Executando verificação de segurança...
6

[Dúvida]: Como aprendo Linux sem ser apenas por tutorial no YT?

Ultimamente estou tentando entrar mais a fundo no mundo Linux, mas me sinto muito perdido.
Já uso Linux como OS principal para desenvolvimento, já que curso engenharia de software, mas quero me aprofundar para entender mesmo como as coisas funcionam nele. Já sei o básico do básico, como criar e deletar pastas e arquivos, me guiar pelos diretórios do usuário e editar algumas coisas básicas.
Então, o que me sugerem para aprender efetivamente Linux e me tornar um profissional melhor?
Queria algo que não fosse totalmente bagunçado como os conteúdos soltos que encontro. Não tenho muitas fontes :(

Carregando publicação patrocinada...
5

Acho que uma maneira divertida e mão na massa pode ser começar montando o seu sistema. Poderia começar com o Arch Linux, que acho mais tranquilo para isso, pois ele vem mais "cru" do que a maioria das distros e é bem fácil de instalar os pacotes, poupando bastante tempo. Assim você vai instalando e configurando os softwares para cada necessidade e nesse processo vai compreendendo o que é cada pedaço do sistema e como ele está integrado no todo.

Por exemplo, você pode decidir qual window manager, input method editor ou kernel usar. Se vai usar X11 ou Wayland, se vai usar um compositor de janelas ou não, qual boot manager usar, qual sistema de arquivos, etc. Conforme for instalando, vai precisar ler sobre cada elemento para configura-lo e gradualmente vai compreender o que é cada coisa e as suas possibilidades. Se possível, inicialmente sugiro evitar instalar meta pacotes, pois eles escolhem vários softwares por você e automatizam processos dois quais você aprenderia mais se pudesse configura-los na mão.

Nesse processo a Arch Wiki será sua melhor companheira. Mas não leia apenas o passo-a-passo de como configurar o programa, se possível leia toda a página para entender bem o que você está fazendo. Tem muitos detalhes importantes que podem passar desapercebidos. É só seguir a Arch Wiki em ordem que conseguirá aprender muito.

Depois que passar um tempo fazendo isso você vai começar a entender melhor como muita coisa funciona. E o conhecimento adquirido no Arch também será útil para praticamente todas as outras distro, só mudando alguns detalhes. Se quiser dar um passo mais a fundo eu recomendaria o Linux From Scratch (que eu ainda pretendo fazer também), pois nesse caso você irá montar o seu sistema de forma muito mais aprofundada.

Resumindo, o que você precisa fazer é testar de tudo um pouco e ser curioso sobre cada programa instalado no seu computador. Mude o kernel, terminal emulators, o shell, instale firewalls diferentes, filesystems, display managers, gerenciadores de rede e tudo mais. O céu é o limite.

Com isso você terá uma visão geral e acredito que depois poderá escolher em qual parte do sistema deseja se aprofundar mais.

4

Opa, indo na contramão das outras respostas que apontaram os cursos e o sylabus das certificações LPI/compTIA, devolvo um questionamento: qual a distribuição que você está utilizando?

Pergunto isso pois pode ser que você esteja sentido que não conhece tanto de Linux pois a sua distribuição está abstraindo todo o conteúdo que você poderia "realizar no braço", seja ele na parte de infraestrutura ou mesmo de software, ajustando pacotes quebrados, resolvendo problemas de hardware e outros problemas que em distros "hardcore" você deveria e/ou poderia resolver de forma manual. Acredito que a imersão em um ambiente mais difícil, ainda que esse ambiente seja controlado pois acredito que você não trabalhe diretamente como analista Linux, vão te trazer um maior conforto quando encontrar adversidades do mundo real.

Por último, caso queira enfrentar algo do tipo e apesar de não ser usuário Linux a um bom tempo, sugiro Gentoo ou ArchLinux para essa tarefa.

Um abraço!)

1

Respondendo o questionamento, atualmente uso o Pop_OS, mas vim do Manjaro que é base no Arch Linux que você recomendou e realmente essas distros abstraem muita coisa que eu poderia fazer no braço, e com isso, acabo fazendo apenas o básico do básico.
Não quero uma certificação de Linux Admin ou algo do tipo, eu só quero entender como as coisas funcionam mesmo (sou curioso), só que não encontro lugares onde posso conseguir as informações que preciso.
Vou testar fuçar o Arch Linux como você recomendou, já que muita coisa precisa ser feita na mão. Obrigado pelo comentário.

4

Eu comecei a usar Linux faz 1 ano e meio, para aprender mais rápido sobre computadores, então vou tentar me usar como exemplo e dar uma dica parecida com a do Rafaelp.

Após usar o Manjaro por um tempo, resolvi pular para algum sistema mais difícil só para aprender e me testar. Li um pouco sobre Gentoo e Slackware, mas acabei parando no Void Linux, que me forçou a aprender bastante coisa sobre Systemd e linha de comando no processo de instalação.

Deu muito trabalho montar todo o sistema e consertar coisas pequenas como customizar o desktop, a tela de login, configurar o tempo (é complicado, confia), fazer serviços rodarem e encontrar os pacotes certos pelo repositório do Void.

Claro que isso não vai ser adequado para todo mundo, mas eu recomendo muito brincar com alguma distro mais complicada e simplesmente botar ela para rodar do jeito que você deseja e ter o prazer de ver tudo funcionando.

Fóruns no Reddit, a documentação, e servidores do Discord da distro que você escolher ajudam bastante também. Posso lhe dizer que essa foi a melhor decisão que fiz quando saí do Windows, até agora uso Void e é excelente.

2
1

Obrigado por compartilhar o material, por mais que meu objetivo não seja exatamente ter uma certificação Linux, mas vai valer muito pra o aprendizado.

2

Ve o livro LFS (Linux From Scratch), é um livro que ensina a você compilar um sistema linux do zero montando e integrando todos os componentes, é um ótimo livro para se aprofundar como uma distro linux funciona e de onde vem todas as funcionalidades que você usa, e saber o que moificar para fazer o que você quer.

1
2

Simplesmente fazendo o óbvio. Testando!
Eu aprendi linux fazendo um dualboot e conforme iriam me surgindo dúvidas como exemplo: "como instalo um programa no linux?" eu ia pesquisando e aprendendo uma infinidade de coisas.

As pessoas estão acostumadas a seguir um passo-a-passo, tutorial, guia. Precisamos ser curiosos, autodidatas e estimular a curiosidade, essa é forma mais legal de se aprender.

Se você não está com pressa, não é uma exigência de algum emprego onde você precisa aprender rápido, irmão, só instala, qualquer um mesmo e vai brincando.

2

acredito que essa foi uma das melhores respostas, simples e direta

tentar resolver um problema e não consegui resolver de cara inevitavelmente acaba nos levando a wikis ou forúns por ai e o aprendizado que fica não tem preço...

2

Boa tarde, Mano!
Tudo bem?

Não sei se vou conseguir te ajudar ou te atrapalhar mais, mas vamos lá kkkk.
A um tempo atrás eu também tinha exatamente esta mesma dúvida, e então percebi que eu não conseguia estudar algo simplismente por querer estudar... Eu queria muito aprender sobre linux, todo mundo falava que eu precisava saber isso, e eu queria muito aprender também, mas... Pra que? Então eu percebi que precisava de um motivo para aprender, isso me despertou interesse.

Então a solução que encontrei pra isto foi criar projetos que tinham dependecias do linux.

Se voce criar um processo na linguagem que você curte por exemplo e precisar deixar este processo rodando de forma automatica, por necessidade você aprende a utilizar mais o Contrab do linux... Deu pra pegar a ideia mais ou menos?

Você pode criar uma aplicação web por exemplo e ter como objetivo subir isto em uma instância no AWS, na qual você vai ter que configurar do zero todo o ambiente.

Resumindo: Não tente aprender linux por aprender linux, veja o que você precisa utilizar do linux em seus projetos principais, e por consequencia, você aprenderá linux.

2

Cara, isso faz muito sentindo kkkk.
Eu tô querendo aprender por aprender mesmo e fico muito perdido no que começar a estudar. Mas realmente, fazer projetos que dependam dele vai me forçar a aprender mais "on demand".
Obrigado pela dica amigo. :)

2

nessa vibe, tem duas coisas simples que são uteis e faz você aprender bastante...

homelab, usando raspberry pi ou pc velho, ou um proxmox server... e os dois são uteis...

enquanto vc brinca com homelab e server, vai aprender muito

2

É tipo querer treinar apenas pelo objetivo estético, a energia e a empolgação será apenas momentânea.

Acho que quando gostamos de algo naturalmente iremos refinar nossas habilidades.

2
2

Se você pretende se aprofundar, usa o Gentoo (minha distro preferida) ou Exherbo.
Fora isto, pra pôr a mão na massa mesmo: Linux from scratch. Esta não é uma distro, você vai construir a sua própria do zero.

2

Vou citar como aprendi ( e estou aprendendo linux )
Comecei a aprender pelo Ubuntu, eu fui formatei o pc e comecei a me virar com o Ubuntu, nesse momento não fuja do terminal, cada problema que der, pesquise, vá em fóruns, com o tempo tu vai aprender comandos básicos como cd, ls, mkdir, rm
Começe a conversar com a comunidade, pq isso te faz aprender muito rápido, lugares como o Unixporn, a comunidade do canal do Slackjeff.
Vê ferramentas como zsh e asdf vai te fazer aprender a mexer no PATH, vê as customizações vai te fazer aprender sobre ambientes gráficos.
Não tenha medo de se aventurar, qual a diferença entre um Mint e um PopOS, o que é Fedora, como funciona pacotes Snaps, Flatpacks, Debs, Rpm.

Agora para ir pra um novo nível eu recomendo acompanhar o Akita, principalmente a série dele sobre HDS e armazenamento e sobre distros linux.

E aí se aventure em um Arch, tem muuito material e vc vai aprender muita coisa como particionar, configurar rede, instalar ambientes gráficos, tudo no terminal.

Para além disso recomendaria tentar um Gentoo e Slackware.

Claro e pra mim a cereja do bolo, fóruns (como o tabnews) e o vaporhole.xyz que é uma rede social em terminal para amantes de linux e privacidade

2

my two cents. Se se acha no nível básico leia o livro How to Linux Works é muito bom versão em ingles mesmo que recomendo.
A não ser que vc queira Virar sysadm acho que esse livro pode te ajudar. Tb se quiser algo mais abrangente é em PT BR e de graça, recomendo o guia foca Linux mas acho ele mais recomendado para quem vai virar Sysadm ou DevOps.
E sobre diatros difíceis acho que só é válido gastar o tempo se for por hobby, pois já instalei ate FreeBSD, Arch entre outros assim vc aprende umas coisas mas que só servem para montar aquele(s) ambiente meio que foge do mercado formal. não que não seja válido, mas ja gastei noites tentando compilar Kernel, Device Drives, Mexendo em System Calls etc... Me ajudoub a ser alguém determinado e teimoso na tentativa de resolver problemas mas as vezes não é saudável kkkk

1

esse era exatamente o ponto que mencionei mais acima, as vezes é uma dor de cabeça desnecessária que serve mais pela curiosidade, já perdi muitas noites de sono tentando resolver esses problemas mais específicos

2

Várias dicas ótimas da galera como sempre. Gostaria de deixar o meu 1% de contribuição que na época que eu aprendi Linux não existia. Inclusive, utilizei algumas dicas na minha época para aprender, isso há 20 anos atrás!:) Como o Guia Foca Linux.

Bom indo para a minha dica, gostei bastante do site https://bellard.org/jslinux/ que é compilado com WASM para executar o terminal direto no navegador. Se você quiser salvar os seus comandos pode criar um login em https://bellard.org/jslinux/.

Combinando a dica acima, você tem um ambiente online para fazer os testes com os objetivos dos outros manuais enviados pela galera.

[]'s
cianova

1

Cara, a melhor forma, pelo menos na minha opinião, é você colocar a mão no sistema todo dia, se você tem experiência no uso básico de um sistema operacional, você vai conseguir utilizar o Linux também, basta ir se adaptando ao seu uso, a medida que for surgindo problemas, vai buscando a solução e assim vai aprendendo, nada melhor que aprender na prática.

1

tldr: Comece por distros mais fáceis (principalmente com base Debian) e com o tempo vá se aventurando em distros mais complexas, naturalmente o aprendizado irá surgindo e a necessidade de resolver problemas lhe mostrará livros, forúns, vídeos, comunidades e etc. Sempre que aprender algo novo tente ensinar isso a si mesmo ou pra outra pessoa, isso lhe ajudará bastante a refinar o aprendizado.

Meu colegas da faculdade sempre me perguntam sobre esse assunto e sempre penso no que eu diria para mim mesmo no passado antes de começar toda essa jornada; comecei a usar Linux como sistema principal há pouco tempo, acredito que por volta de uns 2 anos assim que montei meu primeiro computador e instalei um sistema sozinho, era uma máquina muito defasada só que ela me serviu bastante como aprendizado justamente pelo fato de ser limitada e cada recurso ser extremamente valioso, foi ai que minha jornada com o Linux começou.

Eu comecei como grande parte dos usuários mais recentes de Linux começou, minha primeira distro foi o Ubuntu e na contra-mão do que todo mundo fala, eu acredito que não vale a pena bancar o sabichão e pegar alguma distro difícil como um Arch ou Gentoo ou até mesmo distros feitas com outros própositos tipo o Kali ou Parrot. Por mais que aprender na dificuldade o fortaleça, acho que no inicio a complexidade de problemas simples (no meu caso foi ajustar o horário do sistema no ínicio) vai irritar bastante e a cabeça vai começar a doer muito, mais que o necessário eu diria.

No livro "Ultra-Aprendizado" do Scott Young os termos Imersão e Repetição são mencionados com bastante frequência, sempre que desejar aprender algo tenha isso em mente, então pratique e revise várias vezes até você fazer um problema difícil parecer fácil e mergulhe de cabeça nesse objetivo; problemas vão surgir sempre, o usuário de Linux não tem um dia de descanso, porém como você entrou nessa jornada será recompensador esses problemas, meu pai já dizia:

"O estresse de hoje é o aprendizado de amanhã..."

Você já usa o Linux como sistema principal e isso é ótimo, continue assim e por favor não faça distro-hopping, escolha uma distro e use-a até se sentir confortável, produtivo e que seja capaz de resolver problemas nela; em outro momento você pode usar uma distro diferente sem problemas, o que se aprende em uma na maioria das vezes se aplicam em outra, pelo menos os conceitos fundamentais.

O meu conselho e acredito que outras pessoas irão concordar, seria correr atrás de entender a base de tudo, uma boa base permite a melhor compreensão de outros elementos. Meu aprendizado em Linux evoluiu bastante quando eu comecei a ler os conteúdos requeridos para obter as certificações LPI é um baita roadmap vamos dizer assim.

No geral:

  • Não tenha medo do terminal.
  • Se acostume com uma distro.
  • Acompanhe conteúdos relacionados a Linux.
  • Slackjeff, Diolinux, Rikerlinux, Akita e tantos outros serão seus melhores amigos.
  • Não tenha medo de experimentar, quando se sentir pronto se aventure em outra distro.

O que seria interessante saber? (com alguns exemplos)

  • Aprenda solucionar problemas tanto usando CLI quando GUI
  • Gerenciamento de Usuários (chmod, chown)
  • Gerenciadores de Janelas (gnome, kde, xfce)
  • Gerenciamento de Redes (firewalls, ssh)
  • Gerenciamento de Armazenamento
  • Gerenciadores de Pacotes (apt, dnf, pacman)

Acredito que com isso você já consiga ter um norte para seguir, aprender é recompensador e bastante prazeroso e por isso que eu não largo o Linux.

No passado comecei por Ubuntu, depois Zorin Os e por fim minha distro atual sendo o Manjaro com i3wm sendo essa última a distro onde eu mais evolui, ela é meu xodózinho e tenho um carinho enorme. Distros baseadas em Arch são muitos sedutores e vale a pena olhar para elas em algum momento.

Enfim, tenha bons estudos e até a próxima <33

-3
3

Essa deveria ser a resposta com mais votos. As man pages são um projeto incrivel e super serio. Triste que os usuários aqui não dão o devido valor.

Seguinte, no Linux, macos e BSD use o comando man <programa> para obter ajuda para o programa desejado. As man pages são escritas e mantidas pelos próprios desenvolvedores e a maioria das vezes são muito bem escritas. Se no seu sistema o comando man não estiver disponível você pode instalá-lo usando seu gerenciador de pacotes, normalmente é chamado man-pages ou man-db.

Foi assim que aprendi boa parte do que sei, e me considero um bom dev. Outro benefício das man pages é poder ler off-line.

1

confesso que em primeiro momento vou no tldr porém sempre acabo usando o man junto, muito bom para conhecer alguns parâmetros que não são tão comuns de se ver

0

eu queria saber o que passa na cabeça das pessoas que consideram essa postagem como não relevante.

Ler o manual é sem duvida o primeiro passo para dominar qualquer sistema unix!!!

2
2

Justo, concordo que isso torna ela uma resposta ruim, mas nao irrelevante, são coisas distintas.

Ela foi propositalmnete direta e curta porque a primeira coisa que um iniciante precisa aprender esseé a se virar e correr atrás, não esperar tudo mastigadinho!