Executando verificação de segurança...
2

Perdido nos estudos - HELP ME

O que de fato faz sentido estudar num primeiro, segundo e ... momento?

Atualmente, já atingi alguns niveis dentro da linguagem Python (POO, alguns módulos conhecidos e afins), estou praticando muito lógica desde o primeiro momento, conhendo no momento estrutura de dados, banco de dados SQL e pincelando sobre HTTP, TCP/IP e no futuro pretendo começar um framework como Django para começar a desenvolver backend de app web e API... No entanto me sinto perdido, não como se não fosse conseguir chegar lá.

Depois de bastante pesquisa montei um diagrama para que eu tenha uma certa organização do que são consideradas grandes recorrências e congruência entre os posts na internet.

Trilha Caseira

Trilha Caseira

Venho acompanhando vagas de desenvolvedor web com python e não tenho sentido que é a melhor linguagem para se conseguir uma oportuinidade no mercado.

O que acham?

Obrigado amigos

Carregando publicação patrocinada...
3

O roadmap que vc criou está excelente. É isso mesmo o que vc precisa estudar, porém todos esses temas tem muitos desdobramentos. É praticamente um estudo sem fim, por isso a sensação de estar perdido e "nunca chegar lá". Mesmo caras já bem experientes continuam estudando e re-estudando esses temas.

Meu conselho, se me permite, é focar a maior parte das suas energias em criar. Cria projetos de todos os tipos. Cria sites, cria aplicações de linha de comando. Pratica muito. É isso que vai te dar a base sólida que você precisa. Lembro que quando eu comecei eu ficava fazendo site de pizzaria, livraria, qualquer coisa. Não foca em dominar todos os assuntos do seu roadmap, vai praticando muito o simples e aprendendo outros temas aos poucos.

Quanto ao mercado, Python é animal, mas a oferta de vagas pra iniciantes não está aquela maravilha. O mercado no mundo todo está com os olhos em JavaScript, NodeJS, React, etc. É uma excelente porta de entrada. Eu comecei com PHP e fui estudando Java aos poucos até conseguir trocar. Pode ser uma dica, não é regra, mas talvez seria algo que eu faria hoje.

De qualquer forma, estuda as bases e pratica muito. O que são essas bases? Se vc quer trabalhar com web, fica muito bom com HTML, CSS, JavaScript, pega uma lib como React, aprende Typescript. Quer trabalhar mais com o backend? Faz APIs, muitas, aprende SQL, aprende algum ORM da sua linguagem, estuda MVC. O importante é praticar o tempo todo. Com o tempo vc vai ver que a linguagem nem importa mais tanto pq os conceitos fundamentais já vão estar enraizados pela prática. Logo vai dar bom!

1

Fagundes, muito obrigado pela sua contribuição nesse tópico.

Realmente me faz sentir que estou no caminho certo. A grande dúvida que paira nessa questão é quanto o mínimo de conhecimento em cada um das habilidades, hoje foco no backend então to mandando bala em SQL, NoSQL, estrutura de dados e Python (mas não é a primeira vez que me dizem sobre Javascrpit)... Seria muito claro se os niveis fossem mais claros para nós iniciantes, até por isso meu post.

Agradeço muito pela experiência compartilhada me fará continuar guiando meu caminho.

2

Ficou bem confuso entender o que você quer com esse post.

Se for um roadmap de estudos, esse que você fez ai tá bem aberto, mas interessante. O clássico de todo desenvolvedor backend é https://roadmap.sh/backend

Sobre Python, na minha opinião é uma linguagem que ganhou uma popularidade errada, por ser fácil de aprender. Ela é famosa por ser possível fazer de tudo com ela, mas pasmem, quase toda linguagem é assim também.

Vende-se muito que, por exemplo, "Python é a linguagem da ciência de dados", mas você vai precisar saber muito mais que apenas Python para se tornar um cientista de dados. Na real, saber uma linguagem geralmente é só um pedacinho dos conhecimentos gerais para se trabalhar com programação.

Se você quer focar em Web, eu indicaria JavaScript, Java/Kotlin, ou até mesmo o PHP.

1

Justamente acho que posso ter caído nessa popularidade, realmente é simples de codar visto as outras numa perspectiva de aprendizado... Mas realmente acho que as vagas estão pedindo determinada senioridade que o Js, por exemplo, que possui muito mais vagas entry-level. Minha grande dúvida é sobre como é melhor entrar no mercado, o melhor caminho digamos assim.

E obrigado pela contribuição no tópico!

1

Acho que seu roadmap está bem interessante. Passei pelo mesmo sentimento recentemente, essa sensação de estar perdido e fazendo tudo errado. Até mesmo procurei por cursos e afins com caminhos mais 'fixos', mas percebi que não adianta. O aprendizado sempre será constante e as coisas virão com o tempo. Tenho utilizado o https://roadmap.sh/backend para me basear, mas não se cobre demais, tudo tem o seu tempo. Acho que o conselho do @afagundes é bem importante nessa situação, é importante fazer cursos e buscar aprender os conteúdos, mas só se aprende algo de verdade quando se cria alguma coisa com aquilo. Trabalho com Python atualmente, mas estou me aprofundando com Javascript agora também. Me chama no linkedin, vamos manter contato: https://www.linkedin.com/in/anthonyleier/.

1

Anthony, obrigado pela contribuição no tópico.

Agradeço o conhecimento compartilhado, conseguiu atingir na ferida, é justamente esse caminho fixo que me deixa um pouco perdido, sabendo sobre sua experiência ja me ajuda seguir em frente e continuar pesquisando bastante durante a aplicação dos conhecimento, confesso que a maior parte do tempo mais pesquiso sobre como resolver o problema do que efetivamente resolvo, não que eu não tente mas to naquela fase que tem coisas que eu não sabia nem que eu não sabia.

1

Primeiro, é importante lembrar que o importante não é a linguagem em si, mas sim sua habilidade como programador. É mais importante se aprofundar em conceitos de programação, estruturas de dados, banco de dados e arquitetura de software do que se concentrar em uma linguagem específica.

Em relação à sua jornada de aprendizado, parece que você está seguindo uma abordagem bem estruturada e seguindo uma ordem lógica de aprendizado. Não se preocupe se sentir "perdido", isso é normal e faz parte do processo.

Em relação à escolha da linguagem, é importante considerar as demandas do mercado, mas não se esqueça de que a versatilidade e habilidade em aprender novas linguagens é valorizada pelos empregadores. Enfim, o importante é seguir aprendendo e praticando, e a oportunidade certa virá com o tempo.

Alias, qual site você fez o teu diagrama? e Boa sorte!

1

Fiz o diagrama no Miro, ótima plataforma de desenvolvimento de "ferramentas" visuais.

Agradeço por enviar seu feedback, realmente me faz sentir mais confiante para seguir em frente.

Seguindo em frente!

1

Olá, realmente interessante o que apresentou.

Como iniciante, posso afirmar que ficar perdido em meio a tonelada de informação que temos acesso atualmente é o mais comum.

Eu mesmo antes não sabia nada de nada, e quando buscava Python sempre acabava em conteúdo de machine learning, sem ao menos saber o básico das coisas.

Achei muito interessante sua explicação.

1