Executando verificação de segurança...
16

[PESQUISA] Vocês jogariam esse JOGO para DEVS?

Boa tarde galera!

Estou planejando criar meu primeiro app de jogo. Inicialmente a ideia é criar um game que simula a vida de um programador e gostaria de saber se vocês jogariam?

Como seria:

  • Inicialmente você entra no game e procura uma vaga de emprego em alguma empresa. Como você não tem experiência, provavelmente vai pegar uma vaga que exige menos experiências e paga menos.
  • Entrando na vaga você recebe uma lista de tarefas para cumprir, essas tarefas consistem em resolver bugs, implementar features, descobrir erros no fluxo, etc.. Tudo relacionado ao dia a dia de um dev. A jogabilidade da tarefa consiste em 3 tipos:
    • Tap to code: Você vai ficar clicando em um botão e um código na tela vai se escrevendo sozinho
    • Encontre o bug: Você vai procurar em qual linha está o bug em um código pequeno, de aproximadamente 10-20 linhas
    • Opções: Vamos te dar um problema e te dar algumas opções de escolha.

Conforme você vai fazendo suas tarefas corretamente, vai ganhando XP e recebendo seu salário. Tendo mais XP's você consegue uma vaga em outro lugar que paga mais e tendo mais dinheiro compra itens no jogo, como:

  • Uma máquina mais potente que vai te proporcionar uma agilidade/precisão na conclusão das suas tarefas
  • Skins para seu personagem
  • Talvez abrir a própria empresa?

Como podem ver a idéia está bem em fase inicial. Gostaria de saber se vocês acham que tem futuro e vale a pena a investida de tempo nesse projeto.

Carregando publicação patrocinada...
6

Mano eu super jogaria!

Inclusive, se me permite dar uma sugestão no 0800 hahaha, o XP poderia ser uma forma de medir o nível de senioridade do seu personagem, por exemplo:

  • Trainne: 0 XP
  • Junior: 10.000 XP
  • Pleno: 100.000 XP
  • Sênior: 200.000 XP

Obviamente, são valores aleatórios apenas para ilustrar a ideia, mas dessa maneira as vagas seriam classificadas também por nível de senioridade + o XP (exemplo: para essa vaga, precisa ser um Pleno com 120.000 de XP).

Pode ser adicionado também um sistema de skills, as quais o player precisa ter para aplicar para algumas vagas específicas, podendo variar de empresa para empresa e de vaga para vaga. (exemplo: para essa vaga, precisa ser um Júnior com 11.000 de XP + as skills de HTML, CSS e JS)

Claro que tudo isso que eu digo traz complexidade ao projeto, e pode ser que em um momento inicial uma versão mais simples faça mais sentido! Além disso, tudo o que eu disse até agora são apenas ideias, que podem ou não agregar ao seu projeto, porém achei válido compartilhar com você!

1

Cara adorei suas idéias! De verdade! Estou até pensando em fazer ele open-source pra quem quiser colaborar. Dei uma viajada nos níveis aqui agora pra brincar kkkk

O sobrinho (eu cobro mais barato, mas não garanto qualidade)
Estagiário (vou dar o meu melhor)
Dev jr. (criando bugs desnecessários)
Dev pl (vamos usar a stack que está no hype e criar bugs desnecessários)
Dev sr (deixa assim que depois a gente arruma e criando bugs desnecessários)
Tech Lead (em reunião para implementar uma feature que vai criar bugs desnecessários)
CTO (em reunião com stackholders prometendo que não vai mais ter bugs)
CEO (vamos contratar mais devs pq assim a produtividade aumenta e corrigimos os bugs)

Muito obrigado pelas sugestões!

2

KKKK muito bom os níveis, é exatamente isso!

E você vai meio que direcionando a carreia do seu personagem, sabe? Muito massa! Se virar open-source eu adoraria contribuir!

2
1
2

Eu não jogaria, já me basta trabalhar o dia todo no mundo real.

Inicialmente pode parecer legal para quem está começando, mas na verdade quem está começando tem que investir o tempo em criar coisas reais, estudando e elaborando um portifólio real.

Aproveito para dar uma dica aos iniciantes: Se você está gastando mais tempo, esforço e dedicação para jogos digitais do que estudando e se preparando para o mercado de desenvolvimento de software (incluindo inglês), certamente você vai encontrar muitas dificuldades de encontrar um bom trabalho no futuro.

Conheço um jovem programador com dificuldades de se recolocar no mercado, ele estuda programação menos de uma hora por semana, mas passa ao menos duas horas por dia jogando online. O futuro dele eu já sei de cór.

1

Opa meu amigo!

Muito obrigado pela colocação, é de grande valor e dá pra gente refletir em cima dela.

Eu concordo em partes. Realmente passar o dia inteiro programando e levar os problemas do dia a dia para um jogo parece ser exaustivo. Mas penso mais no game como uma forma de gamificação enquanto você, quem sabe, adquire novos conhecimentos.
Por exemplo, eu sou dev especialista em front-end, e acharia interessante resolver algumas tasks baseadas em devOps. Talvez até aprenderia com isso...

Escrevendo aqui me veio a cabeça unir o jogo com uma espécie de aprendizado constante para o dev. Com lições de diversas stacks, etc...

O que acha?

2

Por exemplo, eu sou dev especialista em front-end, e acharia interessante resolver algumas tasks baseadas em devOps. Talvez até aprenderia com isso...

Entendo que para você poderia funcionar, mas para mim, nessa situação eu tentaria com projetos reais. Algum projeto open-source que precisa de ajuda, em alguma tarefa desse tipo ou no que mais eu esteja interessado em aprender.

Não dá para ficar bom em jogar futebol na quadra com os amigos se ficar treinando no Fifa pelo PlayStation.

Ou seja, se o objetivo é divertir codificando (ou emulando a rotina de codificação), eu faria focado em algo que poderia em algum momento ter um impacto real, e nesse caso eu iria para projetos open-source e não um jogo.

Se o interessante for a "gamificação", eu iria de LeetCode, Exercism ou coisa assim, não deixa ser uma espécie de jogo.

Mas isso é o que funcionaria para mim, claro que outras pessoas podem e devem pensar de maneiras diferentes.

-1
1

eu poderia te ajudar em algo ?
já que é um game vc faria usando qual engine?
unity, game maker, scratch ?

so nao posso ajudar com a parte design que eu nao sou bom, no caso se for em pixels art

1

Entendi sua perspectiva e achei bastante interessante e bem lógica para ser sincero!

A partir disso, gostaria de sugerir uma adaptação temática para o jogo. Em vez de manter o foco estrito em desenvolvedores, por que não torná-lo um jogo sobre desenvolvedores, Desta forma, o jogo não precisaria ser exclusivamente para esse público, mas sim para qualquer pessoa que aprecie videogames, faz sentido isso?

Além do mais poderia ser uma ótima maneira de atrair pessoas que não estão familiarizadas com o mundo da programação, mas que simplesmente adoram jogar esse estilo de game.

1

Gostei da sua adaptação... Como você sugere esse foco em qualquer pessoa que aprecie games? Seria, talvez, deixar as tasks mais simples? Penso também em deixar mais "gamificado" outras partes do game, como ranking de xp's adquiridos, assim como o Duolingo faz.

1

Não digo as tasks em si, até porque acredito que elas serão fáceis e vão dificultando conforme o nível do usuário, não seria isso? O ponto que tentei levantar é como você vai "vender" a ideia (digo vender no sentido de apresentar as pessoas).

0
1

uma sugestão:
quando for lançar para mobile, se o usuario quiser algo a mais tipo funções nova vc poderia colocar para que o usuario pague po mes, vamos supor energia do pc, etendeu....

2

Certamente eu jogaria, agora se puder fazer ele mobile acho que tem uma adesão maior. Acho que como piadinha deveria ter o nível fácil, intermediário, difícil e brasileiro 🥲😅

1
1
2
0
2

Eu jogaria muito

acredito que seja uma ótima ideia e uma ótima forma de introduzir o mundo da programação para leigos ou iniciantes. A magia do video game é te despertar interesse por coisas novas e te prender aquilo, acredito que essa ideia tem muito futuro!

-1
2
0
2

Cara, eu não sei se eu jogaria mas jogos de gerenciamento é um nicho bem gande, pode fazer que tem grandes chances de dar certo.

Já existem alguns jogos assim, um dele é o Startup Company que como o nome já diz vc cria sua própria startup kkk

2
2

Jogaria, se...

Trocasse "Tap to code" por codificação de verdade!!

Poderia ser um "BigBrother" envolvendo necessidades de empresas e, de fato, resolvendo problemas e recebendo moedas digitais (BitCoins?!) como recompensa.

Varias fases e tarefas, inclusive votar no melhor código para solucionar os problemas - o mais votado ganha a "coin". Usar estratégia de pontuação para os votos não serem viciados, na linha do Twitter "X" - Notas da Comunidade.

A monetização do jogo pode vir de uma porcentagem do que as empresas paguem pela resolução dos problemas.

Além da diversão :P e de ganhar "coins" para gastar na loja do jogo (envolver empresas de e-comerce), o score vai ajudar no portifólio e currículo do "jogador"!!

--> A própria construção do jogo já poderia ser o jogo...

1
1
1
1

Gosto bastante desse jogo! A pegada que eu estava pensando é mais ligada à um formato do tipo Duolingo, sabe? Mas acho que dá pra gente pensar em ser mais lúdico como essa sua sugestão, acho bacana!

1
1
1
2
1

Acho interessante a ideia, mas o gameplay loop precisa ser aprimorado. Um gameplay loop bem estruturado é o coração do game.
Minha dica, faça um gdd com sua ideia, e crie uma poc. Criar um game é como criar um projeto de software qualquer, a gente sempre gosta de pensar no to-be, mas o que compõe de fato o software são esses pequenos detalhes que precisam ser decididos e trabalhados para dar a liga. Experiência própria, 90% do jogo fica no gdd e na poc, no início.
Dito isso, não sei se jogaria, to total lascado de tempo kkkkk, mas se tivesse em mãos algo do tipo com certeza pelo menos testaria.

1

Eu concerteza jogaria, como dev e gamer acho essa ideia genial, você para pc ou mobile, ou os dois?

se vc fazer e ficar interessante, faz um financiamento coletivo, e cria um anuncio de 40 reais no pix la no google ads (agora aceitam pix como pagamento)

0
1