tldr: Comece por distros mais fáceis (principalmente com base Debian) e com o tempo vá se aventurando em distros mais complexas, naturalmente o aprendizado irá surgindo e a necessidade de resolver problemas lhe mostrará livros, forúns, vídeos, comunidades e etc. Sempre que aprender algo novo tente ensinar isso a si mesmo ou pra outra pessoa, isso lhe ajudará bastante a refinar o aprendizado.
Meu colegas da faculdade sempre me perguntam sobre esse assunto e sempre penso no que eu diria para mim mesmo no passado antes de começar toda essa jornada; comecei a usar Linux como sistema principal há pouco tempo, acredito que por volta de uns 2 anos assim que montei meu primeiro computador e instalei um sistema sozinho, era uma máquina muito defasada só que ela me serviu bastante como aprendizado justamente pelo fato de ser limitada e cada recurso ser extremamente valioso, foi ai que minha jornada com o Linux começou.
Eu comecei como grande parte dos usuários mais recentes de Linux começou, minha primeira distro foi o Ubuntu e na contra-mão do que todo mundo fala, eu acredito que não vale a pena bancar o sabichão e pegar alguma distro difícil como um Arch ou Gentoo ou até mesmo distros feitas com outros própositos tipo o Kali ou Parrot. Por mais que aprender na dificuldade o fortaleça, acho que no inicio a complexidade de problemas simples (no meu caso foi ajustar o horário do sistema no ínicio) vai irritar bastante e a cabeça vai começar a doer muito, mais que o necessário eu diria.
No livro "Ultra-Aprendizado" do Scott Young os termos Imersão e Repetição são mencionados com bastante frequência, sempre que desejar aprender algo tenha isso em mente, então pratique e revise várias vezes até você fazer um problema difícil parecer fácil e mergulhe de cabeça nesse objetivo; problemas vão surgir sempre, o usuário de Linux não tem um dia de descanso, porém como você entrou nessa jornada será recompensador esses problemas, meu pai já dizia:
"O estresse de hoje é o aprendizado de amanhã..."
Você já usa o Linux como sistema principal e isso é ótimo, continue assim e por favor não faça distro-hopping, escolha uma distro e use-a até se sentir confortável, produtivo e que seja capaz de resolver problemas nela; em outro momento você pode usar uma distro diferente sem problemas, o que se aprende em uma na maioria das vezes se aplicam em outra, pelo menos os conceitos fundamentais.
O meu conselho e acredito que outras pessoas irão concordar, seria correr atrás de entender a base de tudo, uma boa base permite a melhor compreensão de outros elementos. Meu aprendizado em Linux evoluiu bastante quando eu comecei a ler os conteúdos requeridos para obter as certificações LPI é um baita roadmap vamos dizer assim.
No geral:
- Não tenha medo do terminal.
- Se acostume com uma distro.
- Acompanhe conteúdos relacionados a Linux.
- Slackjeff, Diolinux, Rikerlinux, Akita e tantos outros serão seus melhores amigos.
- Não tenha medo de experimentar, quando se sentir pronto se aventure em outra distro.
O que seria interessante saber? (com alguns exemplos)
- Aprenda solucionar problemas tanto usando CLI quando GUI
- Gerenciamento de Usuários (
chmod
, chown
)
- Gerenciadores de Janelas (
gnome
, kde
, xfce
)
- Gerenciamento de Redes (
firewalls
, ssh
)
- Gerenciamento de Armazenamento
- Gerenciadores de Pacotes (
apt
, dnf
, pacman
)
Acredito que com isso você já consiga ter um norte para seguir, aprender é recompensador e bastante prazeroso e por isso que eu não largo o Linux.
No passado comecei por Ubuntu, depois Zorin Os e por fim minha distro atual sendo o Manjaro com i3wm
sendo essa última a distro onde eu mais evolui, ela é meu xodózinho e tenho um carinho enorme. Distros baseadas em Arch são muitos sedutores e vale a pena olhar para elas em algum momento.
Enfim, tenha bons estudos e até a próxima <33