Executando verificação de segurança...
1

Imersão

Complementanto um dos comentários que já te sugeriram sobre a imersão, ou seja, mudar o que puder, até o idioma do seu smartphone, sistema operacional, smartTV etc. para o idioma que está tentando aprender. Algo que vai te surpreender é que alguns menus nestes dispositivos eletrônicos aparecem sem problemas da tradução : )
Atualmente o sistema de TV adotado no Brasil permite ao usuário escolher o idioma de filmes, soap opera e vários outros programas, como desenhos e documentários. A propósito, estes dispositivos permitem que você grave a programação para assití-las outras vezes e as trilhas de idioma/áudio descrição são preservadas para que você alterne entre as disponíveis.

Caso tenha a vantagem, procure também conversar com nativos para exercitar sua pronúncia, o Speaking.

Listening

Atualmente há várias ferramentas para se habituar com a pronúncia. Os vídeos têm a vantagem de ter permitir ver como falam. Dependendo da proficiência que busca, aprecia ouvir rádio enquanto trabalha, sugiro, por exemplo, a BBC 4.

Leitura

A literatura em inglês vai te ajudar a se envolver com os termos usuais do contexto que ler. Existem Bíblias bi ou polilingues em que você tem o texto lado a lado com outros idiomas. Se desejar a versão digital, o texto de duas traduções em inglês pode ser encontrado no projeto Word Project. O áudio de uma das versões em inglês pode ser encontrada no mesmo site.
E não menos importante, habitue-se a consultar um dicionário. Falsos cognatos podem te fazer passar vergonha :).

Writing

Se você é programador, procure observar os comentários que bons códigos fonte possuem. Alguns códigos fonte possuem uma escrita bem polida, outros podem ainda conter gírias e sentimentos do desenvolvedor :). Comece a escrever em inglês sem uso de assistente, mas se já se acostumou com um, como Grammarly, aprenda com as sugestões propostas não aceitando-as às cegas. Acredito que os intelligent prompts oferecidos gratuitamente por algumas empresas (OpenAI, Google, Microsoft etc.) também podem te ajudar a manter uma conversação, te corrigir se você pedir.

Interpretação de texto

Parece ser a parte mais complicada, pois exige do leitor/ouvinte um entendimento dos termos do contexto, mas nada impossível. Às vezes não entendemos uma conversação em nosso próprio idioma : )

Cursos online e gratuitos

Não procurei por muitos, mas me lembro de um curso oferecido pela BBC
https://www.bbc.co.uk/learningenglish

Lá no website também há três testes para diferentes níveis de proficiência. Vale a pena conferir.
https://www.bbc.co.uk/learningenglish/english/course/test-your-level
Se você zerar no score, não se desanime. Uma mente que quer aprender é solo fértil.

Carregando publicação patrocinada...