Executando verificação de segurança...
2

Distro Linux para computadores antigos

Bom dia meus confrades,

Peguei um notebook bem antigo para mexer, e gostaria de sugestões de distros que possam "salvar" esse notebook.

Já testei o Mint, Ubuntu e o Zorin OS, todas travando bastante. Alguém tem um palpite?

Desde já agradeço!

Edit: Estou baixando o Peppermint para teste.

Carregando publicação patrocinada...
3
1
2

A primeira coisa que eu pergunto é: Qual a configuração? Por que só tenho pc antigo ( plataforma 775 ). É difícil falar qual a distro adequada pro seu hardware sem saber qual a configuração.

1

Travando? Olha, acho que não é questão de pegar versão leve, mas deve estar com algum problema de hardwarde. Usa alguma ferramenta para checar bad blocks no HD.

1

Você pode falar um pouco sobre a configuração do computador?
Tenta coloca um SSD que com certeza já vai ajudar bastante.
Eu gosto de usar o Lubuntu.

1

você começou errado, amigo! kkkk
Olha, tem distros especificas para computadores antigos, mas se você quiser usar uma distro moderna, muitas vezes o necessario é apenas mudar o ambiente grafico.

Por exemplo, meu setup é dois notebooks, os dois tem 4 de ram(cada) e nenhum deles roda ubuntu! O ubuntu/gnome é pesado! Mas, em contra partida, uso Arch Linux(com KDE) no notebook mais novo, e uso Manjaro no notebook mais antigo e eles rodam tranquilamente!

Claro que quando vou desenvolver(spring boot) muitas vezes fica pesado, mas foi a escolha que fiz para ter um equilibrio entre uma distro robusta e moderna e um ambiente leve.

Recomendo dar uma olhada no Arch Linux(se você já tiver experiencia com linux) ou Manjaro. Mas também recomendo buscar uma distro especifica para computadores antigos se sua maquina for muito antiga(um dos meus notebooks é de 2013!). Mas se quiser continuar numa distro mais moderna e com suporte mais ativo, tenta buscar o ambiente grafico mais leve para ela :)

1

KDE é pesado assim como o Gnome, acredito que uma melhor opção seria XFCE.

Dependendo de como a máquina é, um Arch Linux base + XFCE pode funcionar. Pois o usuário vai instalar apenas aquilo que realmente deseja.

1

Exatamente!

Meu notebook mais novo roda arch com kde, mas quando puxo um pouco mais dele eu sinto o peso do KDE, já meu notebook com Manjaro(XFCE) roda tranquilo. Claro que as vezes engasga, principalmente se eu abrir o Intelij kkkk No meu caso, adicionando uma memoria de 8G ficaria perfeito.

1
1

Talvez uma boa opção possa ser Arch Linux (base) junto com XFCE ou algum gerenciador de janelas, como um i3.

Recomendações:

  • Arch Linux Base + XFCE
  • Arch Linux Base + i3
0
1

Qual D.E. do Linux Mint vc instalou? a versão com XFCE é bem leve comparada com a Cinnamon.

Se o Linux Mint XFCE não ficar bom seria bom vc informar o seu hardware, assim vai ser mais facil te ajudar

1

O "quão antigo" é esse note? Tem quanto de RAM? Pode colocar um SSD?
Certeza que está instalando as versões "Lite" dessas distribuições? Utilizo o ZorinOS Lite em um Dell antigo, e nunca tive problemas.
Já tentou o PuppyLinux?

1

Lubuntu é o mais indicado.

  • Tem um ambiente extremamente leve em termos de uso de recursos de sistema (Desktop LXQT)
  • Não exige muita memória RAM e processamento
  • Funciona com recursos limitados
  • Vem bem completinho, com navegador web, gerenciador de arquivos, editor de texto e poucas ferramentas essenciais otimizadas
  • Da pra personalizar (se possuir conhecimento)
  • Suporte e Comunidade muito boa. (bastante tutorial e fóruns)
  • Baseado no Ubuntu LTS, bem atualizado e seguro.

No geral é muito bom. Falo por experiencia própria. Utilizei em um ACER 2009 que tinha 1gb de ram e não me lembro o processador, mas era bem ruinzinho na época também.

1
1

Eu estou escrevendo de um Note Asus de 2011. Fiz 2 upgrades, SSD e deixei com 8GB (10 no total). Instalei um Manjaro e, mano, roda lindo para dev, assistir aulas, etc. Só uso para estudos, laboratórios e projetos pessoais e não sei se roda bem jogos e talz. No geral, me atende super bem e ganhou sobrevida na minha mão. :-)

1
1

cara, sem as especificações do hardware fica difícil, mas vou te falar o meu cenário pra você ter uma base: eu estou atualmente com um Celeron de 1 só núcleo, roda a 1.8Ghz, 4GB DDR2, o processador é muito antigo, foi escrito em litografia de 65nm, as únicas distribuições que rodaram bem nele foram o manjaro com xfce, e o lubuntu 22.04 LTS, e olha que eu tô usando com SSD, mas ele trava até pra rodar vídeo no YouTube, eu já usei muitas distribuições, de longe a mais leve possível é o Slax, tem um macete pra poder instalar ela num HD ou SSD, procura no canal do diolinux, espero ter ajudado.

1

Também estou na procura uso o Ubuntu desde 2010, mas agora ele esta torrando a CPU. Uso para estudo com java e eclipse quando abro o zoom para as aulas o note delisga. O CPU esta chegando a 100%.

Dell Inspiron 5423
Ubuntu 22.04 instalonno SDD 32
12 Ram
Processador I5 -3337U

Qual distro consegue lidar melhor com processadores antigos?

1

Minha sugestão para você e todos que procuram o mesmo é o Bodhi Linux Legacy.

E caso você saiba o que está fazendo é tenha bons conhecimentos com alterações de distro, minha recomendação é esta:

Instale o Lubuntu utilizando o minimalCD do Ubuntu sem instalar literalmente nada além do básico (drivers, kernel, etc) e escolha a interface gráfica openbox.

1

Manjaro XFCE com a instalação minimo ou utilizando o i3 ou algum outro gerenciador de janelas, já que em geral todos seram muito leves.

Usando interfaces leves já dá para resolver uma parte do problema. Se mesmo com o manjaro minimo não deu bom, vai para o Arch Linux base, utilizando algum gerenciador de janelas, ou alguma outra interface bem leve.

1

Se é antigo e tu não vai usar ele pra muita coisa, recomendo instalar o Slackware. Tu vai aprender muito sobre UNIX e BSD configurando e usando ele.

1

Acho que é a primeira vez que posto aqui no tabnews, vale testar o BigLinux, tem um trabalho de otimização bem grande para equipamentos de mebor capacidade, já que até notebook novo no BR muotas vezes tem hardware muito lento.

Principalmente usando o btrfs tem bons ganhos de desempenho.

1

Nesses casos, o melhor mesmo é instalar um linux e configurar tudo do zero.

O que mais pesa em uma distro, é com certeza a DE, evite distros quem usem gnome ou kde, e prefira xfce, lxqt, cinammon... o importante é testar.

Se você quiser fazer uma configuração mais avançada, tenta o debian, instala sem intefaçe gráfica, e vai configurando aos poucos.

1

O Big Linux é uma excelente escolha. Além de muito bonito, é extremamente leve.Tenho ele rodando em um core2 quad com 4gb de ram DDR2. Também roda num i3 1a. Geração, com 4gb e num i3 2a. geração.
O Big Linux é uma distro brasileira baseada no Manjaro, com várias opções de desktop e temas disponíveis que vale a pena experimentar

0
0
0