Executando verificação de segurança...
80

VERDADES BRUTAIS PARA PROGRAMADORES

Muitos programadores experientes vão entender bem sobre o que estou falando, alguns irão discordar, afinal, cada programador tem a sua maneira de enxergar os códigos. Mas para você que é novo neste mundo tenha em mente que programar é uma tarefa difícil que só se aprende com muitas horas de prática e persistência. Nada de sonhar com salários altos em 6 meses de estudo pois até você conseguir um salário bacana, terá que ralar muito. Então vamos lá:

• Sua saúde mental está em risco. Burnout não é brincadeira, está é uma área super estressante por si só, com prazos apertados e longos períodos de jornada de trabalho.

• Não existe bug simples. Um erro estúpido como esquecer um ponto e vírgula ou escrever errado o nome de uma variável pode facilmente levar uma semana para encontrar e consertar e pode causar uma perda de sono significativa.

• Tudo o que você aprende hoje em cursos, você terá que aprender de novo quando estiver trabalhando em um projeto de verdade.

• Conforme seu salário for aumentando e você for evoluindo, as responsabilidades e as cobranças também aumentarão. Isso pode prejudicar a tua qualidade de vida.

• Você vai ter que dedicar um bom tempo de estudo depois (ou antes) do trabalho para conseguir evoluir.

• É bobagem virar a noite programando. Algumas pessoas funcionam melhor pela manhã ou a tarde, mas vai do ritmo de cada um.

• Programar pode viciar. Eu não consigo ver um app, jogo ou site sem visualizar mentalmente como o código deve parecer.

• Você terá que estudar o resto da vida para se manter no mercado de trabalho.

Lembre-se que estas verdades não se aplicam a todas as pessoas, existem muitos sortudos fora da curva, mas provavelmente você não é uma delas. Programe por amor ❤️

Carregando publicação patrocinada...
6

Excelente, eu acresentária.

  • Saiba pedir ajuda e dar ajuda. Seu código não é uma ilha quando mais você compartilhar o problema mais rápida é a solução.
  • Seniors erram, entenda que o código é feito por pessoas sendo assim exitem dias bons ou ruins.
  • Você não é uma máquina, seu emocional impactará no seu código.
  • Não centralize responsábilidade, lembre-se quanto mais responsábilidade centralizar mais difícil será sua entrega.
  • Estude, leia os classícos são uns 70 no máximo, assista live codes, e prátique fora do trabalho, isso te dará um controle maior e felicidade quando estiver codando.
  • Todos os seniors estuda video aula, só não gostam de admitir. rs então faça seus bootcamps de forma leve, sem peso na consciencia.
2

Ponto IMPORTANTISSIMO, (excluindo duvidas que você pode resovler em uma googlada)

  • Saiba pedir ajuda e dar ajuda. Seu código não é uma ilha quando mais você compartilhar o problema mais rápida é a solução.

Muito junior tem medo de pedir ajuda pra um dev pleno ou senior, independente do motivo e acaba sendo algo que trava a gente.

1

Quando eu era Júnior eu realmente tinha medo de pedir ajuda e achar que estou incomodando mas aos poucos fui perdendo esse medo e agora quando preciso corro atrás até do CEO pra tirar minhas dúvidas. Acho que isso vem com o tempo e a empresa mostrando que ela e as pessoas são abertas para ajudar. Por que vamos concordar, tem desenvolvedores também que se acham a ultima bolacha do pacote e não ligam para os Júniors, já passei por isso.

6

"Fogo no parquinho"

Programar é um área interesante que pode expressar uma idéia ou várias em um resultado que pode-se ver e dar algum retorno prático.
Mas...
O que é "vendido" por ai é que com um click tudo está pronto;
O programador deve saber tudo em pouco tempo, senão fizer este não presta, e não serve para o serviço;
Deve fazer funcionar só em alguns minutos, qualquer coisa que está travando ou que não responde no programa ou computador;
Deve entender várias linguages, tudo junto de um vez e separado também;
Deve entender alguns idiomas além do seu também, para ajustar a programação independente de onde estas;
Este não precisa de ajuda e nem livros ou outro qualquer material para ajudar no desenvolvimento ou ajustes necessários para o trabalho;
Não precisa de um computador bom, para ele serve aquele que está desatualizado alguns anos na empresa;
Não precisa de conhecimento e nem curso serve o sobrinho do dono da empresa que fez curso basico de word para fazer os principais serviços;
O programador não precisa pensar além do que foi pedido senão ele atrapalha;
Bom programador é aquele que tem as melhores faculdade, cursos e graduações etc;
O programador da empresa deve estar 24horas disponível e não importando onde estas;
Ele deve saber mexer e ter pleno conhecimento das mais variadas plataformas para usar, não importando o que deve ser feito;
Deve saber de todos equipamentos e tipos de computadores existentes para usar nas idéias de empresa;
Os programadores deve ser jovens, mas velho não serve para o trabalho;
Para criar e botar em prática a programação ele pode trabalhar de graça ou quase mendigando;
Para que ajuda médica, ou acompamento do funcionários de saúde, se ele só fica o dia todo no computador;
Vai sair e arranjar um trabalho de verdade, que tu só fica o dia todo no computador;
Além disso, tentam colocar nas entrevistas dos novos funcionários da tecnologia, algumas das empresas ou pessoas, para fazer um "roteiro" com palavras lindas e maravilhosas da tecnologia, que são ditas, perguntadas e repetidas várias vezes, mas que na verdade nem sabem e não tem idéias do significado técnico e prático para ver se o candidato estaria certo para vaga solicitada;
De tudo isso e mais um pouco, de situações, perrengues e outras coisas, que as áreas da tecnologia e as próprias pessoas, usam e trabalham, passam, já passaram ou estão passando, ao enfrentar, seu dia a dia, nas empresas tanto físicas ou não, além de aprender muita coisa há toda hora, para fazer seu trabalho.
Não estou aqui menosprezando as outras áreas, profissões,e nem as pessoas, mas com a tecnologia existindo, como está até agora, as coisas viraram tudo num passe de mágica estão prontas e qualquer num apertar de botão que está tudo feito.
Ainda existem um ser humano em frente das tecnologias e espero que isso ainda exista por um longo, longo tempo. Para que as idéas permanecem coerentes e existindo junto com a criatividade construtiva, com do desenvolvimento técnico e prático para ajudar à melhorar as diversas situações que se apresentam e vão aparecer dentro e fora das tecnologias existentes na terra.
Obrigado por poder participar, e me desculpe se fui grosseiro, e também não foi para ofender ninguém, mas de alguma forma para lembrar que devemos sempre pensar nas consequências das coisas além de nosso eu.

1

Da série: verdades difíceis de engolir 😂😂

Adorei seu comentário e concordo complemamente sobre criatividade construtiva e ter um ser humano em frente das tecnologias, acho isso muito importante:

Ainda existem um ser humano em frente das tecnologias e espero que isso ainda exista por um longo, longo tempo. Para que as idéas permanecem coerentes e existindo junto com a criatividade construtiva, com do desenvolvimento técnico e prático para ajudar à melhorar as diversas situações que se apresentam e vão aparecer dentro e fora das tecnologias existentes na terra.

4

Cara, eu não vou mentir que eu comecei a estudar pensando que entraria sim no mercado de trabalho com 6 meses, assim como dizem os vendedores de cursos kk. Apesar de ser possível, não é para todos, na verdade uma pequena parte consegue e muitas vezes mais por network do que por fazer um trabalho bem feito começando do zero.

Quando eu deixei de olhar para as vagas e olhar para o meu aprendizado e realmente a curtir o que estava aprendendo, a vaga apareceu de forma mais suave.

1
2

Vagas tem, mas a pergunta que fica é... Em quanto tempo você consegue ficar apto para disputar essas vagas? Eu acho que nosso erro está nesse ponto, o tempo que passamos estudando não é o requisito, o requisito mesmo é saber aplicar o que se pede nas vagas. Então escolhe um caminho e não perde tempo se preocupando com o tempo que leva, só vai estudando até ficar bom :D

3

Me encaixo e já passei por todos os itens da lista ushesuheusheusheush

Realmente galerinha, precisamos ser camaleões e nos adaptar em todo os momentos, com dedicação e compromisso, que vocês chegarão lá!

3

Concordo com os pontos e acho que é super importante não só perguntar mas saber perguntar. É muito ruim receber meias perguntas, falta de uma explicação clara do problema e de aonde quer chegar.

Esses dois links são cruciais para todos os níveis, principalmente se você acha que as pessoas tem dificuldade em te entender.

https://dontasktoask.com/
https://xyproblem.info/

Muitas vezes quando começo a explicar um problema para alguém, acho a solução e 99% das vezes é algo errado que estou fazendo ou esquecendo de algum detalhe.

Aprenda a conversar e escrever com clareza. Não leia ou escreva com pressa, faça isso de maneira consciente e objetiva, pratique essa habilidade, é muito útil.

1

Muitas vezes quando começo a explicar um problema para alguém, acho a solução e 99% das vezes é algo errado que estou fazendo ou esquecendo de algum detalhe.

Rubber Duck operando em alta.
E o massa disso é: tanto você que tá explicando o problema, entende onde está o erro, quanto a pessoa que tá te escutando, também aprende sobre como a funcionalidade deveria estar se comportando e o que ela pode fazer, caso caia numa situação como essa.

Resolvendo o problema, ensinando e aprendendo, tudo ao mesmo tempo.

1
3

• Sua saúde mental está em risco. Burnout não é brincadeira, está é uma área super estressante por si só, com prazos apertados e longos períodos de jornada de trabalho.

Sobre esse ponto, ainda acrescento a questão de acionamentos extra expediente, que não deveria, mas acontece muito.

Trabalhei numa empresa de consultoria onde além de estender o horário constantantemente, era acionado aos fins de semana ou folgas, tinha contato com clientes que cobravam excessivamente e de forma agressiva...
Ganhando bem, porém desgastando minha saúde mental pouco a pouco.
De chegar ao ponto de eu ficar ansioso ao receber notificações no whatsapp e desabilitar as notificações no smartwatch.

Quando vi que isso tava impactando nos meus relacionamentos interpessoais, decidi priorizar minha saúde mental e consegui unir o útil ao agradável: fui pra uma empresa mais tranquila em relação a esses tipos de situações e ganhando mais que o salário da empresa anterior.

Existe uma linha tênue entre "Vestir a Camisa da Empresa" e "Bater Biela" ("funcionar no limite", no popular)

3

A mais brutal é a falta de oportunidades em cidades pequenas. Sou de uma cidade do interior de São Paulo, só aqui, formam-se por ano 120 pessoas na área de TI, temos uma empresa de pequeno porte que não tem condições de absorver nem 1% disso.

Com isso a remuneração, quando você consegue algo, é ridiculamente baixa.

A pandemia, nesse contexto, ajudou. Hoje é menos difícil oportunidades no modelo remoto, ainda assim é brutal a quantidade de pessoas com formação, em cidades pequenas, que não exercem por não conseguir sequer um estágio decente durante a faculdade.

2

É verdade, mas não desanime. Você já procurou por vagas remotas em empresas gringas?
Uma coisa que descobri recentemente são as empresas grandes e startups mais sólidas no mercado que pagam em dolar, ou seja, se formos deduzir, o cargo mais iniciante deles ainda acaba sendo uma ótima oportunidade para nós que gastamos em reais.
O dolar está em R$5,37 atualmente, então seu trabalho estaria sendo valorizado em 5x mais, na verdade, umas 4x por conta dos impostos cambiais brasileiros.

Você pode pesquisar (EM INGLÊS) as seguintes palavras-chave:
global + remote + paid + job + (sua função) + (seu nivel de experiência)
exemplo: "global remote paid job fullstack internship"
ou: "global remote paid job web developer junior"
Vc vai cair em sites que publicam vagas (estilo Indeed/Catho) onde vc pode filtrar a vaga ideal, e se increver pra receber notificação no email.

Ah, quase esqueci de avisar que os salários costumam ser tabelados em valor anual (que é só dividir o valor pelos meses), ou em hora (ent vc faz o valor multiplicado pelas horas exigidas no dia, multiplicado pelo tanto de dias trabalhados no mês). Quando você descobrir o salário mensal em dolar, você transforma pra real, então terás uma ideia se vale a pena! ;)

1

Ah mano, não desanima, realmente a situação não é fácil mas você tem opções ainda, como focar em uma área que seja possível um home office ou até se possível mudar de cidade, empreender... Vai na fé que dá certo, olha pro horizonte.

3

Eu adicionaria mais um ponto: "não existe código perfeito". Não estou dizendo para não fazermos o nosso melhor como devs, porém muitas vezes gastamos tempo desnecessário pensando, projetando e generalizando (over engineering) código que talvez nem seja utilizado pelo produto, exemplos: "Por que extrair um código para uma função se ela teria apenas uma referência? Por que projetar uma arquitetura de microserviços do zero se o seu produto é novo e ainda não tem muitos usuários e está em fase de experimentação?"

Uma dica valiosa que sempre prego nos lugares onde trabalho é: pense orientado no produto, escrever código apenas pelo software em si pode não gerar o valor necessário para o negócio, por isso é preciso saber os momentos apropriados de atacar débitos técnicos como refatorações, melhorias de performance, upgrade de dependências, etc.

Forte abraço ❤️

3

Eu adicionaria mais uma: Programar é muito mais difícil do que dizem. Na minha visão, alguns influenciadores passam uma visão completamente irreal do caminho que a pessoa vai encontrar pela frente.

Vai de encontro com:

Tudo o que você aprende hoje em cursos, você terá que aprender de novo quando estiver trabalhando em um projeto de verdade.

Para ter resultados reais, precisamos de expectativas reais.

2

Influenciadores são bons em criar sonhos, fico completamente indiginado com alguns que encontro no Instagram mostrando a profissão como um mundo colorido. Programar é realmente difícil, mas nós damos conta hehe.

3

Parabéns pelo post! Eu não tenho tantos anos de experiência mas também gostaria de acrescentar um ponto que pega muito pra mim e tento sempre trabalhar minha mente nisso:

  • Você nunca vai alcançar um nível estável de resolver problema. Sabe aquele processo repetitivo que certos trabalhos exigem ou são capazes de ter? Na programação você não vai ter quase nunca. Você tem padrões e processos que podem e devem ser aplicados, porém a cada nova atividade e desafio vai exigindo novas resoluções, e isso dá a sensação de nunca alcançar de fato um ponto de "agora eu aprendi de vez". E no fundo isso não é uma verdade, é só uma sensação
2

Boa, um excelente ponto para quem ta entrando na área, pois pode dar uma certa sensação de (sindrome de impostor) já que não irá aparecer todo dia as mesmas coisas e chegaria um dia que vc faria tudo decor e só dando check nos problemas resolvidos. Creio q todo dia chega um bug novo precisando de uma analise detalhada pois problemas podem ser parecidos porém com correções especificas para cada um deles.

2

O que, ao meu ponto de vista, não é de todo o ruim, é quase como um reflexo da própria vida, em que tu deve estar sempre em crescimento e melhora como pessoa pq, na real, tu sempre vai poder ser alguém melhor, não importa o quanto já tenha melhorado. Ser uma pessoa melhor pras outras pessoas, em todas as tuas relações, ser uma pessoa melhor pra ti mesmo (e, mano, muita gente se trata mal na real, não se ama, se olha no espelho e vê só defeitos). Eu acho que é natural, pelo menos foi pra mim, essa parada de se tornar alguém melhor pros outros e, junto disso, acabar se tornando melhor pra si tbm.

Em resumo: condenar a estagnação e evitar chegar ao topo pq, esse lugar, é superestimado e, quando tu chega lá, talvez, perca algo muito valioso que só existiu ao longo do caminho.

3

Particulamente eu estudo programação por ser algo que se adequa a minha vida e eu consigo fazer de boa, mas futuramente se eu achar algo que eu realmente gosto pretendo sair da programação.

2
1

Eu penso da mesma forma, entrei na programação não necessariamente pelo código, mas sim pela vontade de criar. Depois de entrar na area, acabei descobrindo diversos interesses, principalmente pelo design :)

2
1
2
1
2
2
2

Achei interessante cada detalhe, tenho 19 anos e estou iniciando na carreira. Pego cada dica e tento me aprofundar mais cada dia, por mais que me sinta sufocado, tento cada dia a mais me aprofundar nisso. Obrigado pelas verdades. <3

1
2
1
2
1
2
2
1
2

Me identifiquei muito com isso aqui:

Programar pode viciar. Eu não consigo ver um app, jogo ou site sem visualizar mentalmente como o código deve parecer.

Fora isso ainda fico pensando em como automatizar as coisas, as vezes saio pra comer e fico pensando, mas poxa por que eles ainda não tem um sistema de comandas para administrar os pedidos é algo tão batido e eles ainda não tem um, poxa eu poderia fazer e tentar negociar pra vender e ganhar um dinheiro extra... e por ai vai, todo canto que eu vou é uma viagem diferente.

No fim das contas, programador trabalha o dia todo, pois mesmo quando você não está de fato trabalhando a mente fica vagando pensando em soluções para diversas coisas inclusive problemas do trabalho que você não conseguiu achar a solução. Enfim, ócios do ofício...

0
2
2

Cara estou nessa de apreender sozinho! Não acho nenhum conteúdo gratuito que realmente de um norte! O que parece é que todo conteúdo gratuito nos deixa no mesmo ponto e sem possibilidade de crescimento!
Você ou alguém aqui com experiência poderia me indicar um bom conteúdo pago? Obrigado!

2

eu estou começando também, muitas vezes ficava perdido sem saber o que estudar e acabava pulando de galho em galho, como não tenho grana para pagar um curso eu dei uma olhada na emenda de um que achei interessante e estou seguindo ela por conta, com conteudo gratuito, pra mim está dando certo.

1

Oi Mario, eu sou dev a +- 5 anos e comecei com cursos gratuitos, assiste muito o Curso em Video que é top!
Também é importante aplicar o que aprendeu nos cursos fazendo pequenos projetos, o Felipe tem um video sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=H4CCPaYLTWg&t=333s
Com os cursos feitos eu comecei a enviar curriculo para as empresas e comecei a fazer alguns testes, reprovei ou não entreguei a maioria mas fui pegando XP para entender oq tinha que estudar mais.
Tem diversos caminhos, esse foi o meu, espero ter ajudado.

2

Sem querer guerra aqui nos comentários, talvés hajam influenciadores que exageram. Eu particularmente foi muito provocado pelo Gustavo Guanabara, meu professor da Internet, pelo menos a nível iniciante e até intermediário ele mostra que é "fácil" repare as aspas.

E sinceiramente quando gostas, e com uma motivação certa como a do meu prof. da Internet e disciplina até no mercado de trabalho a programação continua difícil mas não tão díficil assim.

Eu gostei do post pois é um alerta que coloca nossos pés no chão, por isso merecerá meu upvote (2 tabcoins).
1

acho q muitos programadores brasileiros(pelo menos os mais novos de 2016 ate hj) vieram pelo Guanabara mesmo, eu comecei a estudas programação em janeiro com cursos dele, ate que parei e entrei em uma faculdade de verdade, quero ver ate quando vou ficar no curso, pois e bem caro e a maioria dos professores usam conteudos ja existentes na internet e gratis, isso desanima um pouco, fora deslocamento e tempo dedicado a ir para faculdade.

1

Opá! É muito bom saber disso, grande parte da base que tenho hoje vieram do curso de PHP e Python dados pelo Guanara (cursoemvideo). É muito bom saber que somos valeu arturwrano.

2

• Programar pode viciar. Eu não consigo ver um app, jogo ou site sem visualizar mentalmente como o código deve parecer.

Isso é muito correto de se dizer, depois que você começa a entender a primeira linha de código, tudo que vê depois disso é apenas como foi feito tão aplicação.

Parabéns pelo post.

2

Começa a ver a Matrix de fora 😎
De um sinal de trânsito (semaforo) à uma cafeteira, você começa a tentar entender o padrão de código que faz aquilo funcionar.

E com o tempo, quando entende que mais do que programar, você pode resolver problemas, você começa buscar formas de resolver os seus problemas do dia-a-dia

2

Realmente manter-se um dev atualizado é um grande desafio, as vezes você tem uma boa bagagem em alguma stack e precisa aprender novas tecnologias por diversos motivos. uma dica é não se limitar a linguagem que você sabe, esteja disposto a quebrar o paradigma e aprender coisas novas.

2

Obrigado! eu tenho 16 anos e eu me identifiquei naquela parte

Programar pode viciar. Eu não consigo ver um app, jogo ou site sem visualizar mentalmente como o código deve parecer.

Isso acontece exatamente comigo! Já pensei em criar um bot que manda todos os dias mensagens de bom dia para amigos

2

Gostaria de acrescentar algo que tive que aprender depois de já estar trabalhando: Mesmo trabalhando com computadores, você ainda vai precisar se relacionar bem com as pessoas.

Seja pra conseguir uma vaga, pra fazer com que a equipe aceite suas ideias e padronizações ou para explicar algo técnico para um leigo, é importante sempre mantermos relações boas e ativas com as pessoas, além disso, é necessário saber falar, explicar sua ideia e seu ponto de vista.
Pode ser muito frustrante, não conseguir algo por causa da sua dificuldade em se relacionar com outras pessoas de forma eficiente.

1
2

Você terá que estudar o resto da vida para se manter no mercado de trabalho.

Nunca li tanta verdade. Mas eu amo.

Tudo o que você aprende hoje em cursos, você terá que aprender de novo quando estiver trabalhando em um projeto de verdade.

Uma dica? Estude fazendo projetos de verdade. Até uma TODO List é projeto de verdade.

Conforme seu salário for aumentando e você for evoluindo, as responsabilidades e as cobranças também aumentarão. Isso pode prejudicar a tua qualidade de vida.

Graças a Deus existem equipes, que ajudam a reduzir o peso. Já pensou ter que fazer tudo sozinho? Ter q apagar incêndio e atrasar projetos?
(Eu sou uma dessas pessoas infelizmente)

2

Muitos pontos relevantes e verdadeiros no texto. Hoje, o mercado está vendendo uma ilusão de que programar é muito fácil, mas exigirá esforço. É certo que algumas pessoas tem mais facilidade do que outras, mas acho muito difícil escapar dos pontos abordados no texto.

As coisas mudam muito rapidamente e muitas coisas que eram padrão de mercado há um ou dois anos, agora já não é mais. Portanto, minhas dicas são:

  • Nunca pare de estudar.
  • Aprenda tudo aquilo que é base.
  • Não tente aprender tudo porque é impossível.
  • Não se iluda.
  • Não se acomode.
  • Não arrisque sua saúde física e mental.
2

Uma verdade pra quem ta fazendo faculdade, de alguem que esta terminando Ciencias da Computacao -> tu nao vai aprender nem 10% do minimo necessario pra trabalhar bem como programador, por isso pule no trenzinho do mercado de trabalho o mais rapido possivel.

2
2

Recentemente decidi tentar a migração de carreira para a área de programação, já esperava muitas das coisas elencadas no post. Porém o que me pegou mesmo foi a saúde mental, pois por essa eu não esperava, até porque o curso que havia iniciado era voltado para a empregabilidade rápida, meio que simulando o dia a dia dev, sendo muito intenso e com prazos apertadissímos para a entrega dos projetos.

O que me fez inclusive dar um passo atrás e repensar se de fato era isso que eu queria, hoje estou certo da decisão que tomei acerca da migração. Mas para iniciar um curso de tal nível, notei que é preciso ter uma noção mediana de lógica de programação para ingressar com sucesso na área.

O desafio de me tornar um programador hoje é o que me move.

1

Enquanto você trabalha em projetos pessoas a sua lógica vai se aperfeiçoando naturalmente, não se apegue muito a lógica, se apegue a pratica. Faça, erre e tente de novo. Sucesso!

2

Trabalho com programação há 8 meses e o que mais me prejudica é a ansiedade de não conseguir resolver um problema junto com a sindrome do impostor, que faz me sentir como se eu não soubesse absolutamente nada, junto a isso eu comecei terapia que está ajudando com esses problemas, deixando minha saúde mental um pouco mais estável pra essa profissão

2

• Tudo o que você aprende hoje em cursos, você terá que aprender de novo quando estiver trabalhando em um projeto de verdade.

Esse ponto e muito verdade! Eu tive a sorte de receber uma oportunidade no meu trabalho para se programador. Estava trabalhando no suporte, e disse para meu chefe que queria ser programador.
Ele aceitou, me passou vários cursos para estudar, e depois que eu terminasse eu ia começar.
Apos eu terminar de estudar, comecei a trabalhar em pequenas demandas simples, mas rapaz, vou te contar, parece que eu tinha esquecido tudo daqueles cursos. Eu ficava mais perdido que cego em tiroteio. Mas com muita persistência, MUITA pratica e paciência dos meus colegas, finalmente as coisas começaram a fazer sentido.
Na minha visão, uma das coisas mais importantes, senão a mais importante, e a persistência. Porque você apanha MUITO no inicio. Mas todo o esforço vale muito a pena! Não me arrependo nenhum pouco.

1

E convenhamos, programador é um cara que apanha muuitoo nessa vida haha.
Eu fico 2 semanas sem ver o código e esqueço tuudo, ai tenho que revisar e estudar tudo de novo, só que é mais rápido🤣

2

Concordo com todos os pontos haha.
Em especial o penultimo ponto citado no post, recentemente fui a um restaurante na minha cidade (moro no interior), e para fazer os pedidos tinhamos que entrar no site do estabelecimento via QRcode e ir escolhendo que o garçom iria trazendo. Enquanto eu olhava aquele site eu ficava imaginando em como que eu poderia replica-lo, na API, como que ele lidava com a criação de novos pedidos e lidava com varios acessos simultaneos na mesma mesa.
Ser programador tem seus lados positivos e negativos, mas pra quem gosta do que faz e é um intusiasta em tecnologia, o mundo fica muito mais interessante quando você adquire esse olhar.

2

Estou começando na área novamente depois de muito tempo mas já aprendi uma lição:
-Pense 10 vezes antes de comprar cursos pra depois descobir que podia ter uma boa parte de graça e ficar com uma dívida em 12 x no cartão.

1

Eu acho essa uma das melhores areas pra se comecar justamente pois tem muito conteudo bom de graca por ai, só basta da uma leve procurada que eles comecam a se mostrar pra vc.

1

Sim, a única constante no mundo da progamação é: Aprender a aprender. Como Akita já disse, "sua linguagem favorita vai sumir, seu framkework também. O que resta? Aprender a aprender, nunca parar."

2

Com esse ultimo bum no crescimento de tecnologia vimos isso diversos cursos prometendo salarios e coisas e tal porem oque não e contado e que esse conhecimento devera continuar a ser aprimorado de forma continua ao longo da carreira.

2

Estou a 1 ano estudando programação e 6 meses trabalhando com programação, e cada ponto desse é MUITO verdade. Programar envolve muito trabalho mental, não apenas pra resolver problemas, mas para manter o psicológico saudável. Dedicação e persistência sempre farão parte da vida de um programador, estudem sempre e busquem se aperfeiçoar cada vez mais. E aprendam a se comunicar, a fala é importante para todas as áreas da vida, incluindo programação, trabalhar exige boa comunicação com os outros.

1
1
1
1

Sempre que se deparar com um erro ou uma dificuldade lembra-se que muitos já fizeram e muitos já passaram por esta dificuldade, não se limita me procurar ajuda

1

No dia a dia do trabalho as vezes sinto que a equipe de devs, cada vez menor, precisa abraçar um mundo de coisas com prazos menores para entregar.
Acho que uma coisa que valem a pena ser ditas é o seguinte, quem trabalha com sistemas com um legado as vezes um bug não é apenas bobo, a correção dele ta tão enraizada no sistema que por vezes é inviável uma correção em tempo hábil, e as vezes em vez de fazer o certo a gente precisa entregar só a correção.
E de fato as vezes cinto minha sanidade mental indo pro espaço, ainda mais conciliando uma vida junto com o trabalho.

1

Bom eu estou começando agora nesse mundo, estou fazendo vários cursos, e tenho um primo que trabalha na area, ele é Senior, um profissional do caralho, e eu peço muita ajuda a ele, as vezes não peço por medo de estar atrapalhando. Mas ele me ajuda sem nenhuma besteira.

1
1
1
1

O ponto do Burnout é verdade demais, como nosso trabalho muitas vezes é apenas pensar e escrever linhas de código, usamos demais a mente ao ponto de ela ficar cansada, ai junta com prazos e cobranças... já era.

A parada de vício em programação percebo em mim mesmo. Passo horas do meu dia programando e quando não estou na frente de uma tela escrevendo código, fico imaginando o código das paradas.

Cara, muito bom post, parabéns!

1

Eu Comecei Estudar Programação
Porque Foi Uma Coisa Que Eu Sempre Gostei, Sempre Foi meu sonho criar jogos, apps e sistemas eu me senti atraido por esse mundo, eu nunca me iludi com isso de arrumar emprego em 6 mesês, e preciso amar ♥️ e persistir pra conseguir se torna um bom programado 💪😉♥️

1

uma questão primordial é que muitos consideram seus códigos melhores que de outros, ou do ponto de vista estético ou pratico.... porem, a verdade é que... como nos revela a Navalha de Ockham : entre hipóteses formuladas sobre as mesmas evidências, é mais racional acreditar na mais simples. Ou seja, beleza pode ser fundamental, mas a simplicidade torna a vida mais fácil..

1

Se a gente revisasse nosso código a cada 6 meses ou a cada ano, veríamos o quanto a gente aprendeu nesse período, só por entender que a gente poderia ter feito aquele código de forma mais simples.

Usar a Regra do Escoteiro pra nós mesmos, além de usar no dia-a-dia

1

Fato intrínseco! O maior cuidado em meio a todas essas verdades é o Burnout. Ele pode levar inclusive a depressão. Portanto saber "se desligar" do código após o término de trabalho é de suma importancia para sua saúde mental e física.
Conforme você cresce, a saúde vai se tornando mais importante que um ótimo salário. Cuide da tua saúde.

1

A parte de virar a noite é extremamente verdade, muito melhor separar um tempo do teu dia para uma rotina diária do que virar uma noite ou outro pra tentar fazer algum projeto inteiro. Usando o tempo ao seu favor você pode render muito mais, tanto na programação quanto nos seus outros afazeres, fora que muitas vezes chegamos em um ponto do código onde empacamos e simplesmente não conseguimos seguir logo com o projeto, nessa situação o melhor é esfriar a cabeça e relaxa para depois conseguir pensar melhor. Fazendo um pouco de cada dia você consegue trabalhar isso bem melhor, fora que quem vira a noite achando que vai render mais, não conta com o cansaço que vem depois, que vai atrapalhar/atrasar ainda mais.

1
1

E vai além: pensar em como um sinal de trânsito funciona... uma cafeteira...
Vai além do um software, quando você começa perceber que quase tudo no dia-a-dia tem um código fazendo funcionar.
Começa a ver o padrão das coisas e imaginar como funciona, de verdade.

É muito massa!

1
1

Mto boa a tab mas tenho um adendo.

Bom, eu não sou lá o dev mais experiente do mundo, mas eventualmente vejo pessoas comentando "você não vai conseguir salário x estudando x meses".

Geralmente essas promessas estão atreladas a bootcamps e, é realmente preciso colocar o pé no chão e levar em consideração que você precisa de um bom tempo pra ter um nível de "senioridade".

Porém, entretanto, todavia, se for levado em consideração a média salarial do brasileiro, um dev realmente consegue salários consideravelmente altos com 6 a 9 meses de estudos, sem contar que, depois de 1 a 2 anos no mercado, eu não vejo uma pessoa dev com dificuldades para conseguir um trabalho.

A programação abre portas que atualmente não se acha em nenhuma outra carreira, e isso em pouco tempo e com salários absurdos.

Não estou dizendo que é fácil ou que exige pouco, mas levando em consideração a minha experiência e a de diversos amigos da área, chego a conclusão acima.

1

Minha dica é que leiam livros da area, alguns são meio chatos mas tem uma gama de conhecimento incrivel la dentro, começando por clean code.

obs: não siga a risca tudo, tire os conhecimentos que fazem sentido p vc no momento.

1
1

Logo de cara no primeiro item já toca no assunto "burnout", importantíssimo, ainda mais nessa cultura de produção e resultados onde romantizam passar muitas horas programando se entupindo de café parecendo um zumbi na frente do computador.

1

• Conforme seu salário for aumentando e você for evoluindo, as responsabilidades e as cobranças também aumentarão. Isso pode prejudicar a tua qualidade de vida.

Estou nessa fase atualmente :) e é real mesmo.

1

É possível trabalhar com programação ou ter como hobby (ganhando dinheiro) como segunda renda? Ou só é possível manter-se estável no mercado dedicando unicamente a essa aréa?

--> essa é minha grande dúvida, Eu gosto da lógica e da programação em si, mas não como algo primário, na minha mente ainda tem coisas que pretendo fazer, por isso tenho medo de não ter tempo ou sáude mental para esses outros planos...

1

Depende muito do que vocÊ pretende fazer, mas acho possivel sim, tem areas de atuação como ERP que trabalham muito tempo com as mesmas tecnologias e você não precisa se atualizar tanto

1
1

Quem nasceu com o dom progride mais fácil, mais sem se dedicar nem quem tem o dom consegue, com muita dedicação o talento pode superar o dom. Se tiver as duas coisas, com certeza será alguém acima da média.

1

Cara SIM, progamar fica viciante. Eu também, vi uma extensão que pega palavras em inglês e retorna seu significado, som, pronuncia e tradução em Pt-br. Quando menos percebi estava imaginando como aquilo era, APIS com dicionário, pegando frases de exemplo e pronuncia.

Isso até é legal, mas se tu bobear vai ficar ansioso tentando decifrar um código so de pensarkkk

1
1

Eu acho que só uma dessas pessoas que deram sorte, logo no meu primeiro emprego já fui trabalhar numa empresa media/grande do país, pagando bem mais sem prejudica minha qualidade de vida, não sei isso e bom ou rui para um primeiro emprego, mas concordo com todos os seus pontos.

1
1

Seu relato faz todo o sentido. Estou nesse estágio de entrada na área da tecnologia, e participando de projetos com um escopo maior percebo todas as caracterísitcas que você citou. A ansiedade é algo que me atrapalha muito, e manter a calma e foco em momentos difícies é algo que venho treinando e recomendo para todos.

A área da tecnologia é complexa, problemas distintos podem ser resolvidos de formas distintas e entender o que está acontecendo é um grande passo para a solução dos problemas que vão aparecer pela frente. Pode parecer reduntante e até bobo o que eu citei agora, mas vejo alguns colegas meus terem algum tipo de problema, jogar o código do erro no stackoverflow, encontrar a solução e apenas copiar e colar o código de resposta sem nem entender o que está se passando. Resultado: a repetição do mesmo erro constantemente.

Concordo MUITO com você, não precisamos passar a nossa vida inteira na frente de um computador. Não nos esqueçamos que a nossa vida é incrível e devemos aproveitá-la!

1
1

Pura verdade, pra eu conseguir uma salário bom, trabalhei por muitos anos, fiquei 6 anos em uma empresa que mal dava pra pagar as contas e agora estou mais estável. Porém, sou grato, pois ganhei muita experiência durante esses 6 anos, muitos bugs kkkk e fiz boas amizades!