Não tenho mais ânimo.
Quando comecei
Quando eu tinha 12 anos (2019) comecei a programar e amava isso, poderia passar horas facilmente descobrindo ferramentas e aprendendo linguagens e algoritmos.
O problema inicial
Em 2022, quando entrei no ensino médio, comecei a enfrentar algumas dificuldades relacionadas a organização de tempo. Na minha escola o ensino médio possui duas provas por semana (toda terça e quinta), além de duas provas bimestrais com todas as matérias (uma com 180 questões, de dois dias, e outra com 80 questões) e de trabalhos que não acabam mais. No começo eu já sabia que ia ser difícil me organizar e me acostumar com esse ritmo, mas não sabia que ia demorar tanto, já que consegui definir uma forma de estudo apenas no meio de 2021.
No tempo em que consegui me organizar até hoje, são poucos os projetos pessoais que consegui iniciar e concluir, sinto que o ensino médio está me incapacitando de coisas que fazia tranquilamente antes disso.
Hoje em dia
Hoje em dia estou pior. Estou no segundo ano do ensino médio e tenho notas boas na escola e consigo realizar todos os trabalhos escolares, mas não consigo mais desenvolver minhas habilidades extracurriculares.
Estou cansado de todas as formas possíveis. Quando chego da escola não consigo fazer outra coisa além de me jogar na cama e dormir até umas 15:00 (as vezes estou tão cansado que perco o horário). Depois de acordar tenho que estudar ou fazer trabalho (geralmente termino por volta das 19:30). Mesmo terminando este horário eu ainda fico um tempo no computador, mas ao invés de desenvolver algum projeto pessoal, eu acabo ficando no youtube por horas eu jogando algum jogo.
Falta de vontade
Quando termino de estudar ou de fazer um trabalho eu não tenho mais vontade de programar. Perdi a empolgação que tinha quando pensava em uma ideia nova e já queria sair criando códigos. Eu amo programação, mas quando penso em algo novo, o máximo que faço é uma documentação básica e já me canso da ideia, geralmente gastando as 3 horas diárias que tenho disponíveis no instagram, no youtube ou em alguma outra coisa.
Enfim, fiz essa publicação pra ver se mais alguém passou por isso, porque é muito frustrante conversar com alguém que conheço e ouvir coisas como "você tem que focar na escola" ou "não queira pular as etapas". Eu já perdi muito conhecimento nesse tempo que fiquei "inativo", e não considero a ideia de esperar terminar a escola para conseguir enfim estudar isso que eu tanto amo.
Essa é minha primeira publicação aqui na plataforma e agradeço por ter lido até aqui <3