Executando verificação de segurança...
11

O Editor de Código perfeito (pra mim)

Quero deixar claro que amo o VSCode, usei por um bom tempo e gostava muito.

Mas nunca estive 100% satisfeito, sempre procurava algum outro editor melhor.

Tentei utilizar vim, então instalei um neovim configurado, o LunarVim.

Deu alguns bugs comigo e não gostei do workflow, então voltei pro VSCode.

Acabei esbarrando no Astronvim e me apaixonei.

Me apaixonei porque:

  • Ele é altamente customizável
  • Muito bonito
  • Muito leve (ao contrário do Electron)
  • Tem muitos plugins disponíveis
  • Os atalhos padrão são ótimos
  • Minha produtividade nesse workflow decolou
  • Me fez aprender o jeito vim de navegar, que utilizo em tudo que eu faço

Esse projeto é incrível e pra mim foi perfeito.

Carregando publicação patrocinada...
2

Recomendo muito você montar sua própria configuração. No começo da minha utilização do neovim, eu usei bastante astronvim é facil de instalar e já vem tudo configurado que é algo bom, mas eu percebi que eu só usava duas funcionalidades a Tree e LSP, as demais funcionalidades estava "pesando", então decidir criar minha própria configuração onde todos plugins, keymap, configs... seria exclusivamente da minha maneira de usar o nvim.

NvChad


Tem outra configuração bastante famosa e muito mais leve que astronvim o NvChad.

1
1
1

Pensei em fazer isso, gosto de deixar somente as ferramentas que uso, mas achei muito complicado deixar parecido com o astronvim (acho ele muito bonito), então pago esse preço de deixar algumas coisas que não uso.

Achei esse NvChad interessante, vou testar com certeza. Obrigado pela recomendação.

2
1

Que bacana! Gosto de ver pessoas usando NeoVim. Eu tenho um post antigo que tem o links de diversos posts feitos por mim e por outros usuários do tabnews sobre como usar o editor. Acabei de adicionar seu post, espero que goste :)

1

Valeu cara eu estava proucurando um bom editor de código porque eu tinha mesma sensação que vc eu usava o vscode mas não estava satisfeito e eu realmente gostei do astrovim.

1
1

Eita. Você já chegou a comparar com LunarVim? ... Fábio Akita mostrou num dos videos e achei interessante. Claro, no fim, tudo é vim. O ruim é saber configurar. Por isso nunca fui afundo no Vim. Uso muitos atalhos no VSCode em que eu teria que fuçar como fazer no Vim. Se tivesse um VSCodeVim seria show kkkkk.

1

Foi esse vídeo do akita que me fez querer testar o vim.

Testei o LunarVim mas não gostei, achei os atalhos ruins, muitos plugins inúteis e senti falta de alguns plugins.

Não consegui modificar pra ficar ao meu gosto, aí achei o Astronvim, que consigo modificar facilmente, que já vem com ótimos atalhos e com ótimos plugins.

Sobre esse VSCodeVim, existe uma extensão para o vscode que adiciona o modo vim de navegar dentro do vscode, é uma boa opção para começar, mas recomendo dar uma olhada nos atalhos padrão do astronvim.

1

Pode crer. Muito útil essa informação.

Quanto ao VSCodeVim acho que me expressei mal. Eu quiria dizer VimVSCode. Trazer os aspecto estético do VSCode e alguns de seus atalhos, por exemplo

Move Line Down Alt+Down
Copy Line Down Ctrl+Shift+Alt+Down
Insert Cursor Below Shift+Alt+Down (eu acho muito útil pra selecionar várias linhas)
Add Selection To Next Find Match Ctrl+D

1

A prioridade do vim é produtividade, então no caso do Move Line Down seria "k", e isso pode ser combinado com números, ou seja: "10k" iria descer 10 linhas.

Copy Line Down seria "k" para descer a linha e "yy" pra copiar

Esse Insert Cursor Below seleciona as linhas inteiras ou somente o cursor? Não me lembro, mas poderia ser substituído pelo "V" e "k" em seguida para entrar no modo de seleção de linhas.

Esse Ctrl+D pode ser substituído por "/".

1
1

Javascript, Next.js e React para aplicações serverless

Node.js ou Rust para servidores web

Ultimamente tenho programado muito em Rust, me apaixonei pela linguagem.

Mas na minha opinião pra manipular o DOM não existe solução melhor que Javascript, então ainda utilizo bastante.

1

nossa mano vlw, eu venho tentando passar a utilizar o nvim a algum tempo (muito por curiosidade e por gostar da proposta de produtividade, alem do estilo! :D ), mas andei tendo bastante dificuldade. Vou com certeza testar essa 'flavor' do nvim, como as nossas stacks sao basicamente as mesmas espero ter uma transição legal.

1

Acredito que não vá se arrepender, seguindo o site fica fácil de usar, só não é muito bem explicado a customização, mas copiando o arquivo em .config/nvim/lua/user_example e colando em .config/nvim/lua/user você pode modificar as configurações padrão, olhando os comentários no código dá pra entender como customizar direitinho.

1

Amo ver pessoas falando sobre o NeoVim aqui no TN! Eu fiz um post com um compilado de todos os posts que eu achei aqui na plataforma, se vc curte vim, reomendo dar uma olhada, tem recomendação de canais também. É só clicar aqui.

1
1
2

Em relação a curva de aprendizagem do Vim, não demorou muito tempo pra começar a ser produtivo.

Dá uma olhada no canal ThePrimagean se entende um pouco de inglês, ainda não achei um conteúdo tão bom em português.

Talvez eu faça um post falando sobre vim.

E sobre o Astronvim, a curva de aprendizagem dele é mínima.

Sobre os plugins, é só editar um arquivo, que fica em .config/nvim/lua/user/init.lua (se não me engano). Só editar esse arquivo indo na seção de plugins, talvez eu faça um post falando sobre isso também. Ainda não testei o Debugger, mas com F7 abre um terminal flutuante que torna o Debug fácil e rápido.

1

Tô pegando agora p/ migrar do vs code para o VIM, tô fazendo a transição da maneira mais suave possível utilizando aquela extensão do VIM para vs code, é meio perturbador querer navegar dentro do arquivo e ficar travado meio que "catando milho", mas a sensção de não tocar no mouse é muito boa. Vou ser persistente e treinar mais algumas semanas, espero estar bem rápido e desenrolado dentro de um ou três meses.

Valeu pela dica do canal!

Esse vídeo do Ligeiro me ajudou muito também!
Introdução PRÁTICA ao VIM (como SAIR, EDITAR, INSERT/VISUAL/NORMAL MODE) - #TheRightWay ep2

0

Voltando para dar o meu relatório sobre a migração, de fato, consegui utilizar o NVIM como principal editor no dia a dia do trabalho, foram 2 meses para migrar por completo(isso porque já tinha feito diversas tentativas no passado, logo já tinha uma carga de aprendizado) e mais 2 ou 3 trabalhando todos os dias. Porém, um fato me levou a voltar para o VSCode. Hoje, estou como programador front-end e mobile, e definitivamente as ferramentas que o VSCode oferece são melhores quando se fala dessas vertentes do desenvolvimento de software. Eu realizei todas as configurações possíveis com o NVIM desde LSP, Linters, debugers e tudo mais e, no final, percebi que estava tentando igualar esse editor ao VSCode. Não poderia me prender ao fato de ser um programador mais purista. No dia a dia do trabalho, as empresas pedem mais um perfil de programador pragmático. Ainda brinco com o NVIM, mas agora como um hobby. Para o dia a dia, o VSCode já me disponibiliza tudo o que preciso, e em suas atualizações tem evoluído muito.

Uma coisa é fato: codar em VIM é muito maneiro, além de ser uma tiração de onda.

1

Esse post me deu vontade de me aventurar em alguns outros editores de código, principalmente no vim/neovim e suas variações. Tenho dado uma olhada faz um tempo mas até agora não juntei coragem o suficiente pra trocar de workflow.

1

Eu estive assim por bastante tempo, mas quando minha produtividade estava superior a do vscode, eu troquei.

Não me arrependi, é uma experiência muito massa.