Executando verificação de segurança...
2

Quando aceitar uma contra-proposta ?????

Galera, há um tempo atrás comentei sobre minha situação salarial aqui no tabnews. Link: [https://www.tabnews.com.br/devlouco/salario-ideal-help-me].

Recebi muitas sugestões e decidi seguir a sugestão da maioria, que era ir para o mercado para avaliar o meu valor. Recebi algumas propostas, a maioria com salários mais altos, mas nenhuma delas me chamava a atenção. Até que na semana passada, na sexta-feira, recebi uma proposta que era quase o triplo do meu salário atual e, obviamente, não hesitei em "aceitar".

Na segunda-feira, informei ao RH que estaria deixando a empresa. Eles me disseram que marcaria uma nova reunião para discutir a situação, mas que eu teria que cumprir o aviso prévio que eu já havia falado com à nova empresa. Fiquei triste na hora, pois estava esperando uma contra-proposta. Ontem, o RH marcou outra reunião, desta vez com o techLeader da plataforma. Primeiro, eles pediram desculpas e perguntaram por que eu não havia reclamado do meu salário anteriormente?????????. Eles sabiam que meu salário estava abaixo do padrão da empresa, então o que eu poderia fazer??????? Reclamar do meu salário???????. Aceitei trabalhar por aquele valor.

E então, eles me apresentaram uma contra-proposta. Colocaram um aumento de quase 350% no meu salário atual kkkkk
Isso me levaria de um salário de estagiário para um salário de nível pleno na empresa. No entanto, não estou certo se quero aceitar. Acho que se eles realmente tivessem a intenção de me valorizar, eles teriam feito isso antes, mesmo que eu não tivesse reclamado do salário. Eu sou um júnior, e sinto que merecia a promoção para o nível pleno há algum tempo.

Tenho até o fim de semana para responder tanto à contra-proposta quanto para enviar a papelada e confirmar com o novo emprego. Embora o salário seja um pouco maior, cerca de 37%, acredito que vale a pena tentar algo novo, principalmente porque tenho apenas 22 anos e estou no início da minha carreira ainda. Minha esposa, é claro, decidiu que eu deveria ficar kkkkkkkkkkkkkk, assim como minha mãe. No entanto, gostaria de ouvir novamente a opinião de vocês. Atualmente, estou quase aceitando a contra-proposta.
Espero que o RH e o techLeader não tenham uma conta aqui :-/
Obs: Apesar de ser um salário de estágio, é acima de 2k. Ou seja meu aumento foi acima de 5k na empresa atual

Carregando publicação patrocinada...
1

voce não deveria ter pedido seu desligamento ao seu chefe ao inves do RH?

de qualquer forma, achei bem confuso, se já pretendia sair por não se sentir valorizado, qual o sentido de aceitar a contra-proposta (e ficar)? as ofertas continuarão chegando, em 3 meses você sai de vez pra outra empresa...

1

Em meu primeiro ano de carreira passei pela mesma situação que você, tinha feito diversos testes e tive retorno de apenas um, que claro aceitei sem exitar. Meses após ter iniciado meu trabalho nessa empresa, ainda em tempo de experiencia pra ser mais exato, um dos testes que tinha feito deu positivo e a empresa "concorrente" ofereceu exatamente 3x o salario que estava recebendo. Aceitei de cara, afinal 3x era muita coisa pra alguém que estava apenas começando.

Igual ao que aconteceu com você tive uma conversa com o meu lider, e o mesmo me cobriu e aumentou a oferta do concorrente. Acabei que ficando na mesma empresa.

Anos após isso, permanecendo com a mesma remuneração, outra empresa me procurou por meio de conhecidos que tive contato em alguns projetos e me ofereceram um salario 2x ao que estava ganhando no momento. Lembrando do ocorrido com o primeiro concorrente, fui até meu lider e expliquei a situação e que a promoção seria excelente pois seria uma grana para me ajustar na vida. O mesmo novamente "cobriu" a oferta, entretanto, dessa vez não fui muito bem sucedido.

Primeiro mês tudo ótimo, segundo mês recebi atrasado mas 3 dias não iriam me atrapalhar em tanta coisa, a empresa era pequena e tinham demitido a pessoa que cuidava disso.
Segundo mês 10 dias de atraso, e Terceiro mês 20 dias de atraso. Decidi investigar, a empresa teve diversas demissões e saidas de funcionarios e estava sem caixa para cobrir minha oferta mas em nenhum momento foram sinceros em dizer que não aguentariam me remunerar da forma combinada.

Infelizmente por ter recusado a oferta da concorrente, fechei a porta para mim mesmo. Mas felizmente ainda tinha alguns contatos e antes que o quarto mês fechasse consegui outra vaga a qual estou hoje a mais de 2anos.

Nem sempre aceitar uma contra-proposta é ruim, mas não garante que será boa, da primeira vez mudou minha vida, ja na segunda... Avalie o momento da empresa, como você se sente nessa empresa desconsiderando o salário, qual a qualidade de vida que a nova/velha empresa podem te oferecer.

1

A grande verdade é que a maioria das empresas só irão dar valor real e aumentar o salário, quando realmente sente que irão perder seu desenvolvedor, e isso é ruim pq cria essa cultura de, só vamos reajustar o salário em caso de contra proposta ao invés de ajustar periodicamente para se manter equiparado com o mercado ou até mais pelo valor que vc entrega na empresa. eu passei por isso mas mantive firme na decisão de seguir para o novo desafio. Se não sempre ficará nesse ciclo de, só aumenta o salário em contra propostas.

1

Acho que a resposta de todos é a mesma: "Empresa só valoriza quando vê que tu vai sair ou quando tu avisa que vai sair".

Aconteceu o mesmo comigo a uns meses. A empresa sabia do descontentamento geral dos salarios, e de todos os programadores, eu decidi em certo dia que iria começar a aceitar as entrevistas. Até que um belo dia, uma empresa top me fez uma grande proposta e eu aceitei. Obviamente que pesquisei sobre a empresa e tudo mais.

Me ofereceram contra-proposta, mas nem pensei.

Nem pensei pois ter experiência em outras empresas com outras tecnologias, metodologias, times e etc também conta.

Não pensei pq poderiam ter me valorizado antes e odeio essa palhaçada de: "a gente não sabia"

Não pensei pq para meu currículo vai ser muito bom.

Não pensei pq se desafiar em coisas novas é sempre uma mais valia.

E acho que aqui as contas são simples: da empresa de onde tu vai sair, não tem o pq ficarem recentidos pq sabem que te pagavam mal e se quissem te segurar, que pagassem mais antes (afinal o dinheiro esta la, se não tivesse grana não fariam contraproposta). E eles sabem disso, te perderam e paciencia. Logo logo entra outro junior que faz por um preço de barganha.

Minha sugestão, se joga, faz esse curriculo aumentar, faz essa experiencia em outras areas aumentar, se envolve com novos times. Vale a pena

1

Em um período de 2 anos, aceitei contra-proposta da empresa 3x.

Mas focando no seu caso, aqui vai minha opinião:

recebi uma proposta que era quase o triplo do meu salário atual e, obviamente, não hesitei em "aceitar"

Se vc aceitou, mesmo que de boca, sem assinar nada, para mim, à menos que realmente haja um motivo (por ex: vc descobriu através de ex-funcionários dessa empresa que ela atrasa pagamentos), não acho que deveria estar aberto a contra-proposta mais. A menos que vc tenha avisado a nova empresa que vc ainda iria conversar com a atual e que haveria chances de eles tentarem te reter.


Eles sabiam que meu salário estava abaixo do padrão da empresa, então o que eu poderia fazer?

Sim, "reclamar". Pedir um aumento, reavaliação salarial, enfim. Não espere que a empresa olhe a folha de pagamentos e pensa "nossa, esse coitatinho está abaixo da média, todos os colegas ganham mais".
Claro que não, para ela isso é uma boa economia. Você não deve ser passivo. Peça aumento. Peça para reavaliarem. Diga que não está satisfeito.


Acho que se eles realmente tivessem a intenção de me valorizar, eles teriam feito isso antes

Muita gente defende isso. "Se não te valorizaram antes, não aceite contra-proposta agora". Bobagem. Puro ego. O que vc prefere, ficar com seu ego ou um salário maior onde vc já domina os sistemas, processo, os colegas reconhecem seu trabalho?
Eu aceitei contra-proposta 3x pq eu gostava de onde eu estava, era reconhecido por todos (tecnicamente, não no salário, claro), estava crescendo (virei Tech Lead/Arquiteto lá). Até o CTO (empresa com 40mil funcionários, sendo 1500 na TI) me aplaudia e reconhecia frente a todos.
Eu sei como empresas privadas funcionam e não vou ficar de birra pq só me deram o aumento qnd outra se interessou por mim. Isso é mercado de trabalho, não relacionamento amoroso.

Tenho até o fim de semana para responder tanto à contra-proposta quanto para enviar a papelada e confirmar com o novo emprego

Novamente, se vc já tinha confirmado e dado até data pra começar, penso que nem tem o que pensar se vc deu sua palavra.

acredito que vale a pena tentar algo novo, principalmente porque tenho apenas 22 anos e estou no início da minha carreira ainda

Algo novo, simplesmente por ser algo novo, pode não contribuir em nada para sua a carreira ou até atrapalhar.
Se informe sobre a stack de tecnologia, metodologias adotadas pelo time que vc vai trabalhar e compare com a experiência que vc está tento hoje.
Um exemplo bem extremo. Vale a pena um Junior sair do Google para uma consultoria com 20 funcionários, que pega projetos pequenos pensando em "tentar algo novo" e ter outras experiências?

1

Cara, como muita gente disse, da pra observar que tudo depende...

O que eu posso te dizer é o que tenho como experiência. Ir ao mercado perguntar o próprio valor pode ser subjetivo, pois vai depender de cada empresa. Valor em sí é subjetivo. Hoje pra mim valor é primeiramente home office 100%, depois o salário que, com o que eu sei e já conquistei, não vai ser abaixo do que espero.

Uma empresa dificilmente vai chegar no funcionário e falar "olha, seu salário é muito abaixo do mercado. Vou aumentar pra você 300% blz?". Quanto mais você entregar e menos cobrar, melhor pra empresa. Por isso muitas vezes temos essa sensação de não estarmos sendo valorizados no trabalho, e faz todo sentido. Algumas pessoas até chegam a reclamar, como o seu RH sugeriu, mas dificilmente vão ter o melhor resultado nisso.

Quanto a contra-proposta, eu particularmente não aceitaria. Isso obviamente sou eu, e também não sei o contexto da conversa que você teve, o tom, como são as pessoas ai... Eu sou bem cuidadoso com favores, e isso me cheira a favor; sinto que terei que fazer por merecer o aumento que consegui, que terei mais responsabilidades do que já tenho, que irei pra uma "lista secreta de layoff", ou algo do tipo. Além de que, eu pessoalmente gosto de novos ares de vez em quando, novos desafios, formas de trabalhar, pessoas novas.

Só mais uma coisa, como disse isso é muito pessoal, depende muito. Terceirizar esse tipo de decisão não é interessante, afinal é a sua vida. Eu te entendo, sempre que estou em dúvida tenho a tendência de ouvir a opinião alheia pra saber o que fazer, mas sempre percebo que ao fazer isso, mesmo que pra ter algumas ideias, acabo me deixando influenciar sobre e nunca fico feliz com o que escolhi. Salário ideal é aquele que paga suas contas, te dá conforto e torna possível investi-lo pro futuro. Pra mim 2k é pouco, mas não porque sou um rico mimado ou esbanjo por ai. Eu tenho família por exemplo, uma realidade talvez diferente de muita gente, 2k não dá nem pra alimentação. Por isso digo novamente, tudo depende.

1

Cara, mete o louco e aceita as duas propostas. Trabalha nas duas ao mesmo tempo e vê no que dá. Se porventura não se adequar, fica na que paga mais ou sente que você se da melhor.

Quem sabe você não consegue conciliar as duas

Tá na hora de honrar esse seu nickname KKKKKKKKKK, vulgo dev louco

1

Acho que vc pode ficar agora, mas já olhando para a próxima oportunidade. Daqui em diante, considerando a nova referência remuneratória.