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O TabNews deveria limitar a quantidade de criação de Posts?

Baseado no que foi publicado ontem a respeito das novas regras de publicação de conteúdo, um usuário que publica posts tidos como ‘não relevantes’ será orientado a apagar posts antigos antes de criar novos. Isso de fato cria uma certa limitação, mas para quem é familiarizado com o ‘Limbo’ do TabNews, já viu que apagar posts antigos não muda em nada a experiência do usuário, pois esses posts já não estavam mais no radar da aba ‘Recentes’ e nunca esteve na ‘Relevantes’, porém a nova publicação - se for mais uma irrelevante, vide histórico do OP - seguirá no Feed dos usuários.

Porém, atualmente (aparentemente) não há uma limitação de criação de Posts para usuários que ainda não foram barrados na nova regra. Assim, um único usuário consegue criar 18 posts numa única madrugada, independentemente daquilo ser relevante ou não.

Eu sinceramente já não entendo o motivo de dividir um mesmo assunto em 3 tópicos, se você poderia ter feito tudo num só. Também acho pouco provável que todos os Posts sejam originais, vide a produção em massa em que eles foram criados.

É super simples eu hoje acessar um site de tecnologia qualquer, copiar X tópicos de lá e trazer pra cá, para fingir que eu sou o “senhor do conteúdo relevante”. Isso, além de tudo, polui todo o conteúdo apresentado para os usuários.

Então me veio o questionamento: o TN deveria limitar a quantidade de criação de posts por hora, ou tudo bem se algum usuário quiser dominar a home page deliberadamente?

Agradeço se derem uma opinião sincera a respeito, no fim, queremos apenas que o TN cresça e se torne cada vez mais agradável de estar.

Há braços.

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Já temos um limite que nos protege com relação a alguém tentando prejudicar a performance do sistema. Mas para usuários com histórico normal, não deveria existir limite de quantidade de publicações. Então talvez faça sentido limitar de alguma forma para um novo usuário enquanto ele não possuir algum histórico. O que acham de debater no repositório quais seriam os limites saudáveis?

Eu não vejo como o TabNews pode ser melhor se tiver menos publicações como as da @NewsletterOficial. E também acho que ninguém reclamou diretamente dessas publicações, mas apenas citou um problema da página inicial, ou seja, do algoritmo de ranqueamento. Sem contar a "ilusão da maioria" que pode ter sido criada nesse post. Então eu inicio a campanha "Volta 100% NewsletterOficial!"

Provavelmente o que incomoda é o fato dos conteúdos mais novos irem para a aba de relevantes, mesmo que sejam todos do mesmo usuário. E esse é só um dos inumeráveis pontos de melhoria que existem no sistema de ranqueamento.

Existe uma faixa da página de relevantes que é dedicada aos conteúdos muito recentes. Essa faixa é necessária com o volume atual de usuários que dedicam tempo para qualificar conteúdos e que ao mesmo tempo frequentam a página de recentes. Vai chegar um momento em que essa faixa não vai mais precisar existir, mas, por enquanto, o que vocês acham se a gente limitar a quantidade de conteúdos do mesmo usuário que entram nessa faixa? A gente pode limitar a um item por usuário. Isso sem mudar nada nas outras faixas de relevantes, que são conteúdos com mais tempo e que já receberam qualificação, então não devemos impedir mais de um conteúdo do mesmo usuário nas páginas de relevantes como um todo, mas apenas naquela faixa dos recentes dentro dos relevantes. O que acham?

"Limbo"

Sobre o chamado "limbo" do TabNews, com certeza ele existe, mas provavelmente não é o que a maioria pensa. Não tem relação com a data de publicação do conteúdo, mas sim com a qualidade da publicação, pois conteúdos bons continuam sendo acessados após meses de sua publicação.

E quem ajuda nisso é o Google (e outros indexadores), então apagar conteúdos ruins faz muito bem para melhorar a reputação do TabNews nas ferramentas de pesquisa.

As qualificações de conteúdos com TabCoins são muito importantes para:

  • Permitir a criação do mecanismo de retribuição aos criadores desses conteúdos, o que irá ocorrer na próxima milestone;
  • Permitir a existência da página de relevantes com um algoritmo possível para o estágio atual do TabNews, mas futuramente podemos utilizar várias outras métricas.

Só que essa qualificação não dá nem um pequeno vislumbre do alcance das publicações, pois, diferente das redes sociais, apenas uma pequena parcela dos visitantes pode qualificar, e esse é o ponto que deve fazer diferença na qualidade do que é visto no TabNews.

Mas ainda existe muito trabalho, como implementar formas de mostrar outras métricas dos conteúdos, por exemplo o volume de acessos. E mostrar essas métricas deve esclarecer muito melhor se conteúdos como os da Newsletter ou de qualquer usuário criaram valor concreto ou não.

Por isso, peço: Volta 100% NewsletterOficial! 👍

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Sobre a @NewsletterOficial, virou assunto apenas por ser um perfil que diariamente faz 8 posts seguidos, entrando em conflito com o que é abordado no meu Post.
Mas eu concordo que, de certa forma, o conteúdo trazido por este perfil já foi triado como relevante, então por isso eu mesmo nem trouxe a tona no tópico. Meu único questionamento a respeito foi se a forma como o conteúdo é trazido realmente se comunica com os usuários, visto que a maior parte dos posts da Newsletter não gera nenhuma discussão ou upvotes.

Sobre a aba relevantes, eu acho sem nexo um post recente ir parar lá. Isso justamente pq já temos a aba 'recentes'. Da forma atual, estamos dizendo que qualquer post novo é, automaticamente, um post relevante, o que é uma inverdade.
Para mim, qualquer post deveria ter ao menos 2 Upvotes (visto que já inicia com 1) para poder ir para a aba de Relevantes, permanecendo lá por um tempo determinado vide a quantidade de upvotes que o mesmo receber.

Sobre o Limbo, sim, é claro que não tem a ver com a data de publicação e sim com a quantidade. Justamente por isso eu criei esse tópico, pois um abençoado fez 18 posts em 40 minutos, empurrando 18 tópicos para o limbo numa única madrugada. Se fossem 18 users distintos criando tópicos em 40 minutos, beleza, pode acontecer, mas saber que apenas 1 user pode fazer isso é, entre outras coisas, desmotivador.

pois conteúdos bons continuam sendo acessados após meses de sua publicação.

Sim, mas numa frequência bem menor e, muitas vezes, apenas por pessoas que já haviam acessado aquele post antes e sabem da existência dele.
Visto que comentar num post não "upa" ele, não há uma barra de pesquisas para consulta de tópicos, tão pouco tags de busca ou qualquer outra opção já dada, uma vez que um post cai no limbo, sua dinâmica praticamente é anulada. É o mesmo que estar na segunda página do Google.
Uma 'prova'disso são os posts duplicados (tri, quadri, etc). Mostra que o assunto é relevante, mas o tópico "velho" não serve mais, é preciso criá-lo de novo (no caso, quem cria as vezes nem sabia que já existia um anterior).

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Concordo que criar vários posts em um curto intervalo de tempo acaba poluindo a página inicial. Sendo um pouco chato, é mais ou menos como já acontece com a Newsletter oficial, pois sempre que ela publica em série (cerca de 6 ou 7 por dia), acaba dominando a Home do site por algum tempo. Nesse caso dá pra relevar um pouco por ser um perfil "oficial" do site, mas ainda sim, dá pra ver claramente os efeitos de postar em série: muitos posts relevantes acabam caindo temporariamente pelo "efeito newsletter".

Acho que pelo menos para conteúdos root poderia ter um limite mais rígido. Não sei qual seria um valor razoável, e nem a melhor forma de implementar. As opções que me vem à cabeça agora são:

  • quantidade por dia (ou por hora, ou qualquer outra unidade de tempo)
  • restrições de tempo: por exemplo, a segunda publicação root só pode ser feita X minutos após a primeira
  • uma combinação desses critérios: por exemplo, a segunda publicação só pode X minutos após a primeira, com limite de N posts por dia (ou hora), etc

Já para comentários, acredito que o limite pode ser mais relaxado, já que isso não polui a Home (mas ainda sim pode ser necessário ter algum limite, para conter abusos - não sei se chegou a acontecer algum caso).

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Sim, eu penso o mesmo sobre a Newsletter, ainda mais quando vejo que a maioria esmagadora do que é postado por ela gera zero engajamento (digo em questão de comentários ou upvotes). Tipo, será que está se comunicando mesmo com o público do TN? Mas igualmente, por se tratar de um 'perfil oficial', a gente releva essa parte.

E sim, também acho que não há necessidade de limitar comentários, já que eles não tem poder nem de "upar" um tópico. No máximo poderia se criar um botão 'hide' para ocultar comentários, caso alguém poluia um tópico atrapalhando a vermos comentários de real conteúdo agregado.

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Hmm, se posts novos não fossem automaticamente pra aba de Relevantes, esse problema seria minimizado.

Não sei se isso acontece para todos os posts, mas percebo que com a Newsletter, muitas vezes vários posts vão para a aba Relevantes logo depois de criados. Se mudar essa regra, já alivia um pouco o problema.

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Concordo com a questão das publicações da Newsletter, vejo a mesma coisa que você, falta de engajamento, até pelo motivo de a maioria dos leitores do TabNews já receber por e-mail, acredito eu, particularmente prefiro ler no e-mail, tudo em uma página só, muito mais rápido, poderia ser uma postagem apenas da Newsletter, igual ao e-mail, talvez conseguiria mais engajamento.

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Começando com uma história engraçada: o TabNews só existe por causa da Newsletter – a ideia inicial era criar um espaço para poder colocar os todos links das fontes das notícias.

Mas o Filipe e eu acabamos iterando tanto a ideia que acabou surgindo o TabNews!

Entretanto, eu particularmente também não tenho curtido muito como as notícias da Newsletter têm sido postadas por aqui.

Por um lado, é um benefício para todo o sistema (olha o retorno por meio de SEO que essas notícias trazem):

Por outro lado, os posts um atrás do outro têm poluindo o feed – a ideia era que a própria dinâmica do TabNews conseguisse filtrar o que é relevante (para nós, todas essas notícias tem valor – a Newsletter é um compilado de todas as notícias que consideramos interessantes no dia).

Mas é importante destacar: o Filipe, eu, ou o usuário da NewsletterOfficial não merecem receber tratamentos diferentes de todos aqui no TabNews. Esse é um projeto em conjunto – tentar "construir um pedaço de internet mais massa" é uma ideia que vale a pena defender.

Dado tudo isso, a gente decidiu começar a utilizar a mesma ideia das postagens nas redes sociais do Filipe: vamos escolher uma notícia no dia para postar aqui no TabNews.

Talvez fique ainda mais massa, porque a gente vai ter mais tempo para expandir e colocar mais informações nessa notícia que não deu para colocar no espaço limitado da Newsletter.

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Complementando sobre a parte do SEO, segue o gráfico que o gugadeschamps publicou em formato de lista, com o número de Cliques e Impressões no Google, apenas nas URLs do NewsletterOficial:

SEO do NewsletterOficial

É algo bastante relevante para o TabNews, e ainda faltam as visualizações que estão vindo do Discover, mas de qualquer forma, eu também não gosto da poluição que causa no feed e concordo fortemente que nenhum outro projeto que eu e o Gustavo criarmos deveria ter tratamento especial aqui no TabNews.

Então muito legal o retorno de todos que estão participando desta thread e bora modificar a dinâmica das publicações da Newsletter 🤝 🤝 🤝

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Filipe e Guga, entendo que a Newsletter tem seu lado bom e não acho que eliminá-la, ou até mesmo diminuí-la, seja a solução. Também entendo a preocupação de não dar tratamento especial a nenhum usuário.

Por outro lado, eu acho que alguns conteúdos tem que ser, digamos, "especiais" sim. Por exemplo, anúncios importantes como a contratação do Felipe Barso, ou outras novidades no site (como essa, essa e essa), me parecem ter um caráter mais oficial, no sentido de que é algo que somente o staff do site poderia publicar (um usuário "comum" nem teria como saber tantos detalhes assim a ponto de criar um post desses).

Talvez seja o caso dessas publicações com caráter mais oficial serem feitas por uma conta específica ("TabNews", "AnunciosOficiais", algo assim) e ficarem em uma aba separada. A Newsletter poderia ficar nessa mesma aba, pois não sei se vale a pena criar outra só para ela (ou ela simplesmente não é considerada na aba Relevantes). Não sei o quanto isso afetaria o SEO, mas enfim, é uma sugestão.

Desta forma esse conteúdo não se mistura aos perfis pessoais de vcs, e esses posts não interferem na Home do site (pois minha ideia é que eles não apareçam na aba Recentes, e nem na Relevantes).

Para diferenciar, essas contas poderiam ter alguma marcação visual que indique que são "oficiais". Por exemplo, sei que hoje contas suspensas/bloqueadas aparecem com a marcação "Nuked" ao lado, então poderia ser algo similar (talvez "Staff").

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Eu não gosto da ideia de segmentação, mas não sei racionalizar o motivo e por isso posso estar errado.

A marcação visual faz sentido.

A gente vai testar publicar só uma notícia da Newsletter por dia – com mais informações – e vamos acompanhar.

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Interessante.

Só pra deixar claro, eu não propus eliminar ou diminuir a Newsletter. Minha intenção foi apontar que, da forma como está implementado hoje, acaba tendo alguns efeitos colaterais.

Neste comentário deixei algumas sugestões para tentar contornar os problemas atuais. Se for o caso, verei se vale a pena abrir uma issue no GitHub.

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Eu acredito que essa limitação poderia ser integrada da seguinte maneira:

0 TabCoins = 1 post
2 TabCoins = 2 posts
4 TabCoins = 2 posts
6 TabCoins = 2 posts
8 TabCoins = 2 posts
10 TabCoins = 3 posts
...

Um limiar parecido com o acima seria a garantia de um sistema autônomo de controle contra flood, garantindo a ideia de recompensa por conteúdos relevantes que é a proposta do TabNews. Um usuário que só posta conteúdo irrelevante, sofreria essa "penalidade" pra pensar melhor no que postar.

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Achei interessante esse raciocínio. Talvez a gente poderia explorar um pouco mais como funcionariam essas regras, para que o Barso avalie a viabilidade de implementação.

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Não entendi, isso seria com base nos TabCoins que o usuário possui atualmente? Porque se for assim, usuários mais antigos (que tiveram mais tempo pra acumular TabCoins, principalmente porque na regra antiga isso era muito mais fácil) poderão criar muitos posts, o que não resolve o problema.

Acho que o mais simples seria ter limites pra todos. Não vejo porque alguém precisaria criar mais de 3 ou 4 publicações root por dia (só a Newsletter fazia isso, e mesmo assim estão revendo), ou mais de uma em poucos minutos, independente da quantidade de TabCoins.

Claro que as quantidades exatas tem que ser melhor pensadas, mas ainda sim, acho que algum limite é necessário pra evitar abusos como o que ocorreu recentemente.

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Eu havia entendido algo como compensação de tabcoins. Por exemplo, vamos supor que criar um Post passe a 'custar' 10 Tabcoins.
Se o seu post for relevante, ele vai "se pagar" e logo você terá direito a criar outro Post.
Porém, se seu post não for relevante, você vai ter que conquistar tabcoins através de comentários relevantes, para enfim poder criar algum conteúdo.

Essa é uma sugestão que precisa ser melhor pensada, claro. Mas é uma ideia.

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É, pode ser.

Mas precisa ser bem pensado, pois se ficar caro demais, ninguém vai conseguir postar.

Hoje alguns já não estão conseguindo votar tanto quanto antes. Se pra postar também precisar de TabCoins, não pode ser muito caro. Ou então tem que balancear algum outro ponto do sistema, pra não ficar tão difícil ganhar pontos.

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Interessante esse site. Acabei vendo que o autor do flood criou conta na segunda-feira e tem tabcoinsXtabcash de iniciante, ou seja, não agregou nada mesmo.

Essa discussão toca num ponto importante. Realmente, há um ciclo onde a conta parece não bater.
Para eu receber tabcoins, preciso criar algo que as pessoas votem como 'relevante'.
Porém para as pessoas votarem, elas precisam de tabcoins. E pior, pois votar custa 2TC, mas o 'votado' recebe apenas 1 (isso se não for downvote onde, nesse caso, todo mundo perde).

A economia parece que vai fracassar dessa forma. Sorte de uns usuários que tem um caixa bom, e azar de quem não tem (a arte imitando a vida, onde em momentos de crise, o rico continua melhor que o pobre).

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Talvez seja interessante criar um sistema de votação. Por exemplo, se uma postagem for irrelevante, os usuários podem clicar em um botão para para dar uma nota de irrelevante, e essa postagem irá para o final da fila, por exemplo, se tiver 10 notas ruins, ela será automaticamente excluída. E se tiver notas boas, ficará em evidência no topo.

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Sobre o sistema de votação, o Edson295 explicou bem, mas sobre a sugestão de remover automaticamente uma publicação que foi negativada "demais", tem essa sugestão no GitHub: Remover conteúdos negativados + Economia. Se quiser acrescentar algo à sugestão, deixe seu comentário lá que é importante para caso decidam implementar.

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Exclusão automática eu acho meio drástico, e é algo que eu faria somente em caso de spam descarado ou violação dos termos, como por exemplo, um post só com xingamentos, trollagem, ou com um assunto completamente nada a ver com tecnologia/programação.

Mas claro, para isso precisaria implementar algum outro mecanismo específico (por exemplo, alguma forma de sinalizar para o staff do site que aquele conteúdo não é apropriado).

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O conteúdo teria que ter uma curadoria, humana ou com I.A., porque senão o site ficará poluído ao longo do tempo. A sugestão que fizeram de criar canais separados faz sentido, às vezes um tópico é irrelevante em algum canal, porém pode ser relevante em outro. Não sei se a home do site foi feita sem canais ou tags, para centralizar todos ou conteúdos ou essa feature seria algo futuro. Uma outra coisa é o bom senso da comunidade em relação aos posts, por exemplo antes de publicar algo, devemos pensar se o que irei publicar irá agregar valor para alguém ou só estou postando para dizer que publiquei algo ou somente para ganhar tabcoins...

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Esse botão já existe, é justamente essa "setinha pra cima" e "setinha pra baixo" que fica no topo esquerdo de cada post ou comentário.
A ideia de "exclusão automática" não existe, mas podemos debater a respeito.
Quanto a ficar em evidência é justamente o que ocorre na aba 'Relevantes' do site.