Executando verificação de segurança...
15

Tenho muitas responsabilidades e não recebo metade do valor monetário que seria adequado.

Atualmente sou desenvolvedor back-end em uma startup, e isso tem me trazido muitos problemas de responsabilidades que não deveriam ser impostas a mim por ser "júnior", como subir as coisas sozinho, verificar bugs e, quando algo fica fora do ar, geralmente sou eu quem resolve. O problema disso tudo é que atualmente ganho um pouco a mais do que um salário mínimo, e recentemente fiz amizade com um programador de uma big tech que disse que meu nível de pensamento e de soluções é de pleno, quase sênior, só que o que me falta é tempo de mercado (tenho apenas 11 meses trabalhando com isso). Eu estou praticamente cuidando do back-end sozinho, mantendo tudo em pé. Eu queria saber como subir para provar para outras empresas que devo entrar como júnior pelo menos. Faço faculdade, tenho cursos e acredito que mando bem, pois esse meu amigo fez testes comigo sobre meu conhecimento antes de dizer meu nível, mas mesmo assim sou recusado antes mesmo de fazer um teste técnico.

Carregando publicação patrocinada...
7

disse que meu nível de pensamento e de soluções é de pleno, quase sênior

O seu pensamento até pode ser, mas você irá esbasrrar em muitos problemas pela falta de experiência.

No meu primeiro emprego, 2 anos de experiência na época, eu tinha esse mesmo pensamento. Queria subir rápido para pleno (e sim, eu realmente merecia).

Com o pensamento de hoje eu entendo que estava sendo apressado. Eu tinha muito conhecimento em um contexto específico, mas pecava em vários outros contextos. Hoje, 8 anos depois, ainda fico inseguro com alguns problemas mais complexos e realmente fico me questionando se posso me categorizar como sênior (meu cargo atual).

mas mesmo assim sou recusado antes mesmo de fazer um teste técnico.

Como está seu portifólio? Se eu tivesse te entrevistando agora como você me comprovaria que tem conhecimento maior que o comum? O que eu posso ver?

não recebo metade do valor monetário que seria adequado

Estamos no Brasil, ninguem recebe o valor adequado. Mas receber algo é melhor que receber nada.

O melhor lugar para procurar um emprego é dentro de outro emprego.

Invista em cursos e treinamentos, faça projetos, coloque no ar, aumente a complexidade e nunca pare de aplicar para novas vagas. Uma hora você se destaca em uma pesquisa e algum recrutador te chama

tenho apenas 11 meses trabalhando com isso

E por último agradeça estar ganhando tempo de experiência. O mercado para júnior está difícil e conheço diversos amigos que estão há mais de ano aplicando para vagas sem resposta

3

Sinto muito meu caro, infelizmente mesmo com todas as leis existe uma cultura em nosso país de que empresário é coitadinho, falta fiscalização e o seu caso não é incomum.

Não se sinta sem esperança, tirando esse problemão do salário (que sim é muito sério e você não deve se conformar com isso) você está na frente de muita gente. Estou há 8 anos na área, fiz técnico e faculdade públicos (de excelente qualidade) e a maioria esmagadora dos meus colegas em ambos os cursos não ingressaram na área.

Continue fazendo isso que já vem aparentemente executando, se questionando o que precisa fazer pra vencer essa barreira dos processos seletivos, mantenha seu linkedin atualizado e com as palavras chaves corretas (pra mim é extremamente util, recebo no minimo 2 propostas/chamadas por semana. Pra se ter ideia em uma delas a Deloitte me pulou pra ultima etapa do processo, onde só conversei com RH e gestor) e o mais importante (novamente) não desanime!

2

Apesar de dominar o seu contexto, vão argumentar que com 11 meses de trabalho ainda não passou tempo suficiente nem pra pleitear um aumento. Olhe um pouco pelo lado positivo, em pouco tempo você evoluiu tudo isso, quem dirá em 2 ou 5 anos.

Passei por isso que você tá sentindo agora, sei que é muito ruim. Mas tente não se desesperar, evolua seu portifólio, faça contatos e siga dando seu melhor e aprendendo, seu trabalho duro será recompensado de um jeito ou de outro.

Como o pessoal já disse, o mercado pra Jrs está bem difícil, então tire o máximo que conseguir dessa experiência e tente não ser apressado. O que vem fácil, vai fácil.

2

meu nível de pensamento e de soluções é de pleno, quase sênior

Então, eu já tive esse mesmo pensamento, mas somente depois de 7 anos no mercado que realmente percebo que agora sei alguma coisa, ser sênior (onde estou hoje) envolve muito além de subir um backend, deploy ou mesmo correção de bugs... mas também tomar decisões que podem afetar todo andamento de um projeto que somente são adquiridas com a vivência. Aproveita esta oportnidade para adquirir o máximo de conhecimento e se jogar no mercado com um tempo de empresa.

2

Primeira dica e mais importante: Saia o mais rápido que puder e recuse qualquer contra-proposta que fizerem para tentar te manter. Se você não foi valorizado até hoje, vai ser desvalorizado de novo se escolher ficar. E o arrependimento vai bater.

Sobre a entrevista, aprenda a falar em entrevistas. Aprenda a escrever um currículo apresentável. Você pode anotar o que vai falar nas entrevistas e até ensaiar, lembre-se disso.

Uma dica é você anotar tudo o que tu fez de relevante até hoje na empresa. Anota aí o que você considera que é seu valor na empresa. Anote também seus pontos fortes comportamentais, como:

  • Você ouve as pessoas?
  • Você se comunica de forma clara e concisa?
  • Você aceita críticas e feedbacks?
  • Você mantém a calma durante discussões?
  • etc.

Anota mesmo, você vai esquecer na hora H por causa do nervosismo. Tenha anotado para que isso não aconteça. E lembre-se: As pessoas que te entrevistarem só vão saber das suas qualidades se você contar para elas. Entrevista não é o momento correto para ficar com vergonha de falar bem de si mesmo.

Não sei se você é pleno mesmo, não te conheço. Mas se for tentar vaga de pleno, tente com confiança. Não tente pensando que não vai conseguir. Você pode não notar isso, mas as outras pessoas sabem quando você não tá confiante no que diz. Por consequência, elas também passam a não confiar.

Se você quer que os outros confiem nas suas habilidades, o primeiro passo é você mesmo confiar nelas. Mas não adianta de nada ter muita confiança e pouca habilidade. Seja confiante no que você sabe de verdade e pode provar que sabe.


Dito isto, se for para julgar às cegas assim, só com base no que você falou no post, eu diria que você ainda é júnior. Mas não precisa se preocupar muito com isso, até uma vaga júnior vai pagar muito mais do que você ganha agora. E se você for contratado como júnior mas for hábil para pleno, rapidinho você pode ser promovido.

Então eu sugeriria tentar vaga júnior mesmo, a menos que você tenha muita confiança de que consegue vaga pleno. Se for o caso, "se joga".

2

É entra na fila. Trabalho em uma start up, que presta serviço para empresas gigantes(tipo Gerdau) e empresas internacionais, atualmente estou como o equivalente à pleno, e isso não reflete diretamente no salário. Infelizmente é o mercado, dica, que estou aplicando à minha carreira:
Se você não tem uma oportunidade melhor, continua onde está e tira o maximo possivel das experiências enquanto estuda e aplica para outras vagas. Tenho amigos que infelizmente, só começam a aplicar para vagas e se atualizarem quando sao mandados embora rsr

1

Eu queria saber como subir para provar para outras empresas que devo entrar como júnior pelo menos.

Um bom portifolio pode te ajudar, e mesmo que você não consiga logo de cara uma vaga junior, tem empresas que tem um cuidado especial com funcionários em potenciais, isso acontece bastante em bancos com programas de Trainer, inclusive você pode se aplicar a vagas de Trainer, eu recomendária o Itaú pois tenho amigos que trabalham lá e amam o ambiente.

1

Infelizmente é como as coisas são feitas no Brasil. A seu favor tem a oportunidade de estar ganhando conhecimento prático, o que vai gerar outras oportunidades em breve. Faça o seu melhor, 11 meses é algo a se considerar, diante de tanta responsabilidade. Se ficou pra dar conta é um fator positivo. Um ponto importante é saber transformar esse limão em um belo perfil profissional. Continue a tentar, mas um ponto, não passe sua visão negativa sobre essa experiência. O mais importante é, você está dando conta!

1

Olá, não passei uma situação como esta, então pode ser que a minha resposta não seja tão acertiva.

Apesar de hoje voce ter muitas responsabilidades, e não ser remunerado como deveria ser, por outro lado, você obteve por merito seu, e também por sorte, pois muita gente batalha para conseguir um trabalho na area e não chegam a conseguir uma vaga na area nem como junior muitas vezes.

O que eu vejo é que você tem uma oportunidade de ouro para aprender mais, se especializar e ganhar experiencia e com isso subir mais rapido, uma empresa maior com estruturas e processos definidos dificilmente você como iniciante, teria acesso a ter acesso ao backend subir versões, resolver problemas, então faça valer esta oportunidade e absorva o máximo de experiencias, porque tem coisas que só se aprende na prática.

Existe uma ambição saúdavel para ter um cargo melhor e com uma remuneração mais condizente com a sua função e isso é totalmente justificável, mas muitas vezes em processos de seleção o recrutador tem alguns parametros engessados do tipo para ser pleno tem que ter no minimo xxx meses/anos, é um criterio que pode ser injusto com os mais rapidos, por outro lado, para uma empresa que esta contratando, muitas vezes é necessário para evitar perda de tempo com gente querendo entrar já como senior e nem para junior ela serviria.

Acho que sem os requisitos "engessados" para a função, talves a maneira mais facil para cortar caminho, seria "colar" em um grupo de usuários ou mesmo mais grupos, e vocÊ se enturmar com eles, trocar informações, com isso você poderá conseguir uma indicação, e com certeza isso pode fazer você furar fila.

Outra dica que eu posso te dar, é começar a montar um espaço no github com as suas habilidades, criar um perfil no linkdin, e postar suas experiencias, tomando o maximo de cuidado para não expor a empresa atual.

E tudo dando certo, seja grato a empresa atual, pois apesar da circunstância você recebeu uma oportunidade de "outro", se encontrar outra vaja, quem sabe você não conheça algum amigo com um perfil como o seu mas sem muita experiencia e você poderá até realoca-lo onde você esta hoje, provavelmente o dono da empresa será grato a vocÊ por isso e não ter deixado ele na mão