Executando verificação de segurança...
3

A mais brutal é a falta de oportunidades em cidades pequenas. Sou de uma cidade do interior de São Paulo, só aqui, formam-se por ano 120 pessoas na área de TI, temos uma empresa de pequeno porte que não tem condições de absorver nem 1% disso.

Com isso a remuneração, quando você consegue algo, é ridiculamente baixa.

A pandemia, nesse contexto, ajudou. Hoje é menos difícil oportunidades no modelo remoto, ainda assim é brutal a quantidade de pessoas com formação, em cidades pequenas, que não exercem por não conseguir sequer um estágio decente durante a faculdade.

Carregando publicação patrocinada...
2

É verdade, mas não desanime. Você já procurou por vagas remotas em empresas gringas?
Uma coisa que descobri recentemente são as empresas grandes e startups mais sólidas no mercado que pagam em dolar, ou seja, se formos deduzir, o cargo mais iniciante deles ainda acaba sendo uma ótima oportunidade para nós que gastamos em reais.
O dolar está em R$5,37 atualmente, então seu trabalho estaria sendo valorizado em 5x mais, na verdade, umas 4x por conta dos impostos cambiais brasileiros.

Você pode pesquisar (EM INGLÊS) as seguintes palavras-chave:
global + remote + paid + job + (sua função) + (seu nivel de experiência)
exemplo: "global remote paid job fullstack internship"
ou: "global remote paid job web developer junior"
Vc vai cair em sites que publicam vagas (estilo Indeed/Catho) onde vc pode filtrar a vaga ideal, e se increver pra receber notificação no email.

Ah, quase esqueci de avisar que os salários costumam ser tabelados em valor anual (que é só dividir o valor pelos meses), ou em hora (ent vc faz o valor multiplicado pelas horas exigidas no dia, multiplicado pelo tanto de dias trabalhados no mês). Quando você descobrir o salário mensal em dolar, você transforma pra real, então terás uma ideia se vale a pena! ;)

1

Ah mano, não desanima, realmente a situação não é fácil mas você tem opções ainda, como focar em uma área que seja possível um home office ou até se possível mudar de cidade, empreender... Vai na fé que dá certo, olha pro horizonte.