Há espaço para programadores no Serviço Público?
Olá a todos!
Grata satisfação em participar por aqui. Entrei no TabNews após assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=bYBVCxVwrdY e acho a iniciativa muito interessante.
(Disclaimer: Não trago aqui códigos de programação, apenas algum insight para apreciação)
Sou funcionário público estadual (SP), na área de segurança pública. NÃO SOU PROGRAMADOR (sou pai de um https://www.linkedin.com/in/mographllo/), mas sinto na pele a falta dessa galera dentro da instituição.
No serviço público há 26 anos e participando junto à alta gerência, a cada job rotation me deparo com MUITA deficiência de métodos e processos automatizados em TODOS os setores. É incrível ver como muitos setores estão arcaicos com seus processos, apesar de produzirem muitos dados. Em todas as áreas vejo oportunidade para programadores e cientistas de dados!
Participando de uma instituição bicentenária, com mais de 80.000 funcionários públicos em atividade, vejo que há campo para a aplicação de sistemas e até criação de setores específicos, pois muitos processos ainda são analógicos ou trabalhados com pessoas "emprestadas" de outras áreas. Na instituição há verdadeiros "heróis" em cada setor, trabalhando os dados como acham que é viável ou necessário, não havendo na maioria dos casos um desenvolvimento profissional e dedicado.
A título de exemplo, trabalho com analistas que tem à disposição um banco de dados de ocorrências ambientais com métricas coletadas desde 1997, as quais contém data da ocorrência, hora, coordenadas geográficas, nome do infrator, data de nascimento, natureza da ocorrência/crime, endereços relacionados, número identificador único. Contudo, não se faz análises profissionais. Fazemos análises descritivas, apenas. Não fazemos rotineiramente análises preditivas ou prescritivas, somente via demanda (o que não ocorre com frequência).
Dessa forma, ficam subutilizados todos esses dados e perde-se uma grande oportunidade em saber com antecipação como melhor direcionar os trabalhos (e isso é só UM exemplo).
É certo que muita informação no serviço público ainda não é aberta, mas isso está mudando. Creio que o caminho mais eficiente para a abertura de dados do serviço público seja o inverso, ou seja, do estudo e interesse do programador para o gestor público, porque nem todo o gestor público tem essa visão e esse nível de assessoramento.
Nesse sentido, a criação de uma Startup ou Hub dedicada a um problema do serviço público me parece interessante.
Vejo um grande potencial no desenvolvimento de aplicações para o serviço público e não é tão difícil encontrar desafios nem mesmo acessar as pessoas envolvidas. Basta que a comunidade se interesse pelo assunto e procure conversar com quem trabalha diariamente nesse tipo de atividade.
Espero que este tópico traga alguma reflexão aos programadores e nos ajude a resolver alguns de nossos problemas!
**Grato a todos.
Abraços
**