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OPNIÃO - O stack overflow é toxico para programadores novatos.

Bom esse é um post para compartilhar uma visão minha assim como, para ler a opniao daqueles que queiram compartilhar.

Pra começar me introduzindo, sou programador a 4 anos (fullstack), e apesar de usar bastante o stack overflow para resolver bugs e erros, eu nuca tinha comentado ou participado da comunidade deles.

Essa semana tentei criar uma conta tanto para fornecer respostas como para poder dar votos, Porem eu fui extremamente mal recebido pela comunidade, des de usuarios dizendo que minhas respostas eram lixo, ate receber down votes sem nenhum motivo aparente.

Raprei o quão toxico, o ambiente é. E apesar de eu ser programador a 4 anos achei que a forma como reagem a perguntas mais simples até como reagem a respostas, as vezes não 100% corretas, mas ainda validas é extremamente desensentivador.

Qual sua opnião sobre a comunidade do stack overflow ?

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Essa sua experiência é no Stack Overflow em Português?

Me mostre onde disseram que suas publicações eram lixo porque isso não é permitido lá, é preciso tomar providências.

Se for em inglês não posso fazer nada, mas tem como resolver.

Lá tem um sistema de sinalização e o https://pt.meta.stackoverflow.com/ (sem o pt se for em inglês) para discutir assuntos relacionados ao site. Infelizmente as pessoas não sabem usar o site, e geralmente preferem não aprender.

Justamente isso faz a experiência ser ruim lá, e em outros lugares. Lá mais porque tem regras mais estritas que boa parte dos lugares.

O Stack Overflow foi criado para oferecer um repositório de soluções que podem ser usadas por diversos programadores. Inclusive certamente é fonte para ajudar mecanismos como ChatGPT que podem ajudar de outras formas.

Boa parte do uso do SO é para ser readonly. Quando alguém tem uma dúvida que não tem lá e que pode servir para várias pessoas, pode fazer dentro das regras. Quando a pessoa não segue as regras, acha que lá é um fórum, um mural de helpdesk, obviamente que a pergunta não é bem recebida, a pessoa não deveria ser, tem regras para isso também.

Se a pessoa não quer aprender a usar uma das ferramentas mais importantes para devs, é um direito dela, mas ela não deveria culpar a ferramenta por isso. Aprender a usar o SO é tão importante quanto usar um IDE ou uma linguagem de programação. Sendo que o uso readonly é muito fácil. Se a pessoa opta por escrever lá precisa aprender as regras.

Novatos lá, cada vez mais não querem aprender as regras. Não os novatos na programação. Em geral, a recepção não é boa por causa da atitude de quem começa. Obviamente que a pessoa não quer admitir que ela está errada, ela prefere jogar a responsabilidade em terceiros.

Em geral, os novatos tendem achar que seu conteúdo, ou até de outros, são melhores do que realmente são. Veja mais em https://en.wikipedia.org/wiki/Dunning%E2%80%93Kruger_effect.

Lugares onde pode escrever qualquer coisa tendem ser um repositório de fake news que causa um mal terrível, ensinando errado e perpetuando que a pessoa seja não mais novata, mas ainda com conhecimentos bastante deficientes.

E cada vez mais vemos uma glorificação do erro, o que é algo terrível para uma área técnica. Está muito comum as pessoas dizerem que algo é 100% correto só porque ela não sabe qual é o real correto. Cada vez mais vemos as pessoas preferem ser tratadas com condescendência, mesmo que isso esteja te prejudicando. Ambientes que não fazem isso parecerão tóxicos para essas pessoas.

Obviamente que isso precisa ser debatido em bases individuais. Em geral ninguém quer, dá trabalho, é esse o motivo dela se dar mal, ela não quer ter trabalho.

Os novatos não querem, em geral querem só estar certos, e os experientes já cansaram porque aprenderam que não leva a lugar algum. Há um cansaço das pessoas fazerem um trabalho 100% voluntário e sem remuneração e não ter resultado, e quase sempre sendo mal tratados (as pessoas não ficam sabendo porque é apagado).

De fato há falhas na avaliação, mas isso é um lado da moeda que precisa ser melhor analisada, precisa entender porque isso acontece, e muito resumidamente estou colocando aqui. Há muito problema e pouca mão de obra para lidar com tanto problema. A moeda tem outro lado, mas é a mesma moeda.

Se a pessoa posta algo com problemas, seja por descuido, por desconhecimento, ou por outras razões, e não é bem recebido, e ela fica desincentivada a postar mais conteúdo do mesmo tipo, então o sistema está funcionando. Se a pessoa posta algo bom e é mal recebido, ele falhou. É preciso debater isso. E como novato, é preciso ouvir os mais experientes para não entrar em arrogância junto com a ignorância, quando junto ambos se torna um problema.

Tóxico pode ser visto de várias maneiras. Tóxico é um lugar que ensina errado, o que mais tem na internet. E muito, muito mesmo, em todos os lugares, inclusive o SO, e cada vez mais lá está assim, no passado não. A fama do SO é de seu passado que revolucionou o setor. O conteúdo mais novo raramente produz algo útil e quase sempre é uma ajuda individual de pouca utilidade, muitas vezes, muitas mesmo, errada sob ponto de vista estrito, por isso sempre digo:

texto

Existem pessoas que querem o certo e pessoas que só querem ver funcionar. Tem lugares que incentivam o funcionar, o Stack Overflow incentiva(va) o certo. Algumas pessoas não se dão bem em locais que preferem o certo.

As pessoas podem mudar sua atitude. Se ela não mudar então não vai gostar de certos ambientes, e vão os classificar como tóxicos, o que para ela é mesmo. Tem gente que acha a vacina tóxica. É sempre um direito das pessoas desde que não cause problema para outras pessoas e não queira impor o seu desejo.

Se o SO passar aceitar qualquer coisa e deixará de ser o que é, ela passa ser mais um local cheio de informação errada. O fato das pessoas não verem problemas, não significa que eles não existem.

Sempre que alguém reclamou disso, falei para ela começar a fazer a parte dela, quase nunca aconteceu, dá muito trabalho, as pessoas não querem.

E infelizmente vejo acontecer mais na nossa cultura. Quando eu tentei criar a versão em Português me falaram que não daria certo e brasileiro não ia se adaptar bem. Fiquei bravo. Mas estavam certos, é muito mais difícil garantir a qualidade no SOpt do que no SOen, as postagens mais mambembes acontecem de forma muito maior que em inglês.

Na verdade em inglês praticamente só vale pelo passado, quase todo mundo cansou até mesmo de avaliar se é bom ou ruim por lá, quase todo mundo cansou e tem milhares de novas postagens por dia, ficou difícil segurar, é quase como enxugar gelo.

Meu conselho para quem prefere qualquer conteúdo em vez de conteúdo de mais qualidade, é usar o SO como readonly e postar onde conteúdos que ensinam errado onde eles são mais bem aceitos.

Para quem deseja escrever deve fazer o que todo programador tem que fazer muito que é reconhecer padrões. Ver o que é bem aceito por lá e fazer o mesmo, se abster de fazer o que não é bem aceito.

Aí terá um monte de especulações. É de se esperar de quem produz conteúdo ruim partir para especulações em vez de fatos, esse é o principal motivo dela produzir conteúdo ruim. Ela especula que se ela não vê a curvatura da Terra então ela é plana. Ou diz que ela é redonda porque alguém disse para ela, não porque ela tem os fatos que confirmam isso. A especulação é sempre aliada de quem aprecia o erro. É muito complicado tratar como fatos o que são apenas opiniões sem base das pessoas. E costumam vir argumentações do tipo "várias pessoas acham a Terra plana, então ela deve ser".

Quase sempre (perto de 100%) das pessoas que se dão mal por lá não querem ver que cometeram erros, foram descuidadas e desvalorizam o que se tenta fazer lá, ou seja, produzir um repositório de qualidade que dure, que sirva para sempre, e não algo passageiro para ser bom para duas ou três pessoas em um momento e nunca mais. Programação exige cuidado. Em outros ambientes a falta de cuidado pode ser ok, nessa área não é.

Faça uma avaliação de si próprio antes de responsabilizar terceiros. Crie uma solução quando o SO falha, porque ele falha, mas não da forma que a maioria que não o entende acha que falha.

O SO não é um problema para novatos, lá tem perguntas até de Hello World, ele é um problema para quem não faz com dedicação e não o entende. Muitas vezes isso acontece com novatos. A pessoa pode usar isso para aprender e deixar de ser novato. Ou ela pode fugir da sua responsabilidade e continuar sendo novata depois de anos. Tudo é atitude.

Eu estou avaliando o Tabnews para ver se vou dar respostas aqui. Estou avaliando as regras, os padrões da comunidade, estou vendo se posso colaborar do jeito que ele é de forma que me deixe satisfeito. Não vou tentar mudar o que ele é. Tem o que eu gosto aqui, mas tem coisas que não gostei nem um pouco, mas isso é assunto para outro tópico. Eu percebo que aqui importa mais ter conteúdo, não importa se está certo. Eu não gosto disso, por isso ainda preciso decidir o que fazer. Aqui tem um comportamento parecido com Instagram, que não é bom para conteúdo técnico.

Vou receber positivos ou negativos aqui? Toda vez que fui em um lugar fora do SO que reclamavam do SO receber mal as postagens e eu disse isso, eu fui bastante mal recebido :D 100% das pessoas que vi chamarem outros de arrogantes estavam sendo arrogantes. Ah a ironia...

Cada vez mais vemos um mundo diverso e as pessoas querem que tudo seja do jeito que ela quer. Isso não é possível. Nem é saudável. De qualquer forma nunca será possível agradar a todos. Especialmente quando a pessoa quer algo perfeito. Qualidade e rigidez andam de mãos dadas. Mostre um lugar onde as pessoas podem participar do jeito que bem entenderem e existe conteúdo de qualidade em quantidade.

Já escrevi demais, e ainda nem toquei além da superfície do assunto. É mais complicado que isso. Nem sei se deveria ter respondido a algo que é só um desabafo, que não fará nada ser melhor. Tem atitudes que podem melhorar algo.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente, se certifique que será notificado quando rolar.

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Acho que vale ressaltar que o Maniero é moderador do Stack Overflow em português desde 2016 e está lá desde o início do site (como ele mencionou, propôs a criação da versão do site em português).

Manter qualquer site onde a comunidade produz conteúdo é uma tarefa difícil, e o TabNews tem/terá as mesmas dificuldades, dada as devidas proporções e diferenças de objetivos.

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Já li várias respostas suas no SO que me ajudaram bastante, a respeito do tema, gosto bastante do SO já fiz algumas postagens lá mas não cheguei a ter problema. Vejo que um dos problemas é a avaliação ou a critica dada sem uma feedback por parte do usuáio comum, sendo que os moderadores que fazem isso, é claro há muito conteúdo para ser avaliado, gosto ter regras mais restritas e padrões com conteúdo mais técnicos se não vira bagunça e a propagação de informações incorretas pode prejudicar a comunicade.

Meu perfil:
https://stackoverflow.com/users/9633288/danilo-santos

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Sim, isso é verdade. Chega um ponto que as pessoas simplesmente cansam. É muito prohlema, e zero retorno. Cada vez mais só problema. Quase não há mais esofrço de quem não é muito ativo.

Todas a críticas ao SO partem do princípio que há obrigação das pessoas que participam de fazer tudo ficar maravilhoso, como se elas fossem bem remuneradas por isso. É totalmente voluntário, ninguém ganha nada.

Uma coisa que eu semrpe falei, e por incrpivel que pareça, as pessoas ficam bravas, é que se você acha que está ruim, faça ficar melhor. E ninguém faz. É mais fácil elas pediram para os outros fazerem, a expressão que eu uso é "dar esmola com a careteira dos outros". É puro egosismo sem fazer nada exigir que os outros façam mais do que já fazem.

Por sorte muita gente reconhece o que é feito lá e isso é o que ajuda continuar, mesmo sem o entusiamo de antes. Obrigado.

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A comunidade do Stack Overflow é rígida, mas não rude. Conforme mostrei em outro comentário, existem sinalizações que podem ser feitas que, após serem analisadas, removem conteúdos ofensivos da plataforma. O próprio código de conduta dá alguns exemplos de como fornecer um feedback sem ser ofensivo.

Muitas pessoas publicam coisas lá sem pé nem cabeça, só querendo ter o problema resolvido e ir embora, mas o Stack Overflow não é um helpdesk. A maioria das pessoas que sofre com votos negativos é por não entender isso de início. E imagine precisar moderar uma plataforma que receba centenas de coisas assim a todo o momento... Algo parecido aconteceu com o TabNews no lançamento: várias publicações que fugiam do propósito daqui, porque teve uma grande entrada de pessoas novas mas com uma pequena quantidade de pessoas capazes de auxiliar e avaliar os conteúdos.

Dou essa opinião porque eu publiquei algo no Stack Overflow pela primeira vez em 2017 recebendo votos negativos e boas orientações, mas só em 2020 que voltei a usar novamente e, depois de algumas publicações que hoje eu considero "desalinhadas com o interesse da comunidade", entendi bem e não tenho problema algum na plataforma.

A maioria das pessoas que reclama do Stack Overflow não observou a situação pelos olhos de quem está lá e precisa lidar com isso o tempo todo, então sugiro dar uma pesquisada no Meta Stack Overflow, que é onde existem discussões envolvendo a comunidade, o que é permitido ou não etc.. Alguns exemplos:

PS: Na minha opinião, o Stack Overflow em Português sofre um problema diferente, pois, a grosso modo, a comunidade que o mantém é baseada em menos de dez pessoas, então a qualidade é comprometida. Já o Stack Overflow tem uma comunidade bem maior, e mesmo tendo dificuldades em manter boas publicações recentes, com o passar do tempo as publicações que não eram boas e se tornaram antigas vão sendo apagadas, fechadas ou mesmo "não encontradas" devido ao grande volume de conteúdo no site.

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Parabéns. Critica com sensatez e conhecimento de causa, não com especulações. Como eu sempre falo, é questão de atitude.

As pessoas estão se desacostumando com rigidez. Não vou entrar no tema, causa polêmica e não é o foco aqui :) Em programação isso é um enorme problema.

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Olha intendo seu ponto, concordo que toda comunidade deve ter um rigor e uma certa rigidez para manter seus padroões e bons costumes.

Porém não acredito que minha experiencia com o SO tenha sido de rigor da comunidade.
a alguns dias quanto tentei começar la, minha experiencia foi da mais pura grosseria,

assim como sitado por você, em 2017 a comunidade te ajusou a escrever melhores perguntas e respostas porem o SO em inglês não esta mais aceitando novatos dessa forma pelo contrario, observe post de usuarios novos e veja as respostas / comentarios.

sinto de uma forma que oque seus usuarios de mais tempo querem não é crescer a comunidade mas manter seu grupo/panela de membros que ja existem la.

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O StackOverflow (SO) é para problemas pontuais em que vc já tentou X para resolver e teve o erro Y como resultado, você já fez a pesquisa, mas as outras questões não são similares à sua. Você posta partes relevantes do seu código para o pessoal conseguir responder (sem postar 400 linhas de código). Aí o pessoal vai te ajudar.

Se você escrever:

  • "Me ajuda pfv, programa não funciona"
  • Postar um problema que já foi respondido diversas vezes
  • Pedir ajuda para fazer uma API do zero sem ter tentado escrever uma linha

Ou as pessoas não vão te responder ou vc vai levar um downvote, pois as regras são bem claras quanto à forma de fazer as perguntas. O SO também não é feito para perguntas abertas, do tipo "Qual provedor cloud tem o melhor custo-benefício?" ou que são opinativas como "Qual a melhor linguagem de programação para web?".

Recentemente eu comecei a ajudar a revisar perguntas e respostas e o SO tem uma parte só para revisar perguntas e respostas de novatos, que são os mais problemáticos. Tem pessoas que escrevem muito mal, outros enrolam horrores e te fazem perder tempo, outros copiaram e colaram um código que acharam na net e não fazem ideia do que estão fazendo, e por aí vai. E alguns fazem perguntas objetivas, bem escritas e conseguem ganhar mais pontos, podendo contribuir para o site.

O SO funciona porque as regras são claras e são cumpridas com a ajuda de milhares de voluntários, diferente de um fórum, que tem um moderador que precisa trabalhar bastante para conseguir revisar todos os posts e ainda apartar brigas entre usuários. Quem procura um erro no google, consegue achar uma pergunta do SO no primeiro resultado e a solução para o erro está logo abaixo.

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Resposta curta:

O Stack Overflow não é perfeito, mas apesar dos problemas, ainda é melhor do que a média.

Resposta longa:

Em geral, não acho que o site é tóxico. Ele é rígido, com muitas regras (bem mais que a maioria dos sites), mas tem motivos pra ser assim. E pra entender melhor, segue um "breve" histórico de um "velho" que só acessou a internet pela primeira vez na faculdade. Primeiro temos que entender porque ele foi criado, o contexto da época, qual problema ele tentou resolver, para só então entender porque hoje ele é do jeito que é. Então vamos lá...

Antes do SO surgir, tudo o que tínhamos eram fóruns e alguns blogs espalhados por aí. Era difícil saber o que era bom, ruim, ótima ideia ou gambiarra. Especialmente em fóruns, algumas situações eram recorrentes:

  • Tópico "Erro em [linguagem]", descrição: "meu código não funciona" (às vezes não tinha o código, às vezes tinha, mas incompleto)
  • Mas o que era pro código fazer? Vc testou com quais dados? Deu algum erro? Qual? etc
  • Várias mensagens até a pessoa postar todos os detalhes e finalmente todo mundo entender o problema (alternando com palpites e adivinhações - "Talvez seja X", "Não, isso eu já fiz", "Por que não disse antes?")
  • Nem sempre a pessoa coloca a solução. Era comum dizer só "mudei aqui e resolveu" e todos ficavam sem saber qual foi a solução

Aí vc vai pesquisar sobre o seu erro (que é o mesmo do tópico acima) e não encontra nada, porque o título era ruim ("erro", "help", "não funciona"), a descrição é ruim (não dá pra saber se é o mesmo problema), e mesmo se por sorte vc encontrasse o tópico, teria que ler 10 páginas de enrolação até chegar na solução (isso quando ela estava lá).

Na época, isso era mais ou menos aceitável pra resolver problemas individuais (pois "era o que tinha"). Mas era péssimo se outra pessoa tivesse o mesmo problema. E aí criava-se um círculo vicioso: é tão difícil procurar por um tópico existente que é mais fácil criar outro. Mesmo que um tópico anterior já tivesse a solução. Mesmo que essa solução fosse melhor do que a gambiarra que te sugeriram no seu tópico novo. Ou a solução está espalhada, cada pedaço em um tópico diferente, e como todos são difíceis de achar, melhor criar um tópico novo...


A ideia original do Stack Overflow (segundo os seus próprios fundadores) era criar um site que não tivesse esses problemas. As premissas básicas eram:

  • Cada pergunta é sobre um - e apenas um - problema específico de programação
  • O título deve ser descritivo, claro, e otimizado para buscas (nada de "erro", "me ajude", "bug", etc)
  • O texto tem a descrição do problema, código que tentou, como foi testado, o erro que deu e qual deveria ser o resultado correto. Assim qualquer um poderia identificar rapidamente se está com o mesmo problema
  • As respostas focam somente na solução (todo o resto é secundário), com explicações claras do que está sendo feito, prós e contras, porque aquilo funciona, etc (ou seja, nada de "tente isso: 200 linhas de código sem explicação" nem palpites aleatórios)
  • Sem tópicos duplicados. Pesquise antes de perguntar. Ok, tem algumas exceções, mas elas são apenas isso: exceções. A regra geral é não duplicar conteúdo.

Até hoje o discurso oficial da empresa dona do site é que ele deve ser um "repositório de conhecimento sobre programação", com perguntas e respostas canônicas, de qualidade (a informação mais correta possível, sem gambiarra - ou, se tiver, que pelo menos explique porque é gambiarra e quais os problemas que ela pode causar), e que sirvam de referência não só para quem perguntou, mas para qualquer visitante futuro. Sim, a maioria esmagadora dos acessos é de usuários não-logados, que só lêem (e fazem copy-paste).

De certa forma, funcionou (até quando, não sei, mas isso é outra história). Na maioria das vezes que pesquiso sobre um problema ("como fazer X em [linguagem]"), quase sempre aparece um link do Stack Overflow nos primeiros resultados. Isso só foi possível porque as premissas dos criadores do site foram seguidas à risca durante anos. Todas as regras do site visavam este objetivo (mesmo as que hoje são consideradas rígidas e/ou sem sentido).

A ideia é que o site fosse algo mais duradouro que um fórum. Em fóruns era - e até hoje é - comum o helpdesk ("Me ajudem com o meu código, para a minha situação específica"), no SO isso era desencorajado (ainda é, mas bem menos do que antes).


E é aí que, na minha opinião, começam os problemas...

Para manter um alto nível de qualidade e demais objetivos já citados, o site acabou se tornando muito, mas muito mais rígido do que a média. Muito mesmo. Hoje até deram uma relaxada, mas ainda é bem mais rígido do que a maioria dos sites.

Daí as pessoas que estão acostumadas com redes sociais (onde praticamente não tem filtro, pode-se dizer o que quiser, do jeito que quiser, sem regras nem consequências) acabam tomando um choque. Como assim levei um negativo? Como assim tenho que ler 10 páginas de regras antes de perguntar? Mas eu preciso entregar esse trabalho de Python amanhã, não fechem minha perguntaaaa!!!!

Muitas pessoas estão usando o SO como helpdesk, ou postando qualquer coisa de qualquer jeito, sem explicar de fato o problema, ou tem vários problemas misturados, ou duplicando conteúdo sem sequer pesquisar antes (e aqui não tem a desculpa do fórum, a maioria do conteúdo está bem indexado nos buscadores), sem se importar com os objetivos originais (qualidade, relevância para visitantes futuros, etc). No fundo, estas pessoas querem que o SO vire um fórum, sem perceber que com isso ele passaria a ter os mesmos problemas que ele tentou resolver quando foi criado.

Ainda tem usuários que orientam os novatos, tentam ajudar a melhorar a pergunta, etc, mas dado o volume de perguntas diárias, é inviável orientar todo mundo (daí as trocentas páginas da Central de Ajuda que explicam todas as regras - que por sinal, ninguém lê). Isso vale para os sites em português, inglês, espanhol, japonês (sim, vai lá no Meta de cada um deles e vai perceber os mesmos problemas - aliás, vá no Meta principal e veja que todos os mais de 100 sites da rede têm problemas similares).

Mas o problema principal, na minha opinião, é a empresa dona do site não deixar claro sua posição. No discurso oficial, ela diz que ainda mantém os objetivos originais, mas na prática ela deixa o helpdesk rolar solto. Ela precisa decidir o que quer. Eu até entendo o dilema: para o site ser rentável, ela precisa ter milhões de usuários ativos participando o tempo todo. Só que a maioria das pessoas não é especialista (vendo pelas perguntas diárias atuais, eu diria que a maioria ainda está começando - nada errado com isso, aliás, é só uma percepção), e portanto não consegue gerar conteúdo com a qualidade que era exigida, e nem avaliar adequadamente se a qualidade dos conteúdo dos outros é tudo isso mesmo. E com isso a qualidade média do conteúdo cai ano a ano, o que vai contra o objetivo original de ser o repositório de conhecimento (ou seja, vai contra o discurso oficial).

Tem também o fato de que, depois de vários anos, quase todas as perguntas básicas e intermediárias (e muitas avançadas) já foram feitas (exceto em tecnologias novas, mas não surgem coisas relevantes o tempo todo, e mesmo assim, as perguntas sobre essas coisas se esgotam rapidamente). Não sobrou muita coisa pra perguntar, quase tudo já tem lá, e isso é incompatível com milhões de usuários participando o tempo todo.

Ou seja, quem quer que o site continue sendo a referência que um dia foi (hoje ainda é, mas se continuar assim, não sabemos por quanto tempo será) adota a mesma rigidez de antigamente. Afinal, foi essa rigidez que fez o site ser o que é, não podemos deixar degringolar. Mas tem uma leva de usuários novos que não pegaram todo o histórico já mencionado, e nem sequer vivenciaram os problemas dos fóruns de antigamente, e portanto não têm noção do quão ruim seria se o SO deixasse de ser o que é e virasse um fórum. E tem gente que simplesmente não liga pra nada disso e quer o helpdesk rolando solto.


Obs: é claro que, numa comunidade com milhões de usuários, sempre vai ter um ou outro troll xingando os outros. Nesses casos vc deve sinalizar para a moderação. Eu frequento os sites em português e inglês há anos, e pela minha experiência, esses usuários são exceção (e geralmente são suspensos). A maioria está lá para ajudar, mas como eu já disse, existem duas, digamos, "linhas de pensamento" conflitantes: os que querem manter a qualidade na base da rigidez, que muitas vezes pode ser confundido com comportamento "tóxico", e os que não querem ou não ligam pra isso. Os primeiros se baseiam no discurso oficial da empresa dona do site (acho razoável, se vou participar de um site, devo seguir as regras dos donos), e os segundos não concordam e/ou querem mudar à força.

E enquanto a empresa não decidir o que quer, teremos este impasse. Pois apesar do discurso oficial ser o do "repositório de conhecimento", as ações dela nos últimos anos favorecem o helpdesk. E esse impasse não é bom pra ninguém. Mas apesar de tudo, ainda é um dos melhores sites sobre programação, e só nos resta esperar ela resolver isso, ou surgir um site melhor.

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Esta foi a melhor análise sobre o SO que eu já li, até mesmo entre as postadas lá no SO. E é uma pena que no momento eu não posso votar nela. Quero até mesmo dar mais votos (parece que pode, estou aprendendo a plataforma).

Obrigado por compartilhar. Uma supresa fora do SO ver tantas publicações que entendem o problema. Pena ainda existir algumas que não entendem, mas faz parte do jogo, o mundo é o que é, assim como o SO.

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Uma supresa fora do SO ver tantas publicações que entendem o problema

Ai tu vai ver quem escreveu a resposta foi o hkotsubo ou seja quem respondeu não é de fora do SO.... não entendi.

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O pessoal confunde muito o SOpt como um fórum e helpdesk, e não é bem ele seu propósito. Você explicou bem qual o propósito do site. Quem faz a comunidade não é a empresa por trás dela e sim a própria comunidade. Os "veteranos" do SOpt são muito ativos lá para ficarem filtrando conteúdo.

Programação não é para qualquer um. Requer paciência e determinação, algo que não é encontrado muito no SOpt. De 100 perguntas diárias (tem muito mais que isso, só estou fazendo uma média), uma ou duas têm um conteúdo elaborado, digno de ter uma resposta elaborada. O resto é fechado, dispensado, não vale o esforço discutir sobre.

Mas o maior problema disso é quando a comunidade se esforça para adequar as perguntas, ensinar o OP como o site funciona, mas somos xingados, esculachados, etc etc...

Eu poderia dizer que falta ferramentas, sim, mas também acho que falta ainda mais empenho de quem está estudando. A maioria das perguntas se resolvem lendo a documentação daquilo ou sabendo pesquisar bem, mas nem sempre estão dispostos a aprender da forma correta mas sim da qual acreditão ser "fácil".

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Super concordo com você, parece que estamos lidando com robôs lá. Sinto que as pessoas que normalmente respondem as peguntas por não gostam de novatos. Até para fazer peguntas deve-se tomar cuidado, já vi algumas perguntas as vezes até pertinenetes em que as vezes o usuário não soube se expressar direito e levou downvotes por isso.

Estava lendo opiniões sobre esse mesmo tópico no reddit, e parece que não é só nós que achamos isso: https://www.reddit.com/r/webdev/comments/7szv7i/anyone_else_find_the_stack_overflow_community/

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TabNews também é tóxico?

https://www.tabnews.com.br/Doug18/quando-dividir-a-responsabilidade-em-uma-nova-ou-classe-ou-em-metodo-privados

Exatamente o que acontece no SO. Negativaram, mesmo custando caro para fazê-lo, não deixam comentário do que a pessoa está errando, e não deram uma resposta possível e e até razoável que se dê, pruncipalmente em um local que não tem muitas regras definidas.

Em outros tempos isso certamente seria respondido no SO (SOpt), hoje já não sei, ficou pequeno demais, aleatório demais (essa é uma crítica possível).

Uma das "vantagens" do Tabnews é que não há destaque para o negativo, nem fica muito tempo na primeira página. Nada fica, até cosias boas. Por exemplo essa discussão está enterrada.

Um dos grandes defeitos do Tabnews que eu já percebi é que ele é um grupo de Zap que pode ser indexado, mais nada. Não é um repositório de informação, consumiu na hora, acabou a utilidade do conteúdo postado. Ajuda bem poucas pessaoas, seja conteúdo bom ou ruim.

As críticas ao SO são porque ele ajuda muita gente, ajuda absurdamente. As pessoas querem participar de algo tão bom. Aí quando ela se dá mal ela quer desabafar. Ela não faz a crítica tentando resolver algum problema.

A pessoa não critica cachorro morto, ou seja, fóruns e oiyras plataformas que quase ninguém usa, não importa os problemas que tenham ali.

Outro dia vi uma crítica ao SO no Twitter. Alguém replicou: "sério que você está falando que outra plataforma é tóxica no Twitter?"

O problema do termo tóxico é que ele quer dizer coisas difernets para pessoas difernetes em momentos diferentes. Tócico é o que está incomodando a pessoa. Até remédio é tóxico, depende da dosagem e do aspecto que está analisando.

Na minha análise do Tabnews já está ficando claro que não é um lugar de debates ou de criação de algo duradouro, que ajude a sociedade (de desenvolvedores) evoluir.

Outra análise que eu já comecei fazer é que conteúdo errado (que desensina) mas que é colocado de forma bem apresentável, que tem umestilo meio coach, que passe a sensação de ser correto, ou seja, que seja uma fake news, ou seja irrelevante, fútil com cara de útil, tem boa aceitação.

Para algo ser curado e separar bem o joio do trigo é necessário uma grande participação de pessoas experientes na área. Falo de experi~encia qualitativa e não quantitativa. O SO fucniona muito bem quando isso aconteceia, quado essas pessoas se cansaram foi quando ele piorou em todos os sentidos. Parece, até agora, que o Tabnews carece disso, parece que já nasceu sem os experientes para curar. Mas importa pouco porque horas ou dias depois o conteúdo estará enterrado.

O Tabnews não foi feito, mesmo que o statement de sua criação diga o contrário, para se fortalecer nas buscas. mas algumas pessoas vão achar que está funcionando: https://www.tabnews.com.br/maniero/af9bde35-db1b-4d2b-ac5e-5799711145f8

O ChatGPT é tóxico sob certo ponto de vista porque le não responde ou dá respostas erradas, sem te avisar claramente disso, sem te indicar o que fazer para ele responder melhor. Se tóxico é não fazer o que você espera, e é assim que as pessoas dizem que algo é tóxico, então quase tudo no mundo é tóxico. Isso tem um nome: floquinho de neve.

O SO só é criticado porque tem sucesso. Tudo é criticável e quanto mais sucesso tem mais receberá críticas. Quem critica ou concorda com a crítica semrpe vai "ter certeza" que está certo. E as bolhas de internet vão ajudar reforçar sua posição, como ocorree com qualquer tema hoje me dia.

Uma pena que quase ninguém lerá isso. Quão tóxico é isso?

Eu acho o SO tóxico, cada dia mais. Mas pra mim ele é tóximo quando ele ensina errado. E isso tem acontecido cada vez mais.

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Essa coisa de só dar destaque pra post novo tem um problema.

Por exemplo, eu poderia responder vários posts antigos com "que legal" e a chance de ser negativado é mínima, já que ninguém vai ver. E com isso, ganhar muitos pontos, pra depois sair votando pelo site, com o mínimo de esforço...

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Essa, provavelmente, é a maior falha da plataforma atualmente.

com o mínimo de esforço...

...e sem valor concreto, que é contra a filosofia oficial da plataforma. Ou seja, a implementação não atende a especificação.

Pena que além do potencial erro relatado, "ninguém" verá estes comentários :D Ok, dá pra replicá-los como postagens original se desejarmos :) E gtanhar pontos se for a intenção :D

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Sobre isso, se você tem algo pra agregar, sugiro tentar contato direto com os mantenedores. Talvez uma ideia sua possa mudar o rumo das coisa por aqui.

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Na minha opinião se a plataforma tem o "News" no nome, é porque ela se dispoe a noticiar/informar. Pra mim está claro a natureza do produto.

Eu, como uma pessoa que consome outras plataformas da mesma natureza, como por exemplo, Hackernews e Hackaday, prefiro ver os posts/noticias em ordem cronologica sim. Pode existir uma categoria por relevancia (e já existe), uma categoria por mais votos, etc. Mas no fim das contas, como eu to aqui pra compartilhar noticias e ler outras, eu vejo todo sentido priorizar a ordem cronológica.

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Eu li @maniero, gosto de seus posts.

Na prática, posicionamentos como o seu, é o que realmente importa pra minha carreira.

Obrigado!

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Sinceramente, eu acredito que a comunidade do stack overflow não é tóxica.
A forma que o stack overflow é construído é feita para se obter respostas rápidas para problemas recorrentes. No geral, as pessoas que as utilizam não querem puramente respostas longas e elaboradas que explicam o problema e indica caminhos a se seguir, elas querem soluções rápidas e que sejam ditas quase que como uma ordem.
Apesar disso, não acredito que se qualifique como comunidade tóxica, uma vez que diferentes plataformas tem diferentes maneiras de se manter no mercado:

  • Stack Overflow: Respostas rápidas e "rasas" para problemas comuns
  • Documentações em geral: Respostas longas e demoradas para problemas comuns e raros
  • Comunidades do Discord: Ambos

etc...

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Olha concordo plenamente que o stack overflow seja focado em respostas mais rapidas com passos claros a se seguir para solucionar o problema. quase como uma receita de bolo, ou um algoritimo.

Porem acrdito que aqueles que ja estão a algum tempo na plataforma acabam sendo arrogantes e ate maldosos com os novatos, que as vezes nao sabem fazer perguntas muito claras, ou não intederam como formular uma boa receita de bolo para resolver problemas.

sinto que é toxico nesse sentido, os "Seniors" de lá não aceitam muito bem respostas de novatos.

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Entendo, entendi errado qual era a parte tóxica que se referiu no seu post.

Nesse sentido, concordo parcialmente. Usando minha experiências a posteriori, os sêniors que responderam meus comentários quando eu comecei a formular perguntas e resostas sempre foram muito gentis comigo, me direcionando a formas melhores de responder comentários por lá. Talvez a diferença seja no nicho ?

Qual foi a linguagem e o idioma que você estava usando por lá ?
Todas as minhas boas experiências tiveram algo em comum: Eram sobre Typescript/Javascript e suas Stacks e eu estava comentando em inglês.
Será que era essa a diferença ?

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Bom todas minhas perguntas / repostas formuladas são em ingles e a linguagem ai ja varia muito des de ajudas em banco de dados como postgress e SQL server, passando pelo JS e TS e chegando a linguagens de automação como scripts em BASH.

so que diferente da sua experencia, meus post e respostas sempre recebiam down votes e comentario do tipo:"resposta errada, não compativel apague agora" ou "Você nao sabem nem interpretar uma simples pergunta, sua resposta é inutil".

Oque me deixou bem desanimado com a comunidade deles.

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Nossa, aí realmente
que pena D:
Acabei de ver a outra resposta e, realmente, o stack overflow me aparenta ser bem tóxico
é bem triste que essa seja a experiência sua e da maioria das pessoas ):

Que bom que o Tabnews é uma alternativa bem mais respeitosa

Nesse caso, acho que podemos concluir que o SO é tóxico no geral, não só para novatos

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rapaz desde , que iniciei minha jornada nessa área, vou ser vem sincero, nunca usei o Stackoverflow, sempre fui atrás de outras fontes de exemplo os livros ou ate mesmo documentação,por n motivos, logo vi que, essa área os profissionais são muito ocupados, logo eles não tem tempo de lhe ajudar,eles passam, um pouco de arrogância, ja vi profissionais falar muito mal do código de um, iniciante acho desnecessário fazer isso com alguém que apenas que o espaço dele também, imagino que no início tidos erramos, bastante acredito com o tempo, vamos ficando melhores. aconselho que deixe, de usar essa plataforma faça, sua pesquisa em outras fontes livros documentação, ate mesmo reveja seu código, mais não vá pedir ajuda de ninguém não, porque tem muita gente, nesse meio que se acham os donos da verdade, se acham superiores evitiuos pelo seu bem , e pela sua saúde mental valeu sucesso

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Não vejo muito aqui no BR, mas na gringa tem bastante memes sobre o Stack Overflow ser tóxico. E volta e meia eu encontro esse tipo de toxicidade, tanto da parte dos moderadores ou usuários. Muito comum encontrar perguntas com centenas ou até milhares de upvotes, mas que foram trancadas pelos moderadores.

Meme Stack Overflow

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Esse meme resume muito bem como é a comunidade do StackOverflow! Já aconteceu diversas vezes comigo de fazer uma pergunta e receber comentários do tipo "leia a documentação" ou "sua pergunta não tem cabimento por causa disso ou daquilo".

Parei de usar faz um bom tempo, não posto perguntas nem respostas. Acho que por conta desses usuário agressivos o pessoal não interage muito.
Só uso a plataforma para ver se tem algo que resolva meu bug.

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Li o texto do autor e achei coerente com minha opinião sobre o SO. Depois, li algumas respostas, inclusive de alguém que supostamente trabalha lá e pude entender o outro lado. Ponderando, acredito que, independente de certo ou errado, as críticas feitas, como a deste post, precisam ser tratadas com profissionalismo pelos responsáveis pelo serviço. Especialmente pq muitas pessoas pensam da mesma maneira. Finalizando, notei que, ainda que o usuário não tenha sido rude em seu texto, senti um certo sarcasmo em algumas respostas que lí aqui. Não acho que é o caminho correto.

Esta citação, explica meu pensamento:

"-Não se engane com obviedades:

Cada cliente é um ser humano diferente, com suas peculiaridades e experiências de vida próprias, portando humanize e personalize ao máximo seus atendimentos e serviços, deixando uma lembrança positiva. No momento em que sua marca é lembrada por uma coisa boa, o cliente tende a querer repetir essa experiência. As pessoas gostam de falar sobre aquilo que dominam, deste modo volte o assunto sempre para a área do cliente, fazendo com que ele se sinta confortável para debater esses temas com você. Para obter atenção mostre-se interessado, uma vez que você já tenha conquistado sua atenção, vá introduzindo outros tópicos na conversa. Nunca confie no óbvio, muitas vezes o que é óbvio para você pode não ser para o seu cliente, ele inclusive pode te apresentar pontos dos quais você não havia percebido sobre sua empresa."

Fonte: https://bellunotec.com.br/blog/importanciadeouviroseucliente/

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Eu tbm concordo! Até desanimei de postar minhas dúvidas lá. Todas as vezes alguém vem corrigindo uma coisa e dando "patada" sem razão. Outras vezes que eu respondi dúvidas de outras pessoas, me deram downvotes sei lá por qual motivo. Nem entro mais.