Concordo com a questão das publicações da Newsletter, vejo a mesma coisa que você, falta de engajamento, até pelo motivo de a maioria dos leitores do TabNews já receber por e-mail, acredito eu, particularmente prefiro ler no e-mail, tudo em uma página só, muito mais rápido, poderia ser uma postagem apenas da Newsletter, igual ao e-mail, talvez conseguiria mais engajamento.
Começando com uma história engraçada: o TabNews só existe por causa da Newsletter – a ideia inicial era criar um espaço para poder colocar os todos links das fontes das notícias.
Mas o Filipe e eu acabamos iterando tanto a ideia que acabou surgindo o TabNews!
Entretanto, eu particularmente também não tenho curtido muito como as notícias da Newsletter têm sido postadas por aqui.
Por um lado, é um benefício para todo o sistema (olha o retorno por meio de SEO que essas notícias trazem):
Por outro lado, os posts um atrás do outro têm poluindo o feed – a ideia era que a própria dinâmica do TabNews conseguisse filtrar o que é relevante (para nós, todas essas notícias tem valor – a Newsletter é um compilado de todas as notícias que consideramos interessantes no dia).
Mas é importante destacar: o Filipe, eu, ou o usuário da NewsletterOfficial não merecem receber tratamentos diferentes de todos aqui no TabNews. Esse é um projeto em conjunto – tentar "construir um pedaço de internet mais massa" é uma ideia que vale a pena defender.
Dado tudo isso, a gente decidiu começar a utilizar a mesma ideia das postagens nas redes sociais do Filipe: vamos escolher uma notícia no dia para postar aqui no TabNews.
Talvez fique ainda mais massa, porque a gente vai ter mais tempo para expandir e colocar mais informações nessa notícia que não deu para colocar no espaço limitado da Newsletter.
Complementando sobre a parte do SEO
, segue o gráfico que o gugadeschamps
publicou em formato de lista, com o número de Cliques e Impressões no Google, apenas nas URLs do NewsletterOficial
:
É algo bastante relevante para o TabNews, e ainda faltam as visualizações que estão vindo do Discover
, mas de qualquer forma, eu também não gosto da poluição que causa no feed e concordo fortemente que nenhum outro projeto que eu e o Gustavo criarmos deveria ter tratamento especial aqui no TabNews.
Então muito legal o retorno de todos que estão participando desta thread e bora modificar a dinâmica das publicações da Newsletter 🤝 🤝 🤝
Filipe e Guga, entendo que a Newsletter tem seu lado bom e não acho que eliminá-la, ou até mesmo diminuí-la, seja a solução. Também entendo a preocupação de não dar tratamento especial a nenhum usuário.
Por outro lado, eu acho que alguns conteúdos tem que ser, digamos, "especiais" sim. Por exemplo, anúncios importantes como a contratação do Felipe Barso, ou outras novidades no site (como essa, essa e essa), me parecem ter um caráter mais oficial, no sentido de que é algo que somente o staff do site poderia publicar (um usuário "comum" nem teria como saber tantos detalhes assim a ponto de criar um post desses).
Talvez seja o caso dessas publicações com caráter mais oficial serem feitas por uma conta específica ("TabNews", "AnunciosOficiais", algo assim) e ficarem em uma aba separada. A Newsletter poderia ficar nessa mesma aba, pois não sei se vale a pena criar outra só para ela (ou ela simplesmente não é considerada na aba Relevantes). Não sei o quanto isso afetaria o SEO, mas enfim, é uma sugestão.
Desta forma esse conteúdo não se mistura aos perfis pessoais de vcs, e esses posts não interferem na Home do site (pois minha ideia é que eles não apareçam na aba Recentes, e nem na Relevantes).
Para diferenciar, essas contas poderiam ter alguma marcação visual que indique que são "oficiais". Por exemplo, sei que hoje contas suspensas/bloqueadas aparecem com a marcação "Nuked" ao lado, então poderia ser algo similar (talvez "Staff").
Eu não gosto da ideia de segmentação, mas não sei racionalizar o motivo e por isso posso estar errado.
A marcação visual faz sentido.
A gente vai testar publicar só uma notícia da Newsletter por dia – com mais informações – e vamos acompanhar.
Interessante.
Só pra deixar claro, eu não propus eliminar ou diminuir a Newsletter. Minha intenção foi apontar que, da forma como está implementado hoje, acaba tendo alguns efeitos colaterais.
Neste comentário deixei algumas sugestões para tentar contornar os problemas atuais. Se for o caso, verei se vale a pena abrir uma issue no GitHub.