Executando verificação de segurança...
5

Minha dúvida: Qual o melhor caminho, ou a melhor forma, de aprender PHP do zero?

Se você é programador(a) PHP ou estusiasta da linguagem, seja bem-vindo(a)!! É de sua ajuda que eu preciso.

Caso você não se enquadre em nenhum dos pontos acima, porém gostaria de contribuir de alguma forma, seja bem-vindo(a) também.

Agora, talvez você esteja se perguntando:

  • Porque PHP?

Jajá vou responder essa pergunta. Vou responder também:

  • O que estou fazendo para aprender PHP? (Não sei se é a melhor forma rsrsrs)

Ao mesmo tempo, eu gostaria de obter a resposta às seguintes perguntas:

  • Qual melhor caminho, ou melhor forma, para aprender PHP?
  • Você possui alguma dica de material?
  • Você indica algum curso (pago ou gratuito)?

Então, vamos lá...

Contexto

Estou estudando programação há 1 ano e 3 meses. Até o momento eu tenho estudado com grande afinco e dedicação o front-end. Já aprendi HTML, CSS, JS, TS, React, SASS e Wordpress.

Por meio do conhecimento que tenho consigo pegar vários projetos como freela.

Sei que tenho muito que aprender, porém considero que tenho um conhecimento relevante no front-end. Sinto certa medida de segurança e confiança ao me deparar com desafios que envolvam o front-end.

Porém, existe um problema (ou talvez nem tanto)!

Até o momento eu não tive nenhum contato com o back-end. Não sei absolutamente nada!

Eu sei que poderia continuar focando no front e isso não seria necessariamente um problema — e realmente não é. Entretando, eu quero evoluir e poder expandir os serviços que presto (visando atender melhor meus clientes atuais e consquistar novos).

Muitas demandas que surgiram ao longo deminha jornada como freelancer, eu tive que recusar, pelo simples fato de não ter conhecimento sobre back-end.

Penso que aprendendo o back-end, terei condições de aproveitar melhor as oportunidades que chegam até mim.

Daí, chegamos ao primeiro ponto deste post: Porque PHP?

Porque PHP?

Minhas maiores demandas como freelancer é para a Web. Inclusive, boa parte desses trampos, são desenvolvidos utilizando Wordpress, visto que o cliente prefere ter certa autonomia.

Então a resposta a pergunta acima é bem simples: PHP domina a web!

Em suma, não que eu seja um amante da linguagem, mas o fato é que o PHP é a linguagem domina a web quando se fala de back-end.

A tecnologia em si pouco importa. São ferramentas! Então, se meus clientes estão precisando que eu aprenda utilizar "X" ferramenta, então bora!! Vamos aprender "X" ferramenta.

A maior parte da demanda que surge para freelas é em PHP (quando é back-end, claro). Por isso, considero ser uma excelente oportunidade aprender PHP.

Tendo isso em vista, vamos ao segundo ponto.

O que estou fazendo para aprender PHP?

Toda vez que eu preciso aprender algo, eu vejo se o Guanabara (canal Curso Em Vídeo) possui algum curso sobre rsrsrs.

Obviamente, estou utilizando o material gratuito do Gustavo Guanabara.

Outro material que encontrei no YT, é um curso de PHP (Learn PHP The Right Way) do canal Program With Gio.

E por último, estou lendo a documentação oficial do PHP. Diga-se de passagem, é muito boa!

Até o momento é isso:

  1. Curso PHP — Gustavo Guanabara
  2. Learn PHP The Right Way — Program With Gio
  3. Documentation — php.net/manual/

Porém, sou um completo iniciante, e gostaria de ouvir vocês. É sempre bom conferir outras opiniões.

Você acha que essa trilha é a melhor forma de aprendizado? Você possui outra sugestão?

Agora é com você. Eu conto com sua ajuda. Confesso que estou um pouco perdido. Este é meu primeiro contato com back-end, não sei se é normal ficar um pouco perdido.

Estou aberto a ouvir sua opinião e sugestão. Você conseguiria me ajudar respondendo a essas perguntas:

  • Qual melhor caminho, ou melhor forma, para aprender PHP?
  • Você possui alguma dica de material?
  • Você indica algum curso (pago ou gratuito)?

Estou ansioso para ouvi-lo!

Carregando publicação patrocinada...
3

Boa tarde Gabriel, tudo bem?

Mano, entendi sua linha de raciocínio para escolher o PHP, mas gostaria de levantar alguns questionamentos.
Sim, o PHP ainda "domina" a Web e a linguagem está sendo atualizada. Porém, o que vejo do mercado, é cada vez menos sendo utilizado. As principais demandas que você vai ter com PHP são ou projetos legados, ou vinculados a alguma ferramenta (vide Wordpress que você citou).

Se o seu objetivo é unicamente utilizar a programação para buscar Freelas, é um caminho interessante manter-se no PHP. Porém, se você está utilizando esse caminho para futuramente buscar uma profissão na programação, não sei se o PHP vai ser o melhor caminho. Não que não exista mercado para essa tecnologia, mas a tendência do mercado é cada vez menor para ela.

Pessoalmente eu diria que existem opções melhores, mesmo fora da nossa queridinha bolha Javascript (NodeJS e seus milhares de frameworks...).
Java com springboot para backend na web é bem forte e estável, todas as Big Techs que já vi sempre tem vaga em aberto, C# com .net core também está nesse mesmo nível.

1

Tenho vontade em aprender Java. É um mercado bem grande! Mas no ramo de freela realmente acabou vendo poucas oportunidades. Já nesse ramo mais voltado para profissão, tem muita vaga boa mesmo.

1

No caso de Freela depende, se tu for fazer o sistema do zero, ai pode usar Java do teu jeito. Se for pra pegar e dar manutenção, ou for projeto que tu só vai iniciar e outras pessoas vão dar manutenção, então seria melhor fazer com algo mais popular.

1
1

Então, a visão do Java ainda está muito vinculada a como era antigamente, lá nos tempos do JSP, JSF e companhia, onde tudo era complexo e extremamente verboso.

O Java atualmente ainda é verboso, pois a ideia deles sempre foi essa, ser explicita em sua escrita. Nesse ponto linguagens como JS ou Python ganham de longe, sendo muito mais prazerosas para escrever. Porém, quando falamos em API para web, o Springboot revolucionou no Java assim como a tríade para o frontend web (Angular, Vue e React).

Sinceramente, hoje em dia, é mais rápido e fácil e provavelmente vai ficar pronta mais rápido criar uma API com Springboot do que com Node com algum framework (levando em consideração fazer uma API que realmente vai funcionar, não um crud sem validação nenhuma). kkkk

1
1

Gabriel, com certeza o Gustavo Guanabara tem excelentes videos para voce começar no PHP, ( objetos e MVC ). O PHP é um HTML metido a besta, ( toda resposta do PHP é para gerar um HTML). Mas o PHP serve para fazer a logica, por exemplo um boletim escolar ( feito em HTML ) se a nota for menor que 5 use a cor VERMELHA, senão use a cor AZUL. Mas eu iria alem, coloque na sua meta o framework Laravel ( em PHP ), é o mais requisitado pelas empresas.

1

Se ja sabe programar, aprenda o basico do basico do PHP e orientação a objetos do mesmo.

Dai vc ja parte para um framework como Laravel, e o próprio WordPress.

não vejo porque se aprofundar na linguagem sem antes ter encontrado dificuldades em algo.

1

Na verdade, minha maior dificuldade está sendo entender o back-end (não apenas o conceito, mas sim de forma prática). Essa questão de CRUD, login, etc.. eu ainda to boiando um pouco sabe.

2

Experimenta aprender usando o framework Laravel, ele te dá caminhos prontos de como fazer tudo isso, e a documentação é bem legal.

Eu aprendi muito usando o site Laracasts.com (tem videos gratuitos, mas recomendo fortemente pagar um ou dois meses pra extrair o máximo)

1

Vou te dizer o que eu faço quando eu quero aprender uma nova linguagem, vou no Udemy, procuro um curso em inglês, o mais completo possível, que tenha pelo menos uns 1.000 alunos e nota pelo menos 4.7.

Até hoje não errei fazendo isso. E os cursos lá estão sempre em promoção. Depois disso, se meu interesse for me aprofundar na linguagem, aí sim vou atrás de livros. Pois o livro entra no detalhe da linguagem, enquanto a video-aula é boa para se familiarizar com a linguagem.

1

Obrigado. Eu até vi alguns cursos assim, bem avaliados, com bastante alunos etc... porém, estão bem desatualizados. Tem alguma indicação de algum em específico?

1
1

Cara, eu consigo bastante freelas pelo Workana. Mas tem outras plataformas também, como 99frelas, Fiver, Frelancer, entre outros. Mas acredito que se focar no Workana, consegue ter bons resultados!

1
-1

Respondo isso com a melhor das intenções, mesmo que algumas pessoas não interpretem assim. Por isso gastei meu tempo tentando fazer algo elaborado. Lamento por quem não goste, mas algumas pessoas gostam.


Quero te dar meus parabéns. Pergunta desse tipo é feita quase todos os dias aqui, e mostram um certo despreparo geral da pessoa, algum desespero e as respostas não vão levar a lugar algum, mesmo que tenha uma muito boa. Mas aqui é diferente. E serve de lição para outras pessoas, que não verão, porque um dos problemas das pessoas que fazem errado é que elas não pesquisam.

Claro que dá para criticar a postagem também, porque provavelmente conseguiria a informação com pesquisa, o título original não era dos melhores e cai no erro da busca pelo "melhor". Depois falo disso.

Agora quero falar que a pergunta foi elaborada, mostrou comprometimento com a atividade, mesmo com falhas, foi o melhor que pode fazer, não foi algo jogado, passa a impressão que está pensando seriamente sobre o assunto e não quer só que alguém decida por você. E também parece que uma resposta será mais útil porque saberá o que fazer com ela. A gente vê que algumas respostas, mesmo boas, serão desperdiçadas por quem fez a pergunta. Porque a pessoa não entende que o resultado maior é fruto de atitude, e isso que a pessoa precisa mudar.

Com as informações dadas fica muito menos achismo do que em outros casos. Embora ainda tenha que ser dito que pessoas aleatórias na internet não estão comprometidas com seu sucesso, ou fracasso, que elas não te conhecem, não vão se beneficiar dos seus ganhos, ou perdas, que tiver fazendo o que elas respondem para você, e ainda precisaria muito mais para algo mais relevante.

Eu acho, mas não tenho como afirmar, que cai no mesmo problema de quase todo mundo hoje em dia. Se dedica às ferramentas e não à profissão, ou seja, não estuda a computação, a engenharia de software. Talvez vá pegando uma coisa aqui e ali no meio dos estudos das ferramentas, mas não é algo estruturado. E parece que ainda corre o risco de estar aprendendo algo errado e treinar esse erro por bastante tempo. Esse ́ é um alerta que faço para melhorar o todo e se desenvolver melhor. Não é fácil fazer isso porque é mais chato, não acha informação tão facilmente, embora esteja toda aí, iguais a quaisquer outras.

Mas parece estar conseguindo progredir, porque tem a atitude básica certa, e talvez falte um pouco de orientação.

Não gostro do motivo de ter escolhido PHP, principalmente porque a informação é misleading: https://www.tabnews.com.br/maniero/1ffcd0c3-e1f7-4ddb-b98c-aca94bcaf846.

Até pode ser a melhor escolha para você, mas o motivo não é bom. Não que seja ruim de tudo, porque o fato dele ser muito usado é um bom motivo, tem respaldo para tomar uma decisão. Não é errado decidir pelo popular. E se você está recebendo propostas para trabalhar com PHP, este é o argumento.

Eu não comento cursos específicos, ainda mais os que eu não fiz. Então não posso ajudar se está indo pelo caminho certo, mas repito que pode não ser o melhor quando está só preocupado com a ferramenta. Imagino que não vai mudar muito porque fará o que quase todo mundo faz, aprender rápido, consegue entregar algo, ganha uma grana, e fica sempre nesse ciclo.

É ok, eu só costumo aconselhar mais as pessoas que pretendem se tornar profissionais diferenciados. Ninguém é obrigado fazer o que eu desejo para elas.

Eu não gosto nunca quando a pessoa pede pelo melhor, porque mesmo com todo esse texto, o que é o melhor para você não está definido, e mesmo que esteja, as pessoas provavelmente vão ignorar e vão falar o'que é melhor para elas e não para você. É o que eu estou fazendo aqui. Mas te conto isso.

Eu uso PHP razoavelmente, para sites simples, então não uso como as pessoas costumam usar hoje, porque como usam eu acho que tem ferramentas melhores. E nunca me aprofundei em certas questões, embora eu saiba de coisas de PHP quase provavelmente mais de 99% dos programadores que usam a linguagem não sabem sobre ela. Não sou o melhor para dar indicações específicas, mas é um caminho razoável que está fazendo. Se souber usar bem a documentação, pode se dar bem, PHP tem uma das documentações mais erradas que já vi, principalmente em português, mas ela é bem útil e todo meu aprendizado foi com ela, não sei se funciona para todo mundo, meu background não é tão comum.

Eu indicaria não usar OOP, frameworks (em cima de algo que já é um framework) e outros penduricalhos (MVC por exemplo) que costumam usar, mas eu não sou você. Se os trabalhos que encontra pedem isso ,então você terá que aprender para cumprir seu objetivo, mas não é algo que dê o melhor resultado.

Cabe a você entender até as entrelinhas aqui para se desenvolver bem.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado. De verdade. Se isso não te agrada, não tem problema, sei que não vou agradar a todos.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).