Executando verificação de segurança...
1

Qual método de estudo é o melhor pra você?

Tenho TDAH e me pego não conseguindo me concentrar totalmente naquilo que eu tenho que fazer, minhas notas estão baixas em certas matérias na escola mas mesmo me esforçando ainda me pego viajando no momento em que eu devia estudar.

Obs: Estou no segundo ano do ensino médio.

Carregando publicação patrocinada...
1

Procure ajuda profissional. Não tem outro jeito.

Eu entendo que as pessoas querem ajuda, mas elas são leigas e não entendem o que você passa e não vão indicar algo apropriado.

Quem tem TDAH, de verdade, pode usar a técnica que for que não vai funcionar.

Precisa de medicamentos e talvez terapia. Nem sempre funciona, aí vai ter que se conformar e organizar a vida para lidar com isso te atrapalhando sempre.

A terapia pode dar algumas técnicas para usar que podem ajudar, mas precisa ser algo específico para você, precisa de muito treino, acompanhamento, não é só ler meia dúzia de linhas escritas por um leigo que vai solucionar.

Realmente não deixe de procurar ajuda, é sério, não desperdice. Se sabe que tem TDAH já deveria estar em tratamento. Se não está dando certo, lamento, aqui você não conseguirá ajuda. Se na verdade só acha, aí precisa ter a informação correta para prosseguir.

Se quiser alguma informação, o pessoal gosta do vídeo do Akita.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.

Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Concordo, só consigo quando disperto o "super foco" em coisas bem específicas, mas no dia a dia PRECISO de remédio se não sou demitido fácil kkkk

1

Um pouco por dia, todos os dias!
Quando digo um pouco, o meu pouco é 1 hora todo dia!
Faça chuva, faça sol, estou com vontade ou sem estudo todo dia pelo menos 1 hora!
Não exatamente 1 hora sem parar, eu paro, olhos outras coisas, e volto.

Você pode usar a tecnica do pomodoro. Alguns minutos estudando, alguns sem fazer nada em relação ao estudo.

Com o tempo vc vai melhorando e ficando mais tempo estudando!

1
1
1

Prepare seu ambiente!
Se você estuda no seu quarto, ele tem que estar organizado e de preferencia tire tudo de cima da mesa. Não deixe nada na visão periférica, se possível. O foco tem que ser o objeto de estudo, livro, monitor...
Celular? Deixe em outro ambiente, celular no mesmo ambiente é sugador de foco. Tire todas as notificações do celular. Meu whatsapp é todo silenciado, só não é silenciado minha esposa, irmãs e mãe, o resto tudo silenciado, sem notificações.
E reduza celular no dia a dia, caso possível desinstale as redes sociais, que "derretem seu cerebro" se não souber usar. Faça essa higiene de celular, creio que irá ajuda-lo.

1

Muito obrigado, fiz isso hoje e consegui estudar bastante até, não foi o suficiente que eu gostaria de estudar para a prova mas já valeu de muita coisa!

1
1

Olá, tudo bem?

Eu tenho TDA, entendo como é difícil o fato de sentar e "só estudar". Eu testei diversas técnicas, músicas e horários.

Vou citar o que funcionou para mim, quem sabe te dê um norte também.
Ouvir lo-fi, de fone, mas aqueles que são somente o instrumental me ajuda a focar. Por não conseguir manter o foco por longos períodos, utilizava a técnica de pomodoro. Se você não consegue manter o foco por 25 minutos, faça com ou menos, ou se 25 é pouco, aumente este tempo. Conforme você for utilizando esta técnica, seu tempo de foco aumentará, é um processo gradativo.
Porque dei enfase no fone, percebi que quando estou estudando e coloco o lo-fi, ou até mesmo a vídeo aula em uma caixa de som, eu não absorvo/presto atenção tanto quanto de fone de ouvido.

Em resumo é, teste as principais técnicas de estudo, você vai se identificar mais com uma. Teste alguns gêneros de música, lo-fi, clássica, etc. Isso fará uma grande diferença na sua rotina de estudos!

1

Rapaz, eu sempre tive relutância em procurar ajuda de um profissional, até que no ano passado eu desencadeei uma crise de pânico, com superdimensionamento e agravamento do meu quadro de ansiedade.

Após passar por semanas de trevas tomei coragem e procurei ajuda médica, onde fui medicado e em poucos dias já pude notar uma melhora, e retorno da "normalidade".

A questão que eu quero reforçar é, a medicação utilizada para uma finalidade, acabou auxiliando nessa questão do TDAH. Hoje eu consigo me concentrar um pouco mais, de forma contínua e constante. A verdade é que já nem faço mais uso dos medicamentos, mas os resultados foram extremamente satisfatórios.

O agravamento do meu TDAH era ocasionado por outro fator, a ansiedade. Tratando um problemas, refletiu em outro.

Faça isso, procure uma ajuda médica profissional. Pesquise referências, pratique atividades físicas, medite, leia bons livros, assista bons filmes, boas séries, controle a ansiedade, estude bastante, e o resultado vem de forma natural e progressiva.

Espero ter ajudado.

Abraço fraterno.