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Quanto cobrar para tocar um freela?

Salve galera!

Eventualmente eu pego uns freelas e costumo cobra os seguintes preços por hora:

  • Front R$ 13,00(Vue, React, HTML,CSS & JS)
  • Back R$ 15,50(Node, PHP, Python)

Meus colegas falam que eu cobro muito pouco, mas quando passo o valor para os clientes alguns "choram" para abaixar o preço e/ou outros nem respondem. Kkkjj

E vcs...?

  • Acham que eu cobro muito pouco ?
  • Quanto vcs costumam cobrar ?
  • Como é o calculo de vcs para cobrar um freelas ?

Grato :)

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Olá Diego, é um prazer te responder pois já passei por essas dúvidas rsrs

Acham que eu cobro muito pouco ?
Depende do seu nível de senioridade e aqui não falo só de código. Eu diria que para um Jr (1 ano de xp) estaria bom o valor.

Quanto vcs costumam cobrar ?
Quem da preço é o mercado. Quanto os desenvolvedores que tem o mesmo know how que o seu estão pedindo por hora? Qual o preço deles praticado na cidade aonde você mora? Quando você tiver essa informação, vai ficar melhor para dar seu preço.

Como é o calculo de vcs para cobrar um freelas ?
Pego o valor bruto que ganho mensalmente na CLT e divido por 30 dias e depois por 8h para descobrir qual meu preço por hora no CLT. Depois estudo o projeto e tento chegar em um valor mais ou menos de horas que vou precisar para termina-ló.

O ponto mais difícil dessa estratégia é mensurar o tempo que irei levar no projeto, por conta disso calculo quanto tempo livre tenho para se dedicar ao projeto, por exemplo, 4 horas de segunda a sexta, e 16 horas no final de semana, o que resulta em 36 horas semanais, que por 4 semanas daria 144 horas/mês, se o projeto couber dentro dessas horas, dou o valor total do meu mês para o cliente, se for passar de um mês de desenvolvimento, fecho o primeiro mês e vou sentindo como será o andamento (as vezes até compensa começar o projeto antes de passar o preço, só para ter parâmetro de mensuração).

Também levo em consideração se é um projeto que tenho possibilidade de manter futuramente com um contratinho, nesses casos vale a pena abaixar o preço no começo para ganhar no longo prazo.

Cliente
O cliente sempre vai chorar, por isso você não pode dar seu preço mínimo no começo, dê seu preço máximo para você ter margem para negociar.

Se o cliente não pode pagar o preço que você pediu, significa que o negócio dele não da lucro.

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Essa opção de cobrar em cima de um valor máximo de hora, para ter margem para negociação é necessária, independente do tipo de metodologia que você use (cobrança por hora, por ponto de função, por pacote, etc...)

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Acho a abordagem de cálculo por horas uma métrica interessante para projetos, o que pressupõe escopo e prazo definidos, porque desta forma você incluir na estimativa a complexidade do projeto, algo que em Pontos de Função não funciona bem. Pontos de Função são ótimos quanto há muitas CRUDs, por exemplo. Imagine o caso de uma inteface gráfica extremamente complexa que praticamente não consome ou modifica dados ou talvez regras de negócio intricadas.

A métrica Pontos de Especificação por Exemplo – PEEX, por exemplo, tenta equilibrar as distorções que ocorrem em Pontos de Função.

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Basicamente, o que vejo o pessoal fazendo é calculando quanto é merecido ou quanto é o próprio salário líquido, e.g. CLT, e dividindo o valor por 160, que é a média de horas trabalhadas por mês. O resultado é o que deveria ser cobrado, independente de tecnologia ou stack, até porque geralmente o trabalho não envolve somente o desenvolvimento, mas toda a engenharia de software associada ao resultado entregue.

Por exemplo: Se o salário líquido do sujeito é 5000 reais => 5000 / 160h = 31,25 reais/h

10000 reais = 62,5 reais/h e por aí vai...

No seu caso, se você acredita que um salário em torno de 2500 reais é justo pelo seu trabalho, então está no caminho certo.

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Acho complicado usar esse cálculo pra freela porque dificilmente conseguimos cobrir todo o tempo disponível, pra "compensar" o tempo procurando clientes para preencher a agenda inteira, sugiro multiplicar o valor por 1,5

Usando seu exemplo: Se o salário líquido do sujeito é 5000 reais => 5000 / 160h => 31,25 * 1,5 = 46.87 reais/h

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Outro ponto que deve ser considerado é os gasto que você vai ter durante o desenvolvimento, tais como energia, internet, impostos que devem serem pagos no valor final caso tenha.

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Se com esse preço vc já vê cliente chorando ou sumindo, já podemos ver que se vc aumentar, provavelmente vai ficar sem demanda, pelo menos por uns períodos maiores.

Como você lidaria com isso?

As vezes, principalmente se for sua única fonte de renda, é melhor ganhar pouco do que não ganhar nada.

Lembrando que essa condição não é eterna. A medida que você evolui como programador, aumenta portfólio, ganha know how e os carai, seu ticket médio sobe e você terá mais facilidade de achar clientes dispostos a pagar.

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Você cobra o máximo que puder cobrar. É simples assim.

Você está cobrando basicamente salário mínimo. A não ser que fraude a execução e diga que fez mais horas do que fez.

Na verdade acho difícil o cliente aceitar pagar por hora, a não ser que você faça lá dentro da empresa. Mesmo isso não é tão comum. E se você cobra esse valor por hora e dá quantas horas vai demorar, não é o que cobra, porque "nunca" faz nas horas definidas, sempre erra. Então o valor real que ganhou por hora é outro.

Que adianta cobrar 100,00 e não ter trabalho? Ou 10,00 e não por comida na mesa? Sobre o que acha que deve e consegue vender. O cliente vai chorar mesmo, é problema seu resolver isso.

Eu acabei de perder um trabalho porque passei um valor que o cliente não quis pegar. Eu baixaria se ele chorasse, não chorou, só foi atrás de outro. Paciência, tenho outras rendas, e agora vou atrás de outro cliente novo.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

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Acredito que o pessoal aqui já deu bastante dicas, mas só compartilhando uma experiência. Comecei minha carreira trabalhando como freela, peguei um projeto que durou 1 ano e me rendeu apenas R$ 800,00 (detalhe, esse valor era pra ser divido para 4 pessoas). Ao longo dos anos tivemos alguns outros projetos, até que observamos que não estávamos tendo os resultados financeiros esperados. Por diversas e diversas vezes nós tivemos que trabalhar na madrugada para conseguir entregar, e o valor não era compatível com o nível de exigência do mercado. Segue algumas conclusões que chegamos:

  • Nem todos os clientes de fato vão agregar valor para o seu negócio. As vezes vale muito mais a pena gastar seu tempo investindo em prospectar clientes melhores (salvo em casos que de fato você está iniciando no mercado ou mesmo precisa MUITO do trampo);
  • Não se "prostitua" por serviço. No mercado de freela vejo muito a galera vendendo barato sua mão de obra apenas na intenção de ter o trabalho. Se o PREÇO for seu único diferencial, você não conseguirá alçar novos desafios;
  • Terceirize o máximo que conseguir. Eu como dev senti na pele a dor de entrar no mercado de trabalho. Na época entrei em contato com alguns dev's juniors e montei uma pequena equipe de freelas. Isso me possibilitou ter mais tempo e disposição pra focar na parte estratégica do negócio e conseguir de fato deslanchar. Para se ter uma ideia, consegui pagar entre 15 reais/hr a 20 reais/hr.
  • Um grande erro que cometi (causado pelo tópico acima): Supervalorizei a mão de obra. Por ser júniores, tive grandes retrabalhos, e inicialmente trabalhei com uma margem de lucro muito apertada (geralmente era 60/40 terceiro/agência). Seu negócio tem que ser sustentável, então caso terceirize o serviço, planeje de forma inteligente.

Tenho algumas outras vivências que se eu fosse extender aqui daria um artigo, mas acredito que esses pontos são fundamentais para começar a se analisar; assim como as outras dicas já repassadas aqui nos comentários

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Geralmente eu coloco um valor padrão de R$ 32,00 a hora.
Porem se o projeto foi algo mais complicado ou a linguagem não for uma que domino altero o valor para 38,00 a hora.

Mesmo assim não é um valor muito alto. Abaixo disto não rola fazer freela.

Dependendo da senioridade há dev´s que cobram mais de R$ 60,00 a hora.

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Eu controlo usando planilha, todas as tarefas que foram feitas no dia.
Quantos minutos por tarefa.
Para não ficar um valor quebrado sempre fecho a hora toda, mesmo que tenha extrapolado somente 5 minutos de outra hora.

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Tudo depende. Se são clientes de uma cidade pequena, é possível que eles achem caro. Agora se você mora sozinho em uma cidade cara como São Paulo, você mal vai conseguir comer.

Como falaram, é meio complicado para o cliente ser cobrado por hora, pois tem coisas que é retrabalho, tem outras coisas que é tempo de pesquisar, planejar, consultar documentação. Quando se está começando, tem muita coisa jogada fora por falta de experiência do desenvolvedor. Fora o fato que você pode ficar vendo TV e falar que trabalhou 10 horas no dia.

Eu tentaria dividir o trabalho em entregas e ir cobrando semanalmente, principalmente quando é um trabalho grande. Ficaria mais justo para o cliente e daria mais segurança para ele te contratar.

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Cara, honestamente não gosto do método de cobrar por horas. O que eu tentaria fazer no seu caso:

  • Estudaria sobre pontos de função.
  • Após reunião com o cliente, faria a contagem dos pontos de função daquilo que o cliente quer.
  • Apresentaria o orçamento para ele, listando os BFC (Base Functional Component), lembrando que esses precisam estar descritos de forma que seja compreensivel ao usuário.
  • Aí você define seu valor em cima do ponto de função.

Acredito que isso dá para o usuário uma noção mais ampla do que ele tá pedindo, e valoriza seu produto.

Recomendo esse livro (é de graça): Simple Function Points (SFP) Counting Pratices Manual.

Na minha ótica, você está se desvalorizando no trabalho.

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