Executando verificação de segurança...
1

[Duvida] Aprendendo ingles sozinho

Fala galerinha, beleza?

Quero me desafiar a aprender ingles só, alguém teria alguma metodologia que já tenha funcinado, ou algum tipo de informação que possa me ajudar nesta jornada?

Agradeço desde já.

Carregando publicação patrocinada...
3

Não sei se é possível aprender literalmente sozinho. Meu inglês não é 100% mas posso dizer que é o suficiente já que consigo entender tudo o que preciso.

Tive o básico na escola, e nem sei dizer ao certo como aprendi o restante mas foi uma caminhada bem longa ja que nunca segui uma metodologia especifica. Aconselho tentar utilizar os sites/apps que você já está acostumado a utilizar em português, mas em inglês pra ir aumentando seu vocabulário e acostumando com algumas palavras dos nichos que você tem interesse.

3

Eu acho que tem alguma coisa que você vai com certeza conseguir aprender sozinho mas vai ter assunto onde o apoio de um professor/a será fundamental pois não tem como você saber se está fazendo errado ou não. Eu acredito que investir em um curso formal e com alguém te ensinando e tendo provas, etc vai te ajudar e muito.

Eu tive o previlégio de começar a aprende inglês com 8 anos de idade e depois de alguns anos eu estudei no CCAA por 7 anos. Isso fez toda a diferença do mundo na minha vida. Para você ter uma ideia, minha primeira entrevista de emprego foi em inglês e como o dono da empresa e passei. A vida evoluiu a partir ai e já se vão quase 30 anos que eu resido no Canadá.

Nada disso teria sido possível sem eu ter aprendido inglês.

Sucesso nos seus estudos e caia dentro.

3

Não sei qual é seu nível atual de inglês, mas já utilizei essa organização:

Estudar de 2a a 6a, um tópico por dia:

  • Ler
    • Livros, nóticias, artigos etc.
    • Anotar vocabulário que aprendi.
  • Escrever
    • Sobre você, sobre seu dia, redação etc.
    • Anotar vocabulário que aprendi.
  • Ouvir
    • Assistir série, ouvir música, vídeos etc.
    • Anotar vocabulário que aprendi.
  • Falar
    • Esse é o mais complicado, o ideal seria falar com alguem, quando eu não conseguia eu reproduzia vídeos de pronuncia ou ficava falando sozinho (como se estivesse gravando um vídeo).
    • Anotar vocabulário que aprendi.
  • Vocabulário
    • Revisar todo o vocabulário que anotei.
    • Pesquisar algum vocabulário específico para aprender (utensilios de cozinha, coisas de computador etc).

Eu também tive estudo formal em escola de idiomas quando mais novo, acho que vale a pena principalmente no começo por questões de gramática. Mas depois que você pega o core da lingua da pra se manter apenas consumindo e praticando dessa forma.
Mas também sempre depende do seu objetivo em aprender a lingua.

1
1
1
1

Imersão

Complementanto um dos comentários que já te sugeriram sobre a imersão, ou seja, mudar o que puder, até o idioma do seu smartphone, sistema operacional, smartTV etc. para o idioma que está tentando aprender. Algo que vai te surpreender é que alguns menus nestes dispositivos eletrônicos aparecem sem problemas da tradução : )
Atualmente o sistema de TV adotado no Brasil permite ao usuário escolher o idioma de filmes, soap opera e vários outros programas, como desenhos e documentários. A propósito, estes dispositivos permitem que você grave a programação para assití-las outras vezes e as trilhas de idioma/áudio descrição são preservadas para que você alterne entre as disponíveis.

Caso tenha a vantagem, procure também conversar com nativos para exercitar sua pronúncia, o Speaking.

Listening

Atualmente há várias ferramentas para se habituar com a pronúncia. Os vídeos têm a vantagem de ter permitir ver como falam. Dependendo da proficiência que busca, aprecia ouvir rádio enquanto trabalha, sugiro, por exemplo, a BBC 4.

Leitura

A literatura em inglês vai te ajudar a se envolver com os termos usuais do contexto que ler. Existem Bíblias bi ou polilingues em que você tem o texto lado a lado com outros idiomas. Se desejar a versão digital, o texto de duas traduções em inglês pode ser encontrado no projeto Word Project. O áudio de uma das versões em inglês pode ser encontrada no mesmo site.
E não menos importante, habitue-se a consultar um dicionário. Falsos cognatos podem te fazer passar vergonha :).

Writing

Se você é programador, procure observar os comentários que bons códigos fonte possuem. Alguns códigos fonte possuem uma escrita bem polida, outros podem ainda conter gírias e sentimentos do desenvolvedor :). Comece a escrever em inglês sem uso de assistente, mas se já se acostumou com um, como Grammarly, aprenda com as sugestões propostas não aceitando-as às cegas. Acredito que os intelligent prompts oferecidos gratuitamente por algumas empresas (OpenAI, Google, Microsoft etc.) também podem te ajudar a manter uma conversação, te corrigir se você pedir.

Interpretação de texto

Parece ser a parte mais complicada, pois exige do leitor/ouvinte um entendimento dos termos do contexto, mas nada impossível. Às vezes não entendemos uma conversação em nosso próprio idioma : )

Cursos online e gratuitos

Não procurei por muitos, mas me lembro de um curso oferecido pela BBC
https://www.bbc.co.uk/learningenglish

Lá no website também há três testes para diferentes níveis de proficiência. Vale a pena conferir.
https://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/course/test-your-level
Se você zerar no score, não se desanime. Uma mente que quer aprender é solo fértil.

1
1

É possível aprender inglês e qualquer outra língua.
1-Mude sua vida inteira pro inglês, imersáo é a palavra, mude todos seus dispositivos pra inglês, leia em inglês, fale, tente se comunicar com alguem de casa mesmo. (isso é bom pois maior parte de livros e documentos dos mundo está em inglês)
2-Baixe o app anki e insira )palavras mais usadas no dia a dia, no youtube tem muito disso, o anki também consegue baixar pacote com várias frases.
3-Reveja uma série que vc gostou em inglês.
4-Use a memória espacial a seu favor, coloque frases nas paredes de móveis e lugares da casa, que fazem referência aquilo.
5-Entenda o básico, verb to be e outras coisas bestas pra melhor entendimento.
6-e fale, náo tenha vergonha.
(mande um email pra mim, se eu ver, te mando um curso de inglês completo do mauro vergara, [email protected])

1

O que eu fiz para evoluir meu Inglês foi estudar assistindo Friends, sim, parece clichê mas para mim foi o que funcionou, o porque disso é simples, o Sitcom trás muitos diálogos e termos do dia a dia, se estudar um episódio por dia terá uma evolução nítida em Listening e Speaking.
Não é uma regra assistir um episódio por dia, não precisa pressa, faça com paciência e curta a jornada. Eu fazia de uma forma simples, primeiro assistia um episódio com a legenda em Ingês, assistia uma segunda vez ainda com a legenda, porém anotando todas as palavras que não conhecia e a terceira vez eu apenas assistia sem legendas.

As palavras que eu anotava eu pesquisava em dicionários em Inglês e por Imagens, sempre evitando ao máximo utilizar o tradutor. Um dicionário que recomendo utilizar que contém bastante Imagens é o LanGeek.

A segunda dica que dou é mudar tudo para o Inglês, até mesmo os conteúdos que consome no Instagram e Youtube, é extremamente desconfortável, mas é necessário se quiser ter uma evolução mais rápida. Até mesmo as video aulas eu assistia de professores nativos, talvez nem sempre será possível, mas tente fazer isso. O segredo é acostumar-se com o Idioma, escute em todo momento, lavando louça, limpando a casa, coloque um PodCast, mesmo que não entenda nada, mas escute, de forma natural isso começa a se tornar normal. Precisa se cercar com o idioma, uma imersão.

A terceira é ler livros, pegue livros mais simples e começe a ler, grife as palavras que não sabe e continue lendo, depois pesquise as palavras em dicionários, por imagens para associar e isso vai aumentar o vocabulário. Mesmo sem traduzir você vai perceber que as coisas vão começar a fluir, magicamente vai entender o que é cada coisa sem necessariamente ter que pensar em sua língua nativa.

A quarta não é um grande segredo para quem quer falar um idioma, nada mais é do que falar em voz alta, criar conversas imaginárias, etc...

0
0