Por que o Linux Ainda Não Conquistou o Desktop?
Recentemente, na verdade há algumas horas do momento em que estou escrevendo este post, o André Young (YouTuber e desenvolvedor de jogos) fez um vídeo testando algumas distros Linux. Logo no começo, uma frase que ele falou me fez refletir. Para quem não viu, ele diz:
O problema do Linux é que não roda nenhum jogo, né? Então é complicado.
Lógico, não somos idiotas e conseguimos entender o que ele quis dizer com isso. Acho que a escolha das palavras dele é errada, e público que talvez não tenha a mesma noção que a maioria aqui tem, vão entender que realmente não tem jogo nenhum , mas isso não é o ponto que quero discutir mesmo eu achando isso bem problematico.
Mas, o que isso me fez pensar é: por que não temos tanto interesse do público em usar Linux?
Bom, talvez eu não tenha uma resposta definitiva para isso, mas vamos a alguns pontos que acho que podem influenciar.
Open Source
Acho que uma das coisas que talvez seja uma grande barreira para a popularização em grandes massas é o próprio open source. Calma, abaixem suas tochas e tridentes! Não estou dizendo que open source é ruim. O que quero dizer é que os devs, que diga-se de passagem são pessoas de aura +100.000 por dedicar seu tempo a nos fornecer soluções grátis, no geral vão fazer as coisas que lhes agradam e solucionam os seus problemas e não necessariamente o que "vende". Lógico, não estou dizendo que isso é uma verdade absoluta e que 100% é assim, mas na minha opinião isso é um fator dentre vários.
Suporte a Apps e Jogos
Olha, esse ponto obviamente não é culpa das distros e seus devs, mas sim consequência do desinteresse das produtoras e desenvolvedoras que fazem os softwares. Mas o que vejo bastante é: "Ah, mas você não vai para o Linux porque não tem Photoshop; tem o GIMP." Para, cara, esses softwares open source entram no mesmo limbo que falei sobre o interesse dos devs no open source. O que eles estão fazendo são soluções para SEUS problemas e não um software comercial. Até que as distros e softwares nelas sejam uma solução para os problemas das pessoas que usam o Windows, esse mundo não vai mudar. Tenho mais para falar sobre isso, mas vamos falar sobre os jogos.
Ah, os jogos!
Temos uma ampla variedade de jogos funcionando de forma lisa e/ou nativa, jogos maravilhosos e fodas. E contando com a popularização do Steam Deck, existe ainda mais incentivo para empresas e publishers terem seus jogos no Linux. Mas então por qual motivo isso não é um incentivo e sim um problema para os "gamers"? Honestamente, acho que caímos na questão: isso me traz solução ou problema?
Acho que o problema no geral é que atualmente ir para o Linux lhe traz mais problemas que soluções. Não basta ele ter as mesmas coisas que o Windows, ele tem que ser melhor. Tem que oferecer algo que tenha o peso de que não ter X ou Y software ou jogo não seja relevante. E acho que ainda não temos isso e por isso as distros Linux são coisa de "maluco". Por isso o maior público é os devs, pois esse público tem suas ferramentas disponíveis com a mesma qualidade ou mesmo superior ao Windows.
Experiência Pessoal
Eu, por exemplo, não uso Fedora, que é minha distro do coração, pois usar ela me traria mais "trabalho", mais problemas que não tenho no workflow do Windows. Eu realmente gostaria de usar, mas esses problemas não me dão motivação para usar o sistema. Se minha esposa vier e me perguntar: "Por que você usa Linux?", vou responder que é porque gosto. E acho que o público no geral não "gosta" de um sistema, ele usa porque é o que tem e o atende.
Conclusão
No fim das contas, é só mais uma discução sobre Linux x Windows que talvez não mude nada. até talvez aparecer um novo OS que seja matador de "linux" e "windows" seria o MacOS 👀? brinks