Executando verificação de segurança...
26

Guia muito útil sobre como negociar seu salário na nossa área

Um guia interessante sobre negociação salarial que encontrei no Reddit e traduzi pra vocês.

Como negociar seu salário

Há pelo menos DUAS rodadas de negociação salarial:
1ª Durante o processo de entrevista inicial
2ª Quando a oferta é feita

Aproveite ambas. Ambas têm objetivos diferentes.
A primeira, durante a etapa de entrevista inicial, é para você garantir que está dentro do intervalo salarial e pedir o máximo possível.
A segunda é para você pedir ainda mais agora que a empresa já te conhece e gostou de você o suficiente para te fazer uma proposta.

Primeira rodada de negociação.

A primeira rodada é geralmente feita por recrutadores e eles não se importam com seu salário. Tudo o que eles estão fazendo é garantir que você marque as caixas de seleção que precisa marcar. Um deles é estar dentro de um intervalo. Sua tarefa é encontrar esse intervalo e pedir o valor mais alto dele.

  1. Primeiro e acima de tudo, você deve saber que ninguém vai rejeitar você porque você pediu mais dinheiro do que eles estão dispostos a pagar. Eles dirão "Na verdade, nossa compensação atual é X, você estaria disposto a trabalhar com isso?". Se você disser sim, eles esquecerão o que você pediu 10 segundos depois.

  2. Saiba que "Qual é sua expectativa salarial" é uma pergunta de peneira que lhe dá vantagem. Seu único trabalho aqui é dar a eles o número que é maior do que eles esperam pagar, mas não absurdamente alto para que eles riam de ti. A pergunta é projetada para pessoas tímidas/inseguras que pensam que é um privilégio trabalhar, que podem ser exploradas quando pedem menos. Se você é uma dessas pessoas, espero que isso possa ajudá-lo a sair da sua bolha de negociações.

  3. Seu mindset deve ser: se eles não dizem “poxa, nosso pacote salarial é realmente menor", então você não pediu o suficiente. Dando-lhes o número mais alto do que eles estão prontos para pagar, força-os a lhe dizer qual é o máximo que eles vão pagar. Sempre peça mais.

  4. Posicione suas exigências salariais como "estou atualmente recebendo <o que você está pedindo> e gostaria de ficar nessa área".

  5. Certifique-se de que eles saibam que você está aberto a negociações.

Eis como uma negociação costuma acontecer. Eu sei que a média salarial na minha área é de 130-140 mil reais por ano para a minha posição:

Recrutador: “Qual é a sua expectativa salarial?”

Eu: Bem, atualmente estou recebendo 170 mil reais/ano onde trabalho e gostaria de ficar nesse patamar. De modo que para mim uma oferta interessante seria um acréscimo de alguns milhares aqui e ali, então pra mim definitivamente não faria sentido nada que esteja distante disso. Também não me importo de ter flexibilidade em receber alguma parte como benefícios/ajudas de custo não tributados.

Recrutador: Certo, então o máximo que estamos prontos para pagar para este papel é 145 mil reais, isso faz sentido para você? Para benefícios, oferecemos 4 semanas de férias, e por volta de 5% de participação nos lucros, etc.

Eu: Claro, isso parece ótimo!

Eu uso a pergunta deles para obter as informações de que preciso - o que eles estão prontos a pagar e quais são os benefícios. Eu fiz mais de 50 entrevistas nos últimos 18 meses. Nenhuma vez o entrevistador encerrou o processo com base no número que eu dei.

Segunda rodada de negociação

Agora chegou a hora de aumentar o valor. Tudo correu bem e você conseguiu uma oferta de emprego. Parabéns! Agora vamos aumentar esse número. Sempre peça um ou dois dias para pensar. Nunca concorde na hora, eles nunca esperam isso de você. Aqui está algo para se levar em conta - eles acabaram de passar por um processo cansativo de entrevistar vários candidatos. Eles escolheram você. Eles querem você. Eles não vão te excluir imediatamente se você se aproximar de forma respeitosa e polida - eles definitivamente não querem entrevistar pessoas novamente. O pior que eles podem dizer é "isso é o máximo que podemos pagar". Como eu me aproximo:

“Recebi uma oferta de emprego de outra empresa por <o que sua oferta diz +10% ou +10K, o que for maior>. A questão é que eu realmente prefiro trabalhar para vocês - o trabalho parece muito mais interessante e acho que temos um melhor fit. Vocês acham que há alguma margem para a compensação?" Esteja preparado para responder à pergunta "qual é essa empresa" (só nomeie uma empresa que exista mas que não pareça tão empolgante, como o Banco Inter ou B2W ou algo assim. Pontos extras se você nomear seus concorrentes. Eu ajudei alguns amigos e a mim mesmo a obter uma oferta maior dessa maneira depois que a oferta inicial já foi feita).”


Exceções

Ok OP, isso parece legal e tudo mais, mas eu preciso de grana para pagar aluguel e comer. Não posso simplesmente recusar uma oferta de emprego porque eles não querem me dar um salário justo, não tenho trabalhado há 6 meses, e a relocação tá difícil!

Eu entendo. Totalmente válido. Aceite o trabalho. Receba o salário. Alimente sua família. Continue procurando um emprego como se você não tivesse um. Obtenha uma oferta melhor e vá receber mais. Quando você sair 2 meses depois, certifique-se de que eles saibam que você está saindo porque o salário é ruim. Eles vão tentar te culpar. Ah, você sabia qual era o salário, por que você aceitou se você ia sair! Dê a eles a resposta absolutamente honesta - eu precisava de dinheiro. Eu aceitei o trabalho. Você sabia que eu queria mais. Você sabe que paga significativamente menos do que a média. Se você quiser que o talento fique por perto, pague mais dinheiro. Se você sair depois de um curto período de tempo, não os coloque em seu currículo. Desta forma, você não só consegue condições melhores para si mesmo, mas ensina uma lição a eles sobre ser mesquinhos.

História verdadeira - em março, me ofereceram um emprego de 110 mil. Eu queria 140 mil. Eu os recusei. Em julho, comecei um emprego por 150 mil. Até o final de Janeiro, eu terei ganhado a mesma quantidade de dinheiro que se eu tivesse começado em março, mas também tive 3 meses extras de folga.


Carregando publicação patrocinada...
3

Achei interessante o texto, entretando acho inválido meter o migué de "recebi uma oferta de emprego de outra empresa" durante o período de negociação, principalmente se isso for mentira. Acho que a honestidade deve começar desde então, até porque se a empresa tiver contato nessa outra empresa (e acredite, grandes corporações sempre trocam informações entre elas, mesmo que seja considerado ilegal), você se queima nas duas.

A coisa mais segura de se aplicar essas dicas é: tenha um emprego antes de aplicar pra outro, assim você fica seguro de receber uma contraproposta do seu atual empregador ou, caso aceite, você vai receber um aumento de salário na proposta da empresa concorrente. É um ganha-ganha pra todos os lados.

Obviamente devemos levar em consideração vários fatores além do salário, como cultura da empresa, benefícios, como é feito o desenvolvimento internamente, se tem trabalho remoto, como é tratado software legado na empresa, entre outros. Apesar do salário ser a parte crítica de uma proposta, às vezes uma empresa que paga menos vai te dar um retorno intelectual, cultural e financeiro de longo prazo MUITO MAIOR que uma empresa que paga bem e tem uma cultura lixo por exemplo.

Para descobrir outras informações além da parte salarial pra ver se você combina com a empresa, tem esse repositório (em inglês) com várias perguntas para coletar outras informações bem pertinentes.

3

kiqsilveira,

Achei interessante e muito instrutivo o seu post.

Concordo com a maior parte dele e já participei de muitas negociações.

Somente com meus 2 centavos de contribuição, não concordo com a parte de mentir quando você fala aqui

"estou atualmente recebendo <o que você está pedindo> e gostaria de ficar nessa área".

Recebi uma oferta de emprego de outra empresa por <o que sua oferta diz +10% ou +10K, o que for maior>

No meu ponto de vista, a verdade sempre vai compensar.

2

kiqsilveira baita texto, tenho uma certa dificuldade com negociações,geralmente falo uma media salarial. Acho complicado também empresas que só aumentam teu salário quando tu chega com um proposta de outro lugar. Na nossa área vejo que o problema de questões salariais começa antes de tu entrar em uma empresa e pode persistir depois na hora de pedir um aumento.

2

Cara, ótimo texto! tome minhas tabcoins rs
Eu sempre tive difculdade em negociar salário, muitas coisas que voce diz no texto faz sentido. Tipo a empresa não parar a entrevista porque voce pediu um salário mais alto. Eu sempre usei a média do mercado e/ou olhava no glassdoor(antigo lovemondays) o salário que a empresa que to me candidatando costuma pagar. No momento estou em uma empresa legal e pretendo ficar mais um tempo, o clima aqui é agradavel e camarada. Mas no futuro quando estiver pra sair, vou usar essas dicas.

1

Nessa de fazer o leilão de salário com base em oportunidades fictícias de empresas do mesmo ramo e até mesmo concorrentes eu definitivamente não acho uma boa ideia.
É comum de amigos terem usado esta abordagem e a empresa simplesmente solta uma assim: "que ótimo que conseguiu algo melhor, adeus".
Aí isso além de nunca ter ocorrido, você se queima nas outras empresas porque a tua atual manda sua conversa pra eles.

1

Mentir definitivamente não é algo legal, etico e nem moral. Citar uma oferta falsa de uma empresa que não te procurou, pode te queimar no mercado, além de colocar os empregadores na parede, que podem tomar a decisão de deixar você ir. Seja sincero, mostre suas entregas, o quanto você evoluiu, o quanto gostaria de evoluir e o quanto gostaria de ser valorizado, jogue as cartas na mesa, deixe claro que gostaria de ter um plano de crescimento. Se nada for feito, não receber nenhum retorno, vá pro mercado, ache quem vai te valorizar, e ai a proxima conversa já será pedindo a rescisão. Mas mentir JAMAIS!

1
1

Eu acho que vou chover no molhado aqui, mas achei os exemplos muito inadequados, uma coisa é falar suas intenções e negociar, outra coisa é já começar no seu D-1 mentindo para quem te contrata e possivelmente trabalharar contigo, isso é um quebra de confiança muito forte com pouco benefício em troca. Muitas vezes o "outra empresa me ofereceu X" pode ser um tiro no pé, que por mais que seu discurso seja pikachu eu escolho você, não é algo que dá para falar o tempo todo e é muito fácil de se desmentir dado o oligomercado que vivemos. Então acaba não só demonstrando uma falta de soft skills sociai s como uma forma de negociação muito limitada que faz parecer que você só se valoriza porque fulano viu valor, a mesma abordagem pode ser feita corrigindo com sinceridade, corrigindo seu exemplo para a verdade:

“Nessa área, de acordo com o mercado atual e com o que posso oferecer, sei que empresas do mesmo ramo como a X e a Y estarão dispostas a oferecer uma oferta por <o que sua oferta diz +10% ou +10K, o que for maior>. A questão é que assim como vocês gostam da ideia de me ter no time, eu gosto da ideia de trabalhar com vocês, todo o processo me faz hoje ver como - o trabalho parece muito mais interessante e acho que temos um melhor fit. Vocês acham que há alguma margem para a compensação?"

1
1

Obrigado pelos insights!

Está aí uma situação que não tinha muita clareza em como lidar.

Esse assunto de entrevistas é uma questão que pra mim é algo meio confuso ainda. Já teve gente muito experiente que me incentivou a buscar vagas de emprego na minha área (desenvolvedor front-end) mesmo eu não querendo sair da empresa em que trabalho, essa pessoa me disse ser uma maneira de me acostumar com entrevistas da área.
Mas eu nunca fui atrás porque na minha cabeça é meio 'injusto' eu ocupar uma vaga de entrevista não querendo a vaga, penso que isso é ruim pra empresa, por investir tempo numa coisa que não vai virar, e também em outra pessoa interessada na vaga que eu supostamente estaria ocupando a vaga.

2

Saiba de uma coisa: Empresa não tem coração.

Não fique com a consciência pesada por estar "ocupando" uma vaga na entrevista. Mesmo empregado, recomendo você a partitipar do máximo de entrevistas possíveis dentro da sua realidade, pois são elas que vão te ajudar a passar na entrevista pra sua empresa dos sonhos.

Abraços!

1
1

Sensacional, quantas técnicas interpessoais foram usadas aqui hein, engenharia social pesada haha. Mas esse é o jogo né, tanto na parte de lá quanto na parte de cá estarão efetivamente testando com base em comportamentos, em informações, se você conseguir obter certas informações na entrevista que o entrevistador não deveria deixar escapar, você já tem uma vantagem de decisão.

Achei muito bacana esses insights também esclarecendo algumas perguntas que socialmente o povo demoniza como se fosse o fim do mundo, tipo a pretensão salarial, negociar não é moleza, mas é aprendivel e treinavel.

1

Gostei bastante da intenção do post e das dicas, são bem pertinentes!
O único ponto que (pessoalmente) não me agrada, é mentir sobre a situação, como dizer que está recebendo o que está pedindo de salário e também sobre empresa X ter oferecido mais, não sendo verdade.

De resto há dicas bem valiosas pra negociar, muito bom!

1

Muito interessante, porem mentir nunca deve ser um opção, no meu ponto de vista você deve sim procurar uma empresa que valorize seu talento.

Mas não tente mentir, isso vai queimar você em qualquer empresa.

1

Cara estou na area de Informatica a 5 anos, Seja em manutenção ou programação, recentemente, 1 ano, entrei realmente na area como profissional trabalhando para uma agencia como programador PHP o porem é que depois de algumas semanas ja estava fazendo o Html, Css, Js e Bootstrap deles, sempre deixando claro que minha area é PHP Back End porem continuo trabalhando como "Fullstack" mesmo não tendo plena esperiencia para tal, já atrasei diversos trabalhos por ter questões no CSS que me foram ordenadas a fazer e eu não possuia o conhecimento para tal e precisei aprender e tudo isso ganhando a mixaria de 1000 reais, como nesse ultimo caso mencionado por você tenho contas para pagar e foi oque me apareceu na area pela qual sou apaixonado, e estou desde dezembro em um "debate" para um aumento de 200 reais para assim chegar proximo de um salario minimo.
Sinceramente não sei ao certo oque fazer, sei que sou explorado nessa agencia porem sou pessimo em interagir com pessoas que não conheço ou não tenho intimidade oque dificulta muito em todas as tentativas que fiz, tento melhorar isso a algum tempo porem acabo ficando perdido e largar essa area pela qual sou apaixonado afinal atualmente ate empacotador no supermercado tenho um salario superior ao meu.

1

Meu jovem, se eu posso colocar minhas experiências aqui pra lhe ajudar.

Todo mundo começa de uma base e as vezes a base é bem mal paga. Mas chega uma hora que temos que sair do 'ninho' de onde fomos criados.

Acredito que o primeiro passo é atualizar seu linkedin (supondo que não esteja atualizado ou que você não tenha):

  • No título (lugar embaixo do nome) coloque suas tecnologias que domina/conhece, exemplo: 'PHP | CSS | HTML | JAVASCRIPT' etc.
  • Eu gosto da ideia de deixar o github nas informações também
  • Crie um 'Sobre' consiso, exemplos do que colocar aqui?:
    • Quanto tempo tem na área?
    • O que de novo está estudando?
    • Quais seus interesses?
    • Quais as tecnologias que trabalha atualmente?
  • Coloque suas experiências profissionais:
    • Tecnologias que usa no dia a dia
    • O que você faz (aqui entra tudo o que você realmente faz, seja código, documentação, interaçao com outras áreas, o que for).
  • Coloque suas certificações, cursos, qualquer coisa que for.

E acho que algo que pode ser difícil pra você (em base no que você mesmo comentou), é a parte de network. Mas, as vezes não precisa necessariamente interagir com alguém pessoalmente. Talvez pelo linkedin é uma boa forma, veja algumas vagas e se inscreva, e se quiser aborde alguns tech recruiters de vez enquando. Claro, de forma sutil, sem ser invasivo. Por exemplo: conecte-se com um tech recruiter (importante ser algum que sempre tenha vagas na sua tecnologia), e converse. Diga que está aberto a novas oportunidades e caso essa pessoa tenha alguma, que você estará disponível.

No twitter eu acho um lugar também super interessante de fazer conexões e acompanhar a bolha tech. E obviamente, aqui é um ótimo lugar também.

Essas são minhas dicas pra tentar te ajudar, caso tenha alguma dúvida ou algo a mais, só comentar aí!