Executando verificação de segurança...
-1

Eu me encaixo nas duas falas e não não existe fórmula milagrosa. Sem querer oferender, mas não é sobre administração da empresa, é só vendas e comercial. Hoje eu tenho uma empresa sólida (de um homem só, eu) de desenvolvimento de software que fatura mais de 700K/ano. E sim é com plugins de WordPress e projetos de desenvolvimento de aplicações web e APIs.

Acontece enquanto você não souber melhorar a sua rede de contatos e trabalhar o seu comercial para aumentar suas conversões em venda, você não vai sair do lugar. Não é simples mesmo. Eu mesmo me formei em engenharia de software, mas também me formei em marketing digital, vendas e design.

Somente quando eu comecei a implementar estratégias sólidas de marketing e vendas que as coisas começaram a mudar de figura. Hoje vejo que ainda tenho muito potêncial de crescimento, que envolveria contratações de um time (isso é outro desafio, tentei no início do ano, mas ainda não estou pronto).

Eu sei exatamente quanto eu tenho que investir para quanto eu quero faturar. E aqui é onde a maioria peca. Se quer sabem as métricas atuais do seu negócio e como otimizá-las. Eu trabalho com o modelo Private Label e não vendo um plugin de WordPress por menos de 3K.

Acredito que está na hora de agir, mas do que se questionar. Também tive nessa fase, resolvi correr atrás e aprender. Na época descobri estratégias que são segredos do meu negócio até hoje. Digo tudo isso para concluir que talvez você deva sim reavaliar a forma como lida com sua empresa.

Carregando publicação patrocinada...
-3

Minha empresa fatura muito bem, o titulo da postagem foi justamente para questionar algumas falas que andei lendo por ai. Somos pequenos sim, temos 30 devs e 3 pessoas no Marketing e exatamente por isso da um certo trabalho manter um bom faturamento. É aquela historia, quem fala muito nada faz. Vamos as contas, temos 700k de faturamento, em torno de 60k mes, e para uma pessoa sozinha, teria que desenvolver ou vender um plugin por dia todos os dias considerando 30 dias do mês. Em um segmento canibalizado como Wordpress, que tem qualquer tipo de plugin a venda entre 0 a 30, realmente, te admiro..kkk.

Me passa o link do teu curso de Marketing!!

0

Sobre estudos em Marketing, não tem segredo. Inicialmente fiz as formações oficiais (em inglês) do Facebook Ads, Google Ads, Google Analytics e Google Tag Manager, além das formações da HubSport Academy. Recomendo retirar a certificação oficial em todas, para isso terá que ir em eventos (que criam uma baita rede de networking) e passar por algumas provas específicas (tem um custo). Elas são imprescindíveis, afinal são eles quem ditam as regras do trafégo pago. Além disso, eu investiria em conhecimento sobre construção de jornada de compra em marketing digital, um livro que me introduziu em muita coisa na época foi “Os 8 Ps do Marketing Digital: o Guia Estratégico de Marketing Digital”.

Esse livro acabou me abrindo para conhecer 3 figuras muito importantes relacionadas ao marketing, comercial e vendas, são elas: Conrado Adolpho, Ricardo Jordão e André Ortiz. Consumi bastante essa galera e fiz até cursos e treinamentos pontuais. O Jordão é o melhor para quem tem corpo mole (como eu tinha), ele te joga na prática. Passei muito constranginmento no início fazendo prospecção fria até perder a vergonha e ter mais atitude.

Além do livro já mencionado recomendo também outras leituras: Marketing 4.0, de Philip Kotler; Design Thinking, do Tim Brown; Briefing: A Gestão do Projeto de Design, de Peter L. Philips. Foram muitos bons para definir não só a proposta de valor da minha empresa, mas deixar de me posicionar como uma “fábrica” e me posicionar mais como um “parceiro estratégico em performance”.

Mas o mais importante de tudo, no seu processo de vendas em geral, é (1) saber qualificar os leads e (2) melhorar a sua rede de contatos. Isso faz muita (MUITA) diferença no faturamento. Aqui é só na prática mesmo. Hoje consigo atingir minha meta que são empresas com faturamento superior a 5 milhões no ano, porque instalei um processo não só para (1) qualificar esses leads, (2) mantenho a jornada de compra e aumentar o LTV e (3) estou ligado nos princiais eventos de negócios para conhecer pessoas estratégicas.

E de fato, poderia crescer mais, esse é um dos meus gaps. Pois, embora eu tenha criado um processo comercial e valorizado o custo/hora da minha empresa de modo que consiga trabalhar confortávelmente sozinho, ainda tenho o limite da agenda de desenvolvimento. Hoje, para mim, faturar mais do que 700K/ano só é possível a partir de ajustes orçamentários (maior custo/hora repassado para clientes), uma vez que todas as horas já estão alocadas em projetos.

Minha meta pessoal é, antes de iniciar um time, montar uma reserva de alguns milhões 😅 então por isso sigo firme nesse objetivo. De todo modo, admiro o fato de vocês terem 30 desenvolvedores, acredito que você tem algumas oportunidades de crescimento se aprender algumas coisas novas.