Executando verificação de segurança...
5

Ansiedade x Café

Puro, adoçado, não importa. Minha xícara de café não fica muito tempo vazia.
Muito disso se dá pelo meu passado de programar muitas horas por dia, virar as madrugadas, um café ia muito bem para me deixar acordado.
Agora, percebo, que minha ansiedade fica bem alta, perna inquieta, etc... Estou relacionando isso com o café... Mas não sei se de fato é isso.

A dúvida

Você também toma muito café? Qual sua experiência com a queridinha dos programadores?

Carregando publicação patrocinada...
2

Troquei o café pela sonequinha de 20 minutos. Tomava muito café pra continuar trabalhando horas seguidas sem nenhum método ou constância. Agora eu sigo o ciclo pomodoro e nos long break eu dou uma dormida

1

Se você sofre de ansiedade, deveria reduzir o consumo de café. Minha recomendação é buscar por ajuda profissional. Talvez seja o caso de fazer o uso de algum ansiolítico. Mas novamente: procure por ajuda profissional.

1

Antigamente eu consumia muito café, isso por influência diária dos meus pais, a todo momento estava com uma xícara na mão (uma xícara não, um copo!), mas pra mim era normal beber em grandes quantidades, porque amava o sabor. Porém, aos poucos percebi que essa dependência estava me fazendo mal, gradativamente fui substituindo inevitavelmente o ato de beber água por beber café, isso além de que meu estava começando ter dificuldades dm dormir(sempre tive um sono bem regular), e isso foi o estopim pra eu ver a necessidade de parar(nesse caso ou eu parava definitivamente ou teria dificuldades no futuro) e foi o que fiz! Passou-se uma semana e eu fiz o comoromisso de parar de interromper o consumo, eu me habituei tanto ao ritmo que fui levando de semana em semana, até acabar com a dependência. Atualmente, faz quase dois anos que não bebo café.

1

Vou compartilhar meu ritual sagrado de foco com vocês haha.

Sempre que vou estudar alguma coisa e me sinto destraído ou desfocado eu vou fazer meu cafézinho, costumo comprar café baggio aromatizado ou normal, coffea 100% arabica. (Sim eu pago uma nota em café por mês, não me julguem, inclusivo recomendo).

Esse tipo de café é diferente dos convencionais e torrado de forma diferente também, então fazendo a quantidade da embalagem eu não acrescento açucar algum, na verdade assim que parei de colocar açucar no café, pra aprender a tomar e apreciar, mas vai de gosto.
Finalmente então eu vou pra minha mesa estudar ou trabalhar, uma dica minha pra quem tem um costume parecido é, se você tiver ansiedade ou problemas relacionados, monitore o horário que está tomando e a quantidade, quando eu tomo de manhã eu não tomo a mesma quantidade que tomaria de tarde, e evito sempre tomar após as 18:00 horas, pois o café age entre 3 a 5 horas no organismo.

Enfim, um brinde colegas! ||ヽ( ̄▽ ̄)ノ

1

Tomar café é um paradoxo da minha vida.

Quando estou ansioso com o trabalho/questões pessoais, sinto mais vontade de tomar café para ter uma distração/prazer momentâneo ali e "descontar" a ansiedade.

Porém, quanto mais café eu tomo, mais ansioso eu fico.

🥲

1

Eae cara, tudo certo? :)

Infelizmente o café é um grande estimulante da ansiedade, tenho um amigo que sofre bastante com TAG (Transtorno de ansiedade generalizada) e ao parar de tomar café, sua ansiedade diminuiu em 90%

Sei que essa bebida é muito gostosa e aumenta em muito a produtividade, mas foque sempre no seu bem-estar, ansiedade é uma doença maldita e terrível, experimente parar com a cafeína por um tempo e veja se melhorou.

Abraços, te desejo tudo de bom!

1

Meu amigo, lhe entendo, época de faculdade, Fui com todo o ânimo possível para aprender a arte de programar, e não foi ae que começei a tomar café, já tomava antes, até por que tenho um grande amor por café, muito bom, acordar de manhã, o dia começa apenas depois de tomar aquele copo de café sensacional, então voltando, ânimo a flor das peles, nas madrugadas de estudo o café estava sempre presente, porém tanto ajudava quanto atrapalhava kkkk.

Então, sigo o conselho de minha Vó tudo que é demais faz mal, e por incrível que pareca kkkk, café também.. então busquei equalizar, continuo estudando, trabalhando com o que amo e tomando meu café que é muito bom, sensacional, porém tudo dentro do limite..

Abraços

1

se voce e uma pessoa que toma no cafe da manha todos os dias, voce vai sentir alguns dos sintomas da falta de cafeina, o principal vai ser um cansaço extremo, porque os receptores do cerebro que ele criou para manter a homeostase, que estavam recebendo cafeina, agora vao estar recebendo adenosina, o que faz voce se sentir muito cansado.

o principio e o mesmo da dopamina, mas e pra cafeina.

2

recomendo ver o video do Answer In Progress tambem, a melissa deixou de beber cafe por 30 dias e documentou tudo nesse video, e da pra perceber os efeitos da falta de cafeina, e tambem ela explica a origem do cafe e a historia no geral. Os outros videos nao relacionados a cafe tambem sao muito bons, da pra aprender muita coisa!

1

Eu tenho moderado o café faz um tempinho, agora é no máximo 3 xícaras durante o dia todo.
Houve uma época que eu tomava tanto café que simplesmente não conseguia focar em nada, ficava super agitado e ansioso, e apesar disso não relacionava isso ao consumo de café, achava que era stress do dia a dia.

Até que a dentista me perguntou se eu fumava de tanto que meus dentes estavam amarelados, aí resolvi diminuir o consumo e percebi que melhorei o foco e diminui a agitação.

1

Cara, que legal esse post. Eu tive épocas que tomei MUITO CAFÉ, em um nível absurdo e consegui diminuir. Já fiquei tomando sem açúcar, voltei a tomar com.

Ultimamente eu comecei a tomar com leite de amêndoas, reduzindo a quantidade de café em si, mas tenho exagerado recentemente por estar em um período muito atribulado.

Curti as ideias de "jejum de dopamina" e ficar sem tomar café por um mês. Acho que vou começar por esse corte de café primeiro e ver como eu me sinto, porque ultimamente tenho estado constantemente com aquela pressão no peito de ansiedade. =S