Já temos um limite que nos protege com relação a alguém tentando prejudicar a performance do sistema. Mas para usuários com histórico normal, não deveria existir limite de quantidade de publicações. Então talvez faça sentido limitar de alguma forma para um novo usuário enquanto ele não possuir algum histórico. O que acham de debater no repositório quais seriam os limites saudáveis?
Eu não vejo como o TabNews pode ser melhor se tiver menos publicações como as da @NewsletterOficial. E também acho que ninguém reclamou diretamente dessas publicações, mas apenas citou um problema da página inicial, ou seja, do algoritmo de ranqueamento. Sem contar a "ilusão da maioria" que pode ter sido criada nesse post. Então eu inicio a campanha "Volta 100% NewsletterOficial!"
Provavelmente o que incomoda é o fato dos conteúdos mais novos irem para a aba de relevantes, mesmo que sejam todos do mesmo usuário. E esse é só um dos inumeráveis pontos de melhoria que existem no sistema de ranqueamento.
Existe uma faixa da página de relevantes que é dedicada aos conteúdos muito recentes. Essa faixa é necessária com o volume atual de usuários que dedicam tempo para qualificar conteúdos e que ao mesmo tempo frequentam a página de recentes. Vai chegar um momento em que essa faixa não vai mais precisar existir, mas, por enquanto, o que vocês acham se a gente limitar a quantidade de conteúdos do mesmo usuário que entram nessa faixa? A gente pode limitar a um item por usuário. Isso sem mudar nada nas outras faixas de relevantes, que são conteúdos com mais tempo e que já receberam qualificação, então não devemos impedir mais de um conteúdo do mesmo usuário nas páginas de relevantes como um todo, mas apenas naquela faixa dos recentes dentro dos relevantes. O que acham?
"Limbo"
Sobre o chamado "limbo" do TabNews, com certeza ele existe, mas provavelmente não é o que a maioria pensa. Não tem relação com a data de publicação do conteúdo, mas sim com a qualidade da publicação, pois conteúdos bons continuam sendo acessados após meses de sua publicação.
E quem ajuda nisso é o Google (e outros indexadores), então apagar conteúdos ruins faz muito bem para melhorar a reputação do TabNews nas ferramentas de pesquisa.
As qualificações de conteúdos com TabCoins são muito importantes para:
- Permitir a criação do mecanismo de retribuição aos criadores desses conteúdos, o que irá ocorrer na próxima milestone;
- Permitir a existência da página de relevantes com um algoritmo possível para o estágio atual do TabNews, mas futuramente podemos utilizar várias outras métricas.
Só que essa qualificação não dá nem um pequeno vislumbre do alcance das publicações, pois, diferente das redes sociais, apenas uma pequena parcela dos visitantes pode qualificar, e esse é o ponto que deve fazer diferença na qualidade do que é visto no TabNews.
Mas ainda existe muito trabalho, como implementar formas de mostrar outras métricas dos conteúdos, por exemplo o volume de acessos. E mostrar essas métricas deve esclarecer muito melhor se conteúdos como os da Newsletter ou de qualquer usuário criaram valor concreto ou não.
Por isso, peço: Volta 100% NewsletterOficial! 👍