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[Desabafo] É difícil assim vender um produto ?

Fala, pessoal do Tabnews, tudo bem com vocês?

Queria levantar um assunto delicado, que é a dificuldade de promover o próprio produto sendo um desenvolvedor independente.

Estudo desenvolvimento web há muito tempo (pelo menos 10 anos), nunca entrei no mercado formalmente, mas sempre estudei por conta própria. Uma coisa que sempre senti falta foi a LIBERDADE de ser autossuficiente. O que quero dizer com isso é:

Fazendo uma analogia rápida, existem grandes SUPERMERCADOS, muito famosos, e também existem os mercadinhos de bairro. Um desenvolvedor, prioritariamente, pensa em entrar em um grande SUPERMERCADO por conta da segurança e dos salários mais altos. Mas eu sentia um gap no contexto dos "mercadinhos de bairro" — que seria o desenvolvedor solo com seu próprio produto.

Com a onda dos Micro SaaS, finalmente enxerguei uma luz no fim do túnel, e vi uma oportunidade de empreender e buscar uma renda, algo que preciso muito no momento.

Algum tempo atrás, acompanhei a experiência do EliasDev com um produto relativamente simples, mas que cumpria seu papel no nicho ao qual ele se propôs. Isso me inspirou a pensar em um produto simples para começar a testar o mercado, mas acabei esbarrando em uma grande barreira: "vender o produto".

Falando um pouco sobre mim, não sou uma pessoa muito sociável e não tenho facilidade em lidar com pessoas, então tenho muita dificuldade em "vender" algo para alguém. Minhas tentativas de vender meu produto para pessoas próximas não deram resultado, e no momento, não tenho condições de fazer divulgação paga. Por isso, me encontro em um beco sem saída com as seguintes dúvidas:

  • É realmente necessário investir dinheiro em tráfego para o meu site (seja por meio de Ads ou pagando por divulgação em perfis de redes sociais)?
  • Sei que preciso divulgar meu produto — ele não vai se vender sozinho —, mas não tenho habilidades em vendas e nem ideias de como fazer isso.
  • Quais seriam as opções viáveis para alguém que não é "habilidoso socialmente" lidar com esse tipo de problema?

Queria puxar essa discussão, pois acredito que esse seja um problema não só meu, mas de muitas pessoas que pretendem ser independentes, mas não têm experiência ou habilidade para "tornar seu produto atraente".

Meu produto: Convite Rápido
(É um MVP, então ainda há melhorias a serem feitas.)
(sim o texto foi revisado no chatgpt)

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Tratando-se de SaaS são basicamente esses caminhos:

  • Compra de mídia: Feedback rápido, mas precisa de capital e não é pouco com o custo por lead cada vez mais caro.

  • Cold calling: Listar os CNPJs do seu nicho (se for B2B) e fazer ligações frias convidando para uma apresentação, sabendo que para cada 100 ligações provavelmente você vai receber 99 "nãos".

  • Criação de conteúdo. Seja em redes sociais ou blog visando SEO, mas sabendo que isso gera resultado no longo prazo, e que dificilmente vai sair venda nos primeiros meses.

  • Parcerias com influenciadores. Algo que nem sempre é fácil e que nem sempre é sustentável dependendo do nicho. Tem que tomar muito cuidado para não ter um "sócio passivo".

Sei que talvez não seja a resposta que você queira ouvir, mas um empreendedor solo tem que saber vender. Todo o resto de que fulano viralizou fazendo X ou Y são pontos fora da curva.
Lembre-se que comunicação e vendas são habilidades treináveis como qualquer outra, se você tem dificuldade, existem formas de melhorar que vão desde cursos de oratória até scripts de venda específicos para o seu nicho.

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Cara, eu acho que tem dois pontos que temos que levar em consideração.

  1. Achamos que sabemos vender, mas realmente sabemos?

    Participei de um evento em que o cara tinha 45 minutos pra tentar me vender um clube de viagens e eu ganharia, no final, um brinde, independente se eu comprasse ou não. Os caras são especialistas em vendas e cometeram tantos erros que me fez ter aversão logo no início. Fiquei pensando na taxa de conversão deles se estava satisfatória ou não. Talvez em outro dia eles estariam mais dispostos a me vender.
    Disso eu penso: vc pode ter vários anos de vendas, mas isso não te faz um bom vendedor E as vezes vc pode não estar em um belo dia e não conseguir se conectar com seu cliente. Então um "NÃO" não pode te desmotivar.

  2. Nossa percepção de dor é a dor dos outros?

    Minha mãe tem fibromialgia. Eu nunca dei muita bola e achava frescura. Talvez alguém poderia vender pra ela um cházinho de erva cidreira e tava tudo ok. Depois de mais velho eu comecei a ter dores q nunca senti antes, inclusive em todas as articulações. Não é fibromialgia, mas passei a entender as dores dela. Fora que ganhei 7 hérnias q não cabem mais cirurgia. Mas quase ninguém me entende agora, talvez do mesmo jeito que eu não entendia minha mãe.
    O que quero dizer com isso é: vc as vzs acha que o cliente tem uma dor, mas será que a dor dele é o que vc acha? Vc pode criar um produto que vai solucionar um problema dele, mas as vzs aquele problema dele não "dói" tanto.
    Eu cheguei a propor um sistema de automatização com robô em que ele poderia dispensar um funcionário (que não faziam o trabalho direito) e ter um melhores resultados financeiros depois, mas pra isso ele precisaria investir. Resultado: ele não quis pagar pouquíssimo a mais pra ter mais resultado financeiro. E o pensamento dele provavelmente refletia outros da região. Eu achava que ele teria essa dor, mas ele preferia viver com ela do que aceitar a minha proposta.

Tentei resumir aqui pq isso é papo que leva muuuuuuuito texto..

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achei bem interessante, realmente vender não é um calculo exato e tem muitas variantes e sobre a dor também precisa ser bem estudado, agradeço pelo conhecimento compartilhado.

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Cara, eu já empreendi antes de entrar na carreira de tecnologia mas era negócio local. Por ter essa experiência eu achei que saberia vender produtos na internet também, até pensei que seria mais fácil.

Só que eu esbarrei na mesma coisa que você, é muito difícil vender e o caminho ta sendo muito desafiador. Uma vez eu li sobre o Microsoft Teams, aonde tem vários produtos muito melhores (algo que não é dificil rsrs) mas ainda assim ele é o mais usado devido a distribuição.

Em SaaS ou MicroSaaS a distribuição é mais importante que o produto. Não sei ajudar pq eu também estou nessa, mas ultimamente tenho buscado aprimorar muito mais esse meu lado, me inspirando em Indie Hackers e lendo livros.

Acho que uma dica seria talvez encontrar alguém que já tenha experiência com vendas online, já que você disse que não é tão sociável, só cuida com aproveitadores pq é o que mais vai ter quando vc for atrás.

EDIT 1: Se você for atrás de conteúdo vai achar algumas dicas bem legais, pq é bem importante definir público-alvo, canal de venda e outros. Sobre o que vc falou de investir em tráfego eu estou exatamente nesse ponto mas acho que é o melhor caminho a se fazer, se vc acertar a mão vai ter pessoas realmente interessadas no seu produto, fica inviável demais chamar um por um oferecendo algo sendo que a pessoa tem 0 interesse, então é ai que o tráfego pago sai na frente.

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realmente é um mundo novo a ser estudado, espero que as coisas fiquem mais acessíveis pra todo mundo, e aproveitadores realmente são problema todo cuidado é pouco, agradeço pelo comentário e pela experiência

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Embora eu não tenha vivenciado sua experiência, uma coisa é certa: vender o próprio produto para impulsionar as vendas pode não ser tão fácil. O que observei foi que muitas empresas começaram atendendo uma demanda muito específica de um grande cliente, através de um desenvolvimento customizado, e, a partir disso, conseguiram expandir sua atuação e ganhar mercado com o produto que desenvolveram.

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é uma ótima idéia, investir num cliente grande, resolvendo um problema sob "demanda" realmente é um ótimo ponta pé pra qualquer negócio, é uma outra perspectiva, agradeço compartilhar o conhecimento :D

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Entendo que você está perguntando sobre "vender é dificil?" mas, vou me reservar me apegar ao que parece ser o caso, "é dificil vender esse meu produto?"...

Li seu relato e sinceramente me identifico contigo, não curto muito me relacionar com pessoas, eu pergunto uma coisa como "você levou seu filho no parque hoje?" e elas respondem outra que não é necessáriamente a resposta para a pergunta e sim uma justificativa do porque não foi feito ("ah, não tive tempo porque..."), isso me frustra demais.

Então, o que quero dizer é "não desperdice meu tempo" que basicamente é válido para todo mundo, para quem vai comprar e para quem vai vender mas, o que isso tem haver com o post desta página? Simples, quem entrar no teu site precisa rapidamente entender do que se trata e para que serve, não tive essa percepção quando entrei.

Entendi que é para fazer convites mas, na hora me fez pensar:

1 - como funciona?
2 - para quem seria essa ferramenta?
3 - porque preciso pagar R$19,99 se posso só enviar um convite do canva?
4 - o que isso tem haver com o exemplo do mercadinho? (no texto)
5 - porque tem tantos campos? (sei que é um MVP mas, se abro isso no celular, desisto só de ver quantos campos precisam ser preenchidos)
6 - qual a diferença entre esse convite e um convite qualquer feito com uma imagem no canva? (faz parte do como funciona e qual problema essa ferramenta soluciona)

Do ponto de vista do comprador, são várias as questões, quanto mais eu preciso pensar, mais fácil desistir de usar/comprar. Imagine o exemplo do rapaz acima sobre fibromialgia, se tu chega numa pessoa sentindo muita dor, doendo o tempo todo, se tu chegar nela e dizer "vi um médico especialista em fibromialgia recomendando esse chá de "trocentas ervas" que é ótimo para tirar dor"...

Qual você acha que será a sequencia deste cenário?
1 - A pessoa vai querer comprar a médicação porque ela precisa eliminar a dor agora
2 - Ela vai questionar muito se sim ou se não
3 - Você precisará ir atrás dela pra ficar oferecendo o tal produto e ela sempre dizendo não

O que você estará entregando de verdade?
1 - Um remédio que realmente funciona
2 - Um encapsulado que não passa de um montinho de farinhas de ervas "naturais"

O que quero destacar é que é mais fácil vender quando o publico alvo sabe que tem a dor, que você sabe qual é a dor exatamente e que sua solução não é necessáriamente o que vai resolver a dor mas, pode fazer ele pensar que resolve.

Por esta mesma razão é mais fácil vender com anuncios, porque se você alcança o publico alvo, ele vai entrar em contato com você (não o contrário) e se ele entrou em contato, já entendeu o que seu produto promete fazer, ele está mais propenso a comprar sem ficar pensando "será que isso realmente funciona?".

Se você chegou até aqui, parabéns, tu está realmente empenhado, agora volta no post e corrije o link do Convite Rápido).

Obs.: Os exemplos deste texto não necessariamente são exemplos reais (ou não ;-))

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Será que é fácil?

Você acha que fazer software é facil? Essa pergunta pode ser análogas ao seu principal problema "É difícil assim vender um produto ?".

Não é fácil fazer software. Podemos até fazer softwares simples de formas simples e até ganhar dinheiro com eles, mas em geral softwares são complexos. Acredito que vender algo seja uma coisa tão complexa quanto fazer software.

Você até pode ter exemplos de coisas simples e vendas simples, mas em geral tem sua complexidade.

Pessoa boa em vendas

Como você disse, não tem habilidades para vendas. Por que não tenta achar uma pessoa que seja ou que esteja disposto a ser bom nessa parte?

Projeto

Sobre o projeto, chegou a fazer uma análise sobre o mercado que ele teria?

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Vender algo pra alguém, nada mais é do que convencer a pessoa a te DAR dinheiro em troca do seu produto. Desenvolver o produto é o mais fácil e, respondendo a sua pergunta: Sim, vender um produto é difícil mesmo.

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