Porque o backend é tão super valorizado e o front fica a mingua?
Desde 2019, durante a pandemia, venho me dedicando intensamente à minha carreira de frontend. Estudei bastante, investindo em vários cursos, mesmo enfrentando dificuldades financeiras. Tive que conciliar a vida e os estudos da melhor forma possível.
Antes disso, trabalhava como vendedor, mas sempre sonhei em criar meus próprios sistemas. Sempre fui esforçado e tinha uma inclinação natural para a área de exatas.
Tive a oportunidade de trabalhar com profissionais excelentes, mas frequentemente me sentia sozinho na minha função. Muitas vezes, eu era o único responsável por todo o front-end (UI, BFF, UX, Design, etc.), enquanto havia duas ou três pessoas dedicadas ao back-end. Para complicar, frequentemente era eu quem acabava sendo o "teste automatizado", o que me deixava frustrado, pois muitas vezes tinha que rastrear quem implementou algo para resolver problemas.
Tenho a sensação que desperdicei tempo ao tentar migrar de carreira, não tenho garantia nenhuma de que o ano que vem terei algum serviço.
Será que só eu passo por isso?