Executando verificação de segurança...
5

O que vocês acham sobre sistemas web x desktop?

Eu estou estudando C# após ficar algum tempo mexendo no front-end. Bom, na verdade, eu comecei a mexer em C# quando comecei a tentar desenvolver jogos na Unity, e gostei muito da programação orientada a objetos.

Depois de desenvolver alguns jogos e conseguir uma boa base em C# (fiquei alguns meses programando, mas sou bem leigo ainda kK) eu pensei em me aprofundar mais em sistemas e aplicações que não seriam jogos. Assim, comecei a buscar algumas linguagens de programação para tentar aprender.

Durante minha meditação sobre o assunto, eu estava em dúvida entre três: Java, C# (afinal, já tenho alguma base), e o PHP, sim o PHP nunca morre.

Pelo fato de eu ter alguma base já em C#, decide continuar em C#, mas agora desenvolvendo mais além de jogos. Mas fiquei em dúvida sobre o que fazer. O C# oferece algumas opções para quem quer desenvolver aplicações, dentre as que eu conheço, aplicações Desktop (Windows Forms) e aplicações web (ASP.NET).

Sinceramente, no ínicio busquei aprender a desenvolver aplicações desktop, mas achei muito díficil, principalmente relacionado a construção de UI. Não sei se é díficil mesmo ou se as minhas capacidades são incapazes.

Como eu já tinha buscado aprender front-end web anteriormente (só HTML e CSS mesmo, JS ainda sou noob kkkk), decidi começar a aprender ASP.NET e tentar desenvolver web.

Atualmente estou estudando para fazer aplicações web com ASP.NET e praticando claro. Estou conseguindo entender bem até, estou feliz. Fiz um curso gratuito de .NET pra revisar os conhecimentos e um cursinho (gratuito também) de ASP.NET.

Eu tenho só 15 anos, então nem posso trabalhar ainda. Sou iniciante ainda nessa área de programação e estou buscando participar mais da comunidade. O que vocês acham? Atualmente, vale mais a pena estudar Web mesmo ou o Desktop está com um bom mercado?

Hello World para todos!

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu mesmo comecei a estudar programação com 14 anos e iniciei com PHP, na época 5.3, e não me arrependo de forma alguma. Hoje continuo trabalhando com PHP, mais especificamente com Laravel, e é incrível. Não tive quem me desse o caminho das pedras, mas vejo que o caminho que segui foi o melhor pra mim. Levei mais tempo sim por ser autodidata e não ter feito nenhum curso que me desse um norte, mas as experiências que obtive foram muito importantes.

Eu vou puxar pro meu lado, trabalho em uma empresa de erp - sistema empresarial. É feito em delphi, 95% desses softwares são desktop. E a maioria dos clientes vivem pedindo uma versão web para acessarem de qualquer lugar e até mesmo os que possuem computadores com hardware inferior utilizarem, pois só necessitam que funcione o navegador.

Eu mesmo não curto ficar enchendo meu notebook de coisas, quanto menos melhor, os clientes também, pois quanto mais coisa, mais lento, mais vão gastar com técnico de informática e afins...

Como programador, inevitavelmente, uma hora você vai precisar tem alguns conhecimentos sobre o mundo web, seja para consumir uma api, utilizar verbos e códigos http, padrão rest, zoneamento dns/registro de dominios...

Outro ponto é que com web, vôce consegue fazer várias outras coisas para lucrar. Seja um site com Wordpress, um sistema web (seja ele sass ou venda do fonte), uma api para aplicativo ou integração entre sistemas... E nada te impede de utilizar esse conhecimento todo que você terá para aprender outra linguagem de programação. O que você tem que aprender de fato é a programação em si, suas bases, conceitos, paradigmas... Depois você só tem que aprender como se escreve tudo isso na linguagem x ou y, e não reaprender tudo.

Sei que tem gente aqui com nojinho de PHP ou qualquer outra coisa, mas esse é o conselho que posso dar de acordo com as experiências que tive, cada um teve a sua.

Espero ter ajudado

1

Eu tenho uma grande vontade de aprender PHP ainda, mas não posso aprender tudo de vez, então estou buscando tecnologias relacionadas a Microsoft mesmo. Espero no futuro, quando (e se) eu conseguir alguma vaguinha em alguma tecnologia relacionada a C#, tentar aprender PHP.

1

Eu aconselho você a procurar o ranking de vagas e comparar tecnologias web com desktop. Só pra você não perder tempo estudando C# se não tem vaga, principalmente para jr. Agora, pra web tem. Cabe a você escolher

1

Interessante cara, eu trabalho com Magento2 (agora Adobe Commerce), porém fico mais como front na empresa e pego pouca coisa de back, queria muito aprender php mais a fundo, tem alguma dica?
além do serviço, acho php mto util por ser mais em conta sua hospedagem (beeem mais em conta)

2

Dica? Tenho de monte! Considerando que você já saiba o básico de utilizar variáveis, loops de repetição, estruturas condicionais, arrays etc...

1 - A documentação é sua melhor amiga. Às vezes pode ser meio complicada de entender de início, mas com o tempo você vai tirar de letra.

2 - Aprenda PHP orientado a objetos, não tem jeito, esse é o paradigma mais utilizado (e o melhor na minha opinião). Com ele você vai criar aplicações de qualidade, escaláveis, manuteníveis e reaproveitando muito código, ou seja, deixando o desenvolvimento e manutenção mais acelerados. Para isso, você pode assistir às aulas do Tio Jobs (playlist aqui) e entrando na comunidade do canal dele no Discord, a galera ajuda bastante solucionando problemas e dando dicas (link do servidor), mais focado em Laravel, porém PHP é PHP.

3 - Aprenda Laravel, o jeito Laravel de fazer as coisas. Boas práticas de como escrever teu código e dar nome aos arquivos, exemplo aqui. Para aprender Laravel recomendo esses canais: Luciano Souza, João Ribeiro, Beer and Code e Tio Jobs.

3 - De preferência aprenda a utilizar o terminal Linux também, pois é o que será usado nas hospedagens, se não puder ter uma distribuição como o Ubuntu instalada no seu computador, então utilize, por exemplo, o WSL para virtualizar um linux e montar seu ambiente de desenvolvimento web. Você pode aprender a fazer isso em uma série de posts que fiz, clicando bem aqui.

4 - Aprender a se virar em inglês faz a total diferença.

5 - Sim, as hospedagens são bem mais em conta, inclusive hoje pago 30 reais/mês em um servidor que montei numa VPS e posso colocar quantos projetos eu quiser. Tem várias ferramentas que as hospedagens compartilhadas não nos dão acesso. Pra início de carreira tá muito bom pra fazer um dinheiro e evoluir com o tempo.

No mais é isso aí mesmo, é simples, mas não é fácil, exige dedicação.

1

Bom dia, hoje eu tenho 29 anos e to em processo de migração. Eu busco me orientar e planejar meus estudos, porém tenho uma clareza no que eu quero, porém fico bagunçado.

Eu gostaria de mais de trabalhar com sites web e aplicações web, quais linguagens posso focar? tô finalizando fullstack javascript porém queria ir para alguma diferente, go + react seria uma boa?

3

Cara, Web é basicamente PHP e JavaScript mesmo (falando em programação), e você sempre vai usar html e css também. Eu não perderia tempo com Go, que é uma linguagem compilada e bem pouca demanda, não vejo vagas pedindo isso pra web.

O que eu poderia te indicar é estuda a fundo essas duas linguagens e alguns frameworks fullstack como Laravel e NextJS. Estuda banco de dados relacionais como MySQL e Postgres.

Linux (terminal) é importantíssimo, não pode deixar de estudar como executar comandos, gerenciar arquivos, diretórios, usuários, permissões... Como montar um servidor web com Apache/Nginx, instalar o banco... Usar Git é crucial.

Pra fazer site você pode usar Wordpress, então é uma boa adicionar na sua lista também, geralmente é o que mais encontra freela. Outra coisa é estudar sobre hospedagens, gerenciamento de domínios e apontamentos dns, como montar um servidor de e-mail profissional.

Ter o conhecimento dessas coisas vai te trazer muita oportunidades de freela, basicamento você vai poder atuar em muitos cenários. É bastante coisa, não se engane, não pode ser um conhecimento raso em tudo, tem que sempre buscar aprofundamento.

1

Nunca vi ninguêm tão ousado, que afirmação ein!

Web é basicamente PHP e JavaScript mesmo (falando em programação).

Mas eu concordo, olha que também sou PHP dev com a maninha de usar apenas JS puro, no front-end (quase nunca uso JQUERY), isto é, para interatividade, animações e AJAX.

Só um senão, reconheço que algumas soluções Django do Python têm sido muito usados na criação de soluções web.

1

Então, falo da minha vivência e o que eu tenho visto é justamente isso. Mas sim, existem soluções incríveis criadas em outras linguagens, porém quando comparamos a quantidade de cada, ainda vemos que php e js estão muito na frente.

1

Da uma navegada pelo Microsoft Learn para ter uma referência sólida ao estudar dotnet. asp .net esta caindo em desuso e está dando lugar ao .net MAUI que é multiplataforma e o Avalonia UI, framework baseado no dotnet e C# mantido por comunidade.

1

ASP.NET é o framework web e já é multiplataforma desde 2016.

O que está caindo em desuso é WPF e Windows Forms, frameworks de desenvolvimento desktop só para Windows. O .NET MAUI vai substituir esses.

0
1

Interessante. Não sabia que o Blazor estava mais aquecido que o Asp.Net.
Já tinha visto sobre o Blazor, mas não fui muito a fundo. Acho que vou dar uma olhada sim, obrigado.

1

Blazor é front-end.
Serve para escrever código C# no front-end ao invés (ou junto) do JavaScript.

ASP.NET é o framework utilizado para back-end e isso não vai mudar tão cedo.

1

Sim, eu esqueci no post de especificar que me refiro ao ASP.NET MVC (dai entra a briga MVCxBlazor), que querendo ou não trabalha com o front.

1
1

Faz um tempo que eu não dou atenção ao desenvolvimento desktop com C#, quando preciso vou direto ao velho Windows Forms mesmo, pois quando comecei a entender sobre WPF, a Microsoft incentivou a galera a migrar para UWP, depois disso para Xamarim.Forms, depois disso para MAUI, mas se for apenas para desktop Windows seria melhor usar WinUI.... Sei lá, acho que faz sentido para quem tem foco no ambiente microsoft, mas para quem precisa realizar projetos pontuais essa inconsistência de ambientes e SDKs não é uma coisa que vejo com bons olhos.

1

Eu fico um pouco assustado em entrar nesse mundo da Microsoft, pela minha visão de leigo, pois parece bem instável. Mas fazer o que, dentre as outras linguagens e tecnologias que cogitei, C# e .NET foram as que eu mais gostei.
Espero conseguir algo nesse mercado ainda, quem sabe.

1

Eu tenho 24 anos. Tentei começar na área em 2016 em C++ (mas sem sucesso). Fui diagnosticado com TDAH em 2007 e só hoje tomo meus remédios, então tipo, 2016 eu não tomava nada, e eu nao conseguia fazer muita coisa, independente de quanto eu tentasse.

Na verdade, desde 2013 eu estive no mundo da tecnologia, só que na parte do sistema raiz Android.

Sempre fui autodidata desde criança mesmo tendo esses problemas. Sempre gostei de aprender tudo sozinho pois eu vejo que o conhecimento individual pode ser expandido para várias áreas, enquanto algo ensinado por um professor ou videoaula é um ensino guiado. Ou seja, não tem muito pra onde expandir sem as instruções certas.

Sempre gostei muito de coisa "difícil", então, desta vez (há um ano atrás), consegui iniciar em java e, cara, tô me saindo muito bem! Inclusive já tenho até alguns projetos encomendados.

Contei isso tudo pra te falar que, cara, se você quiser trabalhar pra si mesmo, você precisa ir na onda do que é mais sua cara. Se você gosta muito de web, faça aplicações web. Desktop?, faça apps desktop.

O importante é fazer direito pra que um não aparente ser mais defasado e primitivo que o outro.

Se você tiver essa pegada DIY (Do It Yourself- faça você mesmo), e souber explorar bem isso, independente dos seus desvios, você vai muito longe!
Eu mesmo escolhi Desktop, mas futuramente quero expandir pra web pra integrar minhas aplicaçoes (ou distribuir ela também para android ligada a um servidor, têm o mesmo efeito).

Eu mesmo já tentei desenvolvimento web e python, mas nenhum desses me agradou de verdade quanto Java e C++. Por enquanto, estou trabalhando em alguns projetos de uns clientes, mas futuramente vou focar nisso.
E o mais importante que posso dar de conselho a você, se isso for te ajudar: Às vezes pode ser difícil porque o básico parece enganar nossa mente. Tipo, fazer aplicaçoes desktop é fácil (digo isso usando JavaFX), foi difícil no início, onde eu achava que era tão fácil que poderia ter algo escondido que eu não estava aprendendo. E tipo, se realmente tiver algo por baixo dos panos, você vai aprender naturalmente conforme se desenvolve, pois você vai sentir falta de um recurso tal.
As coisas se tornam fáceis quando você já sabe o que fazer e já sabe o que usar. Aprender a usar algo que você necessita demais é algo incrivel! você aprende muitíssimo rápido.

Então é esse conselho que te dou

Um abraço amigo, e desculpe-me pelo texto longo ❤️

1

Eu preferi web porque final de 2022 e início de 2023 eu estudei bastante HTML e CSS, entâo já estou mais acostumado com essa "sintaxe" web.

Além de tudo fiquei mal acostumado com a Unity kkk, já que é bem fácil criar uma UI legalzinha.

Por enquanto fico no ASP.NET MVC, mas quero aprender Blazor e Desktop ainda.

Sucesso na carreira aí.

1

Fala maninho, comecei bem novo na programação também, praticamente aos 15. Minha primeira linguagem foi Python, hoje já não suporto quem quer enfiar o Python em qualquer caso. Aprendi muitas linguagens, mas no final entendi que isso nem importa, escolha uma que de match com a área de atuação que você curte e aprenda lógica de programação (depois seus paradigmas), por exemplo, se optar por web, siga com PHP, agora se optar por Desktop, C# pode ser uma boa. Hoje trampo com PHP e Delphi (uma web e outra Desktop), a solidez do ERP Desktop vai levar ele muito longe, mas você é novo, aos seus 20 anos a web só estará mais consolidada (considere aprender mobile também). Meu conselho ai, espero ajudar! s2

1

Valeu! É complicado, adolescente quer tudo pra ontem, mas é isso, tem que ter paciência. Por enquanto estou tentando aprender sistemas web com frameworks C# mesmo.

1

Sou programador.Net a bastante tempo, uma forma legal de desenvolver para desktop é usando blazor, tem a lib mudblazor por exemplo que torna o desenvolvimento muito rápido.

Alem disso voce pode usar tailwind, bootstrap ou css puro. Ou seja voce programa um sistema dektop usando tecnologias web através de webview que é baseado no chromiun e edge.

Funciona de forma estável e na hora de publicar marca com self contained.

Ponto ruim é que só funciona no windows.

Outra opção é usando wui ui que é legal tambem, o whatsapp para computador é construido nele assism como outras aplicações da Microsoft store.

Winforma e WPF é mais comum usar em aistemas legados, poucoa projetos são iniciados com essas tecnologias hoje em dia, apenas casos muito específicos como terminais de investimentos ou algo que requer performance absurda na interface.