Cara, como muita gente disse, da pra observar que tudo depende...
O que eu posso te dizer é o que tenho como experiência. Ir ao mercado perguntar o próprio valor pode ser subjetivo, pois vai depender de cada empresa. Valor em sí é subjetivo. Hoje pra mim valor é primeiramente home office 100%, depois o salário que, com o que eu sei e já conquistei, não vai ser abaixo do que espero.
Uma empresa dificilmente vai chegar no funcionário e falar "olha, seu salário é muito abaixo do mercado. Vou aumentar pra você 300% blz?". Quanto mais você entregar e menos cobrar, melhor pra empresa. Por isso muitas vezes temos essa sensação de não estarmos sendo valorizados no trabalho, e faz todo sentido. Algumas pessoas até chegam a reclamar, como o seu RH sugeriu, mas dificilmente vão ter o melhor resultado nisso.
Quanto a contra-proposta, eu particularmente não aceitaria. Isso obviamente sou eu, e também não sei o contexto da conversa que você teve, o tom, como são as pessoas ai... Eu sou bem cuidadoso com favores, e isso me cheira a favor; sinto que terei que fazer por merecer o aumento que consegui, que terei mais responsabilidades do que já tenho, que irei pra uma "lista secreta de layoff", ou algo do tipo. Além de que, eu pessoalmente gosto de novos ares de vez em quando, novos desafios, formas de trabalhar, pessoas novas.
Só mais uma coisa, como disse isso é muito pessoal, depende muito. Terceirizar esse tipo de decisão não é interessante, afinal é a sua vida. Eu te entendo, sempre que estou em dúvida tenho a tendência de ouvir a opinião alheia pra saber o que fazer, mas sempre percebo que ao fazer isso, mesmo que pra ter algumas ideias, acabo me deixando influenciar sobre e nunca fico feliz com o que escolhi. Salário ideal é aquele que paga suas contas, te dá conforto e torna possível investi-lo pro futuro. Pra mim 2k é pouco, mas não porque sou um rico mimado ou esbanjo por ai. Eu tenho família por exemplo, uma realidade talvez diferente de muita gente, 2k não dá nem pra alimentação. Por isso digo novamente, tudo depende.