Eu mesmo comecei a estudar programação com 14 anos e iniciei com PHP, na época 5.3, e não me arrependo de forma alguma. Hoje continuo trabalhando com PHP, mais especificamente com Laravel, e é incrível. Não tive quem me desse o caminho das pedras, mas vejo que o caminho que segui foi o melhor pra mim. Levei mais tempo sim por ser autodidata e não ter feito nenhum curso que me desse um norte, mas as experiências que obtive foram muito importantes.
Eu vou puxar pro meu lado, trabalho em uma empresa de erp - sistema empresarial. É feito em delphi, 95% desses softwares são desktop. E a maioria dos clientes vivem pedindo uma versão web para acessarem de qualquer lugar e até mesmo os que possuem computadores com hardware inferior utilizarem, pois só necessitam que funcione o navegador.
Eu mesmo não curto ficar enchendo meu notebook de coisas, quanto menos melhor, os clientes também, pois quanto mais coisa, mais lento, mais vão gastar com técnico de informática e afins...
Como programador, inevitavelmente, uma hora você vai precisar tem alguns conhecimentos sobre o mundo web, seja para consumir uma api, utilizar verbos e códigos http, padrão rest, zoneamento dns/registro de dominios...
Outro ponto é que com web, vôce consegue fazer várias outras coisas para lucrar. Seja um site com Wordpress, um sistema web (seja ele sass ou venda do fonte), uma api para aplicativo ou integração entre sistemas... E nada te impede de utilizar esse conhecimento todo que você terá para aprender outra linguagem de programação. O que você tem que aprender de fato é a programação em si, suas bases, conceitos, paradigmas... Depois você só tem que aprender como se escreve tudo isso na linguagem x ou y, e não reaprender tudo.
Sei que tem gente aqui com nojinho de PHP ou qualquer outra coisa, mas esse é o conselho que posso dar de acordo com as experiências que tive, cada um teve a sua.
Espero ter ajudado