Guia muito útil sobre como negociar seu salário na nossa área
Um guia interessante sobre negociação salarial que encontrei no Reddit e traduzi pra vocês.
Como negociar seu salário
Há pelo menos DUAS rodadas de negociação salarial:
1ª Durante o processo de entrevista inicial
2ª Quando a oferta é feita
Aproveite ambas. Ambas têm objetivos diferentes.
A primeira, durante a etapa de entrevista inicial, é para você garantir que está dentro do intervalo salarial e pedir o máximo possível.
A segunda é para você pedir ainda mais agora que a empresa já te conhece e gostou de você o suficiente para te fazer uma proposta.
Primeira rodada de negociação.
A primeira rodada é geralmente feita por recrutadores e eles não se importam com seu salário. Tudo o que eles estão fazendo é garantir que você marque as caixas de seleção que precisa marcar. Um deles é estar dentro de um intervalo. Sua tarefa é encontrar esse intervalo e pedir o valor mais alto dele.
-
Primeiro e acima de tudo, você deve saber que ninguém vai rejeitar você porque você pediu mais dinheiro do que eles estão dispostos a pagar. Eles dirão "Na verdade, nossa compensação atual é X, você estaria disposto a trabalhar com isso?". Se você disser sim, eles esquecerão o que você pediu 10 segundos depois.
-
Saiba que "Qual é sua expectativa salarial" é uma pergunta de peneira que lhe dá vantagem. Seu único trabalho aqui é dar a eles o número que é maior do que eles esperam pagar, mas não absurdamente alto para que eles riam de ti. A pergunta é projetada para pessoas tímidas/inseguras que pensam que é um privilégio trabalhar, que podem ser exploradas quando pedem menos. Se você é uma dessas pessoas, espero que isso possa ajudá-lo a sair da sua bolha de negociações.
-
Seu mindset deve ser: se eles não dizem “poxa, nosso pacote salarial é realmente menor", então você não pediu o suficiente. Dando-lhes o número mais alto do que eles estão prontos para pagar, força-os a lhe dizer qual é o máximo que eles vão pagar. Sempre peça mais.
-
Posicione suas exigências salariais como "estou atualmente recebendo <o que você está pedindo> e gostaria de ficar nessa área".
-
Certifique-se de que eles saibam que você está aberto a negociações.
Eis como uma negociação costuma acontecer. Eu sei que a média salarial na minha área é de 130-140 mil reais por ano para a minha posição:
Recrutador: “Qual é a sua expectativa salarial?”
Eu: Bem, atualmente estou recebendo 170 mil reais/ano onde trabalho e gostaria de ficar nesse patamar. De modo que para mim uma oferta interessante seria um acréscimo de alguns milhares aqui e ali, então pra mim definitivamente não faria sentido nada que esteja distante disso. Também não me importo de ter flexibilidade em receber alguma parte como benefícios/ajudas de custo não tributados.
Recrutador: Certo, então o máximo que estamos prontos para pagar para este papel é 145 mil reais, isso faz sentido para você? Para benefícios, oferecemos 4 semanas de férias, e por volta de 5% de participação nos lucros, etc.
Eu: Claro, isso parece ótimo!
Eu uso a pergunta deles para obter as informações de que preciso - o que eles estão prontos a pagar e quais são os benefícios. Eu fiz mais de 50 entrevistas nos últimos 18 meses. Nenhuma vez o entrevistador encerrou o processo com base no número que eu dei.
Segunda rodada de negociação
Agora chegou a hora de aumentar o valor. Tudo correu bem e você conseguiu uma oferta de emprego. Parabéns! Agora vamos aumentar esse número. Sempre peça um ou dois dias para pensar. Nunca concorde na hora, eles nunca esperam isso de você. Aqui está algo para se levar em conta - eles acabaram de passar por um processo cansativo de entrevistar vários candidatos. Eles escolheram você. Eles querem você. Eles não vão te excluir imediatamente se você se aproximar de forma respeitosa e polida - eles definitivamente não querem entrevistar pessoas novamente. O pior que eles podem dizer é "isso é o máximo que podemos pagar". Como eu me aproximo:
“Recebi uma oferta de emprego de outra empresa por <o que sua oferta diz +10% ou +10K, o que for maior>. A questão é que eu realmente prefiro trabalhar para vocês - o trabalho parece muito mais interessante e acho que temos um melhor fit. Vocês acham que há alguma margem para a compensação?" Esteja preparado para responder à pergunta "qual é essa empresa" (só nomeie uma empresa que exista mas que não pareça tão empolgante, como o Banco Inter ou B2W ou algo assim. Pontos extras se você nomear seus concorrentes. Eu ajudei alguns amigos e a mim mesmo a obter uma oferta maior dessa maneira depois que a oferta inicial já foi feita).”
Exceções
Ok OP, isso parece legal e tudo mais, mas eu preciso de grana para pagar aluguel e comer. Não posso simplesmente recusar uma oferta de emprego porque eles não querem me dar um salário justo, não tenho trabalhado há 6 meses, e a relocação tá difícil!
Eu entendo. Totalmente válido. Aceite o trabalho. Receba o salário. Alimente sua família. Continue procurando um emprego como se você não tivesse um. Obtenha uma oferta melhor e vá receber mais. Quando você sair 2 meses depois, certifique-se de que eles saibam que você está saindo porque o salário é ruim. Eles vão tentar te culpar. Ah, você sabia qual era o salário, por que você aceitou se você ia sair! Dê a eles a resposta absolutamente honesta - eu precisava de dinheiro. Eu aceitei o trabalho. Você sabia que eu queria mais. Você sabe que paga significativamente menos do que a média. Se você quiser que o talento fique por perto, pague mais dinheiro. Se você sair depois de um curto período de tempo, não os coloque em seu currículo. Desta forma, você não só consegue condições melhores para si mesmo, mas ensina uma lição a eles sobre ser mesquinhos.
História verdadeira - em março, me ofereceram um emprego de 110 mil. Eu queria 140 mil. Eu os recusei. Em julho, comecei um emprego por 150 mil. Até o final de Janeiro, eu terei ganhado a mesma quantidade de dinheiro que se eu tivesse começado em março, mas também tive 3 meses extras de folga.