Executando verificação de segurança...
3

[DISCUSSÃO/AJUDA] da Comunidade: Quais techs e infra usar para criar um SaaS de gestão de pousadas com baixíssimo orçamento

Olá, galera do TabNews!
Desde já agradeço muito quem tirar uns minutinhos pra ler, também agradeço quem puder dar uma opnião sobre o que vou escrever a seguir.

Estou iniciando um SaaS com as seguintes funcionalidades:

  • Um motor de reservas com opção de Gestão de Reservas, integração com OTAs, permitindo controle de disponibilidade e sincronização automática. E integração com gateways de pagamento, com Check-in/Check-out Online. Mapa de reservas simples
  • Resumo financeiro de quanto entrou (R$) das reservas.
  • "ERP" Simplificado: Controle básico de compras e fornecedores. (Coloquei entre aspas porque é mais uma planilinha com taxonomias).

Tenho o seguinte cenário: Pouco orçamento, conhecimento em PHP e JS (Vanila e JQuery), DB mysql. Experiencia criando plugins e themes para wp. Alguma experiencia administrando servidores VPS com WHM e litespeed.
Muita disposição em aprender, ouvir conselhos, e fazer as coisas acontecerem de um jeito ou de outro.

Dentro desse cenário, de xp em php + js, pouca base de DevOps, o que eu gostaria é saber o que eu possso fazer para economizar nesse começo?

Penso em começar o MVP como um plugin ou tema WP. Validando a ideia, eu penso em ir migrando pra arquitetura de micro-service. Cada feature, virar um micro service, menos dependente do WP.

Alguém sabe se há alguma DB ou host free ou de baixo custo em que eu consiga viabilizar esse projeto? Estou um pouco perdido em como precificar e um bucado temeroso de botar um WP num server compartilhado ou VPS e simplesmente ele não dar conta de atender a base de clientes.

Novamente agradeço qualquer insight sobre minhas dúvidas.

Carregando publicação patrocinada...
3

Como o colega disse, Laravel é o cara pra isso. Eu desaconselho microservices, já dei manutenção em um código assim feito por outro dev e é uma bucha de canhão.

O Laravel, por ser um framework fullstack, te dá todo o aporte para criar um sass multi-tenancy de qualidade, com desenvolvimento acelerado e manutenção boa. Você pode trabalhar no front com blade comum, com livewire, com react/vue. É muito flexível.

Na questão da hospedagem, eu sempre recomendo aprender terminal linux para gerenciar vps. Mas se for usar um painel de gerenciamento, tipo AaPanel, a instalação é super fácil, o gerenciamento todo feito visualmente, até quem não manja de linux consegue fazer.

Sugiro dar uma olhada na vps da contabo, tem o preço bem bacana, um bom serviço e se você tiver tantos clientes que não esteja mais comportando lá (o que é difícil de início), aí você já estará ganhando bastante dinheiro para comportar pagar uma aws.

1

Não conhecia o aaPanel, mas me pareceu super intuítivo. E eu acho que o plano free dele já me atenderia bem.

Livewire me pareceu muito bonzinho de mexer e o blade me pareceu muito o lance de components, tá certo?

Agradeço muitos as dicas!

3

Ninguém compra o Aapanel, todo mundo usa free mesmo. Eu tenho ele em um vps particular e mais duas do meu trabalho, atende super bem. Claro que, por ser gratuito, não se espera maravilhas incríveis, mas não deixa a desejar.

Blade é o html normal com a adição de tags php do Laravel que te auxiliam a ter um código mais limpo e fácil. Você pode criar sim seus componentes com ele para reutilizar em outras partes, eu mesmo faço isso o tempo todo quando não uso os componentes prontos da TallStackUI do nosso colega AJ do canal Eu sei PHP.

Livewire é criado basicamente em componentes, como se fosse um componente React, mas pode ser criado também como página inteira. A ideia dele é que você tenha reatividade sem precisar tocar em nenhuma linha de JS, ele faz por você enquanto você escreve apenas PHP.

A comunidade PHP é show, sempre tem gente do bem ajudando os novatos, indico entrar em alguns servidores do discord como Beer and Code, Turma do Tio Jobs, EuSeiPhp...

Boa sorte

2

Entendi. Vou entrar nos servers do dc, quanto mais conteúdo sobre, melhor.

Amei o tallstackui.

Obrigado! Boa sorte pra nós!

3
1

Mas ele é free só até 500MB, né? Imagino que não daria certo no meu caso. Mas é interessante pra outros casos. Muito obrigado pela dica!

2
1

Então... Agora que fui responder percebi que não tenho tanta base pra saber...
Achei que 500mb pra guardar dados de usuários + dados de reservas, cadastros e compras seria pouco. Mas acho que falta eu entender mais sobre databases.

2

Penso em começar o MVP como um plugin ou tema WP

desencorajo usar WP pra qualquer coisa que não seja CMS.

Se você quer desenvolver um projeto profissional e já tem conhecimento em PHP recomendo se aventurar no Laravel

1

A minha questão com WP é que eu não teria de lidar com os gateways de pagamento, pois o woo já faria isso. Mas vou conferir o Laravel, muita gente me indicando. Muito obrigado pela indicação.

2

Microservices pra um projeto pequeno desses que tem um domínio digamos "simples" não compensa, por que você acha que microservices te daria algum benefício ou seria uma solução melhor do que construir uma ótima API e Fron-End ou mesmo um bom e velho MVC bem modularizado e digamos mais pragmático e direto? por que adicionar complexidade desnecessária a algo que deveria ser simples? lembre-se KISS e DRY.

1

Cara, pelos comentários aqui vi que é realmente viagem minha querer microservice. Talvez o que eu quisesse seria alguns serviços funcionando "Desacoplado". Só não conhecia esse termo, isso a gente consegue com MVC e apis, né?

Também não conhecia essas expressões KISS e DRY. Pesquisei e amei. Principalmente o KISS e o YAGNI.

Vlw de mais.

2

Dica de quem já fez MVP e já criou 2 CNPJs: não foque em tecnologia, foque em criar o MVP o mais rápido possível.

Se você já tem experiência com WP, use WP, não tente aprender coisas novas nessa fase para não ficar meses se arrastando em bugs e incompatibilidades. Eu uso o Lightsail da AWS e ele já te entrega um servidor Linux com WP instalado e funcionando. O plano mais em conta é de 3,5 dólares e se tiver necessidade, dá para fazer upgrade para uma instância mais parruda em minutos.

Soluções free podem até existir, mas se você depender de tráfego orgânico e o desempenho do servidor for ruim, você vai ser duramente penalizado nos resultados das buscas e consequentemente, no faturamento. Verifique sempre o desempenho da página no PageSpeed

Se começar a ver que o serviço está gerando dinheiro e a tecnologia usada está te impedindo de crescer mais, aí sim é hora de criar uma solução customizada.

1

Uma galera opinou por Laravel e outras por no-code. Eu estou olhando com carinho pra essas opções, mas realmente, WP é algo que conheço e acredito que consiga viabilizar a coisa por lá sem passar muito tempo estudando novas coisas.

Esse lightsail da aws parece super acessível.
Não estou desprezando o tráfego orgánico, mas fechei parceria com 2 empresas que revendem sistemas de gestão para pousadas e acertei a venda desse produto, oferecendo funcionalidades que outros não tem, e eles garantiram parte da base de clientes dele. Então está quase certo um faturamento mensal inicial que permita já startar com alguns clientes pagantes (Cerca de 20). Mesmo que o ticket médio seja baixo ainda permitiria que eu assine o plano de 3,5 USD.

O que impede de já estar faturando é que não tá pronto ainda...

Vi tbm que a AWS fornce cursos o que anima mais ainda. Agradeço a diga.

1

boa noite, sr.

o checkin/checkout será implementado do zero pelo sr?
o que seriam OTAs?
o que seria uma planilha com taxonomia?

dada a experiência do sr com js vanilla, eu sugiro e recomendo fortemente ir para sveltekit. com sveltekit, o sr terá total capacidade para criar toda essa aplicação, com o conhecimento que o sr já tem em js vanilla.

quanto a testes de deploy, sugiro realizá-los antes de pensar em ambiente de produção. eu comprei uma vps na hostinger, somente para eu realizar testes de deploy como se fosse em uma simulação de ambiente de produção. tive de configurar muitos parâmetros e outros ajustes no linux (distro ubuntu) (utilize cupons de desconto; há muitos pela internet e no youtube) (pague anualmente, mais barato).

vc conseguirá configurar o teu próprio banco de dados, com maior liberdade, e não ficará preso a soluções de terceiros. dá para fazer teu protótipo diretamente no sveltekit, pois estará aprendendo a utilizá-lo enquanto produz um protótipo.

depois de validado, ao invés de migrar o projeto piloto para algo mais complexo, vc pode recriar toda a arquitetura monolítica, confinando o sveltekit ao frontend, e trazendo algum outro framework reservado e exclusivo ao backend (como vc tem conhecimento com javascript, poderia tentar com node.js e frameworks tais como express ou até mesmo nest). porém, eu recomendo bastante que continue com o sveltekit para full-stack somente se vc estiver interessado em pagar serverless functions (vercel-like deploys), ou se vc estiver preparado para otimizar a vps para hospedar um frontend.
além disso, criar um projeto 100% em sveltekit pode facilitar com que somente o sr conseguirá dar manutenção ao projeto, a curto e médio prazos, então vc fica protegido e mais atrelado ao projeto em momentos de entrega, manutenção e pós-projeto (ciclo de vida do software)

claramente que tudo o que falei acima será inútil se vc não tiver já coletado os requisitos funcionais para entendermos se as tecnologias que citei serão úteis, de fato, além de outros conhecimentos técnicos do sr mesmo.

se alta disponibilidade for um requisito não-funcional, então como preparar a vps para hospedar o frontend com baixa latência? como cuidar com a entrega de imagens?
para o backend, como otimizar o uso das threads da vps?
com outros recursos limitados, como otimizar queries ao banco?

laravel é uma boa escolha -- se vc quiser conseguir encontrar outros programadores para participar com o sr mais facilmente, PHP pode ser uma boa pedida.

para um MVP, eu já seguiria para o sveltekit em uma vps, em fullstack.
se eu fosse uma pessoa nada técnica, e que só quisesse encontrar o product market fit, com certeza eu tentaria uma solução low code, tal como bubble.

eu uso sveltekit, by the way.

1

Bom ai voce tem 2 caminhos:

1 - Usar uma hospedagem compartilhada de baixissimo custo como a namecheap e fazer tudo em wordpress ou php (sendo que a hospedagem permita), voce conseguiria fazer.

2 - Quero fazer com outras stacks como node e etc, ai teria que gastar por exemplo uma hospedagem da hostinger + dokku ja resolveria seu problema.

2

Pelo orçamento pra esse MVP, seria a opção 1, acho.
Embora eu algumas pessoas tenham indicado alguns hosts interessantes e super acessíveis, vou analisar bem.

Problema é que não consigo saber direito quanta carga os hosts suportam. Esse é o meu maior gargalo no momento.

1

Tudo depende, um jeito de entender bem carga é fazer um teste de carga pra containers limitados a lá rinha de backend.

Pra ter uma noção da uma olhada nesse vídeo que mostro como foi minha experiência.

Mas, voltando teu caso, eu entendi que tu não vai receber 50k de requests por minuto, então o principal é focar que suas queries não gargalem.

1
1

Vai de no code. Um flutterflow, bubble etc resolve seu problema. Você vai colocar no ar muito rápido.
Se a ideia validar, você desenvolve em outra stack já sabendo tudo o que vai precisar.
No começo, não faça nada difícil.

1
2

Facilmente! O aprendizado é bem rápido e você colocaria essa ferramenta no mercado o quanto antes. O no code vai te permitir criar um MVP rapidamente, testar, validar e se realmente for necessário, você constrói em uma linguagem posteriormente.

Bubble puro ou Bubble + Supabase seria o ideal, por ser voltado pra web. Se for um app nativo, Flutterflow é o ideal.

1
1

estou fazendo migração de uma aplicação do bubble para o sveltekit.

o bubble conseguiu validar a solução e encontrar o product market fit. valeu muito a pena para a equipe anterior que tinha pouco conhecimento técnico. foi uma jogada de mestre deles.

porém, chegando as limitações, somente a programação daria maior liberdade.

1

Bom daria para criar realmente com qualquer coisa que tu já saiba. PHP + JQuery (que não morreu kkkk). E até com Wordpress + Elementor ou Woocommerce (ver viabilidade), se perquisar bem acredito que já existam projetos assim, só copiar e colar.


Microserviço?????? pra que???? pretende criar o próximo spotify? facebook? Uber? Netflix? (percebeu a ordem de magnetude de diferença de tamanho) o pessoal hoje qualquer coisa e microserviço kkkkkk como se fosse um canivete suiço que vai resolver todos os problemas, até aquele pessoal do FullCycle tá deixando microserviço mais de lado e colocando monolito também.

1

JQuery respira, jquery continua, jquery ainda não morreu... Mas continua cambaleando e se respira é por aparelhos kkkk.

Eu achei que microservice fosse o melhor pq pensei que daria pra deixar os serviços todos independentes, mas dá pra conseguir isso com MVC, né?

Sobre criar o proximo spotify, pretender eu até predendo, mas conseguir é outra história kkkk. Pelos comentários eu deixei de lado essa ideia de microservice. Vlw de mais.

1

Uma coisa que critico é que o pessoal joga microserviço alegando "escalabilidade", como se o app que ele sequer fez ainda, não tem nem MVP, fosse ter 100 milhões de usuários sumultâneos, kkkkk os caras sequer sabem dizer (nem eu) o quanto a VPS mais cara da hostinger suporta de usuários simultâneos (em um app qualquer) antes de cair, 10 usuários? 1000 usuários? 1 milhão? Eu fico é emcabulado com isso.


E MVC é padrão de projeto (model-view-controller), não tem nada a ver com monolito ou microserviços.

1

Tem razão. Eu tô tentando perder o medo de iniciar do jeito que dá, mesmo sem aquele lance de começar sabendo de tudo, com a suposta tecnologia e Stack perfeitas etc etc.
Vou do jeito que dá.

1

Cara, uma coisa que vi recentemente foi o canal da supabase, particularmente não uso o serviço, mas eles tem uns projetos lá no canal. Dai eu estava olhando no site do NextJS na parte de templates e tem template pronto de tanta coisa, mas tanta coisa, que é incrível o que eles fizeram, tu pode literalemente copiar o template de e-commerce que tem lá, já tudo integrado com vercel + supabase + stripe e só ajustar as configurações, chaves, mudar o idioma e apresentar pra possível comerciantes da cidade. Dá pra abrir uma agencia só com o que eles fornecem lá. Eu estou pensando em fazer isso, e começar a fornecer serviços aqui na região.

1

Realmente interessante. Eu me virei até hj com woo, seguindo essa mesma lógica. Sempre tem mercado se for olhar pro regional. Mas vou pensar nesse trio como opção a partir de agr (vercel + supabase + stripe).

0
1

Salve, man. Td certo, obg! E contigo?

19,90 o primeiro, achei super interessante. Pergunta caso já tenha algum plano deles: O suporte deles é bom?

2