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Devo estar administrando minha empresa da forma errada.

Por que eu digo isso? Recentemente eu li alguns comentários por aí onde o usuário no mínimo subestima a inteligência do leitor. Algo do tipo, "eu ganho 40 mil por mês fácil, basta fechar x projetos", e depois mais algumas do tipo, "eu faturo mais de 50 mil com plugins para WordPress".

Que coisa em, minha empresa fatura bem, mas precisamos trabalhar dia e noite, precisamos executar estratégias, marketing e focar em vender. Devo estar fazendo algo errado, pois com mais de 20 anos de experiência em software e vendas, pra mim não é tão simples como ando lendo.

Agora, me ensinem como faturar dezenas de milhares com plugins WordPress, pois tudo o que você imagina já existe, e algum bendito já fez por centavos e publicou grátis.

Se você me disser que fatura com sites de alto padrão eu acredito, tenho amigos que faturam centenas de milhares só com isso, mas também é trabalhoso e exige esforço.

Alguém que conhece essa fórmula milagrosa me ensine por favor.

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Alguns desses anuncios de ganhos são apenas mentiras!
Boa parte deles é pura mentira!

Poucos são os sortudos que conseguem por marketing e viralizam nas redes
conseguem uma boa grana. Mas isso é mais sorte mesmo!

pois tudo o que você imagina já existe, e algum bendito já fez por centavos e publicou grátis.

Eu não gosto do conceito de mentalidade, mas essa frase mostra muita coisa sobre sua mentalidade!

já existir ou ter grátis uma versão não impede em nada que você genhe dinheiro com isso! Nem um pouco impede.

Todo o problema pode estar na distribuição do que você faz!
Quase tudo é problema de marketing! Você pode ter um produto que não presta pra nada, mas com bom marketing VENDE como água!

Como você tem distribuido seus produtos?
Quanto tem gasto nisso? Se não for muito, ta errado :P
Como estão as metricas?
Quais estratégias tem testado?
Quantas estratégias tem usado?

Segundo o SEBRAE com mais de 50 anos de atuação!

entre os principais motivos que levam empresas a fecharem nos primeiros anos de atividade estão a falta de planejamento, deficiências na gestão e o comportamento do empreendedor – que não possui capacitação técnica.

https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conteudos/posts/o-impacto-da-falta-de-planejamento-estrategico-nas-mpe,51766531d1ac4810VgnVCM100000d701210aRCRD

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já existir ou ter grátis uma versão não impede em nada que você genhe dinheiro com isso! Nem um pouco impede.

Concordo, se fosse assim não seria possivel explorar mais nenhum nicho, mas o caso em tela, relata os comentários deixando entender ser muito simples faturar 50 a 60 mil todos os meses criando plugins para cliente.

Meu ponto de vista é que não é simples como os comentários, mas sim bastante trabalhoso.

Como você tem distribuido seus produtos?
Quanto tem gasto nisso? Se não for muito, ta errado :P
Como estão as metricas?
Quais estratégias tem testado?
Quantas estratégias tem usado?

Temos uma ótima equipe de Marketing que otimiza muito nosso lucro, mas novamente, precisa investir uma boa grana, não é simples como comentaram, facil facil. Existe equipe, tempo, investimento.

Meu post foi mais no sentido de provocação, minha empresa é rentável, temos mais de 20 softwares e também temos a fábrica entrando projetos todos os meses, como deixei claro na postagem, o que não concordo é o que tenho lido por aqui em alguns lugares, que faturar com software é tão simples assim. Só deixar lá que vende.

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o que não concordo é o que tenho lido por aqui em alguns lugares

São pontos fora da curva. Existem 2 tipos de pessoas que divulgam esses lucros:

  • Quem teve muita sorte.
  • Quem vende curso.

Mas ao contrário de você não vejo que isso é uma tendência. Vejo pouquíssimos exemplos de produtos que deram certo. O que mais vejo são Pitchs, mas esses não dá pra considerar.

Outro ponto:

As pessoas publicam quando dá certo, mas e quando dá errado?

Ninguém mostra o fracasso.

Todas essas publicações são enviesadas pois só mostram um lado da realidade

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Se você ainda precisa investir em uma boa grana, imagino que seu LTV deva ser baixo ou você não está montando bundles e jornada de compra.

Já fazem uns 8 meses que eu não preciso investir em tráfego pago, muitas as minhas estratégias de marketing inclusive se quer tem investimento (e não tenho que "fazer dancinhas" no TikTok 😅). Eu crio uma recorrência dentro da minha carteira de clientes absurda. Não adianta muita coisa ter uma super equipe de marketing e falhar no comercial e pós-venda.

O que eu sei é que eu tinha uma dor muito parecida, gastava muito com marketing, cheguei a contratar a V4 (não deu, só sabem vender para e-commerce), cheguei a contratar a Nerus (prometem a solução em e-mail marketing, mas não deu também). Até que cansei e fui aprender por conta própria. Me reuni com alguns clientes com faturamento escalável e entendi o que eles faziam em troca de algumas permutas.

Hoje, pouco me importa se eu faço uma campanha com 10 ou 100 leads (coisa que não faço a tempo). Porque o segredo está no que fazer com esses 10 leads, como qualificar eles e como manter o relacionamento ao ponto de ter uma previsibilidade consistente de faturamento.

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Voce tem recorrencia entre seus clientes, ou seja, ou você cria um plugin de 3 mil a cada dia do mes todos os dias ou você vende o mesmo plugin todo dia para seu cliente que ja comprou, isso? E Alem disso, voce ainda arruma tempo absurdo (por que isso consome tempo demais) para executar uma marketing tão forte com seus clientes. Por isso que eu digo, manda pra gente o link do seu curso por favor? rs

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Já conheci muito empreendedor quadrado, entendo sua frustação na verdade. Só estou dizendo que uma falta de gestão e processo eficiente em marketing, vendas e comercial fazem de fato você gastar uma porrada de dinheiro atoa fazendo publicaçõezinhas bonitinhas para anúncios. E sim é uma falta de conhecimento, pergunta para o seu time de marketing se elas já estão utilizando Conversion API para reduzir o custo por clique e por conversão.

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Eu não entendo qual a necessidade do deboche. Se você quer continuar com a suas desculpas sobre a sua situação da sua empresa, é coisa sua. Eu não tenho curso, não vendo curso e para isso não tenho tempo mesmo.

Eu desenvolvo, em média, dois plugins por mês baseados nas dores dos clientes que eu tenho. E sinceramente a maioria deles preferem até pagar para que eu desenvolva um plugin (por um custo maior e mesmo que esse já exista) pela qualidade do desenvolvimento que eu trabalho. Então, essa parte sequer afeta minha capacidade. Já mexo com Wordpress/WooCommerce desde muitos MUITOS anos, inclusive eu que introduzi o Pix no WooCommerce e antes disso já fazia soluções para varejo que vendia de porta em porta.

Como disse, equivale a 25%~30% do meu faturamento. E esses plugins são uma excelente porta de entrada, eu vendo mais caro justamente porque a minha intenção se quer é basear todo meu negócio sobre venda de plugins. Se fosse, eu abriria uma loja online e aplicaria as automações que conheço para ter o minímo de esforço possível.

A entrada de novos clientes a partir desses plugins, (1) filtra eles em relação a capacidade de investimento que eles tem e (2) permite que continue o ciclo de vida deles oferecendo outros projetos, softwares, etc. Acredito que seus pensamentos são bem limitantes, mas aquilo cada um se coloca no lugar que merece/quer.

O tempo absurdo que você mencionou de fato, veio antes, muito MUITO tempo gasto entre 2014~2018 para fazer todas as formações que eu precisava, fazer todos os testes que eu precisava, validar tudo que eu fui aprendendo. Hoje não preciso mais me preocupar com isso, já criei processo, é uma máquina automática. Eu sou desenvolvedor, o que eu tenho de automação para tudo no processo não é brincadeira.

Quando vou fazer uma campanha no ads para capturar a entrada de novos clientes, já tenho todo o ciclo de eventos mapeados, todas as conversões treinadas. Tenho automações em python que pegam o relatório do Google Ads e dão match com as conversões offline, tenho uma dashboard própria da minha empresa com outra porrada de automações.

Agora ficar de chororo porque é díficil, porque na verdade gasta muito dinheiro, é um pouco de falta de conhecimento e no mínimo falta de interesse em se desenvolver mais como pessoa/profissional.

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eu tbm faturo no mesmo molde que vc, teabalhando 10-14h por dia com equipe debaixo da minha gestão fazendo projetos e mais projetos.

também gostaria de saber como ganha essa grana fácil e de forma recorrente com plugin, micro saas de 1 função só, sem ter que fazer dancinha de tiktok fazer programas que envolvam meu corpo (mesmo pq ele não teria tanta procura rs) nem me envolver com bet ou vender cursos e promessas vazias.

acho que estamos de fato fazendo alguma coisa muito errada pra não ter esses retornos que a galera prega.

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Agora, me ensinem como faturar dezenas de milhares com plugins WordPress, pois tudo o que você imagina já existe, e algum bendito já fez por centavos e publicou grátis.

É algo chamado de multiplo, para fins de referencia vamos supor que o plugin custe 1 real e é vendido no exterior, isso da +/-, 17 centavos de dólar, vamos supor que a pessoa consiga 10000 vendas mensais, o que é plausível considerando o preço do plugin: 0,17*10000 = 1700 dólares, pouco, em dólar, em real é o salário médio dos médicos sem especialização (da quase 10.000)

Mas isso não é o que infla os valores ainda o que infla é o "eu faturo mais de..." isso porque o "faturo" ignora todos os custos, taxas e despesas sem contar em tráfego pago que se tem pra desenvolver o tal plugin milagroso, no final do dia, é provável que sobre uns 2 mil, é muito considerando o tipo de software, mas consideravelmente menos que os 10.000

Se usassem "lucrei" ao invés de "faturo" o valor seria bem mais realista

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Como alguém que trabalha com esse ramo, sua avaliação está um pouquinho fora da realidade. Geralmente, okay? Você tem um plugin que vai ser vendido por uns $20, o custo rateado não deve passar de uns 30% do valor, já com impostos e taxas, o que dá uns $6 de custo.

Dependendo do mercado você consegue um CPC de $0,20 (ou menos, se você realmente for bom em tráfego pago) e uma conversão de 12% (ou mais, novamente, se você realmente for bom em tráfego pago). A cada $500 que você gasta, você tem uma média de 2.5K de cliques com umas 300 vendas. Os $500 já estão inclusos nelas. Você tem um lucro final de $4.500,00.

Mas sinceramente dá para fazer melhor do que isso e se você tem bundle de plugin como é o caso do YITH (conheço eles) o LTV supera os custos de investimentos porque as pessoas tendem a comprar mais de um plugin.

Agora o grande problema é que não é todo mundo que sabe operar assim. Você tem que ter muitas skills além de desenvolvimento de software, entre elas principalmente performance em marketing, automação comercial e vendas.

Mas além desses, outros modelos existem também. Eu, por exemplo, ainda não lancei no mercado internacional pois gosto da nacionalidade que o Brasil pode trazer para o ecossistema de plugins. Então minha estratégia é outra. E consigo fazer vendas consistente de plugins por um valor médio de ~3K por plugin. Para mim é um trabalho fácil e tranquilo, então adoto como um extra. Hoje uma média de 30% do meu faturamento mensal é de Worpress/WooCommerce apenas no contexto de plugins.

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Cara, você me deu dois 2 downvotes por ser exceção a regra? Isso é no mínimo infantitidade

Isso que você desconsiderou um monte de coisas, por exemplo, você gastou 500 dolares, logo, investimento inicial = 500

As 300 vendas NÃO ESTÃO INCLUSOS, ele fica em débito até você pagar, é um princípio básico de contabilidade

Mas seguindo, você tem 300 vendas mensais recorrentes (?), se for, como vendeu 300, 300*20 = 6000, então só por ter vendido você teria um lucro de 5500

Como você também não especificou vou presumir que você publica onde? Site? Hubs? Se for loja especialmente a Envato as taxas giram em torno de 50% por venda, se for o caso seu lucro cai para 3500, aínda tem taxa de API que em média chega a 4% isso porque é diluido na venda, baixando o lucro pra 1880, se realmente conseguir isso, parabéns, mas é claramente uma excessão muito distoante da curva

Analisando o exemplos que citou, a frase "supera os custos de investimentos porque as pessoas tendem a comprar mais de um plugin." e bullshit porque isso é óbvio, mas o quanto supera? Eles tem 2,2 milhões de usuários, a assinatura é anual, desses usuários, eles se referem a úsuários dos plugins ou comprantes? Segundo informações da Shopfy, são 24 milhões de sites ecommerce no mundo, desses 62% são Wordpress, e desses 25% ou 3,5 milhões usam Woocommerce, é no mínimo improvável que eles detenham 63% do mercado de plugins para Woocommerce, o que torna improvável que sejam 2,2 milhões de pagantes, a média de avaliações gira em torno de 100 (e não não dá para usar o número usado no checkout porque ele além de não especificar se são clientes diretos ou indiretos, permite o download gratuito), o que é um número confiável, agora eles tem cerca de 171 plugins, o que dá 17.100 vendas, vou aredondar pra 18 mil multiplicando pelo preço do plugin mais bem avaliado, da USD 2.340.000 o que é bastante coisa mas esse número temos que realizar algumas divisões, primeiro por 12, porque a assinatura é anual então dá 195.000 o que parece muito e buscando pelo CNPJ eles estão ativos desde 2017, dando 1 ano de estruturação, estão na ativa por 6 anos, então esse valor deve ser divido por 6 o que da 32.500/mês e aí que chegamos a pior parte, sabendo que são 50 pessoas, dá impressionantes 650 dólares por mês...

Para mim é um trabalho fácil e tranquilo, então adoto como um extra. Hoje uma média de 30% do meu faturamento mensal é de Worpress/WooCommerce apenas no contexto de plugins.

Se for em loja eu gostaria muito de ver isso

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Essas contas não batem para alguém tão experiente em Marketing. Mostrei para meu departamento aqui, eles disseram que posso demitir todos eles e contratar o cara ai somente pelo CPC de $0,20 nesse segmento. kkkk

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Eu sequer tenho condições de falar do seu departamento, porque não vou entrar no mérito das competências deles. Se você fosse mais interessado, poderia até rolar uma parceria, uma reunião, ou qualquer coisa. Mas quer ser o cara do deboche, ótimo para você. É justamente esse tipo de coisa que quebra a coluna da sua capacidade de ampliar suas redes de contatos.

Tenho contato com consultores direto do Google e como disse já fiz as formações oficiais, participei de encontros e meu conhecimento não venho de guruzinhos. Mas sim de (1) prática e (2) fontes oficiais. Concordo que o maior gasto vem nos primeiros 3 meses quando você precisa testar e validar as campanhas. Aí de fato, concordaria MESMO com você. É o famoso aquecimento. Precisa de investimento. Mas se você continua gastando isso, depois de um tempo. Seu marketing é ineficiente. Aí tem ver várias coisas: (1) se você está apostando apenas em short tail; (2) se as palavras de long tail não estão contaminando o orçamento; (3) se as campanhas não estão dando overlap de segmentação; (4) se você está capturando micro-eventos para fazer um funil otimizado; (5) se você está integrando as conversões offline e fazendo o match do ROI a partir do LTV; (6) se você já está utilizando as Conversions API e fazendo o acompanhando correto do clid; (7) se sua landing page tem baixa latência e bate mais de 90/pts mobile no PageSpeed Insights; (8) se sua landing page tem um único objetivo direto de conversão; (9) se você tem estratégias para aumentar o LTV, tornando o investimento de marketing, menor; (10) se você está fazendo remarketing com as Conversions API já que ele não vai performar bem sem ela no iOS. Não estou aqui para avaliar suas estratégias, mas dizer que sim, um alto custo de investimento aqui é um péssimo indicador de sucesso.

Mas se você ainda morre no marketing, não tem processo de venda, estratégia comercial e nem pós-venda, e tem que investir para vender uma solução uma única vez. Dificilmente vai ter um crescimento anual interessante.

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Eu não dou downvotes. Alguém que me deu. Agora você querer falar sobre resultados, sendo que tenho empresa relacionada e conheço uma pessoa que tem uma empresa 100% disso, aí é piada.

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Eu me encaixo nas duas falas e não não existe fórmula milagrosa. Sem querer oferender, mas não é sobre administração da empresa, é só vendas e comercial. Hoje eu tenho uma empresa sólida (de um homem só, eu) de desenvolvimento de software que fatura mais de 700K/ano. E sim é com plugins de WordPress e projetos de desenvolvimento de aplicações web e APIs.

Acontece enquanto você não souber melhorar a sua rede de contatos e trabalhar o seu comercial para aumentar suas conversões em venda, você não vai sair do lugar. Não é simples mesmo. Eu mesmo me formei em engenharia de software, mas também me formei em marketing digital, vendas e design.

Somente quando eu comecei a implementar estratégias sólidas de marketing e vendas que as coisas começaram a mudar de figura. Hoje vejo que ainda tenho muito potêncial de crescimento, que envolveria contratações de um time (isso é outro desafio, tentei no início do ano, mas ainda não estou pronto).

Eu sei exatamente quanto eu tenho que investir para quanto eu quero faturar. E aqui é onde a maioria peca. Se quer sabem as métricas atuais do seu negócio e como otimizá-las. Eu trabalho com o modelo Private Label e não vendo um plugin de WordPress por menos de 3K.

Acredito que está na hora de agir, mas do que se questionar. Também tive nessa fase, resolvi correr atrás e aprender. Na época descobri estratégias que são segredos do meu negócio até hoje. Digo tudo isso para concluir que talvez você deva sim reavaliar a forma como lida com sua empresa.

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Minha empresa fatura muito bem, o titulo da postagem foi justamente para questionar algumas falas que andei lendo por ai. Somos pequenos sim, temos 30 devs e 3 pessoas no Marketing e exatamente por isso da um certo trabalho manter um bom faturamento. É aquela historia, quem fala muito nada faz. Vamos as contas, temos 700k de faturamento, em torno de 60k mes, e para uma pessoa sozinha, teria que desenvolver ou vender um plugin por dia todos os dias considerando 30 dias do mês. Em um segmento canibalizado como Wordpress, que tem qualquer tipo de plugin a venda entre 0 a 30, realmente, te admiro..kkk.

Me passa o link do teu curso de Marketing!!

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Sobre estudos em Marketing, não tem segredo. Inicialmente fiz as formações oficiais (em inglês) do Facebook Ads, Google Ads, Google Analytics e Google Tag Manager, além das formações da HubSport Academy. Recomendo retirar a certificação oficial em todas, para isso terá que ir em eventos (que criam uma baita rede de networking) e passar por algumas provas específicas (tem um custo). Elas são imprescindíveis, afinal são eles quem ditam as regras do trafégo pago. Além disso, eu investiria em conhecimento sobre construção de jornada de compra em marketing digital, um livro que me introduziu em muita coisa na época foi “Os 8 Ps do Marketing Digital: o Guia Estratégico de Marketing Digital”.

Esse livro acabou me abrindo para conhecer 3 figuras muito importantes relacionadas ao marketing, comercial e vendas, são elas: Conrado Adolpho, Ricardo Jordão e André Ortiz. Consumi bastante essa galera e fiz até cursos e treinamentos pontuais. O Jordão é o melhor para quem tem corpo mole (como eu tinha), ele te joga na prática. Passei muito constranginmento no início fazendo prospecção fria até perder a vergonha e ter mais atitude.

Além do livro já mencionado recomendo também outras leituras: Marketing 4.0, de Philip Kotler; Design Thinking, do Tim Brown; Briefing: A Gestão do Projeto de Design, de Peter L. Philips. Foram muitos bons para definir não só a proposta de valor da minha empresa, mas deixar de me posicionar como uma “fábrica” e me posicionar mais como um “parceiro estratégico em performance”.

Mas o mais importante de tudo, no seu processo de vendas em geral, é (1) saber qualificar os leads e (2) melhorar a sua rede de contatos. Isso faz muita (MUITA) diferença no faturamento. Aqui é só na prática mesmo. Hoje consigo atingir minha meta que são empresas com faturamento superior a 5 milhões no ano, porque instalei um processo não só para (1) qualificar esses leads, (2) mantenho a jornada de compra e aumentar o LTV e (3) estou ligado nos princiais eventos de negócios para conhecer pessoas estratégicas.

E de fato, poderia crescer mais, esse é um dos meus gaps. Pois, embora eu tenha criado um processo comercial e valorizado o custo/hora da minha empresa de modo que consiga trabalhar confortávelmente sozinho, ainda tenho o limite da agenda de desenvolvimento. Hoje, para mim, faturar mais do que 700K/ano só é possível a partir de ajustes orçamentários (maior custo/hora repassado para clientes), uma vez que todas as horas já estão alocadas em projetos.

Minha meta pessoal é, antes de iniciar um time, montar uma reserva de alguns milhões 😅 então por isso sigo firme nesse objetivo. De todo modo, admiro o fato de vocês terem 30 desenvolvedores, acredito que você tem algumas oportunidades de crescimento se aprender algumas coisas novas.