Executando verificação de segurança...
3

Boa tarde Gabriel, tudo bem?

Mano, entendi sua linha de raciocínio para escolher o PHP, mas gostaria de levantar alguns questionamentos.
Sim, o PHP ainda "domina" a Web e a linguagem está sendo atualizada. Porém, o que vejo do mercado, é cada vez menos sendo utilizado. As principais demandas que você vai ter com PHP são ou projetos legados, ou vinculados a alguma ferramenta (vide Wordpress que você citou).

Se o seu objetivo é unicamente utilizar a programação para buscar Freelas, é um caminho interessante manter-se no PHP. Porém, se você está utilizando esse caminho para futuramente buscar uma profissão na programação, não sei se o PHP vai ser o melhor caminho. Não que não exista mercado para essa tecnologia, mas a tendência do mercado é cada vez menor para ela.

Pessoalmente eu diria que existem opções melhores, mesmo fora da nossa queridinha bolha Javascript (NodeJS e seus milhares de frameworks...).
Java com springboot para backend na web é bem forte e estável, todas as Big Techs que já vi sempre tem vaga em aberto, C# com .net core também está nesse mesmo nível.

Carregando publicação patrocinada...
1

Tenho vontade em aprender Java. É um mercado bem grande! Mas no ramo de freela realmente acabou vendo poucas oportunidades. Já nesse ramo mais voltado para profissão, tem muita vaga boa mesmo.

1

No caso de Freela depende, se tu for fazer o sistema do zero, ai pode usar Java do teu jeito. Se for pra pegar e dar manutenção, ou for projeto que tu só vai iniciar e outras pessoas vão dar manutenção, então seria melhor fazer com algo mais popular.

1
1

Então, a visão do Java ainda está muito vinculada a como era antigamente, lá nos tempos do JSP, JSF e companhia, onde tudo era complexo e extremamente verboso.

O Java atualmente ainda é verboso, pois a ideia deles sempre foi essa, ser explicita em sua escrita. Nesse ponto linguagens como JS ou Python ganham de longe, sendo muito mais prazerosas para escrever. Porém, quando falamos em API para web, o Springboot revolucionou no Java assim como a tríade para o frontend web (Angular, Vue e React).

Sinceramente, hoje em dia, é mais rápido e fácil e provavelmente vai ficar pronta mais rápido criar uma API com Springboot do que com Node com algum framework (levando em consideração fazer uma API que realmente vai funcionar, não um crud sem validação nenhuma). kkkk