Dica? Tenho de monte! Considerando que você já saiba o básico de utilizar variáveis, loops de repetição, estruturas condicionais, arrays etc...
1 - A documentação é sua melhor amiga. Às vezes pode ser meio complicada de entender de início, mas com o tempo você vai tirar de letra.
2 - Aprenda PHP orientado a objetos, não tem jeito, esse é o paradigma mais utilizado (e o melhor na minha opinião). Com ele você vai criar aplicações de qualidade, escaláveis, manuteníveis e reaproveitando muito código, ou seja, deixando o desenvolvimento e manutenção mais acelerados. Para isso, você pode assistir às aulas do Tio Jobs (playlist aqui) e entrando na comunidade do canal dele no Discord, a galera ajuda bastante solucionando problemas e dando dicas (link do servidor), mais focado em Laravel, porém PHP é PHP.
3 - Aprenda Laravel, o jeito Laravel de fazer as coisas. Boas práticas de como escrever teu código e dar nome aos arquivos, exemplo aqui. Para aprender Laravel recomendo esses canais: Luciano Souza, João Ribeiro, Beer and Code e Tio Jobs.
3 - De preferência aprenda a utilizar o terminal Linux também, pois é o que será usado nas hospedagens, se não puder ter uma distribuição como o Ubuntu instalada no seu computador, então utilize, por exemplo, o WSL para virtualizar um linux e montar seu ambiente de desenvolvimento web. Você pode aprender a fazer isso em uma série de posts que fiz, clicando bem aqui.
4 - Aprender a se virar em inglês faz a total diferença.
5 - Sim, as hospedagens são bem mais em conta, inclusive hoje pago 30 reais/mês em um servidor que montei numa VPS e posso colocar quantos projetos eu quiser. Tem várias ferramentas que as hospedagens compartilhadas não nos dão acesso. Pra início de carreira tá muito bom pra fazer um dinheiro e evoluir com o tempo.
No mais é isso aí mesmo, é simples, mas não é fácil, exige dedicação.