Executando verificação de segurança...
2

Bom vou dar meus 5 centavos, eu sou um usuário de linux basicamente desde 2004, pelo menos nos ultimos 13 anos eu nem via a cor do windows. Porém nesse meio tempo acabei usando o mac um tempo para desenvolver pra mobile.
Tenho uma esposa que é enfermeira que por livre e espontanea pressão usava linux antes de nos conhecermos, principal motivo ela sempre teve computadores muito fracos então uma distro mais level era a UNICA opção de conseguir usar o computador. Veja que isso é uma época antes dos smartphones. Além disso meu pai tem mais de 70 anos e pelo menos nos ultimos 15 ele usa Linux e funciona bem pra ele.

Eu sei que sou um tipo especifico de usuário, pois sou curioso e gosto de hackear meu workflow então cada minima lib que está rodando no meu notebook eu sei por que está lá. Então uso uma distro que me possibilita customizar bastante que é o arch linux, isso me faz um desenvolvedor melhor? Não, só gosto de tudo feito do meu jeito e uso um sistema que me possibilita dar esse nível de customização. Agora voltando a minha esposa, ela é usuária linux, então ela usou o arch com kde pois estava recentemente divindo meu notebook com ela, mas antes usou, ubunt, mint e biglinux e foi tudo bem além de ela também usar o mac um tempo. Ao contrário de mim ela quer algo tudo pronto ela quer um workflow "pronto pra uso" tanto que quando ela usou o arc+kde simplesmente por que eu customizei todo o workflow pra ficar parecido com a customização do cinnamon do mint. Ela usou linux por anos e funcionava para ela, recentemente "há duas semanas" ela voltou pro Windows, motivo, no trabalho dela usa o Microsoft Office e precisava colaborar com outros ai usar um formato aberto não estava funcionando, também por que ela pegou um surface laptop que já vem com o Windows.

Por que contar toda essa história, se você for usar seja Windows, Mac e Linux vai depender um pouco do que você trabalha e seus clientes. Além do que você gosta de trabalhar. Se você gosta de usar o Garageband ou o Final Cut não faz sentido você usar o Windows ou o Linux. Assim como se você é designer o GIMP te atende e não quer pagar pela licença da ADOBE você sabe que vai te limitar fazer o trabalho para alguns clientes que vão te exigir trabalhos no formato da ADOBE. A mas, o GIMP é de graça e depende da boa vontade então nunca vai ser como o Photoshop, teve uma discussão muito bacana sobre isso no Então cada um segue seu caminho uma boa discussão sobre isso é o podcast do diolinux que fala um pouco sobre como os projetos open source trabalham (principalmente os grandes).

Quanto a jogos como disse o steamdeck está tentando dar uma luz sobre isso, assim como o uso doméstico existe empresas como a system76 e a tuxedo entre outras que tentam trazer algo mais focada ao usuário final além do usuário gamer. Isso quer dizer que o linux vai superar o Windows um dia no usuário doméstico? Acredito que não, além de que com o Windows 11 e descontinuidade do windows 10 a microsoft ta se esforçando.

Por que não mudaria? Primeiro a maior parte dos notebooks e pcs vem com o windows e por que? Por que essas empresas pagam coisa de 5 ou 10 dolares do valor final do seu hardware em linceça, ajustando isso com o publico final está acostumado com o windows acaba valendo. Juntando que as grandes fabricantes quando coloca um notebook ou pc com linux pegam a distro mais zoada possível para por no mercado. Além disso existe principalmente no mercado brasileiro a pessoa que vem com um notebook com windows 10 vai no "técnico de informática" e instala o windows 7 crakeado por que ela gosta mais. E não vou só no Brasil, eu moro na alemanha, tem gente que compra licença do windows 7 e pede para desistalarem o windows 10 e por que isso? Como disse estão acostumados com o Windows 7 mesmo ele não tendo mais updates de segurança a pessoa toma essa decisão minamente questionavel.

Ai no final aqui ainda muita gente usa linux, inclusive em empresas e repartições públicas, principalmente por conta que aqui pirataria da cadeia, já vi gente receber 500 euros de multa por baixar software pirata. Então muitas vezes essas empresas que criam distros para usuários finais muitas vezes tentam montar cases aqui dentro do território europeu justamente por conta desses problemas, além de que eles consideram a forma que o Windows trabalha e empurra as ferramentas é uma prática anticompetitiva. Até foi levantado que usar um software sem garantia é um problema, tudo depende da empresa, aqui acaba se usando ferramentas freeware ou open source que não tem uma garantia fechada e segue tudo bem, mas aqui ainda se usa planilha de papel (eu sempre tive a imagem que na europa usava coisas de ultima geração).

Minha situação é inclusive essa, tenho um software open source que criei "de graça" e empresas me pagam para dar suporte para a ferramenta, então open source funciona bem pra empresas, principalmente se o projeto é bem estruturado.

Dito tudo isso, não acho que linux vai dominar o desktop, mas ele contínua existindo e tendo empresas investindo nisso pois, há demanda no mercado pra isso. Porém Windows é mais habitual para a maior parte dos usuários e muitas pessoas nunca atualizam o windows um exemplo é no trabalho da minha esposa que tem computadores com windows xp e é um hospital grande, imagina outras empresas?
Outro ponto que levanto é que tirando os gamers, muita gente vem buscando tablets ou celular como dispositivo principal (fora do trabalho) então mesmo o windows para usuário doméstico pode acabar sendo substituido por um android ou ios, pois tem muita gente que não tem mais PC em casa. Quanto a empresas muitas delas ainda usam Windows por que a microsoft da um contrato bom para elas pagando valores baixos em licença e dando o suporte. Lembro que uma grande empresa que trabalhei foi cogitado fazer uma contação com a Red Hat e a Canonical e o contrato da microsoft era mais barato. Para empresas pequenas, ainda há quem use versões antigas ou ainda use pirataria, pois dúvido muito uma empresa com 5 ou 6 funcionários no interior de rondonia vai receber um fiscal para aplicar uma multa por usar software pirata.

Bom esse textão foi minha opinião, mas digo que cada um pode usar o que quer, cada caminho tem seus prós e seus contras. Windows continua popular pois é o mais "comum" porém dependendo de onde você está o Linux por exemplo pode ser a unica alternativa viável, tudo vai depender da necessidade seja a sua como empresa ou como pessoa física.

Carregando publicação patrocinada...