso quando nossa energia está próxima do fim nosso cérebro entra numa espécie de "economia de energia", como nossos celulares e computadores fazem. Quando isso acontece entramos no piloto automático e fazemos atividades que irão requerer um esforço menor ou nos dar mais prazer (de preferência os dois), de modo a recuperar essa energia perdida.

Programação, análise, matemática, escrita dissertativa e outras atividades que estão relacionadas com "programar" não são atividades que você teria condições de executar com baixa energia, seu cérebro sabe disso e evita essas ações pra se poupar.

Quando nosso esforço diário está muito focado em atividades necessárias, mas não prazerosas, tendemos a perder a consistência na execução pois nossa energia é drenada mais rapidamente e não temos atividades que recarreguem esta "força vital". Uma boa prática pra você talvez seja alterar sua rotina pra incluir momentos de dopamina com esportes e conversas com amigos. Li recentemente que socializar é uma das melhores formas de "se recarregar" mentalmente.

Fique bem, abraço!

Sugestões de leituras:
O jeito Harvard de ser Feliz
O Almanaque

PS 1: A Explicação completa seria mais complexa e necessitaria de mais informações, mas espero ter passado a essência da coisa.

PS 2: Dependendo do seu desconforto com a situação acredito que seja interessante buscar apoio profissional para entender melhor o seu caso específico. Qualquer conselho de amigos ou pessoas não especializadas seria equivocado pois ninguém conhece melhor você do que você mesmo.

1

Entendi o que você quis dizer, e com certeza organizarei melhor minha rotina pra administrar tanto minhas obrigações quanto esses momentos de descanso e lazer.
Obrigado! =)

1

Meu sincero conselho, você vai ter muito tempo ainda para estudar programação não gaste toda sua energia agora ao ponto de ficar estressado antes mesmo de entrar no mercado de trabalho, você não está atras de ninguem se compare apenas com seu eu do passado, cada pessoa tem uma realidade.

Outra dica mais pessoal, seu ensino médio ja parece bem desafiador, porque envez de tentar programar nas suas poucas horas livres, você não sai com seus amigos, essa é uma fase da vida que não volta mais, aproveita para criar memorias e se divertir, deixa pra se preocupar com trabalho quando chegar a hora apos se formar você vai ter tempo para se dedicar.

Concluir faculdade na area de programação não é essencial entretanto pode te dar um norte, alem de você fazer networking com seus professores e colegas e conseguir um estagio, mas não se preocupe muito com o futuro agora, viva o presente aproveite cada momento porque eles não voltam, você nunca mais vai ter 16 anos e vai ser cobrado a agir com mais responsabilidade conforme o tempo passa então aproveita essa liberdade da adolescencia o quanto pode.

1
1

Sim, várias pessoas já passaram por isso. Talvez a maioria não, a não ser por algo pontual.

Não tem muito jeito, não são palavras de incentivo que vão fazer você recuperar o estado ideal. A não ser por sorte, a solução é contar com ajuda profissional.

Só quem entende do assunto, quem estudou e praticou sobre esse tipo de coisa pode fazer algo. Mesmo essas pessoas nem sempre podem, seja porque tem caso que não tem solução simples, seja por incompetência das pessoas envolvidas no processo, ou seja outros motivos. O que eu posso te garantir é que programadores não conseguem ajudar de fato.

Eu nem sei indicar um profissional de saúde adequado. Eu poderia falar de um neurologista, mas tenho minhas dúvidas se seria isso. De qualquer forma, se não for atendido por alguém bom no que faz pode ser inócuo, lamento informar. Mas ainda porque eles cobram caro mesmo sem garantia de resultado. Não tenho notícias melhores, essa é uma área complicada e não vou entrar em detalhes aqui.

A não ser que tenha algo além do que está contando, isso não é nada normal, mesmo que seja cada vez mais comum (a sociedade anda cada vez mais doente).

Pode ser só um problema geracional também. Não sou especialista, mas ouço cada vez mais relatos do tipo em pessoas mais jovens. Precisa descobrir o que acontece e se é necessário remédio, terapia, e de que tipo, ou a junção dessas coisas, ou só uma reeducação completa. Eu falo que o novo estilo de vida que as pessoas estão adotando não dá certo e muita gente fica revoltada, mas a revolta não vai resolver a situação. Tem gente que prefere se calar e deixar cada um achar seu rumo, o que atrasará muito. Entenda que estou levantando apenas uma das hipóteses.

Se não puder ir atrás disso, tem que tentar achar informação que ajude, mas de especialistas. Eles não podem dar muita coisa de graça, é contra a ética deles fazer isso, por mais louco que seja. Lamento informar isso também. Mas é melhor arrancar o esparadrapo logo.

Eu entendo a dificuldade e espero que consiga reverter, mas a não ser que seja logo muito bobo, não vai passar como um resfriado um pouco mais demorado. Torço para ser algo simples e tenha uma solução fácil e efetiva, ou pelo menos eficaz. Quero ver você conquistando tudo o que deseja, mas antes terá que fazer alguma coisa, é quase impossível resolver sozinho. Obviamente terá que falar com seus pais e torço para que eles entendam e saibam o que fazer e possam ajudar.

Mas cuidado com dicas de pessoas aleatórias na internet. Começando pela minha, claro, algumas pessoas acham que eu estou falando dos outros apenas.

Faz sentido?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Entendi o que você quis passar.
É algo que já está na minha mente procurar um terapeuta mais para ver como me encontro em relação à saúde mental mesmo. Ainda não falei com meus pais sobre isso, mas alguns de meus amigos fazem terapia e falam que ajudam demais. Mas eu não sei se o problema que tenho realmente precisa ser resolvido por terapeuta ou se é algo que pode ser resolvido com uma melhor organização ou talvez diminuindo meu acesso às redes sociais.
Obrigado por sua resposta! =)

1

Calma gafanhoto! Voce escreve bem, é jovem, e tem ambição.
Faz seus estudos, dequique-se um pouco a acompanhar o mercado de programação, e passe nas provas e feche o ensino medio. Quando chegar na facu de Analise de sistemas, aí você deslancha !!

1