Executando verificação de segurança...
2

Solução mais simples: abre um cnpj e entra no simples nacional.

Vai pagar em média uns 6% de imposto + alvará anual + mensalidade do contador.

Vejo muita gente criar MEI, mas não recomendo.

Tem tambem o inova simples, que é tipo um mei para quem tem uma ideia inovadora, mas não sei dizer como funciona.

Carregando publicação patrocinada...
2
2

É um investimento, todo investimento tem seus custos envolvidos. No caso dele eu acho válido, já que o objetivo é licenciar um software que ele criou.

Se fosse só pra vender a hora de trabalho aí eu iria de MEI mesmo.

1
2

Acredito ser o melhor caminho para quem quer vender um serviço de software como você.

Tem alguns escritórios online de contabilidade que vão cobrar 100 reais de mensalidade e a abertura gratuita (continua sendo necessário pagar as taxas da junta comercial e prefeitura).

Mas honestamente, recomendo primeiro você vender uma quantidade razoável de licenças, validar a viabilidade do seu produto e só aí abrir um CNPJ.

Se antes disso acontecer de alguém pedir uma nota fiscal, pede para algum amigo conm cnpj emitir.

2

O inovoice seria emitido pelo Lemon Squeezy (concorrente do GumRoad), mesmo para as compras nacionais, então a questão é como pagar direitinho o imposto na hora de repatriar o $$$ no caminho Pay Pal -> banco.
Apesar de confiar muito na viabilidade do produto - tenho recebido retornos extremamente positivos com bastante assertividade sobre a intenção de compra - estou inclinado a começar como PF mesmo, até porque vou precisar de um tempinho para fazer alguns ajustes pós-lançamento.

Felizmente não dependo financeiramente do resultado e tenho outras fontes de renda, então tenho uma margem de segurança boa, e a ideia é usar todo o $$$ das primeiras dezenas de vendas direto em marketing.