Executando verificação de segurança...
3
jonwlf
2 min de leitura ·

Não consigo mais trabalhar, estou perdido.

Olá! Meu nome é Jonatan e sou programador desde meados de 2010.

Em 2012 em diante, comecei a trabalhar com programação .NET a sério, numa empresa privada, mais de 10 horas por dia. Trabalhei nesta empresa por uns 10 anos. No começo era tudo muito divertido, empolgante, eu tinha muita vontade de chegar cedo no trabalho, resolver minhas tarefas, cumprir meus objetivos, etc.

Porém, o tempo foi passando, a empresa foi crescendo, o time foi mudando, os prazos ficando mais apertados, sprints demanais com entregas semanais, cobrança por resultados (sem reconhecimento de esforço), e por aí vai. Me vi então, em um cenário que eu nunca estive antes: Eu não consigo mais trabalhar, simples assim.

Saí desta empresa para ingressar em outra, para mudar os assuntos, tecnologias e afins. Porém, sem sucesso, nada nem chega perto do que eu experimentava em meados de 2013 a 2017 mais ou menos. Nunca mais consegui sentir alegria ao acordar pela manhã para ir ao trabalho. Resultado, fui demitido.

Regressei para a empresa que fiquei por 10 anos, fiquei por 6 meses, saí novamente. Tentei trabalhar como PJ, foi um fiasco.

Agora estou novamente em um CLT, bem remunerado, com muitos benefícios ótimos, porém, estou novamente enroscado na falta de ânimo, no desespero, no medo, na agústia. Não sei o que fazer.

Pelo que lí, pode ser algo sobre burnout, não sei ao certo. Eu simplismente não consigo trabalhar. Quando abro o Visual Studio, me dá uma sensação ruim, começo a ficar inquieto, me dá um pavor, não sei o que está acontecendo.

Eu gostaria, e muito, voltar no tempo e voltar a sentir um pingo de alegria no meu dia a dia. A algria de programar todos os dias com ânimo, entregando tarefas, gerando soluções.

Alguém já passou por algo parecido? Tem solução?

Eu não sei fazer outra coisa da vida. Tenho medo que a programação tenha acabado para mim :(

Grato.

Carregando publicação patrocinada...
3

A questão psicológica pode ser um desafio complexo e, muitas vezes, é fundamental procurar aconselhamento profissional para lidar com ela.

Por outro lado, a parte prática, em que a mera abertura da IDE pode causar desânimo, é algo comum que muitos desenvolvedores enfrentam em algum momento de suas carreiras. É importante perceber que esse problema pode ser superado e que você não está sozinho nessa situação.

Uma técnica que pode ser aplicada para tratar traumas e medos é a exposição gradual. Experimente pegar um projeto que você gosta, talvez algum framework ou biblioteca que utiliza no dia-a-dia de trabalho. Clone-o para a sua máquina e abra duas IDEs. Comece a digitar tudo do projeto sem se preocupar com o resultado, apenas copie o código e vá se reacostumando com a interface e o prazer da digitação. Evite julgar ou pensar muito sobre o que está fazendo, apenas digite livremente. Se necessário, dedique horas ou até mesmo dias para esse exercício. Faça anotações sobre as sensações experimentadas durante esse tempo e reflita sobre elas.

Lembre-se de que tudo na vida é passageiro, e esse desafio também vai passar. Mantenha a tranquilidade e continue progredindo, pois você é capaz de superar essa fase e seguir em frente em sua carreira.

2
2

O ideal primeiramente como disseram é procurar psicologo.

Mas se não tiver tempo no momento, procure um tempo pra você, só pra você!, faça um exame de check pra ver se não está faltando vitamina e etc.

E o mais importante exercício, é sério, nem que seja bike na academia!, os benefícios são excelentes vc já deve saber disso.

Saúde em primeiro lugar, física e mental 👍

1

Bom dia! Muito obrigado pelo comentário amigo. Vou buscar me exercitar, muitos estão falando sobre isso, parece importante! Estou há anos sem pedalar. Depois que tive alguns episódeos de síndrome do pânico, me execitar virou um problema.

Vou tratar disso com a psicóloga para poder voltar à ativa.

Obrigado!

1

Mano, a resposta que me parece mais óbvia é você procurar ajuda mais especializada como um psicólogo ou terapeuta, esse é o primeiro passo.

Quanto a situação em si, muita gente com anos de carreira que eu conheço já passou por situações similares, inclusive eu. Não é fácil, mas é uma fase que passa, e passa mais rápido se procurar ajuda.

1

Eu fiz uma sessão de psicologia semana passada pelo plano da própria empresa. Amanhã tenho uma nova sessão. Espero que eu consiga melhorar tendo essas consultas. Bate um desespero sabe?

1

oi meu amigo, eu passei por exatamente isso. E estou saindo, eu recomendo o uso dos dois profissionais. O psicologo vai te ajudar entender como a nossa mente nos colocou nessa situação. Mas o psiquiatra vai te ajudar com medicação porque esta tendo um desequilíbrio químico na mente. Acredite que vai passar.

1

Cara, acho que antes de mais nada você deveria procurar ajuda médica, além do bornout você pode estar passando por uma depressão que ainda não tenha identificado o estágio ou algo do tipo, passei por isso a alguns anos e o psicologo e o psiquiatra me ajudaram bastante. Não espere, corra atrás, a sua saúde é mais importante que qualquer linha de código.

1

Eu tenho diagnóstico de depressão e ansiedade, há tempos já. Já tratei com psiquiatra, com psicólogos. Mas, antes, mesmo com esses diagnósticos, eu conseguia trabalhar. Agora, nem isso eu consigo.

Eu comecei uma nova consulta com uma psicóloga na semana passada. Amanhã tem mais uma consulta. Espero que isso me ajude.

Obrigado.

1

Vai te ajudar, e sinta-se a vontade para conversar aqui comigo caso precise ou queira. Não pare no primeiro psicologo que achar, muitos psicologos não entendem nossos problemas e as vezes é preciso mais de uma tentativa, uma hora você acha a pessoa certa. O importante é seguir meu amigo, siga e tente acordar a cada dia e colocar um sorriso no rosto. A vida é bela demais para nos preocuparmos mais com o trabalho do que com nós mesmos.

1

Obrigado pela ajuda amigo!

Um dos problemas de falhar no trabalho é ficar sem emprego.

Por mais que eu tenha N habilitades para criar algo próprio, ainda esbarro nessas questões e bloqueios mentais.

1

Somos falhos por natureza, talvez essa seja a beleza do ser humano ou da existência, sei lá... se tudo fosse muito perfeito seria meio chato, e se sentir triste as vezes é bom também, só não se coloque como 'o' problema, e mano, faça hobbies, pratique algum esporte, faça algo que te tire totalmente dos pensamentos da vida, algo em que 100% do seu corpo e mente precisam estar dedicados, 2 horas disso por semana te muda. Se curte um futebol, volte a jogar.

Você não vai ficar sem emprego, você está em um momento ruim, e todos passamos por isso, vai encontrar teu caminho meu brother, fica tranquilo... o foco é estar feliz, então, procure isso, o resto só vem, assim como o CORS, um dia ele vai te achar kkkk

1

Psicólogo amigo.
É por causa do desemprego.
Já aconteceu comigo.
Quando você fica meses desempregado, ou é demitido várias vezes, acontece isso.
Você arruma emprego e fica se perguntando se é verdade, você entra e está em pânico de não saber, se vai ser demitido na próxima semana, alguém chamou, "será agora?", agora que serei demitido?, o pessoal ali no canto conversando? Estão falando de mim? Estão falando mal do meu trabalho?...
Minhas dicas, desacelera, analise o que é usado nas suas tarefas, esqueça todo resto, abandone qualquer outro estudo que não esteja ligado a suas tarefas, vá devagar, vá estudando, o importante é não parar.
Comunicação, qualquer dúvida nas suas tarefas, levante a mão, pergunte.

1

Muito obrigado pelo comentário amigo! Realmente, quando agente não vai bem no trabalho, começa uma onda de pensamentos ruins. Eu sinto isso na pele, até mesmo na hora de ir dormir à noite. Eu perdi minha paz.

Valeu!

1

Bem, como foi praticamente unânime a resposta eu só vou repetir o que outros já falaram. Procure ajuda profissional, o que aliás vc já está fazendo, certo?
O que eu acrescentaria é que só o fato de vc se reconhecer com o problema e procurar outras pessoas para conversar sobre já é um bom caminho.
Provavelmente vc já deve ter ouvido tbm de muitas pessoas que praticar uma atividade física que te dê prazer pode ser a saída para situações assim. Caso ainda não tenha recebido esta sugestão, está aí! Identifique algo que vc gosta de fazer e invista tempo nisso.
No mais te desejo boa sorte!!

1

Muito obrigado pelo seu comentário amigo! Eu vou procurar fazer atividades físicas, muita gente falando sobre. Eu tenho evitado há anos me exercitar por conta de episódeos de ataque do pânico que tive. Mas, preciso superar isso ou não vou conseguir sair desse buraco.

Valeu!

1

Pelo que pude ler nos comentários as suas questões são mais complexas do que o trabalho em si. Como o trabalho é uma parcela considerável do sua dia, parece que ele é o causador da sensação, quando possivelmente a sensação existiria em qualquer atividade que você precise fazer.
Como dito por muitos, procure ajude profissional. Psicólogo ou psiquiatra.
Se possível procure amigos. Não precisa ser para ter uma válvula de desabafo, podem ser só uma fuga da mesmice do dia a dia. Ver gente e saber sobre outras vidas vai te ajudar a alinhar suas expectativas sobre si mesmo.
Sobre o fato prazer no trabalho, é complicado. Existem fases em que tudo é muito legal e outras em que tudo é muito sacal. Quanto melhor o trabalho, mais tempo/dinheiro você tem para usufruir das coisas na sua vida pessoal, o que faz com que mesmo ruim ele se torne tolerável.
Infelizmente eu não acredito que a solução seja algo que você encontre nas respostas aqui, mas só o fato de você desabafar e ter outras pessoas interagindo (como eu) podem talvez te ajudar a ter um pouco de ânimo para pelo menos ir em busca de ajuda, as vezes até isso é difícil.
Espero que você fique bem e se não voltar o prazer de antigamente, que pelo menos você não sinta o peso de trabalhar, que seja algo leve.
Muito boa sorte no caminho.

1

Muito obrigado pela sua resposta. Realmente achar a resposta aqui entre comentários não é possível, mas me ajudou muito! Muitas das vezes agente fica sem ter com quem conversar sobre esse tipo de assunto.

Valeu!

1

Só para reforçar, procure ajuda profissional, caso contrário ficar mais perdido ainda. Tem que ser um bom. Geralmente é caro. É difícil achar. Psicólogo pode naõ ser a melhor opção.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Quando tiver tempo livre, escolha algo para fazer que não envolva programação, deve ter alguma coisa que você faz para se distrair e aliviar a mente. Pratique exercícios fisicos nem que seja uma caminhada pelo bairro. Isso e só um momento uma hora vai passar. Aproveite o tempo para aprender algo novo mas sem pressão e aos poucos e vai descobrir coisas novas. Quando puder procure uma ajuda piscologica. Você vai conseguir! Boa sorte e sucesso!

1

Você não está sozinho

Isso parece muito burnout, ou depressão, procure ajuda médica, se não fale com alguém próximo de você e tente falar com eles sobre isso e que você quer ajuda médica.

De novo e de novo, Você não está sozinho, todo mundo passa por isso pelo menos uma vez na vida, a gente é obrigado vender nosso tempo de vida para sobreviver e ainda tem que revezar com os estudos, não é um ritmo fácil e precisa de muita energia para conseguir conciliar a vida nesse ritmo.

Espero de coração que você consiga um conforto e forças para continuar lutando pra vencer isso.

1

Boa tarde. Muito obrigado pelo seu comentário! Estou na luta para encontrar soluções. Hoje tive a segunda consulta com a Psicóloga. Foi algo bom, para poder conversar.

Valeu!

1

Cara, eu passo por algo parecido mas no caminho inverso. Vc é Programador, eu quero me tornar um Programador mas não consigo nem sair da fase dos estudos. Sempre paro no início da caminhada. No meu caso é muito por ansiedade, imediatismo e por me achar incapaz de conseguir. Dai eu acesso sites, procuro vídeos, compro cursos, tudo na intenção de dar o impulso necessário e seguir constante, mas nunca consegui.

Eu tenho uma empresa com meu irmão e tenho várias ideias pra por em prática que agregaria muito no dia-dia, mas quanto mais tento, mais pressão gera, mais desanimado eu fico. Dai eu me sinto um inútil que nunca conseguirá ter algo que tanto sonha.

Hoje faço os trabalhos de forma arrastada, assim como vc citou pq queria estar programando e agregando para empresa. Então resolvi procurar ajuda profissional. Fiz a primeira consulta essa semana e já senti uma diferença no modo de ver algumas coisas, graças a Deus. Estou me consultando com um Psiquiatra. No momento ele me falou que posso resolver minha situação sem precisar fazer uso de medicamentos.

Eu sempre pensei que não conseguia por não ser esforçado, ainda mais hoje em dia com toda essa cultura de produtividade, mas hoje vejo que o buraco é outro e que nunca vou conseguir fechar ele sozinho.

1

Buenas! Sei bem como é isso amigo! Eu já tíve inúmeras ideias, para sair do CLT, parar de depender de alguém para que eu faça meu próprio dinheiro. Porém, não vai pra frente, mesmo eu tendo total capacidade técnica.

Ví aqui no TabNews que tem muita gente divulgando os projetos que estão concluíndo e começando a ganhar alguma grana já. Poxa, acho isso incrível! Espero conseguir um dia também!

Lhe desejo sucesso na sua jorgada amigo. Vamos em frente.

1

Não sei se todos são familiarizados com a síndrome de Boredout. Muito confundida com Burnout. Mas a diferença é simples. Na Burnout você esta sobrecarregado com muito trabalho, prazos, clima. Na Boredout é simplismente de realizar o seu trabalho comum. Não é necessariamente que você odeie o que faz, mas não vê motivação, evolução, sentido mais, mesmo você sabendo que aquilo já te deu e ainda pode te dar muito propósito e resultados.
Na nosso canal temos um vídeo sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=NVY5J54s1BY

É algo difícil de aceitar, mas conhecer já pode te mostrar o caminho. Força e manda notícias!

1

Obrigado pela sugestão de vídeo! Eu nunca tinha ouvido falar de Boredout, sempre falam do Burnout.

Eu passei por algumas frustrações já, onde desenvolvíamos projetos grandes, que entraram em produção, e no final, nenhum reconhecimento. Era bem frustrante viu. Esse ano mesmo presenciei isso, e foi o que me fez sair da empresa onde eu estava.

Foram anos e anos de trabalho duro, pra no final, ficar esquecido.

1
0
1
0