Executando verificação de segurança...
2

Acho que você deveria se dar um descanso sim, afinal ainda está no ensino médio e você não está cansado demais, essa rotina é cansativa mesmo e não tem nada de errado no cansaço que sente, seja gentil consigo mesmo e paciente com os ciclos da vida.
Mas importante ressaltar em prestar atenção no que disse, "Não tenho mais ânimo.", não ter mais ânimo seria apatia, anedonia ou não ter energia?
Podemos descartar a apatia visto que você está preocupado com isso tudo mas de qualquer forma deveria procurar uma profissional de saúde mental, uma terapeuta e não psiquiatra num primeiro momento, apenas para se entender melhor e ter clareza no que realmente te incomoda e ao mesmo tempo alguém para te ajudar a trazer as expectativas e cobranças sobre si para um nível saudável.

Carregando publicação patrocinada...
1

Sobre a pergunta "não ter mais ânimo seria apatia, anedonia ou não ter energia?" eu acho que, pela definição do Google, a que mais se encaixa é anedonia, já que era algo que eu gostava antes e que eventualmente perdi o prazer nisso. Sobre dar um descanso a mim mesmo, tenho medo de duas coisas: em relação à escola, posso acabar perdendo nota e me complicar, e em relação à programação, tenho medo de acabar "ficando para trás" ou acabar abandonando de vez a programação.

Mas a ideia de ir a um terapeuta realmente pode ajudar a colocar minha cabeça no lugar e fazer com que eu consiga realizar tudo com controle e organização (é algo que pretendo correr atrás em breve).

Agradeço pelo seu comentário! =)

1
  1. Sobre dar descanso a si mesmo: Não necessariamente significa diminuir o ritmo da escola, pode ser só você conseguir chegar da escola, dormir, comer e jogar videogame sem se sentir culpado quando acordar porque não fez um projetinho novo de programação.
  2. Sobre anedonia: Anedonia é um tipo de depressão mas alhinhada a mecânismos de deflexão, você remove seu sentimento das coisas para evitar as emoções negativas mas como consequência também desligamos as emoções positivas relacionadas a isso, eu estou tratando a anedonia e começou a partir de ter de lidar com muito trabalho e estudo e zero prazer, fazia muitas horas extras e não tinha um final de semana fazendo coisas que gostava.

Então quanto antes procurar um terapêuta melhor e além disso se permita descansar sem se sentir culpado, não precisa diminuir o ritmo a ponto de afetar suas notas, só o dormir e acordar sem ficar com diálogo interno depressiativo e julgador contra si mesmo já ajuda.

1