Executando verificação de segurança...
2

Concordo que criar vários posts em um curto intervalo de tempo acaba poluindo a página inicial. Sendo um pouco chato, é mais ou menos como já acontece com a Newsletter oficial, pois sempre que ela publica em série (cerca de 6 ou 7 por dia), acaba dominando a Home do site por algum tempo. Nesse caso dá pra relevar um pouco por ser um perfil "oficial" do site, mas ainda sim, dá pra ver claramente os efeitos de postar em série: muitos posts relevantes acabam caindo temporariamente pelo "efeito newsletter".

Acho que pelo menos para conteúdos root poderia ter um limite mais rígido. Não sei qual seria um valor razoável, e nem a melhor forma de implementar. As opções que me vem à cabeça agora são:

  • quantidade por dia (ou por hora, ou qualquer outra unidade de tempo)
  • restrições de tempo: por exemplo, a segunda publicação root só pode ser feita X minutos após a primeira
  • uma combinação desses critérios: por exemplo, a segunda publicação só pode X minutos após a primeira, com limite de N posts por dia (ou hora), etc

Já para comentários, acredito que o limite pode ser mais relaxado, já que isso não polui a Home (mas ainda sim pode ser necessário ter algum limite, para conter abusos - não sei se chegou a acontecer algum caso).

Carregando publicação patrocinada...
2

Sim, eu penso o mesmo sobre a Newsletter, ainda mais quando vejo que a maioria esmagadora do que é postado por ela gera zero engajamento (digo em questão de comentários ou upvotes). Tipo, será que está se comunicando mesmo com o público do TN? Mas igualmente, por se tratar de um 'perfil oficial', a gente releva essa parte.

E sim, também acho que não há necessidade de limitar comentários, já que eles não tem poder nem de "upar" um tópico. No máximo poderia se criar um botão 'hide' para ocultar comentários, caso alguém poluia um tópico atrapalhando a vermos comentários de real conteúdo agregado.

2

Hmm, se posts novos não fossem automaticamente pra aba de Relevantes, esse problema seria minimizado.

Não sei se isso acontece para todos os posts, mas percebo que com a Newsletter, muitas vezes vários posts vão para a aba Relevantes logo depois de criados. Se mudar essa regra, já alivia um pouco o problema.

1

Concordo com a questão das publicações da Newsletter, vejo a mesma coisa que você, falta de engajamento, até pelo motivo de a maioria dos leitores do TabNews já receber por e-mail, acredito eu, particularmente prefiro ler no e-mail, tudo em uma página só, muito mais rápido, poderia ser uma postagem apenas da Newsletter, igual ao e-mail, talvez conseguiria mais engajamento.

4

Começando com uma história engraçada: o TabNews só existe por causa da Newsletter – a ideia inicial era criar um espaço para poder colocar os todos links das fontes das notícias.

Mas o Filipe e eu acabamos iterando tanto a ideia que acabou surgindo o TabNews!

Entretanto, eu particularmente também não tenho curtido muito como as notícias da Newsletter têm sido postadas por aqui.

Por um lado, é um benefício para todo o sistema (olha o retorno por meio de SEO que essas notícias trazem):

Por outro lado, os posts um atrás do outro têm poluindo o feed – a ideia era que a própria dinâmica do TabNews conseguisse filtrar o que é relevante (para nós, todas essas notícias tem valor – a Newsletter é um compilado de todas as notícias que consideramos interessantes no dia).

Mas é importante destacar: o Filipe, eu, ou o usuário da NewsletterOfficial não merecem receber tratamentos diferentes de todos aqui no TabNews. Esse é um projeto em conjunto – tentar "construir um pedaço de internet mais massa" é uma ideia que vale a pena defender.

Dado tudo isso, a gente decidiu começar a utilizar a mesma ideia das postagens nas redes sociais do Filipe: vamos escolher uma notícia no dia para postar aqui no TabNews.

Talvez fique ainda mais massa, porque a gente vai ter mais tempo para expandir e colocar mais informações nessa notícia que não deu para colocar no espaço limitado da Newsletter.

3

Complementando sobre a parte do SEO, segue o gráfico que o gugadeschamps publicou em formato de lista, com o número de Cliques e Impressões no Google, apenas nas URLs do NewsletterOficial:

SEO do NewsletterOficial

É algo bastante relevante para o TabNews, e ainda faltam as visualizações que estão vindo do Discover, mas de qualquer forma, eu também não gosto da poluição que causa no feed e concordo fortemente que nenhum outro projeto que eu e o Gustavo criarmos deveria ter tratamento especial aqui no TabNews.

Então muito legal o retorno de todos que estão participando desta thread e bora modificar a dinâmica das publicações da Newsletter 🤝 🤝 🤝

2

Filipe e Guga, entendo que a Newsletter tem seu lado bom e não acho que eliminá-la, ou até mesmo diminuí-la, seja a solução. Também entendo a preocupação de não dar tratamento especial a nenhum usuário.

Por outro lado, eu acho que alguns conteúdos tem que ser, digamos, "especiais" sim. Por exemplo, anúncios importantes como a contratação do Felipe Barso, ou outras novidades no site (como essa, essa e essa), me parecem ter um caráter mais oficial, no sentido de que é algo que somente o staff do site poderia publicar (um usuário "comum" nem teria como saber tantos detalhes assim a ponto de criar um post desses).

Talvez seja o caso dessas publicações com caráter mais oficial serem feitas por uma conta específica ("TabNews", "AnunciosOficiais", algo assim) e ficarem em uma aba separada. A Newsletter poderia ficar nessa mesma aba, pois não sei se vale a pena criar outra só para ela (ou ela simplesmente não é considerada na aba Relevantes). Não sei o quanto isso afetaria o SEO, mas enfim, é uma sugestão.

Desta forma esse conteúdo não se mistura aos perfis pessoais de vcs, e esses posts não interferem na Home do site (pois minha ideia é que eles não apareçam na aba Recentes, e nem na Relevantes).

Para diferenciar, essas contas poderiam ter alguma marcação visual que indique que são "oficiais". Por exemplo, sei que hoje contas suspensas/bloqueadas aparecem com a marcação "Nuked" ao lado, então poderia ser algo similar (talvez "Staff").

1

Eu não gosto da ideia de segmentação, mas não sei racionalizar o motivo e por isso posso estar errado.

A marcação visual faz sentido.

A gente vai testar publicar só uma notícia da Newsletter por dia – com mais informações – e vamos acompanhar.

1

Interessante.

Só pra deixar claro, eu não propus eliminar ou diminuir a Newsletter. Minha intenção foi apontar que, da forma como está implementado hoje, acaba tendo alguns efeitos colaterais.

Neste comentário deixei algumas sugestões para tentar contornar os problemas atuais. Se for o caso, verei se vale a pena abrir uma issue no GitHub.