Trabalhei 10 anos em uma das maiores varejistas do país, a empresa contava com mais de 30 mil postos de trabalho. E todos eles usando Windows: desde o operador de caixa, passando pelos funcionarios de escritório, até o operador de logistica que precisava dar baixa no caminhão que acabara de ser carregado para abastecer as lojas.
Pergunta: por que uma empresa desse porte abriria mão de um sistema operacional com total suporte para embarcar na "aventura" do software livre?
Quando uma empresa de grande porte assina com a Microsoft, não é so Windows que ela leva: ela leva Office, Outlook, PowerBI, Onedrive, e agora o Copilot, que vai ajudar o funcionário de escritório até nas tarefas mundanas do Excel.
Por que essa empresa abriria mão disso tudo?
Software livre é de graça? Pra quem?
Pra empresa que teria que atrasar sua operação e treinar 30 mil pessoas num sistema totalmente novo, essa conta sai é bem cara!
E qual distro a empresa usaria? E quem dá garantia de que haverá atualização? Quem dá garantia quando surgir algum incidente de segurança?
(O meme do windows que atualiza sem vc pedir é uma benção que não deixa o funcionário pensar se quer atualização ou não kkkk)
Agora multiplica esse problema pelo numero de empresas de médio e grande porte, de todos os ramos, do mundo todo.
Entende pq o império do Windows nunca será vencido?